quarta-feira, 9 de junho de 2021

Boletim do Hospital Regional do Seridó registra 01 óbito por Covid-19 nesta quarta

 



Boletim Covid-19 

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes 

09/06/21

▪️

Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.

▪️

🖤 Óbito por COVID-19 no HRS em 09/06/21:


📍São Vicente - 01

▪️

#useamáscara

#nãoaglomere

#higienizeasmãos

▪️

@hrserido

Tite anuncia lista dos jogadores convocados para a disputa da Copa América



técnico Tite revelou, nesta quarta-feira, a lista com o nome dos 24 jogadores que defenderão a seleção brasileira na disputa da Copa América, com início previsto para o próximo domingo.

Tite manteve o mesmo grupo que disputou as duas últimas partidas pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar, com vitórias sobre Equador e Paraguai. A única alteração é a ausência do zagueiro Rodrigo Caio, que foi chamado nos dois joos para substituir Thiago Silva, recuperado de lesão.

Os jogadores se apresentam na sexta-feira, em São Paulo. O Brasil estreia na Copa América, domingo, contra a Venezuela, na Arena Mané Garrincha, em Brasília.

Confira a lista:

GOLEIROS

Alisson - Liverpool (ING)

Ederson - Manchester City (ING)

Weverton - Palmeiras

LATERAIS

Alex Sandro - Juventus (ITA)

Danilo - Juventus (ITA)

Emerson - Barcelona (ESP)

Renan Lodi - Atlético de Madrid (ESP)

ZAGUEIROS

Éder Militão - Real Madrid (ESP)

Felipe - Atlético de Madrid (ESP)

Marquinhos - Paris Saint-Germain (FRA)

Thiago Silva - Chelsea (ING)

MEIO-CAMPISTAS

Casemiro - Real Madrid (ESP)

Douglas Luiz - Aston Villa (ING)

Everton Ribeiro - Flamengo

Fabinho - Liverpool (ING)

Fred - Manchester United (ING)

Lucas Paquetá - Lyon (FRA)

ATACANTES

Everton - Benfica (POR)

Gabriel Barbosa - Flamengo

Gabriel Jesus - Manchester City (ING)

Neymar Jr. - Paris Saint-Germain (FRA)

Richarlison - Everton (ING)

Roberto Firmino - Liverpool (ING)

Vini Jr - Real Madrid (ESP)

Terceira fase da vacinação contra gripe começou nesta quarta e segue até 9 de julho

 


A Prefeitura do Natal começou a vacinar, nesta quarta-feira (9), um novo público contra a influenza. Nesta terceira etapa, estão incluídos doentes crônicos e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, além da população privada de liberdade. A terceira e última fase se encerra no dia 9 de julho.

Os pontos definidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal) para receber o imunizante na capital são 20 unidades básicas de saúde, o drive-thru do Ginásio Nélio Dias (portão 03) e o ponto para pedestres da Praça Augusto Leite, no Tirol. É necessário levar no ato da vacinação a caderneta vacinal, documento com foto e comprovante de residência de Natal. As pessoas com alguma comorbidade devem estar munidas de atestado médico para comprovar a existência da doença crônica e os profissionais também precisam apresentar os crachás de trabalho ou documento que mostre vínculo empregatício para receber a imunização.

Em 2021 a campanha acontece paralela à vacinação contra a Covid-19 e deve haver intervalo de 14 dias entre as aplicações. Quando coincidir o público-alvo das etapas, deve ser priorizado concluir o esquema vacinal da dose de Coronavac. Para o público que recebeu Oxford ou Pfizer, é possível receber o imunizante contra a gripe entre a primeira e segunda dose, desde que respeite o intervalo preconizado pelo Ministério da Saúde.

"Como estamos em duas grandes campanhas de vacinação, é importante que a população atente-se aos prazos de intervalo entre as doses. A gente também pede aos públicos prioritários que observem a documentação comprobatória. Se você pertence a um dos grupos das etapas anteriores também pode comparecer a um ponto e se vacinar", comenta George Antunes, Secretário Municipal de Saúde.

O público de crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde da fase 1; bem como idosos com 60 anos e mais, professores do ensino básico e superior de escolas públicas e privadas contemplados na fase 2 também podem receber o imunizante durante a terceira fase da campanha.

Confira a lista dos locais de vacinação:

- Drive Nélio Dias - Av. Guararapes, s/n. Lagoa Azul (Portão 03 - diariamente das 08h às 16h).

- Praça Augusto Leite (seg a sex das 08h às 16h)

- Vinte salas de vacinação com horário de funcionamento das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h.

- Distrito Sanitário Norte I 

USF Vista Verde - Rua Linda Batista, 18 - Pajuçara

USF África - Av. Dr João Medeiros Filho, 02 - Redinha

USF Cidade Praia - Rua São Caetano, 520 -Lagoa Azul

USF José Sarney - Rua dos Lírios, 231 - Lagoa Azul

- Distrito Sanitário Norte II

USF Potengi - Av. Itapetinga, 02. Conjunto Santarém

USF Igapó - Rua São Tiago, 01. Igapó

USF Parque dos Coqueiros - Rua das Pedrinhas, s/n. Parque dos Coqueiros

USF Pedra do Sino - Rua Pedra do Sino, s/n. Conjunto Soledade I

- Distrito Sanitário Leste

USF Aparecida - Rua Guanabara, 1050 -Mãe Luiza

- Distrito Sanitário Oeste

USF Guarapes - Rua Lagoa Seca, 74.

USF Bom Pastor - Rua Augusto Calheiros, 01

UM Felipe Camarão - Rua da Tamarineira, 25

UBS Quintas - Rua dos Paiatis, 1854

UBS Esperança - Av. Pernambuco, 214

USF Novo Horizonte - Rua dos Paiatis, 128

USF Felipe Camarão III - Rua Itamar Maciel, 36

- Distrito Sanitário Sul

UBS Ponta Negra - Rua José Medeiros, 01

UBS Pirangi - Av. São Miguel dos Caribes, 650

USF Planalto - Rua Comunidade Shalom, 15

UBS Jiqui - Rua União dos Palmares, 11 



Em um dia, RN confirma 36 novas mortes pela covid-19 e mais de 1,1 mil novos casos

 


O Rio Grande do Norte registra, nesta quarta-feira (9), um aumento de 36 mortes provocadas pela covid-19. Desse total, 10 aconteceram nas últimas 24 horas nas cidades de Currais Novos (01), Touros (01), Montanhas (01), Caico (01), Parnamirim (01), Pendências (01), Almino Afonso (01), Mossoró (01) e Natal (02). 

Ao todo, o estado potiguar contabiliza 6.363 pessoas que perderam a vida em decorrência do coronavírus. Há ainda 1.351 óbitos em investigação para constatar se a causa tem relação ou não com a doença. 

Os dados, divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), também mostraram que, em um dia, houve um aumento de 1.145 novos casos confirmados da covid-19, elevando para 277.143 o número acumulado de pessoas que já se infectaram pela doença no RN. Há ainda  89.450 casos considerados suspeitos. 

Sobre a situação dos hospitais, a plataforma Regula RN mostrou que, nesta quarta-feira, a taxa de ocupação geral de leitos críticos é de 96,2%. Especificando por regiões, esse percentual se apresenta da seguinte forma: Metropolitana (96%), Oeste (100%) e Seridó (87,5%). 

Ainda segundo o Regula RN, há um total de 656 pacientes internados no serviço público para tratamento da covid-19, sendo 382 em leitos críticos e 274 em leitos clínicos. Há 44 pacientes na fila de espera por uma vaga, dos quais 31 aguardam por uma UTI ou semi-intensiva e 13 por um leito de enfermaria. 


Atleta seridoense conquista vaga em Panamericano de atletismo

 


A potiguar Regiclécia Silva, do Aeroclube, fechou a temporada de duas semanas de treinamentos no CT da Confederação Brasileira de Atletismo, em São Paulo, com mais uma conquista: a classificação para os Jogos Panamericanos Sub-20, que acontecem no Chile, em outubro.

O índice foi garantido em um torneio realizado pela Federação Paulista, no qual a atleta alcançou 12,82m no salto triplo, marca exigida para o Pan. Natural de Cerro Corá, Regiclécia segue em São Paulo para a disputa do Troféu Brasil ainda essa semana. 

“Minha meta é melhorar ainda mais minha marca, chegar aos 12,90m e garantir vaga também no Mundial, em agosto, no Quênia. Estou muito confiante de que vou concluir essa missão”, diz Regiclécia, que atualmente ocupa o segundo lugar no ranking nacional do salto triplo na categoria sub-20.

Paciente que morreu no RN não foi infectado por variante indiana da covid-19, aponta investigação


A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap-RN) divulgou, na manhã desta quarta-feira (09), que o homem que morreu no estado não estava infectado com a variante indiana da covid-19. A confirmação da pasta foi feita após o Instituto Evandro Chagas concluir a investigação.

"O Instituto Evandro Chagas emitiu Nota Técnica com o resultado da Investigação de variante Delta (B.1.617.2) do SARS-CoV-2 em caso suspeito oriundo do estado do Rio Grande do Norte. Os resultados descartam a ocorrência da linhagem B.617.2, chamada de variante indiana, no caso investigado", afirmou a secretaria em nota.

O paciente investigado era do sexo masculino e tinha 29 anos. Ele apresentava sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e foi a óbito em 31 de maio. No entanto, a confirmação do falecimento só aconteceu no dia 02 de junho.

A nova cepa do coronavírus, identificada como B.1.617 e popularmente conhecida como variante indiana, pela sua origem, é apontada como a principal responsável da explosão de casos e óbitos da covid-19 na Índia. 

O país registrou, entre abril e maio, seguidos recordes diários de infecções e mortes pelo coronavírus, chegando a contabilizar mais de 412 mil registros da doença em um dia. Esse avanço, combinado com a falta de medidas sanitárias para conter a transmissão do SARS-COV-2, levou à sobrecarga de crematórios e cemitérios. 



Para ampliar imunização, RN vai vacinar pessoas sem comorbidades e grupos prioritários simultaneamente

 


O Governo do Estado do Rio Grande do Norte pactuou com os municípios o avanço da vacinação contra a Covid-19. A medida envolve o início da imunização por faixa etária e entre as lactantes com bebês até seis meses de idade.

O acerto foi feito na reunião do Comitê Intergestores Bipartite (CIB), ocorrida na manhã desta quarta-feira (09), envolvendo as representações dos municípios e a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sesap). O avanço imediato para atender as faixas etárias sem comorbidades será simultâneo à vacinação dos grupos prioritários.

“Este é um marco muito importante diante do momento epidemiológico que o Brasil está vivenciando, no qual temos o aumento da mortalidade das pessoas mais jovens e não podemos nos furtar de avançar na vacinação dessas pessoas”, disse Lyane Ramalho, subsecretária de Gestão e Planejamento da Sesap.

Já partir da próxima remessa - chegam 59.250 doses da AstraZeneca-Oxford na madrugada de quinta-feira (9) - será feita uma divisão de 50% para o avanço em faixa etária e 50% em grupos prioritários, incluindo a cota para trabalhadores da educação. “Temos ainda grupos prioritários que precisam ser vacinados. Municípios menores já conseguiram concluir a vacinação dos grupos prioritários e poderão avançar com maior rapidez para vacinação exclusiva por faixa etária”, pontuou Lyane.

O acerto feito na CIB será levado à apreciação do Judiciário. Atualmente, uma decisão judicial em caráter liminar impede o estado de incluir ou antecipar grupos para vacinação contra a Covid-19.

Dia D da Vacinação das Gestantes, Puérperas e Lactantes

Outra decisão importante tomada na reunião da CIB é o avanço da vacinação para as lactantes e o dia D da vacinação para as gestantes, puérperas e lactantes com bebês de até 6 meses. 

É importante ressaltar que a Associação de Ginecologia e Obstetrícia do RN recentemente lançou recomendações e foram inclusas as lactantes com filhos de até 6 meses de idade. “Esse será um dia  muito importante para que possamos melhorar  nossos indicadores de vacinação no Rio Grande do Norte e assim salvar vidas”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde Pública, Cipriano Maia.  

Além das pactuações citadas, outro ponto fundamental é o mutirão para registro do RN+ Vacina. Os municípios farão ações em conjunto ao Cosems, regionais de saúde e apoiadores técnicos da Sesap para colocar em dia toda a atualização no sistema das aplicações das vacinas. 

Além disso, a Sesap está disponibilizando um formulário para todos os municípios informarem os números da vacinação das pessoas com comorbidades, para dar celeridade a este público. “Se o município não conseguir atingir todo o público com comorbidade com as doses distribuídas, será feita uma solicitação formal ao Ministério da Saúde para o envio de doses que possam complementar e assim garantir a vacinação total deste público”, finalizou Lyane.

Prefeitura de São Bento do Trairí - RN anuncia novo Processo Seletivo para voluntário

 


No período de 9 a 11 de junho de 2021, podem ser efetuadas as inscrições do novo Processo Seletivo Simplificado da Prefeitura de São Bento do Trairí, no estado do Rio Grande do Norte, que tem como objetivo à contratação de assistente de alfabetização voluntário para atuação no Programa Tempo de Aprender.

Esta seleção, segundo o edital, busca preencher uma vaga, além da formação de cadastro reserva, disponibilizada nas escolas Rita de Cássia Andrade e José Ribeiro da Silva. O profissional admitido deverá atuar em carga horária de cinco ou dez horas semanais, sendo a jornada de trabalho diária mínima de 60 minutos por turma e será beneficiado com valor de R$ 150,00 por mês, por turma, para assistentes de alfabetização nas escolas não vulneráveis.

Podem concorrer os candidatos com o seguinte perfil: professores alfabetizadores com magistério, graduados, preferencialmente em pedagogia, com disponibilidade de carga horária; estudantes de graduação preferencialmente em pedagogia licenciatura; estudantes de cursos técnicos afins, dos institutos federais e/ou das universidades públicas e/ou particulares. Além disso, é necessário ser brasileiro e ter idade mínima de 18 anos, na ocasião das inscrições.

Os interessados em participar devem efetuar as inscrições no período mencionado anteriormente, na Secretaria Municipal de Educação, no horário das 8h às 11h, de forma gratuita, mediante entrega da documentação especificada no edital.

É importante destacar que a avaliação dos participantes inscritos consistirá em três etapas compostas por análise de currículo comprovado, prova de conhecimentos básicos na área de alfabetização, prevista para ser aplicada no dia 17 de junho de 2021, às 9h, no Setor Pedagógico da SME, e entrevista situacional.


EXTRAORDINÁRIA: STF fará sessão extraordinária do Plenário Virtual para decidir pedido de suspensão da Copa América

 


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, convocou para quinta-feira (10) uma sessão virtual extraordinária, com duração de 24 horas, para os ministros decidirem sobre a realização da Copa América no Brasil.

O pedido da sessão foi feito pela ministra Cármen Lúcia, relatora de duas ações apresentadas sobre o tema.

Na arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 849, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) pediu a concessão de medida liminar para suspender a realização do torneio. A entidade aponta o risco de aumento de casos de contaminação e de mortes pela Covid-19.

Já no Mandado de Segurança (MS) 37933, o Partido Socialista Brasileiro (PSB) e o deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) defendem que sediar a Copa América viola os direitos fundamentais à vida e à saúde, bem como da eficiência da Administração Pública.

Pela regra, a sessão virtual do STF dura uma semana – os ministros têm esse prazo para inserirem os votos no sistema da corte, que pode ser acompanhado em tempo real pela internet. O Supremo iniciou, recentemente, a realização de sessões mais curtas, para definir temas urgentes colegiadamente, uma das bandeiras da gestão do ministro Fux na presidência do STF.


Brasil quebra tabu de 35 anos e vence Paraguai pelas Eliminatórias


A seleção brasileira voltou a derrotar o Paraguai fora de casa após 35 anos. Nesta terça-feira (8), os comandados de Tite superaram os anfitriões por 2 a 0 no estádio Defensores del Chaco, na capital paraguaia Assunção, pela oitava rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Catar, em 2022.

O Brasil foi a 18 pontos em seis partidas, na ponta das eliminatórias, seis pontos a frente da vice-líder Argentina. Os quatro primeiros colocados vão direto à Copa do Mundo, enquanto o quinto disputará uma repescagem mundial. Os jogos válidos pela quinta e sexta rodadas do classificatório haviam sido adiados (e ainda não remarcados) devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Tite promoveu mudanças na equipe que superou o Equador por 2 a 0 no Beira-Rio, em Porto Alegre, na última sexta-feira (4). No gol, Ederson assumiu o lugar de Alisson. O meia Lucas Paquetá saiu para o atacante Roberto Firmino sair jogando. Também na frente, Gabriel Jesus foi utilizado na vaga que, no jogo anterior, foi de Gabriel Barbosa.

Os brasileiros precisaram de três minutos para saírem na frente. Lançado pelo lateral Danilo, Gabriel Jesus subiu na direita e cruzou. A bola sobrou para o também atacante Neymar, quase na pequena área, concluir para o gol. Os paraguaios tentaram reagir, mas a melhor oportunidade foi um chute de fora da área do zagueiro Omar Alderete, aos sete minutos, que explodiu no travessão. O escrete canarinho teve oportunidades para ampliar. Nos acréscimos da etapa inicial, o atacante Richarlison balançou as redes, mas em posição de impedimento – o lance foi anulado.

No segundo tempo, o Brasil encontrou mais dificuldades para entrar na área paraguaia. Mesmo assim, criou oportunidades. Aos nove minutos, após escanteio batido por Neymar na direita, o zagueiro Marquinhos cabeceou rente à trave direita. Aos 18, Gabriel Jesus tomou a bola na intermediária e abriu para Neymar na área, pela esquerda. O camisa 10 arrematou cruzado, também muito próximo à trave dos anfitriões.

Aos poucos, o Paraguai foi tomando o controle das ações ofensivas, dificultando a saída de bola brasileira, mas sem criar chances realmente claras. Na melhor delas, aos 41 minutos, o lateral Alberto Espínola teve a chance do empate em uma bola que sobrou na área pela direita, mas parou em Ederson. No contra-ataque, o Brasil liquidou a partida. Nos acréscimos, Neymar avançou pelo meio e rolou na direita para Lucas Paquetá, da entrada da área, chutar cruzado, de primeira, no canto do goleiro Antony Silva, fechando o placar.

O próximo compromisso do Brasil será a Copa América. A estreia é domingo (13), às 18h (horário de Brasília), diante da Venezuela, no Mané Garrincha, em Brasília. A seleção de Tite está no Grupo B da competição, ao lado de Colômbia, Equador e Peru.


Mega-Sena sorteia R$ 12 milhões nesta quarta-feira; veja probabilidades



O concurso 2.379 da Mega-Sena pode pagar R$ 12 milhões nesta quarta-feira (09/06). O sorteio será realizado a partir das 20h (horário de Brasília) no Espaço Loterias CAIXA, localizado no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo (SP).

As apostas podem ser feitas até as 19h do dia do sorteio nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias CAIXA (www.loteriasonline.caixa.gov.br), no app Loterias CAIXA ou por meio do Internet Banking CAIXA para clientes do banco.

Caso apenas um apostador leve o prêmio e aplique todo o valor na Poupança da CAIXA, receberá R$ 14,4 mil de rendimento no primeiro mês. Se preferir investir no ramo imobiliário, o prêmio seria suficiente para comprar 50 imóveis de R$ 240 mil cada. O valor de uma aposta simples na Mega-Sena é de R$ 4,50.

Quina de São João:

Faltam três semanas para o sorteio do segundo concurso especial das Loterias CAIXA no ano. O sorteio da Quina de São João será realizado em 26 de junho e vai pagar o maior prêmio da história da modalidade, estimado em R$ 170 milhões. As apostas podem ser realizadas nas lotéricas de todo o país, pelo portal Loterias CAIXA (www.loteriasonline.caixa.gov.br) e no app Loterias CAIXA.

No portal Loterias CAIXA (www.loteriasonline.caixa.gov.br) é possível adquirir um combo especial do sorteio, com 15 apostas para o concurso 5.590 ou ainda outro combo contendo apostas de diversas modalidades, além do concurso especial. 

Para apostar na Quina, basta marcar de 5 a 15 números dentre os 80 disponíveis. O apostador também pode deixar o sistema escolher os números, por meio da aposta no formato Surpresinha. Ganham prêmios os apostadores que acertarem 2, 3, 4 ou 5 números. O preço de uma aposta simples, com cinco números, é de R$ 2,00. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário