O prefeito de Caicó, Batata Araújo, se reuniu nesta quarta-feira (1º) com a secretária estadual de Trabalho, da Habitação e da Assistência Social, Julianne Faria. A titular da SETHAS anunciou que Caicó ganhará a segunda unidade do Restaurante Popular, dentro da agenda de ampliação do programa no estado.
“Isso vai garantir mais segurança alimentar aos trabalhadores, já que eles vão ter acesso a uma refeição diária com alto valor nutritivo e ao custo simbólico”, destacou Batata.
Julianne Faria ainda anunciou a instalação no município do Café do Trabalhador. A ideia é proporcionar a primeira refeição do dia diversificada com frutas e diversos alimentos bastante nutritivos, mas ao preço simbólico de 50 centavos. Além disso, ela citou a inclusão de Caicó no projeto do Governo do Estado para construção de unidades habitacionais destinadas a funcionários estaduais e à população.
“A secretária ainda confirmou que o Poder Executivo estadual vai se instalar em Caicó nos dias 15 e 16 de fevereiro, para trazer uma série de ações governamentais. Na oportunidade, anunciaremos as grandes parcerias que estão sendo firmadas entre Estado e Município”, disse o prefeito. A reunião foi acompanhada pelo secretário municipal de Habitação, Trabalho e Assistência Social de Caicó, David Evandre.
Prefeitura de Caicó e SESC articulam parcerias
Nesta terça-feira (31), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, recebeu a visita da diretora do SESC RN, Jeane Amaral, e da nova gerente para o Seridó, Ana Maria Fagundes. O chefe de Gabinete, Eduardo Dantas, também esteve na reunião.
Batata destacou que a prefeitura está aberta para parcerias com o SESC, lembrando que a instituição vem realizando um trabalho dinâmico no município de Caicó.
“Viemos fazer uma visita de cortesia ao novo gestor do município, Batata Araújo. O SESC trabalha em parceria com as instituições da comunidade. Nós temos na nossa programação atividades sistemáticas na área de lazer, cultura e educação. Estamos abertos para conversar e viabilizar a execução de novos projetos em parceria com a prefeitura”, disse Jeane Amaral.
Ana Maria confirmou que o prefeito visitará nos próximos dias a unidade no bairro Boa Passagem.
Na abertura de Jornada Pedagógica, Batata anuncia audiência com ministro da Educação
A secretaria municipal de Educação abriu oficialmente a Jornada Pedagógica 2017 nesta terça-feira (31), no Centro Administrativo, com a presença do prefeito de Caicó, Batata Araújo, do vice-prefeito Marcos do Manhosos, da secretaria Lúcia Gregório, a adjunta Veracilda Vale, gestores e supervisores, além de representantes da Câmara Municipal e da 10ª Dired.
Ao falar na abertura da Jornada Pedagógica, o prefeito desejou aos gestores e educadores presentes no evento, que o ano seja de muito trabalho, superação e realizações. Batata anunciou que falou por telefone com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e confirmou agenda administrativa em Brasília no mês março, quando terá audiência para apresentar uma planilha de ações, sugerindo a colaboração dos educadores com sugestões para integrar a pauta de reivindicações do Município junto ao MEC.
A Jornada Pedagógica prossegue nos dias 01, 06, 07 e 08 de fevereiro. No dia 06 de fevereiro, a Jornada será realizada na UFRN, a partir das 7h30 para os professores. Nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro, as atividades acontecerão nas escolas no período da tarde, sob a coordenação dos supervisores e diretores, conforme as orientações encaminhadas pela secretaria de Educação.
Piso dos professores depende de aprovação na Câmara, diz procurador do Município de Caicó
Após o anúncio do pagamento aos servidores municipais, o procurador-geral do Município de Caicó, advogado Pedro Rocha, explicou que, desde 2009, a lei federal nº 11.738/08 determina que o piso salarial nacional dos professores é reajustado anualmente, devendo a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios fixarem os vencimentos iniciais das carreiras do magistério público da educação básica, observando o piso determinado pelo ministério da Educação.
“Todo aumento de remuneração de servidor deve ter autorização do Poder Legislativo. O Executivo envia o projeto de lei e a Câmara aprova, para que esse seja implantado. Antes, essa matéria era votada no final de março e aí se pagava o reajuste retroativo a janeiro. Isso gerava um impacto muito forte no fluxo de caixa do Município”, disse Pedro Rocha.
Ele enfatizou que, em virtude do recesso da Câmara e o pagamento sendo realizado neste dia 31 de janeiro, não haverá tempo para aprovar o projeto e incluir o reajuste no pagamento deste mês.
O projeto está sendo encaminhado para o Legislativo e a tendência é que aprovação seja feita na sessão extraordinária no dia 06 de fevereiro. Os recursos para o pagamento do piso dos professores estão assegurados pela secretaria municipal de Finanças e Tributação, não havendo nenhuma perda para os servidores.
Jornada Pedagógica de Caicó é aberta no centro administrativo
A secretaria municipal de Educação realiza a Jornada Pedagógica 2017. A abertura ocorreu nesta terça-feira (31), às 7h30, no Centro Administrativo, com a presença do prefeito Batata Araújo, da secretaria de Educação, Lúcia Gregório, a adjunta Veracilda Vale, gestores e supervisores.
O evento prossegue nos dias 01, 06, 07 e 08 de fevereiro. No dia 06 de fevereiro, a Jornada será realizada na UFRN, a partir das 7h30 para os professores. “Vamos trabalhar com oficinas preparadas para cada ano da educação básica. Esse novo formato se deu em decorrência de sugestões de professores que criticavam o antigo formato que não atendia as expectativas pedagógicas”, afirmou Lúcia Gregório.
Ela destacou que a Jornada Pedagógica vai trabalhar com palestras e orientações numa perspectiva de multiplicação nas escolas e tem o objetivo de discutir a Excelência na Educação, avaliando caminhos e propondo a construção de novos.
Nos dias 06, 07 e 08 de fevereiro, as atividades acontecerão nas escolas no período da tarde, sob a coordenação dos supervisores e diretores, conforme as orientações encaminhadas pela secretaria de Educação.
Prefeitura apoiará criação de associação de surdos em Caicó
Nesta segunda-feira (30), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, participou de reunião articulada pelo vereador José Filho, no Centro Administrativo, com os surdos do município. Também participou do encontro o vereador Anderson Duarte.
O encontro discutiu assuntos importantes para os deficientes auditivos na área educacional, como a utilização de intérpretes de Libras em sala de aula e também a instituição de uma associação.
“Com a parceria com o Município, através do prefeito Batata, nós teremos intérpretes de Libras nas escolas públicas municipais. A nossa comunidade surda era desprezada pelos gestores públicos que não colocavam intérpretes nas unidades de ensino”, disse Zé Filho.
Ainda na reunião com o prefeito Batata, ficou definido que os surdos terão um horário no ginásio da Ilha de Sant’Ana para a prática de esporte. A prefeitura também dará apoio jurídico para a criação da associação para esse grupo de cidadãos.
Secretário de Finanças destaca prioridade no pagamento do funcionalismo em Caicó
Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (30), o secretário municipal de Finanças e Tributação de Caicó, Marcos Airton, confirmou a informação do prefeito Batata nas redes sociais e anunciou o pagamento dos servidores municipais para esta terça-feira (31).
“Tivemos como prioridade pagar todos os comissionados e efetivos dentro da competência de janeiro. O grande problema é achar uma solução para que o FPM (Fundo de Participação dos Municípios) não chegue zerado e começarmos a respirar um pouco. Foi feito todo esse esforço para pagar a folha, mas a gente tem outras obrigações, como as contribuições previdenciárias que na gestão anterior não estavam sendo pagas. Por isso, não podemos dizer que temos receita folgada”, explicou Marcos Airton.
Piso dos professores
Segundo o secretário de Finanças, o prefeito Batata tinha se posicionado em pagar tanto o piso dos professores quanto o restante dos efetivos. “O recurso foi levantado e separado. Fizemos uma consulta à Procuradoria Jurídica do Município e da Câmara Municipal, quando os procuradores nos orientaram a não fazer o pagamento enquanto o projeto de lei não fosse votado no Poder Legislativo. Assim que estiver aprovado o reajuste do piso dos professores e dos outros funcionários, o pagamento será feito em folha complementar”, anunciou Marcos Airton.
A Câmara deve realizar sessão extraordinária no dia 06 de fevereiro, quando há possibilidade de que entre em pauta o reajuste do funcionalismo. Marcos Airton ainda informou que em relação ao pagamento do pessoal do IEL, há uma previsão de que o dinheiro será creditado em conta até a próxima quarta-feira (02).
Diálogo com os sindicatos
A respeito das negociações para pagar o mês de dezembro, o secretário confirmou que o prefeito Batata está aberto para o diálogo e que essa questão será debatida em breve com os sindicatos. “Constatamos que os funcionários querem parcelar o pagamento e não querem ir para o embate, pois eles estão vendo que a nova gestão está bem intencionada, trabalhando pela coletividade e lutando pelo desenvolvimento de Caicó”, enfatizou.
Prefeitura de Caicó envia à Câmara projetos de reajustes de servidores
O Município de Caicó está enviando para a Câmara Municipal dois projetos de lei, autorizando o reajuste no piso dos professores e na tabela do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos demais servidores.
Diferente de gestões anteriores, o prefeito Batata Araújo antecipou o envio desses projetos, já que o Poder Legislativo deve ser reunir extraordinariamente no próximo dia 06 de fevereiro. Aprovando as duas matérias, a prefeitura poderá apressar os pagamentos retroativos ao início do ano.
Segundo a Procuradoria do Município, esse trâmite cumpre a legislação vigente. Os reajustes necessitam passar pela apreciação da Câmara, a fim de que o Poder Executivo não cometa atos de improbidade administrativa. Os servidores não terão prejuízo, já que a aprovação dos projetos de lei gera o pagamento retroativo. Historicamente, esses repasses chegaram a ocorrer em março ou abril de cada exercício financeiro.
Técnico da secretaria estadual de Esporte destaca parcerias com Município de Caicó
O caicoense Andrey Valério, que atua na equipe técnica da secretaria estadual de Esporte e Lazer, esteve reunido com o coordenador municipal de Esportes em Caicó, François de Araújo Fernandes (Poposa), e o prefeito Batata Araújo, para socializar as informações e articular parcerias na área esportiva.
Segundo o técnico, Batata montou uma equipe qualificada na área de esportes, além dos outros setores, e que “o prefeito escolheu bem os profissionais para o trabalho a ser realizado nas suas respectivas secretarias e coordenações”. Andrey ficou impressionado com a estrutura do ginásio Nonozão, que foi totalmente recuperado na atual gestão e está apto a sediar grandes eventos esportivos.
“O ginásio Nonozão é uma praça de esporte belíssima e está pronto para servir a todos os desportistas de Caicó e região. O governo do Estado tem o total interesse na utilização deste ginásio nas parcerias e quero destacar que os Jogos da Juventude do Rio Grande do Norte da seccional do Seridó serão realizados no Nonozão”, afirmou Andrey.
Ele lembrou que o presidente da Federação de Vôlei do Rio Grande do Norte, Igor Ribeiros Dantas, já demonstrou o interesse de fazer um projeto em Caicó. E o ginásio da Ilha é um local ideal para desenvolver o projeto.
segunda-feira, 30 de janeiro de 2017
Secretaria municipal de Educação prorroga cadastro para alunos que utilizam o transporte escolar em Caicó
De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Lúcia Gregório, o cadastro para os alunos que utilizam o transporte escolar foi prorrogado e agora será realizado no período de 12 de janeiro à 10 de fevereiro de 2017, no horário de 07h às 13h, na sala 103, 1º andar do Centro Administrativo.
Os documentos que deverão ser apresentados no ato do cadastramento são os seguintes: declaração da escola, registro de nascimento, CPF e RG. O cadastro será para os alunos da zona rural e zona urbana que necessitam utilizar o transporte escolar.
PM do Rio se mata ao vivo em rede social
RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) – O policial militar Douglas de Jesus Vieira, 28, transmitiu a própria morte em rede social. O soldado, lotado há seis anos no 24º BPM (Queimados), fez uma transmissão ao vivo na noite de sábado (28), em que tira a própria vida com um tiro de revolver na cabeça.
O vídeo, publicado inicialmente em sua página pessoal no Facebook, já foi removido, mas cópias ainda circulam em outras redes sociais.
O policial deixa uma filha de um ano, segundo o jornal “Extra”.
No vídeo, é possível ver o soldado faz uma saudação aos espectadores e alerta sobre a violência que viria a seguir. “E aí, tranquilidade? Tamo junto. Quero ver quem tem disposição para ver bagulho ao vivo. Quem não tem estômago, mete o pé”, disse ele.
Ele aparece deitado em uma cama. Não chega a dizer o motivo que o levou à atitude. Apenas aponta um revolver contra a própria cabeça, fecha os olhos e dispara. Nesse momento, o celular cai da mão do homem e não é possível mais ver a imagem.
A PM do Rio confirmou a morte do policial, mas não deu detalhes. Não se sabe até o momento se o homem chegou a ser socorrido. A Polícia Civil, responsável por investigar mortes no Estado, ainda não se pronunciou.
Em postagem do último dia 11, Vieira se queixava da falta de salário dos policiais. Servidores da segurança estão com o 13º de 2016 em atraso, bem como bonificações de horas extras. O salário de dezembro foi pago no último dia 18.
“Eu preciso receber. As minhas contas vão vencer, Pezão”, disse o rapaz na rede social, no último dia 11.
Em 2015, o Laboratório de Análise da Violência da Uerj fez uma pesquisa sobre suicídio de policiais no Rio. Dos 224 policiais militares entrevistados, 10% declararam ter tentado tirar a própria vida.
Segundo o padrinho do soldado afirmou ao jornal “Extra”, o jovem tinha outros motivos para estar infeliz, além do atraso nos salários. Ele estaria se divorciando da mulher, além de ter de fazer serviços por fora para complementar a renda.
A Folha de S.Paulo não conseguiu até a publicação desta reportagem contato com parentes do policial.
Desde o início deste ano, 12 policiais foram mortos no Rio. Na última sexta-feira (27), dois policiais foram assassinados. Um deles, de folga, na saída de um banco em Copacabana, zona sul. Não há estatística oficial para mortes por suicídio.
Batata anuncia pagamento do funcionalismo de Caicó
Em sua página nas redes sociais, o prefeito de Caicó, Batata Araújo, anunciou o pagamento do funcionalismo municipal no mês de janeiro. O dinheiro será depositado nesta terça-feira (31).
“Apesar da crise financeira estamos trabalhando e priorizando o salário daqueles que passam o mês inteiro se dedicando ao nosso município”, disse o prefeito. O secretário de Finanças, Marcos Airton, dará uma entrevista nesta segunda-feira (30), às 09h, para detalhar a operação financeira.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2017
Prefeitura de Caicó prossegue com o recadastramento dos servidores
A prefeitura de Caicó continua realizando o recadastramento dos servidores municipais. O período vai de 18 a 31 de janeiro e de 03 a 17 de fevereiro de 2017, das 7 às 13 horas, no auditório do Centro Administrativo, tendo como público alvo, todos os servidores públicos da Administração Direta do Poder Executivo de Caicó, inclusive os que estiveram cedidos ou em gozo de férias e licenças.
O recadastramento foi um compromisso de campanha do prefeito Batata Araújo e que está sendo cumprido de forma dinâmica.
No dia 31 de janeiro e nos dias 08, 14, 15 e 16 de fevereiro de 2017, o recadastramento será realizado no período da tarde, das 14 às 17 horas. O servidor que se encontrar incapacitado de realizar seu recadastramento pessoalmente, em decorrência de problemas de saúde, deverá apresentar requerimento por escrito com a documentação comprobatória, bem como a documentação indicada no decreto.
O servidor que se encontrar amparado por auxílio-doença, deverá comprovar sua condição, ficando dispensado da sua apresentação pessoal, enquanto durar sua licença, devendo apresentar-se para entrevista pessoal junto à Administração em até três dias após o término desta. Os trabalhos serão coordenados pela secretaria municipal de Administração e executado pela Comissão de Recadastramento, formada por representantes da Controladoria-Geral, Procuradoria-Geral e secretaria municipal de Tributação e Finanças.
O recadastramento será mediante o comparecimento do servidor ao Centro Administrativo, munido da cópia dos seguintes documentos: termo de posse e portaria de nomeação, portaria de readaptação, quando for o caso; portaria de cessão ou permuta, quando for o caso; portaria de concessão de licença, quando for o caso; comprovante de residência atualizado, cadastro nacional de pessoa física (CPF); documento de identidade e reconhecido legalmente em território nacional, com fotografia; carteira de trabalho e previdência social (CTPS), quando for o caso; PIS ou PASEP; comprovante de registro em órgão de classe, quando se tratar de profissão regulamentada; comprovante de conclusão de habilitação exigida para o cargo, devidamente reconhecida pelo sistema federal ou pelos sistemas estaduais de ensino, conforme o caso; comprovante da sua atual escolaridade, devidamente reconhecida pelo sistema federal ou pelos sistemas estaduais de ensino, conforme o caso; certidão de casamento, quando for o caso; e contracheque referente aos últimos três meses.
Além dos documentos citados, o servidor deverá apresentar uma foto 3×4 e responder aos questionamentos feitos pelo servidor responsável pelo recadastramento. As cópias dos documentos deverão ser autenticadas em cartório ou conferidas com os originais, pelos responsáveis, no ato do recadastramento.
O servidor público que, sem justificativa, deixar de se recadastrar no prazo estabelecido, terá suspenso o pagamento dos seus vencimentos, sem prejuízo de outras medidas cabíveis. Responderá nos termos da legislação pertinente, o servidor público que ao se recadastrar prestar informações incorretas ou incompletas.
terça-feira, 24 de janeiro de 2017
Prefeitura de Caicó discutirá com Idema atualização da legislação ambiental
O prefeito de Caicó, Batata Araújo, está cumprindo agenda administrativa em Natal, nesta terça-feira (24). Ele está sendo acompanhado pelo chefe de Gabinete, Eduardo Dantas, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Emmanuel Sabino.
O primeiro compromisso foi uma reunião com a equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema). “Tratamos de uma série de assuntos, como a gestão de resíduos sólidos, licenciamento ambiental, matadouro público e outros assuntos relevantes para o município de Caicó”, disse o prefeito.
Uma próxima reunião será realizada no dia 09 de fevereiro, desta vez com a presença da Procuradoria do Município de Caicó, o prefeito Batata e o diretor do Idema, Rondinelle Oliveira. “Será uma oportunidade de resolver eventuais pendências, inclusive em relação à atualização da nossa legislação ambiental”, comentou Batata.
Batata cumpre agenda administrativa em Natal em busca de novas parcerias e projetos para Caicó
Nesta terça-feira (24), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, cumpre extensa agenda administrativa em Natal, onde buscará novos projetos e ações voltadas para o desenvolvimento do município.
Também acompanha o prefeito nesta viagem à capital do estado, o chefe de Gabinete, Eduardo Dantas, e o secretário do Meio Ambiente, Emmanuel Sabino. Batata destacou que a comitiva caicoense vai participar de reuniões no Ibama, Idema e outras instituições.
“São apenas 23 dias de governo e a população já sente a mudança. Estamos recebendo palavras de incentivo, de apoio e implantamos a nova marca de gestão, uma gestão participativa e democrática”, disse Batata. O prefeito lembrou que, na área de limpeza, as equipes da prefeitura já retiraram mais de 400 caçambas de lixo das ruas da cidade. “Peço as pessoas que nos ajudem no sentido de uma campanha de conscientização para que Caicó possa se manter limpa”, afirmou Batata.
Prefeitura de Caicó e Detran articulam parceria para cursos destinados aos mototaxistas
Nesta segunda-feira (23), o prefeito de Caicó, Batata Araújo, recebeu em seu gabinete o diretor do Detran local, Tayrone Batista de Araújo. Na ocasião, foi discutida uma parceria entre o Poder Executivo e o Departamento Estadual de Trânsito, visando a realização de cursos de capacitação para os mototaxistas gratuitamente durante 2017.
A previsão é que os cursos comecem no mês de março, beneficiando cerca de 400 mototaxistas caicoenses. “Essa é uma boa notícia para os profissionais que ainda não são regularizados e que não podem esperar mais. Teremos um instrutor que vai ficar em Caicó, será exclusivo para a cidade e até o final do ano poderemos concluir as aulas teóricas e práticas. É um grande avanço, pois essa categoria é importante para o município”, disse Batata.
O curso prepara o profissional da motocicleta para exercer sua atividade seguindo as normas legais do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), no intuito de diminuir os índices de acidentes envolvendo esse tipo de condutor. O curso também é obrigatório para que o mototaxista tenha seu alvará regularizado junto ao Município de Caicó.
Prefeitura de Caicó decreta luto oficial pela morte de Dr. Vicente Macedo
A prefeitura de Caicó emitiu uma nota de pesar pela morte do odontólogo Vicente Macedo Neto, de 89 anos, nesta segunda-feira (23). Ele vinha sofrendo complicações clínicas em decorrência do Mal de Parkinson.
Em nome do Município, o prefeito Batata Araújo e o vice Marcos do Manhoso, manifestaram o mais profundo pesar pelo falecimento do ex-vice-prefeito que foi companheiro na chapa vitoriosa do advogado Francisco de Assis Medeiros (Dr. Chiquinho), também já falecido.
“Ao lado de Dr. Chiquinho, Vicente Macedo protagonizou um dos grandes momentos da política caicoense, em 1968, ao enfrentar o grupo do ex-prefeito Manoel Torres. Receba a família enlutada as mais sinceras condolências do povo caicoense e votos de que Deus, em sua infinita bondade, possa receber Dr. Vicente a quem consideramos também uma reserva moral da cidade”, disse Batata. O prefeito decretou luto oficial por três dias.
Prefeitura cria o Gabinete de Gestão Integrada do Município
Através de decreto, o prefeito de Caicó, Batata Araújo (PSDB), criou o Gabinete de Gestão Integrada do Município (GGI-M). O órgão é uma alternativa estratégica de gerenciamento de crises, um modelo adotado e bem sucedido em diversos estados e municípios. O GGI-M não terá despesas para o município e os membros participarão de reuniões mensais para discutir a melhoria, a eficiência e a qualidade da segurança.
Segundo o secretário de Planejamento e Articulação Institucional, Marcelo Coelho, trata-se da nova modalidade de gerenciar ações coordenadas e articuladas de combate ao crime e a violência, juntando numa só mesa todos os atores responsáveis por cada organismo tático e estratégico da cidade, com poder de decisão.
O GGI-M será presidido pelo prefeito e composto por representantes, titulares e suplentes das seguintes instituições: Gabinete do Prefeito Municipal; secretaria municipal de Planejamento e Articulação Institucional; secretaria municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social; secretaria municipal de Educação; secretaria municipal de Saúde; Defesa Civil; Câmara Municipal de Vereadores; Ministério Público Estadual; Polícia Civil; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Instituto Técnico e Científico de Perícia (ITEP); Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega; Defensoria Pública Estadual; Justiça Estadual; Ministério Público Federal; Polícia Rodoviária Federal e Justiça Federal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário