Atendendo uma solicitação do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ezequiel Ferreira de Souza, o Governo do Estado, através da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciou as ações emergenciais para ajudar a manter o abastecimento de água nos municípios de Currais Novos e Acari, na região do Seridó.
“Máquinas já estão nas aluviões do Rio Acauã em Currais Novos fazendo os serviços de limpeza, manutenção e teste de produção em 20 poços tubulares, bem como a execução de 50 metros de sondagens hidrogeológicas a trado manual, na área da bacia hidráulica do Açude Gargalheiras em Acari. Trata-se de uma causa pela qual estamos empenhados há mais de um ano. Pedimos celeridade ao governador, onde determinou os técnicos estudarem e apresentarem soluções imediatas para o abastecimento de água desses dois municípios”, afirmou Ezequiel.
No final do mês de abril, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa levou uma comissão de Currais Novos e Acari para uma reunião com o governador Robinson Faria. Na oportunidade foi garantido que todo o corpo técnico das secretarias e órgãos do Estado estariam empenhados em avaliar e sugerir alternativas, que possam aliviar de forma emergencial os problemas de abastecimento de água de Currais Novos e Acari.
O Açude Gargalheiras que através de adutora abastece Currais Novos e Acari está hoje com apenas 1,88% de sua capacidade total, segundo a última medição realizada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). Com a seca que ainda atinge o Estado, a Caern tem realizado o abastecimento em sistema de rodízio. O fornecimento de água em dias alternados tem como objetivo principal prolongar o uso do produto ainda disponível. Entre as 11 cidades que hoje passam por rodízio estão Currais Novos e Acari, que devem ser abastecidas por carros-pipas.
Casa do Empresário e prefeito pedem apoio da FIERN para instalação Distrito Industrial de Caicó
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales, recebeu nesta terça-feira, 02, na Casa da Indústria, uma comitiva de caicoenses que solicitou apoio ao Sistema FIERN, através de uma assessoria técnica, para a implantação do Distrito Industrial de Caicó, um projeto que vem sendo discutido há cerca de dez anos, mas que ainda não saiu do papel.
Acompanharam o prefeito Roberto Germano, os dirigentes da Casa do Empresário de Caicó, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Erick Gomes, o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços, Dênio Alves, a presidente do Sindicato do Comércio Varejista, Cleide Nogueira, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Eliana Nóbrega, e o secretário de Infraestrutura, Jorge Araújo.
Antes da reunião na Casa da Indústria, o grupo esteve com o Secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Orlando Gadelha Neto, que ficou de viajar na próxima semana a Caicó para conhecer in loco o projeto. A área onde será instalado o Distrito Industrial conta com 50 hectares e fica próxima ao centro urbano de Caicó.
O presidente Amaro Sales disse que a FIERN tem condições de oferecer apoio ao projeto e pediu ao assessor Marcos Formiga para ir a Caicó conhecer e analisar em que o Sistema FIERN poderá ajudar.
Formiga lembrou durante o encontro que o programa RN Sustentável tem recursos para investimentos em distritos industriais, podendo essa ser uma alternativa para a Prefeitura de Caicó.
Nildson Dantas vai à Brasília com “sucessão na bagagem”
O presidente da Câmara de Caicó, Nildson Dantas (PROS), está de viagem marcada para Brasília. Na agenda compromissos administrativos, mas estando na capital federal a política também vai incluída na bagagem.
Reuniões com vistas à sucessão municipal, em 2016, estão na pauta de Nildson. Além disso, articulações com novas legendas podem dar o rumo no pleito do próximo ano.
Reuniões com vistas à sucessão municipal, em 2016, estão na pauta de Nildson. Além disso, articulações com novas legendas podem dar o rumo no pleito do próximo ano.
Órgãos Municipais terão expediente normal na sexta-feira(05) em Caicó
O Prefeito de Caicó, Roberto Germano informa a todos os servidores e a população em geral que na sexta-feira, 05, não será ponto facultativo, portanto, haverá expediente normal nos órgãos municipais.
O expediente será suspenso apenas nesta quinta-feira(04) em virtude do feriado de Corpus Christi que é comemorado em todo o pais.
“Não vamos decretar ponto facultativo porque a população precisa dos serviços do município e nos temos que atender a demanda do povo, por isso convoco todos os servidores a estarem nos seus postos de trabalho”, disse Roberto Germano.
quarta-feira, 3 de junho de 2015
Travesti morre após fazer aplicação de silicone industrial para aumentar o bumbum em JP
O técnico de enfermagem Josivando dos Santos Silva, 28 anos, conhecido como ‘Scheylla Mychelly’, morreu nessa terça-feira (3), depois de aplicar no bumbum silicone de esteira elétrica para fins estéticos. A vítima era travesti e ela passou mal depois da aplicação de 1,5 litro do produto. O caso ocorreu em João Pessoa.
De acordo com a agente de saúde, Alzira Andrade, que prestou socorro a vítima, Scheylla comprou seis litros de silicone industrial na internet e o procedimento foi realizado por uma amiga, que também é travesti.
“Não sabemos quem foi a pessoa que aplicou o produto. Scheylla começou a passar mal logo após receber a primeira aplicação no bumbum de 1, 5 litro. O caso ocorreu no dia 25 de maio. Por cada aplicação, a vítima pagaria R$ 200. Assim que o lubrificante foi injetado, Scheylla teve reação e foi socorrida para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, no bairro de Manaíra”, disse a agente ao Portal Correio.
Álvaro cobra soluções para crise financeira das Casas do Estudante
O deputado Álvaro Dias (PMDB) cobrou nesta terça-feira (2), em aparte feito na sessão plenária da Assembleia Legislativa, soluções para a crise financeira enfrentada pelas Casas do Estudante do Rio Grande do Norte. O parlamentar informou que irá protocolar requerimento na Casa legislativa solicitando ao Governo providências para solucionar os problemas.
“As Casas do Estudante do RN apresentam sérias dificuldades estruturais e financeiras. Os alunos estão sendo penalizados com essa situação. A instituição carece de recursos e reparos imediatos para que possam voltar a prestar os excelentes serviços que sempre prestaram ao Estado”, disse Álvaro.
De acordo com deputado, a instituição acumula uma grande dívida em contas atrasadas de água e luz. O parlamentar lamentou a crise e enalteceu o papel da instituição ao longo dos últimos anos.
“É importante ressaltar a importância e a tradição que a Casa do Estudante sempre teve nos movimentos populares e sociais do país e em nosso Estado. Por ela passaram inúmeras personalidades ilustres do Rio Grande do Norte”, declarou.
Deputado Álvaro Dias indicará candidato a vice para compor chapa com Roberto Germano em Caicó
O deputado Álvaro Dias esteve reunido na manhã desta quarta-feira (03), em Natal, com o prefeito de Caicó, Roberto Germano. Na pauta eleições municipais 2016. Na conversa, ficou acertado que o deputado vai indicar o candidato a vice-prefeito para compor chapa com o atual prefeito nas eleições do próximo ano. Além disso, foram tratados outros assuntos relacionados a projetos de obras municipais em andamento no município, como outros projetos que estão sendo encaminhados.
“Conversamos bastante com o prefeito Roberto e na conversa decidimos que vamos indicar um nome para compor chapa com ele. Ainda não temos definição desse nome, mas com certeza vamos discutir com a nossa base para saber quem reúne as melhores condições. Ainda temos mais de uma ano para as eleições, tempo suficiente para que os projetos possam avançar“, disse o deputado.
Ainda de acordo com ele, “Roberto tem melhorado sua administração com obras em andamento e com projetos essenciais para o município que devem ser concretizados ainda este ano. Por isso, ainda há tempo hábil para ter seu nome viabilizado junto a população“, completou.
Para o prefeito, “foi uma reunião importante na qual discutimos vários assuntos, entre eles o processo eleitoral do próximo ano em Caicó. Essa discussão é fundamental para o processo eleitoral e, certamente, o deputado Álvaro vai nos apresentar um nome competente e responsável para somar ao nosso projeto“, finalizou Germano.
Ministério Público quer intervenção judicial no Hospital do Seridó
Os Ministérios Públicos Federal (MPF) e Estadual em Caicó ajuizaram na terça-feira, 2 de junho, uma ação civil pública contra a Fundação Hospitalar Doutor Carlindo Dantas, mantenedora do Hospital do Seridó, e contra o Município de Caicó em razão das péssimas condições de funcionamento do hospital, o único que presta assistência materno-infantil para uma população de 13 municípios da região. Atualmente, tramitam no Ministério Público Estadual em Caicó cinco inquéritos civis que apuram uma série de irregularidades, que levaram à morte de três parturientes e dois bebês.
De acordo com a ação conjunta, é frequente o recebimento de denúncias, tanto pela Procuradoria da República no Município, quanto na Promotoria de Justiça, relatando problemas. Os depoimentos colhidos pelo Ministério Público revelam ausência de avaliação médica quando da chegada das gestantes à urgência do hospital, sendo recebidas por enfermeiras ou parteiras; negativa de atendimento médico por encontrar-se dormindo o médico plantonista; falta de assistência nos leitos de urgência, chegando uma paciente, com hemorragia, a ter seu bebê dentro do banheiro, sem nenhum profissional para dar suporte. Isso, somado às deficiências estruturais e de equipamentos, bem como à insuficiência de profissionais indispensáveis ao atendimento obstétrico.
terça-feira, 2 de junho de 2015
Petrobras abre concurso público
A Petrobras abriu nesta terça-feira (2), um concurso com 158 vagas, sendo 13 para contratação imediata e 145 para formação de cadastro de reserva, no cargo de advogado júnior. As vagas são para as cidades de Brasília, Rio de Janeiro e Salvador, além do estado do Amazonas, mesmos locais de aplicação das provas. O salário é de R$ 8.866,74; veja aqui o edital.
O concurso também destina vagas específicas para pessoas que se consideram pardas ou negras, além de vagas para pessoas portadoras de deficiência.
A inscrição, que custa R$ 62, é feita apenas via internet, no site da Fundação Cesgrario, que organiza o concurso. O candidato interessado precisa ter o diploma em Direito, em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação, e registro definitivo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O prazo final para inscrições vai até o dia 18 deste mês e as provas vão ser aplicadas no dia 2 de agosto. O resultado final do concurso deve ser divulgado no dia 23 de setembro.
O concurso também destina vagas específicas para pessoas que se consideram pardas ou negras, além de vagas para pessoas portadoras de deficiência.
A inscrição, que custa R$ 62, é feita apenas via internet, no site da Fundação Cesgrario, que organiza o concurso. O candidato interessado precisa ter o diploma em Direito, em um curso reconhecido pelo Ministério da Educação, e registro definitivo na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
O prazo final para inscrições vai até o dia 18 deste mês e as provas vão ser aplicadas no dia 2 de agosto. O resultado final do concurso deve ser divulgado no dia 23 de setembro.
Blatter é investigado pela procuradoria dos EUA, diz imprensa americana
Joseph Blatter, que renunciou à presidência da Fifa nesta terça-feira, estaria sob investigação da procuradoria do Estado de Nova York no processo que prendeu sete cartolas na semana passada.
A informação foi publicada pela rede de TV ABC News e o New York Times. Segundo os dois veículos, as autoridades norte-americanas estavam tentando construir um caso contra o cartola suíço, que até então não havia sido implicado diretamente no caso.
A ABC News publicou, horas depois do anúncio de renúncia de Blatter, que uma fonte ligada as investigações confirmou que o suíço está na lista de suspeitos dos procuradores, ainda que não tenha sido citado nominalmente semana passada. Em parceria com o FBI, a Receita americana e a Justiça da Suíça, os investigadores indiciaram 14 pessoas ligadas ao escândalo e prenderam sete delas em Zurique, onde ocorria o Congresso da Fifa - José Maria Marin, vice-presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), está entre os presos e enfrentará uma processo de extradição.
Blatter não teria sido citado, segundo a ABC News, porque as autoridades não reuniram informações suficientes sobre ele. A fonte anônima ouvida pelos jornalistas, no entanto, confirmou que o cartola está sob investigação e disse acreditar que a exposição dos fatos levaria subordinados de dentro da Fifa a ajudarem na investigação. O New York Times, que tem acompanhado o caso intensamente, foi pelo mesmo caminho.
Renan rebate Dilma e diz que País quer abrir 'caixa preta' de estatais
O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), rebateu nesta terça-feira, 2, a presidente Dilma Rousseff, que havia defendido mais cedo que a nomeação de estatais, ministérios e autarquias é uma "prerrogativa do Executivo".
O peemedebista afirmou que a Lei de Responsabilidade das Estatais, que está sendo elaborada pelo Congresso, não é uma "interferência" nos poderes do governo e vai servir para abrir a "caixa preta" dessas empresas.
"Não há absolutamente interferência. O que há é um desejo da sociedade que se abra a caixa preta das estatais. Que isso fique absolutamente transparente. O País cobra isso.", disse.
Segundo ele, esse projeto é "uma resposta do Legislativo ao desalinho das estatais, de todas, inclusive da Petrobras", após as denúncias da Operação Lava Jato.
Na segunda-feira, Renan e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-AL), apresentaram o anteprojeto da lei, que prevê que as indicações de dirigentes de estatais terão de ser submetidas ao Senado. Em resposta, Dilma defendeu pela manhã que todos os poderes no Brasil têm de ser respeitados.
O peemedebista afirmou que a Lei de Responsabilidade das Estatais, que está sendo elaborada pelo Congresso, não é uma "interferência" nos poderes do governo e vai servir para abrir a "caixa preta" dessas empresas.
"Não há absolutamente interferência. O que há é um desejo da sociedade que se abra a caixa preta das estatais. Que isso fique absolutamente transparente. O País cobra isso.", disse.
Segundo ele, esse projeto é "uma resposta do Legislativo ao desalinho das estatais, de todas, inclusive da Petrobras", após as denúncias da Operação Lava Jato.
Na segunda-feira, Renan e o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-AL), apresentaram o anteprojeto da lei, que prevê que as indicações de dirigentes de estatais terão de ser submetidas ao Senado. Em resposta, Dilma defendeu pela manhã que todos os poderes no Brasil têm de ser respeitados.
Lei dos domésticos: Dilma mantém INSS de 8% para patrões e antecipação de multa em caso de demissão
A presidente Dilma Rousseff sancionou o projeto que regulamenta o trabalho doméstico com apenas dois vetos que não alteram a essência da proposta aprovada pelo Congresso Nacional. Contrariando todas as expectativas, a presidente manteve a redução de 12% para 8% da contribuição dos patrões para a Previdência.
Também manteve o recolhimento 8% para o FGTS mais a alíquota mensal de 3,2%, como antecipação da multa dos 40% devida nas demissões sem justa causa. A carga tributária total passa a ser de 20% sobre o salário, contra 12% atuais.
Além disso, virou lei o banco de horas com validade de 12 meses para os empregados domésticos, conforme aprovado no Congresso. A nova legislação, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, dará à categoria acesso a benefícios, como seguro-desemprego, salário família, FGTS obrigatório, multa nas demissões sem justa causa e adicional noturno, dentre outros.
Também manteve o recolhimento 8% para o FGTS mais a alíquota mensal de 3,2%, como antecipação da multa dos 40% devida nas demissões sem justa causa. A carga tributária total passa a ser de 20% sobre o salário, contra 12% atuais.
Além disso, virou lei o banco de horas com validade de 12 meses para os empregados domésticos, conforme aprovado no Congresso. A nova legislação, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, dará à categoria acesso a benefícios, como seguro-desemprego, salário família, FGTS obrigatório, multa nas demissões sem justa causa e adicional noturno, dentre outros.
segunda-feira, 1 de junho de 2015
Campanha de vacinação contra a gripe acaba na sexta-feira
A campanha de vacinação contra a gripe acaba na próxima sexta-feira (5) em todo o país. O prazo inicial para o fim da campanha era 22 de maio, mas em razão da baixa adesão do público-alvo, o Ministério da Saúde prorrogou a data.
A meta do governo é vacinar 80% dos cerca de 49,7 milhões de brasileiros que compõem o público alvo. Dados do último balanço da pasta mostram que apenas 46,2% foram imunizados.
Devem receber a dose da vacina crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.
A meta do governo é vacinar 80% dos cerca de 49,7 milhões de brasileiros que compõem o público alvo. Dados do último balanço da pasta mostram que apenas 46,2% foram imunizados.
Devem receber a dose da vacina crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), presos e funcionários do sistema prisional. Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses. É importante levar o cartão de vacinação e um documento de identificação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário