A prefeitura de Cruzeta realizou sábado (12), um grande evento em praça pública, o lançamento oficial dos festejos de Santo Antônio, 32º Aqui Acontece São João e 22º Festival de Quadrilhas Juninas Estilizadas, São Pedro no Alto dos Remédios e 4º Torneio Leiteiro e Exposição Agropecuária. As festas tradicionais de São João do Nordeste visam fomentar a cultura, turismo e geração de emprego e renda no município de Cruzeta.
O Prefeito Joaquim destacou que os eventos está entre as maiores festas do Seridó “Com muito planejamento e parcerias iremos realizar grandes eventos organizados, proporcionarmos as pessoas que prestigiarão as festividades ambiente seguro e com boas atrações. O investimento da gestão municipal impulsiona a economia local e cada vez mais os eventos tradicionais tem atraído novos turistas” finalizou
A divulgação oficial das festividades foi abrilhantada com as apresentações dos artistas Jandy do Acondeon e Elaine Santos.
Veja a programação:
sábado, 12 de abril de 2025
Copa Parelhas de Futsal Intermunicipal 2025 é realizada com sucesso
O município de Parelhas-RN vivenciou dias de muita emoção, jogos intensos e um nível técnico elevado que fez desta edição a mais disputada de todas! A Copa Parelhas de Futsal Intermunicipal 2025 chegou ao fim com grandes campeões e momentos inesquecíveis para o esporte da região.
Uma realização da Prefeitura de Parelhas, através da equipe de esporte da Secretaria Municipal de Assistência Social, do Trabalho, da Habitação e do Esporte, com o valioso apoio da Câmara Municipal de Parelhas.
Confira a premiação das equipes que brilharam nesta competição:
A equipe organizadora da competição parabeniza a todas as equipes participantes por elevarem o nível do futsal e proporcionarem um verdadeiro espetáculo dentro de quadra!
Saúde na Feira é destaque na programação dos 192 anos de Emancipação Política de Acari
Festa de Nossa Senhora de Fátima anima comunidade Badaruco com atrações musicais em São José do Seridó
A comunidade Badaruco, localizada na zona rural de São José do Seridó (RN), está em clima de preparação para as festividades em homenagem à sua padroeira, Nossa Senhora de Fátima.
Além da programação religiosa, a festa contará com uma animada parte social. Entre as atrações confirmadas estão os artistas Laércio Vaneirão e Kassinho Diferente, que prometem agitar o público e tornar o evento ainda mais especial.
A celebração é tradicional na região e reúne moradores, fiéis e visitantes em um momento de fé, confraternização e cultura popular.
Vias serão interditadas neste sábado (12) para a Corrida do 1º BEC em Caicó
A Prefeitura de Caicó vai interditar neste sábado, 12 de abril, de forma temporária, várias vias da cidade, para a realização da Corrida do 1º Batalhão de Engenharia de Construção - Batalhão Seridó, em comemoração aos 70 anos da instituição militar. O evento será realizado das 16h às 19h e reunirá cerca de 600 atletas em um grande momento de esporte, superação e valorização da saúde.
De acordo com a organização, a interdição das vias é uma medida necessária para garantir a segurança dos participantes e de toda a população durante o percurso da prova. Reforça ainda que a colaboração dos moradores é essencial para o sucesso do evento, que deve atrair grande público às ruas de Caicó.
Orientações à população:
- Evite circular de carro nas imediações do 1º BEC e nas principais vias do percurso durante o horário da corrida;
- Use rotas alternativas, especialmente as que contornam o bairro Penedo;
- Siga as sinalizações da organização e as orientações dos agentes de trânsito e balizadores;
- Respeite as barreiras de segurança e evite obstruir a passagem dos atletas;
- Chegue cedo se quiser acompanhar a corrida, escolhendo um bom local nas calçadas para torcer com segurança.
A Prefeitura destaca que cada corredor representa uma história de esforço e dedicação, e pede a compreensão da população para que a corrida transcorra com tranquilidade e alegria. Respeitar as interdições é respeitar a vida e colaborar com uma celebração que envolve esporte, saúde pública e integração social.
Campanha Uern pela Vida inicia entrega de alimentos na próxima segunda-feira
Reafirmando o seu compromisso social, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciará na próxima segunda-feira, 14, a entrega dos alimentos arrecadados durante a campanha “Uern pela vida: no combate à fome”. Neste ano, a iniciativa arrecadou mais de 200 cestas de alimentos, com doações de setores da comunidade acadêmica e da sociedade.
Serão beneficiados projetos e instituições sociais, nas cidades onde a Uern possui campus. As entregas serão realizadas no período de 14 a 16 de abril, durante a Semana Santa.
A Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas e Qualidade de Vida, da Progep/Uern, Bianca Valente avalia que a campanha Uern Pela Vida – No combate à fome foi um sucesso. “A gente conseguiu manter a meta de arrecadação e conseguimos envolver a comunidade acadêmica de todos os campi nessa iniciativa”, afirma.
A campanha Uern Pela Vida ocorre sempre às vésperas da Semana Santa, no período da Quaresma, marcado pela reflexão e solidariedade. A proposta é visa reforçar a responsabilidade social da Uern, incentivando a participação tanto da comunidade acadêmica quanto da sociedade em geral na ação solidária.
A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, com ênfase no ODS 2 da Agenda 2030, que busca erradicar a fome e promover a segurança alimentar.
Desobstrução e manutenção do canal do Rio Barra Nova: Vereador Artur Maynard destaca mais uma solicitação importante feita pelo mandato!
Nas redes sociais, o vereador Artur Maynard (PSDB) destacou mais uma solicitação importante feita pelo mandato!
Ele solicitou a desobstrução e manutenção do canal do Rio Barra Nova, no trecho entre a passagem molhada e a ponte da Barra Nova.
"Essa medida é essencial para garantir o escoamento das águas pluviais, evitando alagamentos, danos à infraestrutura e riscos à saúde da população. Seguimos trabalhando pela nossa Caicó!", afirmou Artur Maynard.
sexta-feira, 11 de abril de 2025
Novo programa Agro+RN promove sustentabilidade no setor rural do RN
Os produtores rurais do Rio Grande do Norte têm uma nova oportunidade de desenvolvimento de suas propriedades. O Sebrae-RN lançou este ano, 2025, seu mais novo programa para os empreendedores do campo: o Agro+RN.
Com uma abordagem estratégica e integrada, o programa possui uma metodologia que inclui atendimento especializado focado na gestão financeira, no desempenho produtivo e adoção de boas práticas agropecuárias que gerarão indicadores de sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Assim sendo, além de apoiar a melhoria da gestão rural, o Agro+RN enfatiza a adoção de inovações e tecnologias sustentáveis nas propriedades, oferecendo soluções práticas adaptadas às necessidades dos produtores do Estado. Nesse sentido, o programa irá reconhecer em formato de um certificado de boas práticas que a propriedade atendida é sustentável e é um modelo a ser replicado. “Afinal, ao integrar práticas sustentáveis, como manejo responsável, agroecologia e recuperação de áreas degradadas, o projeto fortalece a resiliência dos agricultores e contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, relata Elton Alves, analista do Sebrae-RN e gestor do Agro+RN.
A grande ênfase, segundo Elton, é a partir de uma avaliação em três esferas, social, ambiental e econômica, elevar o nível da competitividade deste produtor, o desempenho gerencial dele e a responsabilidade também social e ambiental. “Quando isto acontece, temos um modelo de negócio muito mais promissor e funcionando como um agente da cultura da inovação, contribuindo para o desenvolvimento territorial”, pontua.
Outra vantagem é a aproximação entre agricultores e instituições financeiras, facilitando o acesso a crédito e desburocratizando o relacionamento entre bancos e produtores, além de uma agenda totalmente conectada ao plano de ações do Ecossistema Local de Inovação do Agro RN – o ELI Agro.
Acompanhamento contínuo da propriedade rural
Com duração de 12 meses, e podendo ser renovado nos próximos ciclos, conforme perfil e desempenho do empreendimento, o programa oferece consultorias mensais com foco em produtividade e resultados financeiros. A primeira etapa inclui um diagnóstico detalhado da propriedade, identificando o potencial produtivo e propondo um planejamento estratégico para aprimorar a eficiência operacional e diversificar receitas, através da integração de outras cadeias produtivas viáveis para o negócio. Também são avaliadas as condições para captação de financiamento, com suporte técnico para regularização de licenças e outros trâmites burocráticos.
Segundo o gestor do programa, o acompanhamento contínuo permite que cada propriedade tenha um relatório de desempenho, analisando os indicadores de gestão, produtividade e sustentabilidade. Além das consultorias, o programa promove seminários temáticos sobre agricultura orgânica, manejo de pragas, técnicas de cultivo avançadas e boas práticas zootécnicas. Os participantes também terão acesso a dias de campo, oficinas práticas, intercâmbios regionais e missões técnicas para conhecer inovações aplicadas com sucesso em outras propriedades.
Outro diferencial do Agro+RN é a criação de redes de conhecimento, conectando produtores para troca de experiências e aprendizado contínuo. Além disso, conteúdos digitais serão disponibilizados para ampliar o acesso a informações sobre produção, gestão financeira e crédito orientado e assistido.
“A inserção do produtor no meio digital amplia suas possibilidades de inovação e gestão, abrindo espaço para novas formas de criatividade e evolução dos negócios no campo. Com o Agro+RN, o Sebrae-RN reforça seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do agronegócio potiguar, oferecendo suporte técnico e estratégico para impulsionar a competitividade dos produtores rurais”, Elton Alves.
Os produtores interessados em participar do programa podem entrar em contato diretamente com o gestor, Elton Alves, pelo telefone (84) 99976-0410. Para inscrição, é necessário que a propriedade rural esteja formalizada com CNPJ da atividade rural, NIRF (Número do Imóvel na Receita Federal, agora CIB) ou Cadastro da Agricultura Familiar (CAF/DAP válida).
Laboratórios do Ceres oferecem cineclube sobre questões raciais
O Laboratório de Humanidades Digitais e Ensino de História (E-Human@s), vinculado ao Departamento de História do Centro de Educação Superior do Seridó (DHC/Ceres), juntamente ao Laboratório de Educação, Novas Tecnologias e Estudos Étnico-Raciais (Lente), do Departamento de Educação (EDU/Ceres), promove o Cineclube e-Human@s Conecta.
Com a intenção de discutir relações etnico-raciais, cidadania e cultura digital por meio de filmes, o evento acontece entre abril e junho. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo Sigaa, oferecendo certificado de 9h.
A ação busca incentivar um espaço de troca de conhecimento e conversas a partir da exibição dos filmes. O evento conta com três encontros, um em cada mês de execução do projeto, ocorrendo nas quartas-feiras, às 16h, no auditório de Pós-Graduação do Ceres, em Caicó. As exibições acontecem nos dias 16 de abril, 7 de maio e 4 de junho. Os filmes selecionados para os encontros são, respectivamente, A 13 Emenda, Infiltrado na Klan e Judas e o Messias Negro.
Para Vanessa Spinosa, coordenadora do Laboratório E-Human@s e docente do DHC, os encontros e debates sobre os filmes são um ótimo momento para os estudantes aprenderem mais sobre os assuntos abordados nas obras cinematográficas. “Será uma ótima oportunidade de trazermos, através da linguagem audiovisual, o debate público sobre o racismo estrutural, sobretudo nas sociedades ocidentais. Vamos unir os interesses dos Laboratórios sobre cidadania, educação midiática e práticas antirracistas nessa ação de extensão”, revelou ela.
A exibição acontece no Auditório da Pós-Graduação do Ceres, em Caicó, com mediação de Michel da Rocha, docente do DHC e especialista em estudos sobre a mobilização dos movimentos afro-americanos e as condições de vida das comunidades pobres negras e sua representação no cinema. Outras informações podem ser consultadas no Instagram do E-Human@s e no do Lente.
quinta-feira, 10 de abril de 2025
Atriz seridoense é protagonista em “A Culpa é da Mãe”
O filme “A Culpa é da Mãe” estreou no auditório da OAB em Mossoró, dia 03, com acesso gratuito para o público e terá nova apresentação no Ponto de Cultura Escarcéu, de Mossoró, dia 13, às 19h.
O curta metragem de 20 minutos, fala sobre Laura, uma mulher mãe e esposa, que sente um vazio por sentir-se distante da “Laura mulher” que foi um dia, antes de ter uma jornada diária sobrecarregada. A personagem encontra na clínica uma outra mulher, e passam a conversar sobre as angústias e vivências, partilhando assuntos do interesse de cada uma.
A atriz que representa Laura é Ana Carla Azevedo, de Currais Novos, que é professora, poeta cordelista, escritora e atriz. Aqui no Estado, ela atuou em espetáculos de referência como “Chuva de Bala no País de Mossoró”, “Auto da Liberdade”, Oratório de Santa Luzia ” e “Terra de Sant’Ana “. Como escritora lançou “Onde Moram os Silêncios ” e “À Beira do Amor Falamos de Abismos” ambos de poemas e “O Alfabeto, a Brincadeira das Letrinhas “, livro infantil, e faz parte da Academia Mossoroense de Literatura de Cordel, com mais de 10 cordéis lançados.
“A inspiração vem de relatos que escuto de mães. Pessoas que trabalham comigo, que são mães, se dividem nesta jornada tripla, quádrupla, de dar aula, de ser esposa, de ajeitar a casa, de cuidar dos filhos e no final das contas não sabe mais nem onde está a mulher, que um dia existiu ali. Quem me inspira, são estas mulheres; que encaram essa existência de ser mãe, uma labuta que não é fácil e mesmo que se tenha companhia, pesa muito mais para a mulher”, diz Ana Carla Azevedo.
Este é o terceiro trabalho da atriz em audiovisual. Ela também atuou na websérie “Estações” da Ribeiro Produções e em “A Casa do Louvor”, da Cia Bagana de Teatro, que será lançado este ano. E já tem convite para “Fuga”, do Coletivo de audiovisual Improvisado, com a co-produção da Menedu Filmes.
” É muito importante esse personagem da Laura porque me resgata de volta pra arte. O último espetáculo que fiz, foi o Terra de Sant’Ana, em 2023. Além disso, traz uma mensagem muito significativa pra nós mulheres: onde eu estou na minha história, será que ainda sou prioridade em minha vida? “, explica Ana Carla.
A Culpa da Mãe tem direção de Mickaelly Moreira, roteiro de Mickaelly e Romero Oliveira, produção geral Edson Saraiva e coprodução de Fagulha Filmes e Pique Produções. Patrocínio da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, via Prefeitura Municipal de Mossoró.
Trapiá Semente chega hoje, em Jardim do Seridó, com fase Cultivar
O Projeto Trapiá Semente esteve em Jardim do Seridó, no ano de 2024, realizando oficinas com adolescentes, sobre o fazer teatro. Foram vivenciadas de março a dezembro, as fases do Semear, Regar e Florescer, do projeto, resultando no florescer do Coletivo Inxu, com adolescentes do município.
A fase Cultivar já esteve em São João do Sabugi, Timbaúba dos Batistas, Tenente Laurentino Cruz, Serra Negra do Norte, e agora chega a Jardim do Seridó.
Nesta quinta-feira, 10, o Trapiá Semente retorna a Jardim do Seridó, com a fase Cultivar, apresentando o espetáculo da Trapiá Cia Teatral “As Pelejas de Baltazar”, no Povoado Currais Novos, às 9h, na Unidade Escolar Antônio Galdino de Azevedo, e na cidade, hoje a noite, 19h, em frente ao Solar Padre Justino.
O espetáculo “As Pelejas de Baltazar” fala do amor de Baltazar por sua Rosinha, e de muita peleja do Baltazar para conseguir esse sonhado casamento. Uma história divertida, contada através do teatro de bonecos, que também reúne tradições e lendas do Seridó.
Neste ano, cinco novos municípios recebem o Trapiá Semente: Jardim do Piranhas (22/04), Jucurutu (23/04), São Vicente (24/04), Cerro Corá (25/04) e Lagoa Nova (28/04).
O Projeto Trapiá Semente é realização da Associação Cultural Trapiá através da Lei Câmara Cascudo , com patrocínio do Governo do RN, Secretaria Estadual de Cultura, Fundação José Augusto, Instituto Neoenergia e Neoenergia Cosern. A produção é da Mapa Realizações Culturais.
Secretário adjunto Heitor Costa visita rede hoteleira e convida para Encontro do GT de Turismo em Caicó
O turismo de Caicó está ganhando fôlego com novas ações que visam fortalecer o setor e promover o desenvolvimento econômico da região. Nesta semana, o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Heitor Costa, realizou uma série de visitas à rede hoteleira da cidade com um objetivo especial: mobilizar os empreendedores para o Encontro do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo, que acontecerá no próximo dia 24 de abril.
Durante as visitas, Heitor reforçou a importância da participação ativa do setor no encontro, que será realizado às 15h, na sede do Sebrae Caicó. O momento será uma oportunidade para discutir estratégias de fortalecimento do turismo local, apresentar possibilidades de empréstimos para empreendedores, consolidar parcerias e planejar ações conjuntas para o futuro do setor na região.
"A ideia é construir, junto com quem faz o turismo acontecer, um plano de ação que realmente reflita as necessidades e o potencial de Caicó. Estamos falando de uma cidade com vocação turística e precisamos unir esforços para transformar isso em desenvolvimento e renda", destacou o secretário adjunto.
O Encontro do GT de Turismo é aberto a todos os profissionais do setor hoteleiros, guias, agências, representantes de eventos, artesãos, donos de bares e restaurantes, além de instituições parceiras.
Idema realiza vistoria nos rios Barra Nova e Seridó em Caicó para emissão de licenciamento ambiental para limpeza
Na manhã desta terça-feira (9), técnicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) estiveram em Caicó para realizar uma vistoria nos rios Barra Nova e Seridó.
A visita foi acompanhada pelo coordenador de meio ambiente e licenciamento ambiental - João Paulo e a coordenadora de fiscalização - a engenheira Karine. A ação tem como objetivo a emissão de licenciamento ambiental necessário para a execução de serviços de desobstrução nos leitos dos rios.
A medida é preventiva e visa evitar possíveis transtornos durante o período de chuvas, como alagamentos e transbordamentos que podem afetar áreas urbanas e rurais do município. A visita técnica avaliou as condições dos trechos mais críticos, onde há acúmulo de vegetação, resíduos e sedimentos que comprometem o fluxo natural das águas.
A partir da vistoria, o Idema irá emitir o parecer técnico para que o município possa iniciar os trabalhos de limpeza e desobstrução com respaldo legal e ambiental.
A ação faz parte dos esforços da gestão municipal para garantir a segurança da população e a preservação dos recursos hídricos da região. O trabalho conjunto com o Idema reforça o compromisso com a execução responsável de obras e intervenções em áreas sensíveis do ponto de vista ambiental.
Governo do RN prorroga validade do concurso da Fundase por mais dois anos
O Governo do Rio Grande do Norte prorrogou a validade do concurso público para o provimento de vagas de nível médio e superior da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase/RN). A decisão foi publicada na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado.
Com isso, o prazo do certame se estende por mais dois anos, contados a partir da validade anterior: 23 de junho de 2025, para o cargo de agente socioeducativo, e 21 de abril de 2025, para os demais cargos.
A medida visa assegurar a continuidade das nomeações, viabilizando a reposição de vacâncias futuras e promovendo a adequada prestação dos serviços públicos no atendimento socioeducativo, conforme legislação em vigor.
A prorrogação assinada pelo secretário de estado da Administração, Pedro Lopes, e pelo presidente da Fundase, Herculano Campos, está amparada pelo artigo 37, inciso I, "b" e "f", e o artigo 54, inciso XIII da Lei Complementar Estadual n°. 163, de 06 de fevereiro de 1999, que dispõe sobre a organização do Poder Executivo do Estado.
Os 577 candidatos aprovados dentro do número de vagas abertas no edital foram convocados em 2023. Novos atos de nomeação decorrem apenas a partir da oportunidade e conveniência natural à administração pública.
A Fundase/RN é um ente da administração indireta do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas), responsável pela execução das medidas socioeducativas em meio fechado, aplicadas a adolescentes a quem se atribui ato infracional.
Os servidores atuam nas dez unidades socioeducativas de internação e semiliberdade do estado - cinco ficam na Grande Natal, três em Mossoró e duas em Caicó - e na sede da Fundase, no Centro Administrativo de Natal.
Prefeito de Acari é indicado para Comissão Eleitoral do Comitê Gestor do IBS
O prefeito de Acari (RN), Fernando Bezerra, participou, nesta semana, de 07 a 09 de abril, da comissão eleitoral responsável pela escolha da representação dos municípios brasileiros no Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), tributo previsto na nova Reforma Tributária.
A indicação do gestor acariense foi feita pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), que selecionou apenas quatro prefeitos de todo o país para compor a comissão. A escolha reforça o reconhecimento da atuação municipalista do prefeito e o compromisso com temas de relevância nacional.
“É uma grande honra representar o município de Acari nesse momento histórico, marcado pela construção de um novo sistema tributário para o Brasil. Tenho plena consciência da responsabilidade que isso representa e sigo determinado a levar o nome da nossa cidade com orgulho em cada espaço que ocupo”, declarou o prefeito Fernando Bezerra.
O IBS é um dos pilares da Reforma Tributária aprovada pelo Congresso Nacional e tem como objetivo simplificar o sistema de arrecadação, unificando tributos sobre o consumo. A criação do Comitê Gestor do imposto é considerada essencial para garantir a participação equilibrada de estados, municípios e União na administração do novo tributo.
Com a presença na comissão eleitoral, o prefeito de Acari contribui diretamente para a definição dos rumos da governança fiscal do país, reforçando a importância da atuação dos municípios no cenário político e administrativo nacional.
Projeto Leite e Genética é apresentado a produtores rurais de Jardim do Seridó
quarta-feira, 9 de abril de 2025
Concurso PF: ministro confirma 2 mil vagas e quer dobrar efetivo
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, confirmou oficialmente que o novo concurso PF será para o preenchimento de 2 mil vagas, sendo mil ainda este ano e as demais no ano que vem.
Em declaração dada, durante audiência pública na Comissão de Segurança Pública (CSP) desta quarta, 9, o ministro falou sobre a necessidade de novos policiais federais e destacou o desejo de dobrar o efetivo.
“Nós estamos enxugando gelo, conseguimos a duras penas que a Polícia Federal pudesse ter mil homens em concursos públicos nas suas diversas categorias este ano e mais mil homens no ano que vem. Mas precisamos dobrar o efetivo, de todas as polícias federais que aqui estão representadas”, disse o ministro.
Lewandowski abordou diversos temas, entre eles a PEC da Segurança Pública, apresentada na última terça-feira, dia 8, durante reunião com os líderes partidários na Câmara dos Deputados.
Vale lembrar que o próprio ministro já havia antecipado a oferta de 2 mil vagas em janeiro deste ano, quando o novo concurso foi anunciado após reunião com a ministra da Gestão, Esther Dweck, e com o diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues.
Segundo ele, a realização do novo concurso tem o aval do presidente Lula, que reconhece a importância de recompor o efetivo da Polícia Federal com novos servidores ainda este ano.
As demais mil vagas serão preenchidas apenas no ano que vem, de forma separada. Apesar de um novo edital ter sido cogitado, após declaração do próprio Ministério da Justiça e Segurança Pública, fontes ligadas ao governo reforçam que o preenchimento se dará por meio de provimento adicional.
Portanto, as mil vagas previstas para 2026 serão ocupadas por candidatos aprovados no mesmo concurso, a partir da convocação de excedentes. Essa informação já havia sido adiantada pela ministra Esther Dweck.
Segundo a própria corporação, o documento será divulgado “o mais breve possível”. Em um vídeo publicado nas redes sociais, a Polícia Federal afirmou que:
Sobre os requisitos, é importante destacar que todos os cargos autorizados exigem nível superior e, além disso, será necessário possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Os profissionais que ingressarem como agente, escrivão ou papiloscopista terão um salário inicial de R$15.164,81. Já os aprovados para os cargos de delegado e perito poderão receber até R$27.800.
Isso se deve ao fato de que as carreiras na Polícia Federal contam com reajustes salariais programados, garantindo aumentos progressivos ao longo da trajetória profissional.
Agente, escrivão e papiloscopista
Os policiais federais ainda receberão diversos benefícios, como o auxílio-alimentação de R$1 mil, que é pago a todos os servidores do Executivo Federal.
Prefeito Dr. Tadeu e senadora Zenaide se reúnem com ministro da Agricultura e garantem recursos para construção de novo abatedouro público em Caicó
O prefeito de Caicó, Dr. Tadeu, e a senadora Zenaide Maia garantiram nesta terça-feira (9) o compromisso do Governo Federal para destinação de recursos destinados à construção de um novo abatedouro público no município. A conquista foi fruto de uma reunião em Brasília com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Carlos Fávaro.
A reunião também contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, vereador Ivanildo do Hospital, e dos secretários Danilo Lopes (Articulação Institucional) e Cinthia Lelis (Gabinete), que acompanharam o prefeito na articulação da pauta.
Durante o encontro, Dr. Tadeu apresentou as dificuldades enfrentadas com o abatedouro atual, que já não atende às normas sanitárias e operacionais exigidas pelos órgãos de controle. A construção de um novo equipamento é considerada estratégica para a segurança alimentar, saúde pública e o fortalecimento da economia local.
O novo abatedouro representa um passo essencial para garantir melhores condições de trabalho aos produtores e marchantes, ampliar a capacidade de abate, assegurar a qualidade dos produtos e impulsionar a geração de emprego e renda.
A urgência da obra também se justifica pela relevância econômica e cultural da carne de sol produzida em Caicó, reconhecida nacionalmente como um dos principais símbolos da culinária nordestina. “Valorizar essa cadeia produtiva é também valorizar a história, a identidade e o potencial econômico do nosso povo”, destacou o prefeito.
Sensível à pauta, o ministro Carlos Fávaro se comprometeu com o encaminhamento da proposta junto à equipe técnica do ministério, viabilizando os recursos e o suporte necessário para dar início ao projeto.
Gestão de São Fernando participa da reunião de organização da 2ª Semana de Conscientização do Autismo e da Neurodiversidade
A Prefeitura de São Fernando participou da reunião de organização da 2ª Semana de Conscientização do Autismo e da Neurodiversidade, realizada pelo grupo TEApoiamos, que reúne famílias atípicas do município.
Representando o Governo Municipal, o vice-prefeito Isaac Alexandre, junto com secretários e secretárias, esteve presente reforçando o compromisso da gestão com a inclusão e o acolhimento de todas as pessoas.
O encontro contou também com a presença das escolas da rede municipal, do Conselho Tutelar e de outros parceiros fundamentais nessa causa.
A Prefeitura de São Fernando reafirma seu total apoio à iniciativa e segue lado a lado com as famílias, promovendo respeito, empatia e políticas públicas inclusivas.
A gestão segue construindo uma cidade mais humana, justa e consciente para todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário