terça-feira, 26 de julho de 2022

Concurso INSS 2022 pode ter até 1.250 convocados; entenda!

 


concurso INSS 2022 está autorizado e terá seu edital publicado ainda neste segunda semestre. Ao todo, são esperadas mil vagas para a carreira de técnico do seguro social, de nível médio. No entanto, é possível que os excedentes sejam convocados ao longo do prazo de validade da seleção.

Considerando o grande déficit de pessoal no Instituto Nacional do Seguro Social, é possível que a autarquia solicite ao Ministério da Economia mais vagas, ao longo da validade, como prevê o  Decreto 9.739 de 2019 , que traz as regras para os concursos públicos do Executivo Federal. 

Além disso, o governo também poderá convocar mais aprovados em caso de despacho presidencial. No último concurso INSS, realizado em 2015, apenas os candidatos habilitados nas vagas imediatas foram convocados.

No entanto, na seleção de 2011, que contou com 1.875 vagas, foram convocados 5.020 candidatos de um total de 6.881 aprovados, o equivalente a 133% além da oferta prevista no edital.

Vale lembrar que, atualmente, o déficit de pessoal no INSS é de quase 24 mil cargos vagos, sendo 20.608 somente na carreira de técnico do seguro social.

Essa defasagem de pessoal vem fazendo que com que a autarquia tenha uma fila de mais de 1,3 milhão de benefícios para serem analisados e concedidos.

Concurso INSS terá banca em agosto

concurso INSS 2022 terá sua banca revelada em agosto. A nova previsão ocorre devido à prorrogação do prazo para o término dos trabalhos da comissão responsável por avaliar as propostas das organizadoras. 

Em resposta ao professor Deodato Neto, o diretor de Gestão de Pessoas da autarquia, Jobson de Paiva, afirmou que uma portaria prorrogou por mais 15 dias os trabalhos da comissão

Agora, a equipe tem mais tempo para avaliar as propostas e decidir pela banca que ficará responsável pelo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social.

Com o novo prazo, a previsão dada pelo INSS se confirma. Conforme a portaria autorizativa do concurso, o edital deve ser publicado até dezembro deste ano. Pelo projeto básico, as provas deverão ocorrer quatro meses após a publicação do edital.

Esse prazo, no entanto, ainda pode ser reduzido para dois meses, como ocorreu com a Receita Federal, que também teve sua seleção autorizada.

Resumo sobre a seleção

  • Órgão: Instituto Nacional do Seguro Social
  • Cargos: técnico do seguro social
  • Vagas: 1.000
  • Requisitos: nível médio
  • Remuneração: aproximadamente R$6,5 mil
  • Banca: a definir
  • Previsão de edital: até dezembro de 2022

Provimento a partir de janeiro, prevê Economia

Com edital previsto para este ano, o concurso INSS pode ter suas provas realizadas ainda neste segundo semestre. Isso porque, segundo o Ministério da Economia, o provimento dos aprovados deve ocorrer já a partir de janeiro de 2023.

A previsão do Ministério da Economia antecipa a realização das etapas do concurso para técnicos. O mesmo, no entanto, não ocorre com a Receita Federal, que teve sua seleção autorizada no mesmo dia do Instituto Nacional do Seguro Social.

Conforme o Ministério da Economia, no caso dos aprovados no concurso da Receita Federal, o provimento das vagas está previsto para acontecer somente a partir de março de 2023. Ou seja, dois meses após o INSS.

Apesar da expectativa do ME, vale lembrar que o próximo concurso do Instituto terá mais uma etapa de seleção, sendo ela o curso de formação. A previsão foi dada por Jobson de Paiva, em entrevista ao professor Deodato Neto.

Segundo ele, a cobrança partiu do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), que deseja incluir esta etapa como forma de aperfeiçoar o ingresso de novos servidores.

"Nosso ministro quer mais qualificação nessa entrada, então sim, esse vai ser o primeiro concurso de técnico do INSS com curso de formação", disse o diretor.

Concurso INSS 2022 será de nível médio

concurso INSS 2022 exigirá o nível médio dos candidatos. A confirmação foi dada por Jobson de Paiva, em entrevista ao professor Deodato Neto.

A confirmação do requisito para o próximo concurso veio em meio às negociações entre autarquia, sindicato e governo, para que o cargo de técnico do seguro social tenha o nível superior como requisito

"Há um trabalho sendo feito pelo nosso ministro para transformar essa carreira em nível superior. Entretanto, no momento, o que há e como está colocado na Lei, é um cargo de nível médio. Então, tudo indica que não haveria tempo suficiente para alteração legislativa, por exemplo, e que continuará sendo um cargo, por ora, de nível médio", afirmou Jobson de Paiva.

Ainda durante a entrevista, o diretor de Gestão de Pessoas do Instituto deu mais detalhes sobre a seleção, incluindo a realização de um curso de formação e a possibilidade de aplicação de uma redação.

Segundo ele, diferente das últimas seleções para a carreira, é possível que, neste concurso, seja aplicada uma redação

"Há uma possibilidade, sim, da ideia de redação. É uma possibilidade, mas isso não está cravado", revelou Jobson de Paiva.

Com a previsão de redação, os candidatos devem incluir os estudos para essa etapa em sua preparação. Apesar da novidade, as provas do concurso INSS, para o cargo de técnico, devem seguir o padrão aplicado em 2015.

"Em relação às matérias, são muito atuais as do último edital, sendo Direito Previdenciário o foco do INSS", revelou Jobson de Paiva.

Neste caso, a parte de Conhecimentos Gerais deve contar com perguntas de Ética no Serviço Público, Regime Jurídico Único, Noções de Direito Constitucional e Administrativo, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Noções de Informática.

Já a prova objetiva específica para a carreira tende a abordar a área de Seguridade Social, com destaque para a disciplina de Direito Previdenciário.

Concurso TRT PB: confirmados cargos, vagas e previsão de provas

 


Boa notícia para quem aguarda o edital do concurso TRT PB. Nesta terça-feira, 26, o tribunal confirmou a oferta de vagas, os cargos, as etapas avaliatórias e os prazos. Quer ficar por dentro de tudo? Leia esta matéria!

Para começar o prazo de lançamento do edital é em até 25 dias, sem uma data exata. Vale lembrar que o contrato com a banca organizadora já foi assinado e, por isso, o documento pode sair a qualquer momento.

Com o prazo de 25 dias, o edital fica previsto para sair até meados de agosto. Além disso, o presidente da comissão, Samuelson Araújo, ainda estima que as provas serão aplicadas em 85 dias.

Dessa forma, os exames devem ficar para o final de outubro.

Quais serão as etapas de seleção?

De acordo com o TRT PB, os candidatos serão avaliados por meio de provas objetiva e de redação para todas as especialidades.

Além disso, haverá prova de avaliação física para o cargo de técnico judiciário - especialidade polícia judicial. 

Também está confirmada as etapas de perícia médica e procedimento de heteroidentificação, destinadas aos PCDs e negros, respectivamente.

Concurso TRT PB tem cargos confirmados

Em nota, o TRT PB confirmou que o edital do concurso trará oferta de quatro vagas efetivas e imediatas, além da formação de cadastro de reserva. As chances estarão divididas por:

  • uma vaga de analista judiciário - área judiciária
  • duas vagas de técnico judiciário - área administrativa sem especialidade; e
  • uma vaga de técnico judiciário - tecnologia da informação. 

O concurso ainda contará com formação de cadastro de reserva.

A previsão é de preencher vagas em 17 cargos, também já previstos. O provimento dessas vagas em lista de espera vai depender da disponibilidade orçamentária do Tribunal, nos termos da Emenda Constitucional nº 95/2016.

Cargos em cadastro de reserva:

► Analista Judiciário - Área Judiciária
► Analista Judiciário - Área Administrativa sem Especialidade
► Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal
► Analista Judiciário - Arquitetura
► Analista Judiciário - Estatística
► Analista Judiciário - Tecnologia da Informação
► Analista Judiciário - Biblioteconomia
► Analista Judiciário - Engenharia Elétrica
► Analista Judiciário - Medicina
► Analista Judiciário - Odontologia
► Analista Judiciário - Médico Psiquiatra
► Analista Judiciário - Serviço Social
► Analista Judiciário - Contador
► Técnico Judiciário - Área Administrativa sem Especialidade
► Técnico Judiciário - Polícia Judicial
► Técnico Judiciário - Enfermagem
► Técnico Judiciário - Tecnologia da Informação

Concurso TRT PB terá a FGV como banca

Nesta terça-feira, também foi oficializada a banca. O contrato entre a a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o órgão já foi assinado, deixando o edital ainda mais perto.

A vigência vai até o término da validade do concurso público. A  Fundação Getulio Vargas foi confirmada neste mês pelo TRT PB.

Pelas  redes sociais  , o TRT PB ratificou a escolha da banca e a assinatura do contrato com a FGV:

"A Fundação Getúlio Vargas (FGV) será a empresa organizadora do concurso público para provimento de cargos do quadro de pessoal do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (13ª Região). A contratação, já publicada no Diário Oficial da União (DOU), foi assinada nesta segunda-feira (25)."

Saiba foi o último concurso TRT PB

O último concurso TRT PB teve edital publicado em 2014. Foram oferecidas 19 vagas imediatas, sendo elas em cargos de técnico, de nível médio, e analista de nível superior. 

Das 19 vagas do edital, 15 eram de técnico, sendo 13 para área Administrativa, uma para Programação de Sistemas e uma para Operação de Computadores. As quatro oportunidades restantes eram para analista judiciário na área Administrativa. 

Na ocasião, os participantes foram avaliados por provas escritas, de caráter eliminatório e classificatório. As perguntas versaram por conteúdos de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. 

Homologado em 2016, o concurso do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba teve seu prazo de validade prorrogado até abril de 2020. Dessa forma, o tribunal não possui mais concurso em validade para chamar aprovados e precisa de novo edital se quiser repor seu quadro.


Anitta diz que é vítima de manipulação digital em vídeo íntimo e dispara: ‘Ação criminosa’

 


Um vídeo que começou a circular nas redes sociais na última semana mostra uma mulheres se relacionando com um homem e traz a legenda “Anitta sem falar é melhor”. O vídeo é fake e não é Anitta que aparece nas imagens. A cantora de 29 anos foi vítima de manipulação digital, chamada de deepfake, em que o rosto de uma pessoa é inserido em outra com a ajuda de inteligência artificial.

Em nota, a assessoria da artista alegou que se trata de uma “ação criminosa”. “Não se trata de Anitta, mas sim uma ação criminosa que utiliza de recursos digitais para enganar o público, fazendo uma inserção do rosto de uma pessoa em outra. Neste caso, muito mal feito, por sinal”, disse a equipe.

Bruno Sartori, jornalista e especialista em deepfake, usou seu Twitter para comentar o assunto. Ele disse que a manipulação teve como intuito manchar a imagem da cantora. “A gente sabe muito bem o motivo. Provavelmente é o primeiro conteúdo desse tipo a ganhar repercussão e que foi criado com a intenção de enganar e prejudicar”, escreveu.

Fátima Bernardes abre o jogo sobre fim de contrato com a Globo

 


Fora das manhãs da Globo desde que passou o bastão para Patrícia Poeta, Fátima Bernardes revelou que ficou surpresa com os rumores de que ela sairia da emissora. “Meu contrato não terminou ainda”, explicou.

A apresentadora permanece nas telinhas e irá comandar a 11ª temporada do “The Voice Brasil” após a saída de Tiago Leifert para acompanhar o tratamento de câncer da filha.

“Não pensei em parar de trabalhar e nem penso. Talvez um dia chegue esse momento. Quando estreou o ‘Encontro’, se me dissessem que eu ia pedir para parar de fazer, eu ia falar: ‘loucos’. Mas nunca pensei em sair da TV Globo. Meu contrato não terminou ainda, e o próximo já está renovado. Tem três anos”, esclareceu ela, durante entrevista ao “Roda Vida”.

Estatuto do Idoso passa a ser chamado Estatuto da Pessoa Idosa

 

 

A partir desta segunda-feira (25), o Estatuto do Idoso ganha nova denominação: Estatuto da Pessoa Idosa. A mudança aprovada por deputados e senadores foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro e está publicada no Diário Oficial da União

A nova norma (Lei 14.423) tem origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 72/2018, do senador Paulo Paim (PT-RS), que é também autor da proposta que originou o marco legal que garantiu direitos e proteção às pessoas com 60 anos ou mais. 

Aprovado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado em 2019, o PLS foi confirmado pela Câmara em junho deste ano. A norma substitui, em toda legislação, as expressões “idoso” e “idosos” pelas expressões “pessoa idosa” e “pessoas idosas”, respectivamente. Segundo Paim, o termo “idoso” era excludente: 

“Assim como outros termos masculinos, a palavra ‘idoso’ é usada para designar genericamente todas as pessoas idosas, sejam homens ou mulheres — embora mulheres sejam maioria na população de mais de 60 anos. Considerando não somente o respeito ao seu maior peso demográfico, mas também a necessidade de maior atenção estatal para a potencial dupla vulnerabilidade associada ao envelhecimento feminino, o Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (CNDI) tem recomendado a substituição em todos os textos oficiais”, apontou Paim.

Inicialmente o projeto previa a mudança apenas do nome do estatuto. Relator no Senado, Romário (PL-RJ) propôs, por meio de emenda, a substituição dos termos em todo o texto da lei.

Fonte: Agência Senado


O Papa: Joaquim e Ana ajudem-nos a honrar nossos avós e idosos

 


“Joaquim e Ana intercedam por nós! Ajudem-nos a guardar a história que nos gerou e a construir uma história geradora. Que eles nos lembrem a importância espiritual de honrar os nossos avós e os nossos idosos, aprender com a sua presença para construir um futuro melhor: um futuro onde os idosos não sejam descartados porque ‘já não são de utilidade’; um futuro que não julgue o valor das pessoas só pelo que produzem": disse o Papa Francisco na Missa desta terça-feira (26/06) em Edmonton, no Canadá. 

“Na casa de Joaquim e Ana, o pequenino Jesus conheceu os idosos da sua família e experimentou a proximidade, a ternura e a sabedoria dos avós”: disse o Papa Francisco na Missa celebrada no Estádio Commonwealth, em Edmonton, no Canadá, esta terça-feira, 26 de julho, em que a Igreja celebra a Festa de São Joaquim e Sant’Ana, pais de Nossa Senhora, sendo também celebrado nesta data o Dia dos Avós e Bisavós. O povo canadense é muito ligado à festa dos avós de Jesus.
  
Filhos duma história que devemos guardar

Já no início de sua homilia, o Santo Padre convidou a pensar, também nós, nos nossos avós, e a refletir sobre dois aspectos importantes. O primeiro: somos filhos duma história que devemos guardar.

“Não somos indivíduos isolados, não somos ilhas; ninguém vem ao mundo desligado dos outros. As nossas raízes, o amor com que fomos aguardados e que recebemos ao vir ao mundo, os ambientes familiares onde crescemos, fazem parte duma única história, que nos precedeu e gerou. Não a escolhemos, mas recebemo-la de prenda; é uma prenda que somos chamados a guardar. Pois, como nos lembrou o livro do Eclesiástico - disse o Papa referindo-se à primeira Leitura -, somos ‘a posteridade’ de quem nos precedeu, a sua ‘rica herança’. Uma herança cujo centro, mais do que nas proezas ou na autoridade de uns, na inteligência ou na criatividade do canto e da poesia de outros, está na justiça, na fidelidade a Deus, à sua vontade. E isto no-lo transmitiram.”

Francisco lembrou que estamos aqui “estamos aqui graças aos pais, mas também graças aos avós que nos fizeram experimentar ser bem-vindos no mundo. Muitas vezes foram eles a amar-nos sem reservas e sem nada esperar de nós: tomaram-nos pela mão quando tínhamos medo, tranquilizaram-nos na escuridão da noite, encorajaram-nos quando, à luz do sol, devíamos enfrentar as opções da vida”. Graças aos nossos avós, acrescentou o Pontífice, recebemos uma carícia da parte da história que nos precedeu: “aprendemos que o bem, a ternura e a sabedoria são raízes sólidas da humanidade. Na casa dos avós, muitos de nós respiramos o perfume do Evangelho, a força duma fé que tem o sabor de casa. Graças a eles, descobrimos uma fé familiar, doméstica; sim, porque é deste modo que se comunica essencialmente a fé”. O Papa ressaltou que somos filhos, porque somos netos.

Artesãos duma história a construir

Francisco ateve-se, em seguida, sobre o segundo aspecto acerca do qual quis refletir: além de filhos duma história a guardar, somos artesãos duma história a construir. Cada um pode reconhecer aquilo que é, com as suas luzes e sombras, conforme o amor que recebeu ou que lhe faltou.

“O mistério da vida humana é este: todos somos filhos de alguém, gerados e plasmados por alguém, mas, uma vez tornados adultos, somos também chamados a ser geradores, pais, mães e avós de outrem. Por conseguinte, olhando para a pessoa que somos hoje, que queremos fazer de nós mesmos? Os avós de quem descendemos, os idosos que sonharam, esperaram e se sacrificaram por nós, lançam-nos uma pergunta fundamental: Que sociedade quereis construir? Recebemos tanto das mãos de quem nos precedeu, que queremos deixar em herança à nossa posteridade?”

“Uma fé viva ou uma fé tipo ‘água de colônia’, uma sociedade fundada no lucro dos indivíduos ou na fraternidade, um mundo em paz ou em guerra, uma criação devastada ou uma casa ainda acolhedora? – continuou o Pontífice.

O Senhor nos quer tecelões de esperança, operadores de paz

Francisco observou que muitas vezes se avalia a vida com base no dinheiro que se ganha, na carreira que se faz, no sucesso e consideração que se recebem dos outros. Mas estes não são critérios geradores. “O problema é: Estou a gerar vida? Estou introduzindo na história um novo e renovado amor que antes não havia? Estou a anunciar o Evangelho onde estou a viver, estou a servir alguém gratuitamente, como fez comigo quem me precedeu? Que faço pela minha Igreja, pela minha cidade e a sociedade? É fácil criticar, mas o Senhor não nos quer apenas críticos do sistema, não nos quer fechados e ‘retrógrados’, mas artesãos duma história nova, tecelões de esperança, construtores do futuro, operadores de paz.”

“Joaquim e Ana intercedam por nós! Ajudem-nos a guardar a história que nos gerou e a construir uma história geradora - continuou o Santo Padre. Que eles nos lembrem a importância espiritual de honrar os nossos avós e os nossos idosos, aprender com a sua presença para construir um futuro melhor: um futuro onde os idosos não sejam descartados porque ‘já não são de utilidade’; um futuro que não julgue o valor das pessoas só pelo que produzem; um futuro que não seja indiferente com quem, já em idade avançada, precisa de mais tempo, escuta e solicitude; um futuro onde, para ninguém, se repita a história de violência e marginalização sofrida pelos nossos irmãos e irmãs indígenas."

Francisco concluiu afirmando tratar-se de um futuro possível “se, com a ajuda de Deus, não quebrarmos o vínculo com quem nos precedeu e alimentarmos o diálogo com quem virá depois de nós: jovens e idosos, avós e netos, em conjunto. Avancemos juntos, sonhemos juntos”.

Vatican News 

 

Noite de muito repente nesta terça-feira (26), no Pavilhão de Sant'Ana

 


Repentistas e violeiros de renome se apresentarão nesta terça-feira (26), no Pavilhão de Sant'Ana. Será uma noite memorável com a apresentação das duplas Geraldo Amâncio e Guilherme Nobre, do Ceará, e Sebastião Dias e André Santos, de Pernambuco.

Assim como a Festa de Sant’Ana de Caicó, o Repente recebeu do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o reconhecimento como Patrimônio Cultural do Brasil.

A Cantoria de Viola no Pavilhão da Festa de Sant’Ana iniciará às 21 horas e terá apresentação do poeta, Djalma Mota, que também é apresentador do Programa Violeiros do Seridó, da Rádio Rural de Caicó.

A promoção é da Paróquia de Sant’Ana e da ACAF – Associação Cultural Amigos da Furiosa, em parceria com o SESC RN e Município de Caicó. Patrocínio: SeridoPlast, Ligzarb, Eletrocenter, Café Santa Clara e Frisco, Vitakero, Slup Sorvetes, Del Rayssa e Calle, Casa do Sertanejo, TIM e MC Telecom.

Boletim do Hospital Regional do Seridó registra 03 altas hospitalares por Covid nesta terça

 


Boletim Covid-19
Hospital Regional Telecila Freitas Fontes  26/07/22
▪️
Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.

💚 Alta hospitalar por COVID-19 no HRS em 26/07/22:

📍Caicó - 01
📍Campo Redondo - 01
📍Currais Novos - 01

TOTAL de leitos COVID-19 no HRS:
09 leitos clínicos e 05 leitos intensivos.
▪️
#vacinasalvavidas
#higienizeasmãos
▪️

Coordenação de Informações & Mídias

Força Aérea Brasileira recebe primeira aeronave KC-30

 



A Fab, Força Aérea Brasileira , realiza, nesta terça-feira (26), na Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.  a cerimônia que marca o recebimento da primeira aeronave KC-30, modelo Airbus A330-200.

 

O avião, que será batizado como FAB 2901, vai aumentar a capacidade da FAB em ações estratégicas, como Reabastecimento em Voo , Transporte Aéreo Logístico e Ajuda Humanitária. 

 

O KC-30 será operado Esquadrão Corsário da Fab.

Serão lançadas hoje moedas comemorativas aos 200 anos da Independência

 


O Banco Central lança nesta terça-feira (26) duas moedas comemorativas, uma em prata e outra em cuproníquel, alusivas aos 200 Anos da Independência do Brasil. 

 

A professora Aline Montenegro Magalhães, do Museu Histórico Nacional, fará a palestra sobre “Iconografia da Independência”. 

 

O evento acontecerá apenas no formato online e será transmitido ao vivo, às três da tarde , no canal do Banco Central no Youtube.

Covid-19 matou mais crianças pequenas do que 14 doenças em 10 anos

 


Desde março de 2020, quando a covid-19 começou a se disseminar no Brasil, a doença causou no país a morte de 539 crianças entre 6 meses e 3 anos de idade. Esse número, atingido em pouco mais de dois anos de pandemia, é mais que o triplo do total de mortes que outras 14 enfermidades causaram juntas em um período de 10 anos.

Entre 2012 e 2021, neurotuberculose, tuberculose miliar, tétano neonatal, tétano, difteria, coqueluche, poliomielite, sarampo, rubéola, hepatite B, caxumba, rubéola congênita, hepatite viral congênita e meningite meningocócica do tipo B tiraram a vida de 144 crianças entre 6 meses e 3 anos de idade. Embora sejam enfermidades capazes de matar, todas elas podem ser prevenidas por vacinas.

O levantamento, divulgado nessa segunda-feira (25), foi realizado por pesquisadores do Observatório de Saúde na Infância da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Eles fizeram a comparação a partir de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), desenvolvido pelo Ministério da Saúde.

As 14 doenças consideradas no levantamento fazem parte da Lista Brasileira de Mortes Evitáveis para menores de 5 anos. Trata-se de uma relação criada por especialistas da saúde infantil sob a coordenação do Ministério da Saúde. Algumas dessas enfermidades não causaram nenhuma morte infantil nos últimos 10 anos. Um exemplo é a poliomielite, erradicada no país desde 1994.

Diferente das 14 doenças, não há ainda um imunizante contra a covid-19 aprovado para a faixa etária estudada. Há duas semanas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o uso da vacina CoronaVac em crianças entre 3 e 5 anos de idade. Aquelas com mais de 5 anos já estavam sendo atendidas no Plano Nacional de Imunização (PNI) desde janeiro.

Ministro diz que Brasil se preparou para surto de varíola dos macacos

 


O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje (25) que o Brasil “fez o dever de casa” diante do surto de varíola dos macacos desde o início da epidemia. Durante a abertura de um workshop sobre vigilância em saúde promovido pelo ministério, Queiroga disse que o Brasil se preparou para lidar com o vírus, providenciando laboratórios para diagnóstico, identificação dos casos e isolamento dos pacientes.

“Nós aqui no Brasil já vínhamos fazendo nosso dever de casa desde o primeiro rumor, desde o primeiro caso suspeito. Preparamos nossa estrutura para fazer o diagnóstico. Temos quatro laboratórios hoje no Brasil com capacidade para isso”, disse Queiroga.

Os laboratórios prontos para o diagnóstico da doença, segundo o ministro, estão no Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo; na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Minas Gerais; na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro; e no laboratório da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

“Desde o início começamos a fazer o diagnóstico e o acesso ao diagnóstico está disponível. Fizemos alertas para as secretarias estaduais de saúde e para as secretarias municipais. Os casos são identificados, são isolados”, acrescentou o ministro.

Queiroga lembrou da decisão do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanon Ghebreyesus, que declarou que a varíola dos macacos configura emergência de saúde pública internacional, e citou a ocorrência maior do vírus em homossexuais do sexo masculino. “E essa fala não é para estigmatizar ninguém. Apenas não se pode obscurecer que essa é uma realidade, mas outros públicos podem também ter essa doença. Enfim, vamos também aprender juntos como lidar com esse problema sanitário”.

O Brasil tem 696 casos confirmados até o momento. Destes, 506 são procedentes do estado de São Paulo, 102 do Rio de Janeiro, 33 de Minas Gerais, 13 do Distrito Federal, 11 do Paraná, 14 do Goiás, três na Bahia, dois do Ceará, três do Rio Grande do Sul, dois do Rio Grande do Norte, dois do Espírito Santo, três de Pernambuco, um de Mato Grosso do Sul e um de Santa Catarina.

Doença

A varíola dos macacos é causada por um vírus e transmitida pelo contato próximo com uma pessoa infectada e com lesões de pele. O contato pode se dar por meio de abraço, beijo, relações sexuais ou secreções respiratórias. A transmissão também ocorre por contato com objetos, tecidos (roupas, roupas de cama ou toalhas) e superfícies que foram utilizadas pelo infectado.

Não há tratamento específico, mas, de forma geral, os quadros clínicos são leves e requerem cuidado e observação das lesões. O maior risco de agravamento acontece, em geral, para pessoas imunossuprimidas com HIV/AIDS, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

Sintomas

O paciente pode ter febre, dor no corpo e apresentar manchas, pápulas [pequenas lesões sólidas que aparecem na pele] que evoluem para vesículas [bolha contendo líquido no interior] até formar pústulas [bolinhas com pus] e crostas [formação a partir de líquido seroso, pus ou sangue seco].


RN tem 35,4 mil eleitores com deficiência; transferência de local de votação pode ser solicitada

 


Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida quem tem dificuldade de locomoção podem solicitar à Justiça Eleitoral para votar em uma seção especial com acessibilidade. O prazo para fazer a alteração vai até 18 de agosto. As seções especiais são espaços adaptados para oferecer fácil acesso e maior comodidade e segurança no momento do voto.

O requerimento deve ser feito em qualquer cartório eleitoral pelo próprio interessado, munido de documento oficial com foto, ou por meio de curador, apoiador ou procurador. O pedido valerá para participação nas Eleições 2022, que ocorrerão no dia 02 de outubro, em primeiro turno, e no dia 30 de outubro, em eventual segundo turno. Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 35.411 eleitores que informaram alguma deficiência para a Justiça Eleitoral.

Urnas preparadas

Com o intuito de promover a inclusão e facilitar a votação de pessoas com deficiência auditiva, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprimorou os softwares já existentes e instalou novos recursos de acessibilidade nas urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022. Agora, todos os aparelhos preparados para o pleito de outubro contarão com tradução na Língua Brasileira dos Sinais (Libras).

Além disso, um vídeo feito por uma intérprete de Libras será apresentado em todas as 577.125 urnas eletrônicas preparadas para o pleito. Na filmagem, exibida na tela do aparelho, a tradutora indicará à eleitora ou ao eleitor qual cargo está em votação no momento, nesta sequência: deputado federal, deputado estadual ou distrital, senador, governador e presidente.

Para as pessoas com deficiência visual, além do sistema Braille e da identificação da tecla 5 nos teclados do aparelho, também são disponibilizados nas seções eleitorais fones de ouvido para que eleitores cegos ou com baixa visão recebam sinais sonoros com a indicação do número escolhido e o retorno do nome da candidata ou do candidato em voz sintetizada.

Outros casos para Transferência Temporária de Eleitores

A transferência temporária para outros locais de votação também está assegurada a outras categorias do eleitorado. Confira:

> Forças de segurança que estiverem trabalhando no dia da votação podem escolher onde votar. O pedido deve ser feito pelas chefias dos órgãos responsáveis; 

> Juízes e promotores eleitorais, além de servidores da Justiça Eleitoral que também estiveram trabalhando no dia das eleições podem habilitar-se para votar em outra seção ou local de votação; 

> Eleitores presos provisoriamente e adolescentes em conflito com a lei que estejam em medidas socioeducativas;

> Mesários e pessoas convocadas para apoio logístico, desde que trabalhem em seções diferentes do local de onde votam. 

Os prazos para o pedido são os mesmos dos eleitores com deficiência, exceto no caso dos integrantes da JE e dos mesários, cuja data máxima para a solicitação é 26 de agosto de 2022.

Vai ter Frevo do Meio Dia na Feirinha de Sant'Ana de Caicó

 


Vai ter Frevo do Meio Dia na Feirinha de Sant'Ana de Caicó. A edição especial está marcada para a próxima quinta-fera (28), feriado municipal, quando a orquestra Furiosa sairá no trio pelas ruas do município.

A concentração acontecerá a partir do meio dia, na Avenida Seridó, ao lado da Praça do Coreto e terá a participação especial de Deto Edina.

Será uma Festa linda com um repertório que terá a toada carnavalescas antigas com frevos e axés, como chuva de sombrinha, vassourinha, dentre outros sucessos dos estilos carnavalescos.

De acordo com Bruno Magro, um dos organizadores do bloco o momento é de festejar e contagiar a alegria do caicoense que após dois anos celebra a realização de uma grandiosa Festa de Sant’Ana.

“Finalmente voltamos a ter uma Festa de Sant’Ana do porte que nossa população merece, com uma programação diversificada, e a Furiosa de Caicó não poderia deixar de dar a sua contribuição nesse recomeço. Ninguém vai perder essa festa! Se a feirinha já era boa, imagina com um Frevo do Meio Dia da Orquestra Furiosa? “ indagou Bruno.

Programação cultural da Casa do Artesão é um dos destaques da Festa de Sant’Ana

 


Tem sido bastante prestigiada a programação que está acontecendo na Casa do Artesão durante a Festa de Sant'Ana de Caicó. Sarais, poéticos, lançamentos de livros, Encontro dos Bonequeiros e Calungueiras do Seridó, apresentações culturais, dentre outros momentos presentes na programação que está acontecendo diariamente das 16 às 19h.

Ainda no espaço você poderá conferir a exposição da coleção de bordados intitulada de "Bonito pra Chover" inspirada na fauna e flora do Seridó, na época de chuvas, que teve como estilista o seridoense Iure Dantas, de São José do Seridó.

Para esta terça-feira (26), haverá encontro de poetas contemporâneos,além de shows com Banda Lumbra e Caio Canuto. A Casa do Artesão está localizada a rua Coronel Manoel Vale, 87, Centro de Caicó, próximo ao Mercado Público.

A promoção de shows é da Casa do Artesão do Seridó com Paróquia de Sant’Ana, com patrocínio: Sebrae, SeridoPlast, Ligzarb, Eletrocenter, Café Santa Clara, Vitakero, Slup Sorvetes, Casa do Sertanejo, Del Rayssa e TIM MC Telecom.

Auxílio para taxistas e caminhoneiros terá duas parcelas em agosto

 


Criados em decorrência da elevação extraordinária dos preços do petróleo, o Bem Caminhoneiro e Bem Taxista - programas sociais de assistência aos trabalhadores do transporte interestadual e urbano, respectivamente - serão pagos a partir do mês que vem, informou hoje (25) o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira. Mais de 640 mil caminhoneiros serão beneficiados. Não há, até o momento, informação sobre o número de taxistas que terão direito.

Divididos em seis parcelas de R$ 1 mil cada, os auxílios serão pagos a todos os caminhoneiros autônomos cadastrados no sistema da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) do Ministério da Infraestrutura até 31 de maio de 2022. As parcelas serão pagas por cadastro de pessoa física (CPF) e independem da quantidade de veículos cadastrados em nome do beneficiário.

Segundo informou Oliveira, o primeiro crédito ocorrerá em 9 de agosto e será duplo: referente à parcela de julho e de agosto. Portanto, os beneficiários terão direito a R$ 2 mil neste mês. A segunda parcela será paga em 24 de setembro; a terceira em 22 de outubro; a quarta em 26 de novembro e, por fim, a última parcela em 17 de dezembro.

Os pagamentos serão realizados da mesma maneira que o auxílio emergencial e o Auxílio Brasil, explicou o ministro. Os dados dos beneficiários serão repassados para a Caixa, que criará uma conta digital em nome dos taxistas e caminhoneiros. De posse da documentação, os profissionais poderão procurar as agências mais próximas para solicitar o cartão e utilizar os fundos.

Para tanto, o governo federal alocou cerca de R$ 5,4 bilhões para os auxílios. O ministro informou, ainda, que há a obrigação de ter carteira nacional de habilitação (CNH) válida no momento de solicitar o benefício.

Agência Brasil

Nova Carteira de Identidade Nacional começa a ser emitida hoje

 


Hoje, começa a ser emitida a nova carteira de identidade nacional, documento que adotará o número de inscrição do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como “registro geral, único e válido para todo o país”.

O primeiro estado a emitir a carteira será o Rio Grande do Sul, a partir desta terça-feira (26). Em seguida, virão Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas e Paraná. Não há ainda previsão para os demais estados.

A nova identidade vem com um QR Code, que pode ser lido por qualquer dispositivo apropriado, como um smartphone, o que permitirá a validação eletrônica de sua autenticidade, bem como saber se ele foi furtado ou extraviado.

Essa nova versão do documento de identificação servirá também de documento de viagem, devido à inclusão de um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo usado em passaportes.

Até o momento, porém, o Brasil só tem acordos para uso do documento de identidade nos postos imigratórios de países do Mercosul. Para as demais nações, o passaporte continua sendo obrigatório.

O novo Registro Geral (RG) terá validade de dez anos para pessoas com até 60 anos de idade. Para os maiores de 60 anos, o RG antigo continuará valendo por tempo indeterminado.

Segundo o Ministério da Economia, “neste primeiro momento, somente serão emitidas as novas identidades para cidadãos que estiverem com as informações no CPF de acordo com suas certidões atualizadas. Pessoas que não possuírem ou estiverem com as informações incorretas no CPF poderão recorrer aos canais de atendimento a distância da Receita Federal para resolver a situação. No futuro, os próprios órgãos de identificação civil farão novas inscrições e atualizações no CPF”.

Atualização de dados

A atualização das informações no CPF pode ser feita gratuitamente pela internet, no site da Receita Federal. Dependendo da situação, pode ser necessário o envio de documentos para a Receita Federal via e-mail.

A lista de documentos necessários para a atualização do CPF foi disponibilizada no site do Ministério da Economia, bem como os e-mails da Receita, para onde os documentos devem ser enviados.


INSS começa a pagar aposentadorias e pensões de julho

 

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começou a pagar, segunda (25), a aposentadoria ou pensão relativa ao mês de julho para os beneficiários que recebem o correspondente a um salário mínimo (R$ 1.212,00) e cujo número do cartão de beneficiário termina com o número 1 – desconsiderado o dígito verificador, ou seja, o último número após o traço.

Conforme a tabela de pagamentos anteriormente divulgada pelo instituto, os benefícios de um salário mínimo serão pagos nas próximas duas semanas, até 5 de agosto, conforme o número do cartão do beneficiário. Já os benefícios de quem recebe acima do piso nacional serão liberados entre os dias 1 e 5 de agosto, segundo a ordem prevista na tabela.

Mais de 36,4 milhões de segurados têm direito a algum benefício pago pelo INSS. Além das aposentadorias e pensões, também os valores pagos a título de auxílio-doença ou auxílio-reclusão não podem ser inferiores ao do salário mínimo.

Para saber o dia correto do pagamento consultando a tabela do instituto, o segurado precisa checar o número do seu benefício, composto por um conjunto de dez dígitos (por exemplo, 111.111.112-1). O seu número é o penúltimo, ou, no caso do exemplo, o 2. De posse desta informação, é preciso consultar a tabela, atentando se o valor do benefício é de um salário mínimo ou superior.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário