Com gol do jovem Kayque, o primeiro dele como jogador profissional, o Botafogo voltou a vencer no Campeonato Brasileiro nesta quinta-feira (16). De quebra, ainda derrubou a invencibilidade do São Paulo, que não sofria uma derrota havia 15 partidas.
A vitória por 1 a 0 no Estádio Nilton Santos, no Rio, foi bastante pegada e mexeu tanto na parte de cima quanto na parte de baixo da tabela.
Depois de quatro derrotas consecutivas no Brasileirão (uma sequência de cinco rodadas sem vitórias levando em conta o empate com o América-MG na sétima rodada), o Botafogo voltou a vencer na competição. A equipe teve uma semana conturbada, com invasão de torcedores no centro de treinamento e muita pressão. Com o resultado, o Glorioso chega aos 15 pontos e se garante fora da zona de rebaixamento.
O Botafogo volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Internacional fora de casa, às 18h (de Brasília), pela 13ª rodada do Brasileirão. Já o São Paulo faz na segunda-feira o clássico contra o Palmeiras, às 20h, no Morumbi.
Luiz Eduardo visita Associação de Proteção Animal do RN e destaca resgate de animais de rua
Na quarta-feira (15), o pré-candidato a deputado estadual pelo Partido Solidariedade, Luiz Eduardo, conheceu a ASPAN
(Associação de Proteção Animal do RN). A ONG ASPAN desenvolve um
trabalho magnífico de resgate de animais de rua, em situação de
vulnerabilidade, tratamento e liberação para adoção responsável.
De acordo com Luiz Eduardo, a Causa Animal necessita de apoio do poder público e conscientização da sociedade.
"Agradeço
o convite da minha amiga Rose Guerra, presidente da associação, de
Mauriceia Cavalcante, ex-presidente, e à toda equipe pela recepção e
oportunidade de conhecer esse trabalho tão importante para o Rio Grande
do Norte", disse Luiz Eduardo.
Mossoró Cidade Junina tem show de Xand Avião nesta quinta-feira
A programação do Mossoró Cidade Junina segue a todo vapor. Nesta quinta-feira (16), a principal atração no polo Estação das Artes é o cantor Xand Avião. Além dele, Toca do Vale e Forró dos 3 animam a festa mossoroense.
A noite ainda conta com mais uma apresentação do "Chuva de Bala no País de Mossoró", no adro da Capela de São Vicente, às 21 horas. Antes do espetáculo que conta a história de resistência do povo mossoroense, a cantora Gaby Viegas comanda a festa no "Anima Chuva", às 20 horas.
No Circo do Forró, o xote pé-de-serra fica por conta de Alex do Acordeon, Tião Mart e Forró do Azunhado. Na Cidadela, a animação será comandada por Toca-fita de Corcel, Kelly Lira, Forrozão Puxa Papa e Dayvd Almeida e banda. Além das atrações musicais, o público ainda pode conferir o festival de quadrilhas juninas.
O Mossoró Cidade Junina se estende até o próximo dia 24, quando o Boca da Noite vai encerrar os festejos juninos na capital do Oeste potiguar.
Duas variantes da ômicron são encontradas em circulação em Natal
O Instituto de Medicina Tropical (IMT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Laboratório Getúlio Sales Diagnóstico, em colaboração com o Instituto Butantan, observaram novas variantes da Ômicron, em amostras coletadas no município de Natal. Com dados relativos ao mês de maio, a diretora do IMT-UFRN, Selma Jerônimo, avalia que as novas sublinhagens indicam ser mais transmissíveis, visto que houve um aumento no número de pessoas com covid-19 nas últimas semanas.
Parte da Rede Genômica, coordenada pelo Instituto Butantan, o estudo sequenciou e analisou amostras coletadas pelas Unidades de Saúde da Prefeitura de Natal e pelo IMT-UFRN, detectando a circulação das variantes Ômicron (BA.5-like) e Ômicron (BA.4-like). “O monitoramento das variantes é importante para que possamos entender melhor a biologia do vírus. Dessa forma, poderemos dar suporte a novas vacinas, por exemplo”, explicou a cientista Selma Jerônimo.
Do IMT-UFRN, participaram da análise Francisco Freire, Dayse Cunha e Diego Teixeira. A unidade acadêmica enviou os resultados do estudo à Secretaria de Saúde do Estado do Rio Grande do Norte e à Secretaria de Saúde de Natal. Conforme o ofício enviado às gestões estadual e municipal, “fica evidente, diante disso, que estudos contínuos de vigilância genômica são fundamentais para estudo da dispersão de novas linhagens do SARS-CoV-2 no Brasil e em outras localidades no mundo”.
Selma Jerônimo destacou ainda a importância da vacina, para evitar a forma grave da doença, bem como orientou sobre o uso de máscaras em locais fechados, além das demais medidas de biossegurança, como a higiene frequente das mãos.
Ministério confirma sexto caso de varíola dos macacos no país
O Ministério da Saúde informou hoje (16) que mais um caso de varíola dos macacos (Monkeypox) foi notificado no país. De acordo com a pasta, o caso foi confirmado em São Paulo, após exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.
Trata-se de um paciente de 28 anos, morador de Indaiatuba (SP), com histórico de viagem para a Europa. Ele está em isolamento e apresenta estado clínico estável, sem complicações. O caso é monitorado pelas secretarias de saúde municipal e estadual.
Até o momento, o Brasil tem seis casos confirmados, sendo quatro em São Paulo, um no Rio Grande do Sul e um no Rio de Janeiro. Treze casos suspeitos estão sendo investigados.
A varíola dos macacos é uma doença causada por vírus e transmitida pelo contato próximo/íntimo com uma pessoa infectada e com lesões de pele.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, este contato pode se dar por meio de um abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo doente.
Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.
Cruzeta abre 29º Aqui Acontece São João nesta quinta-feira
Prepara moçada que vai ter muito arraiá e arrasta pé na primeira noite do 29º Aqui Acontece São João.
Nenhum comentário:
Postar um comentário