domingo, 25 de setembro de 2022

Mais de 1,2 milhão de pessoas com deficiência vão às urnas em outubro

 


No dia 2 de outubro, 163 mil seções com acessibilidade devem receber 1,2 milhão de eleitores com deficiência em todo o Brasil, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há ainda 476 pessoas que concorrem a algum cargo no pleito de 2022. Mais da metade (264) são candidatos com deficiência física, seguidos pelas deficiências visual (115) e auditiva (59). Entre os candidatos,13 são pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

No Amapá, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desenvolve o projeto Votar Sem Barreiras, idealizado pelo servidor Militão Souza, que integra a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão. “Tenho uma deficiência de comunicação, com a minha fala, e isso cria uma barreira muito grande em relação às outras pessoas. Não é todo mundo que quer me ouvir. Eu enfrentei muitas barreiras para poder trilhar o meu caminho”, contou o técnico à Agência Brasil.

Além de seminários e palestras realizadas internamente com a equipe do tribunal, o projeto leva a urna eletrônica para diversos municípios do estado para que pessoas com deficiência possam experimentar o instrumento antes do dia da votação. “Tinha muita gente nervosa, que nunca tinha manejado a urna eletrônica, era a primeira vez. É uma oportunidade”, conta Militão, reforçando que muitos disseram estar mais confiantes para exercer o direito ao voto.

É o caso do estudante do Instituto Federal do Amapá (IFAP) Francisco Rafael, de 18 anos, que vai às urnas pela primeira vez. “Fica mais fácil, é melhor pra gente que tem uma dificuldade física, tem dificuldade na visão. É um programa maravilhoso e importante pra gente”, relatou o jovem que tem mobilidade reduzida e deficiência intelectual à TV Justiça.

O modelo da urna usada no domingo de eleição possui teclado em braile, identificação da tecla número cinco nos teclados; sinal sonoro em que são informados número e nome dos candidatos escolhidos pelo eleitor (o recurso deve ser acessado por meio de fone de ouvido fornecido pela Justiça Eleitoral); e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para o recurso sonoro, o eleitor pode ajustar o volume do som e a velocidade da reprodução da fala.

Direitos e deveres

O voto no Brasil é obrigatório para brasileiros que tenham 18 anos e menos de 70 anos. De acordo com a Constituição Federal de 1988, ele é facultativo apenas para jovens com idade entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos. Pessoas com deficiência alfabetizadas, portanto, têm o direito e dever de votar. 

Nesses casos, o alistamento eleitoral pode ser facultativo nas situações em que a deficiência física ou intelectual ou condição da pessoa torne extremamente oneroso o exercício do voto. A necessidade de quitação eleitoral permanente é analisada por um juiz com base na documentação apresentada, a qual deve comprovar a dificuldade, como laudos médicos, por exemplo. 

Além de locais de votação acessíveis e recursos de acessibilidade na própria urna, pessoas com deficiência têm direito a acompanhante, sendo permitido, inclusive, digitar os números na urna. O acompanhante, no entanto, não poderá estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de federação de partidos. O TSE destaca que, como o voto é um ato personalíssimo, a pessoa com deficiência deve manifestar a vontade de votar e de ser acompanhada.

Comunicação

No ano da eleição, as pessoas com deficiência devem informar à Justiça Eleitoral situações que dificultem o exercício do voto para que o local de votação seja adaptado. Neste ano, o prazo para essa comunicação terminou no dia 4 de maio e os pedidos de transferência dos locais de votação puderam ser feitos até 18 de agosto.

De acordo com o TSE, no entanto, mesmo que o eleitor tenha perdido os prazos, ele deve comunicar as limitações aos mesários no dia da eleição para que a Justiça Eleitoral providencie soluções possíveis no dia do pleito, garantindo o exercício de cidadania.

O eleitor pode também, no dia das eleições, preencher o Formulário de Identificação de Eleitor com Deficiência ou Mobilidade Reduzida para autorizar o juiz eleitoral a anotar

a deficiência no cadastro eleitoral.

 

Saiba como encontrar seu local de votação para o dia das eleições

 


No dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições, mais de 156 milhões de eleitores estarão aptos a comparecer às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais.

Faltando uma semana para o pleito, o eleitor pode consultar com antecedência o local de votação e evitar eventuais transtornos.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão pode fazer a busca, devendo informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais.

Pelo aplicativo e-título, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual.

Para o eleitor que tem sua biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel ou outro documento de identificação com foto. Segundo o TSE, cerca de 118 milhões de pessoas, número correspondente a 75% do eleitorado, estão cadastradas pela biometria.

Quem tiver interesse pode baixar gratuitamente a ferramenta, que está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Apple e Android.

Em 1° de outubro, dia anterior ao primeiro turno, o download do aplicativo será suspenso e liberado somente no dia seguinte ao pleito. No segundo turno, será possível baixar o aplicativo somente até 29 de outubro, data anterior ao segundo turno.

A última opção para consultar o local de votação é utilizar o Chatbot do TSE. Para acessar o assistente virtual, o eleitor pode salvar o número +55 61 9637-1078 na lista de contatos do WhatsApp e iniciar a conversa virtual com o aplicativo.

 

Luiz Eduardo realiza mobilização em Cerro Corá

 


Em sua agenda política na região do Seridó, o candidato a deputado estadual pelo Solidariedade, Luiz Eduardo, esteve na cidade de Cerro Corá.

"Obrigado Cerro Corá, gratidão aos amigos pela recepção e apoio à nossa Candidatura a Deputado Estadual. Vamos juntos à vitória! #AvanteCerroCora #AvanteRN" 🚀

Luiz Eduardo 7️⃣7️⃣1️⃣2️⃣3️⃣✅ para Deputado Estadual

#LuizEduardo77123 #LuizEduardoRN

https://www.instagram.com/reel/Ci7wdCqAKeq/?igshid=MTA0ZTI1NzA= 

 


 

SÉRIE C: ABC segura Figueirense e Vitória confirma o acesso

 


O Vitória conquistou o tão sonhado acesso na Série C do Campeonato Brasileiro apesar do empate por 1 a 1 com o Paysandu, na Curuzu, na tarde deste sábado. Isso só foi possível, pois o ABC segurou um 0 a 0 frente ao Figueirense, em pleno Orlando Scarpelli

O Vitória volta à Série B após ter caído em 2021, se juntando ao ABC, que já havia confirmado o acesso na rodada passada. O time baiano ficou em segundo do Grupo C, com nove pontos, atrás apenas da equipe potiguar, com 12. 

O Figueirense decepcionou mais de 15 mil torcedores que foram ao estádio. Em campo, não conseguiu superar o ABC e terminou com sete pontos, contra quatro do Paysandu.

Antes da bola rolar, uma briga tomou conta dos arredores da Curuzu entre torcedores de Paysandu e Vitória, mas ainda não há relatos de feridos. O time baiano ainda virou meme nas redes sociais por causa do tamanho de um telão (pequeno) que instalou no Barradão para os torcedores acompanharem o duelo.

OS JOGOS

Em campo, o Paysandu chegou a abrir o placar com Genilson e teve um gol anulado nos minutos finais, que não faria a menor diferença em termos de classificação. O gol de empate do time baiano foi marcado por Dionisio.

Em Florianópolis, Figueirense e ABC ficaram num 0 a 0 morno. Apesar de classificado, o time potiguar não quis facilitar a vida do rival e acabou o tirando do torneio. 

MAIS DOMINGO
Os dois jogos do Grupo B vão ser realizados domingo à tarde, ambos começando às 17h. O Mirassol, líder com nove pontos, recebe a Aparecidense, vice, com sete. Deste confronto direto vai sair, pelo menos, um classificado ao acesso à Série B.

A outra vaga pode sair no confronto entre Volta Redonda, lanterna com quatro, e o Botafogo, terceiro com sete. Se o time paulista vencer estará classificado. Caso contrário dependerá do outro resultado. O Volta Redonda precisa vencer por três gols de diferença e contar com uma derrota da Aparecidense para também disputar a Série B em 2023.


 

Resultados dos jogos nos campeonatos nacionais e internacionais masculino, feminino e base

 


O Placar FI traz para você, torcedor (a), todos os resultados dos jogos que aconteceram neste sábado (24) nos campeonatos nacionais e internacionais masculino, feminino e base.

Na Série B do Brasileiro, o Ituano venceu o Brusque e fica a quatro pontos da zona de acesso para Série A do Brasileiro. O Bahia consegue um empate, dentro de casa, no finalzinho do jogo contra o Operário, que está na zona de rebaixamento.

Na Copa Paulista a Portuguesa consegue um empate nos acréscimos contra o Marília e só depende de uma vitória para se classificar para a final da competição.

Pelo Campeonato Brasileiro Feminino A1, o Corinthians goleou o Internacional, na Neo Química Arena e se sagrou Tetracampeão Brasileiro.

CONFIRA TODOS OS RESULTADOS DO PLACAR FI DESTE SÁBADO

SÉRIE B

Bahia 2 x 2 Operário

Ituano 2 x 0 Brusque

SÉRIE C

Paysandu 1 x 1 Vitória

Figueirense 0 x 0 ABC

BRASILEIRO FEMININO

Corinthians 4 x 1 Internacional

COPA PAULISTA

Portuguesa 2 x 2 Marília

COPA SANTA CATARINA

Joinville 2 x 0 Carlos Renaux

COPA MATO GROSSO

Operário 1 x 2 Mixto

Luverdense 1 x 0 Cuiabá

Sport Sinop 0 x 1 Nova Mutum

COPA FEDERAÇÃO GAÚCHO

Farroupilha 3 x 3 Pelotas

Inter 2 x 1 Juventude

Gramadense 2 x 0 Atlético Carazinho

GAÚCHO – SÉRIE B

Monsoon 1 x 0 Bagé *

** Monsoon campeão

CATARINENSE – SÉRIE C

Pedra Branca 2 x 0 Jaraguá

PARANAENSE – 3ª DIVISÃO

Araucária 0 x 1 Batel

MINEIRO – 2ª DIVISÃO

Mamoré 0 x 0 Coimbra

Nacional de Uberaba 0 x 2 Villa Real

CAPIXABA – SÉRIE B

Porto Vitória 2 x 1 Castelo *

Sport Capixaba 2 x 3 São Mateus (Pênaltis:- São Mateus 4 x 2) *

** Porto Vitória e São Mateus classificados às semifinais

GOIANO – DIVISÃO DE ACESSO

Cerrado 0 x 0 Anapolina

Jaraguá 2 x 1 Aparecida

Goiania 0 x 1 Inhumas

GOIANO – TERCEIRA DIVISÃO

Royal 2 x 2 Bela Vista

Mineiros 1 x 1 Independente de Rio Verde

SERGIPANO – A2

Dorense 4 x 0 Olímpico

PARAIBANO – SEGUNDA DIVISÃO

Queimadense 2 x 0 Sabugy

Picuiense 1 x 2 Serra

PERNAMBUCANO – A2

Pesqueria 0 x 0 1º de Maio

Ypiranga 1 x 0 Central

Santa Fé 1 x 1 Atlético Torres

Sete de Setembro 1 x 0 Vitória

Timbaúba 0 x 3 Cabense

Ferroviário do Cabo 1 x 1 Atlético

PIAUIENSE – SÉRIE B

Comercial 2 x 0 Ferroviário *

** Comercial campeão

CEARENSE – SÉRIE C

Paracatuba 0 x 0 Campo Grande

Esporte Limoeiro 1 x 2 Terra e Mar

PAULISTA SUB-17

Corinthians 0 x 1 Ibrachina

Barretos 1 x 1 Desportivo Brasil

Palmeiras 4 x 1 Comercial

Ituano 2 x 2 Ponte Preta

São Paulo 2 x 1 Botafogo

Ska Brasil 1 x 0 Red Bull Bragantino

Santos 4 x 4 Novorizontino

Flamengo 0 x 1 ECUS

PAULISTA SUB-15

Corinthians 1 x 0 Botafogo

Ibrachina 2 x 2 São Caetano

Palmeiras x 1 Osvaldo Cruz

São Bento 1 x 1 Desportivo Brasil

São Paulo 4 x 0 União São João

Amparo 0 x 0 Red Bull Bragantino

Santos 4 x 1 Novorizontino

Guarani 2 x 0 União Barbarense

PAULISTA FEMININO SUB-17

Jundiaí 5 x 1 Brothers

AMISTOSOS DE SELEÇOES

Quirguistão 1 x 2 Rússia

Bolívia 0 x 2 Senegal

LIGA DAS NAÇÕES

Espanha 1 x 2 Suiça

Republica Tcheca 0 x 4 Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário