quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Walter Alves apresenta Projeto de Lei que beneficia consumidores e cria cadastro de atendimento das empresas

O deputado federal Walter Alves (PMDB/RN) apresentou hoje (6), na Câmara dos Deputados, um Projeto de Lei (PL) que beneficia diretamente os consumidores. O projeto define a criação do Serviço de Registro de Atendimento ao Consumidor (SERAC) na base de dados dos fornecedores de produtos e prestadores de serviços. O SERAC será como uma espécie de histórico da empresa que o consumidor pode acessar antes de efetuar uma compra ou assinar um contrato.

“Os serviços de atendimento oferecidos por muitos fornecedores de bens e serviços, infelizmente, atormentam os consumidores. São inúmeros problemas. É evidente que essa situação é descabida e merece atenção. As medidas que se quer implementar por meio da lei contribuirão para aumentar o acesso à informação por parte dos consumidores que poderão dispor de dados que indiquem o nível da qualidade do atendimento de empresas”, explica o deputado Walter Alves.

O PL apresentado pelo deputado potiguar define que os fornecedores de produtos ou serviços têm que dar transparência aos atendimentos feitos a seus consumidores por meio da rede mundial de computadores. A transparência será feita em suas bases de dados por meio da criação e disponibilização, na internet, do SERAC. No dispositivo, a empresa terá que disponibilizar algumas informações que se tornarão públicas através de relatórios.

Nestes relatórios, constarão dados do produto ou serviço, ocorrência, data do registro da demanda, data do atendimento da demanda, endereço eletrônico da empresa, entre outros. Ainda segundo o PL, o descumprimento da obrigação de manter, com recursos próprios, o SERAC, será passível de penalidade pelo órgão fiscalizador, nos termos do Código de Defesa do Consumidor.

O deputado espera que o PL seja aprovado pela Casa. “É hora de regular o atendimento aos consumidores. Esperamos contar com o apoio dos demais deputados para a aprovação desse projeto de lei”, diz Walter Alves.

Walter Alves recebe reitor e garante emenda parlamentar para UERN

O deputado federal Walter Alves (PMDB/RN) recebeu em seu gabinete, em Brasília-DF, o reitor da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes Ribeiro Neto. 

Durante o encontro, o deputado assegurou que vai destinar emenda parlamentar para a universidade. Ainda durante o encontro, o deputado demonstrou preocupação com a atual situação da universidade. A UERN enfrenta a maior greve de sua história. São mais de 100 dias sem atividades no local. Desde o dia 25 de maio, os docentes e servidores estão parados.

Uma boa oportunidade para aumentar sua renda


Deputado Álvaro Dias participa de reunião sobre monitoramento de Câmeras em Caicó


O deputado estadual Álvaro Dias participou na noite desta terça-feira (06/10) de reunião na Casa do Empresário, em Caicó, sobre o projeto de monitoramento de câmeras para o município. Estiveram presentes o presidente do CDL, Erik Gomes; o Comandante do 6º BPM, Coronel Romualdo; o prefeito, Roberto Germano; o presidente da Acisc, Dênio Alves; os vereadores Odair Alves, Batata, Nildson Dantas e Alex Dantas; além de empresários locais e representes da empresa Intelbras, responsável pela instalação dos aparelhos eletrônicos.

"O monitoramento de todo o centro comercial de Caicó e de alguns pontos da cidade, com certeza, vai dar uma grande contribuição para diminuir a marginalização, a criminalidade, os assaltos, os furtos e os roubos que tem sidos registrados nos últimos tempos. Pelo projeto apresentado, nós vamos ter um monitoramento por câmeras durante 24h, aonde todas as ações serão filmadas e, assim, será mais fácil identificar os criminosos", disse o deputado Álvaro Dias.

De acordo com o deputado, "esse é um sistema bastante inovador que vai facilitar o trabalho da Polícia Civil e da Polícia Militar, que vai ter mais informações precisas para identificar e prender os acusados de ações delituosas. Isso vai ser um ganho e um avanço muito importante para Caicó na área da segurança", destacou ele.

Sesc RN abre 570 vagas para cursos gratuitos com turmas em novembro

Temos novidades nas opções de cursos para as turmas de novembro do Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), mensalmente oferecidos pelo Sistema Fecomércio, através do Sesc. Serão oferecidas 16 opções de áreas variadas, entre elas temos o de oratória, cerimonial e protocolo, decoração natalina, moda verão, Excel, gestão financeira, entre outros.

Serão 570 vagas oferecidas para as turmas em Natal, Mossoró, Caicó e Currais Novos, com início no dia 03 de novembro. O edital com todas as informações encontra-se disponível no site do Sesc RN, o www.sescrn.com.br.

Até agosto passado, o PCG ofereceu 85 cursos distribuídos em Natal, Mossoró e Caicó. A previsão é fechar o ano com 2.800 vagas oferecidas nas áreas de trabalhos manuais, culinária, beleza e educação (cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem).

A previsão para 2016 é oferecer 3.035 vagas nas áreas de trabalhos manuais, culinária, beleza e educação (cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem)

Sobre as inscrições

Após o período de inscrição, ocorre o processo seletivo, que acontece de 07 a 21/10/15 e leva em consideração as informações prestadas no ato da inscrição. A lista com os aprovados estará disponível no dia 29/10 (quinta-feira) no site do Sesc RN, e as aulas têm início a partir do dia 03/11.

Comerciários e seus dependentes, além de estudantes de escolas públicas cuja renda familiar mensal não ultrapasse três salários mínimos nacionais, podem se inscrever nos cursos gratuitos. No ato da inscrição, é preciso levar os documentos originais (com cópias): RG ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência (com emissão inferior a 60 dias) e de escolaridade, e ainda, caso necessário, documento que comprove deficiência física ou mental. 

Também deverá ser entregue a autodeclaração de renda familiar e o questionário socioeconômico. Caso o interessado em fazer o curso seja menor de idade, deverá estar acompanhado do responsável.

Sobre o PCG

Um dos projetos que atestam o compromisso do Sesc com o social é o Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG). Desde 2010, o PCG oferta mensalmente centenas de vagas em cursos gratuitos em diversas cidades potiguares, priorizando comerciários, seus dependentes e pessoas de baixa renda.

Com as habilidades aprendidas nos cursos de valorização social, os recém formados têm a chance de conquistar a tão sonhada renda extra. Além disso, desde 2012, o programa disponibiliza cursos preparatórios gratuitos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), iniciativa que já encurtou o caminho de mais de 2 mil jovens de Natal, Mossoró e Caicó rumo à universidade. O PCG também atua na formação em diversas áreas, incluindo educação, saúde, cultura e assistência. 

Serviço:
O quê? Inscrições para cursos gratuitos do PCG de novembro
Quando? 07 a 21/10/2015
Locais de inscrição? www.sescrn.com.br
Início das aulas: 03/11/2015

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Comissão de Processos Seletivos seleciona fiscais de prova

A Comissão de Processos Seletivos do Campus Currais Novos torna público o Edital nº 01/2015-CPPSD/CN que trata da seleção de servidores e alunos para atuarem como fiscais nas avaliações previstas no Edital nº 28/2015-PROEN/IFRN - EXAME DE SELEÇÃO 2016 que serão realizadas no dia 18 de outubro, das 13h às 17h, no Campus Currais Novos.
Poderão se inscrever servidores(as) pertencentes ao quadro permanente e discentes regularmente matriculados a partir do 1º período em curso técnico integrado, integrado EJA, subsequente ou superior do Campus Currais Novos do IFRN. Serão destinadas aos fiscais alunos(as), as vagas não preenchidas pelos(as) servidores(as) da Instituição. A distribuição dessas vagas será feita de forma a contemplar os diversos níveis de ensino.
As inscrições estarão abertas de 30/09/2015 (Quarta-feira), às 8h,  até o dia 8/10/2015 (Quinta-feira) às 23h59min. No endereço eletrônico: http://ingresso.ifrn.edu.br/fiscal.
A Comissão recomenda aos interessados nas vagas de fiscais que antes de efetuarem a inscrição consultem o Edital para sanar quaisquer dúvidas. O Edital que trata da seleção de fiscais está disponível AQUI.

Divulgado edital para seleção do Programa Mulheres Mil

O Campus Caicó divulgou na manhã de ontem (5) o Edital Nº 22/2015, referente a oferta de vagas para o Programa Mulheres Mil: Educação, Cidadania e Desenvolvimento sustentável
As interessadas em participar devem realizar suas inscrições entre os dias 6 e 7 de outubrodas 8h às 11h. No primeiro dia, as inscrições serão realizadas no CRAS - Barra Nova, já no segundo, no CRAS - Boa Passagem. 
No ato, as candidatas deverão apresentar, obrigatoriamente, o RG e o CPF, além da cópia do comprovante de residência, declaração de renda (Anexo II) e cópia do cartão de programa social no qual esteja inserida ou declaração da Secretaria de Assistência Social do Município, em que conte o NIS (caso possua). 
A seleção será feita através de uma avaliação socioeconômica, tendo seu resultado preliminar divulgado no dia 19 de outubro. O resultado final está previsto para o dia 21 de outubro, como conta no edital. As candidatas selecionadas deverão realizar suas matrículas entre os dias 22 e 23 de outubro, na Secretaria Acadêmica do Campus Caicó. 

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Comissão debate projeto que cria novo Registro Civil Nacional nesta terça

A comissão especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto que cria o Registro Civil Nacional realiza audiência pública, nesta terça-feira (6), com o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Aroldo Cedraz. 

O Projeto de autoria do Poder Executivo prevê que informações sobre RG, carteira de motorista e título de eleitor, entre outros, serão concentradas no registro único. 

Caberá à Justiça Eleitoral atribuir um número de RCN a cada brasileiro e fornecer o documento. A primeira emissão seria gratuita.

domingo, 4 de outubro de 2015

Possível dinossauro fossilizado é achado em Marte

Rocha que parece dinossauro é encontrada em Marte Reprodução/YouTube/Paranormal Crucible

Após a Nasa, a agência espacial americana, fazer o anúncio histórico de que achou sinais de água na superfície de Marte, os entusiastas da vida extraterrestre celebram a descoberta de um possível dinossauro fossilizado no planeta.

Fotos tiradas pelo Curiosity, um robô espacial da Nasa, mostram uma estranha formação e, postadas na internet, já geraram até um vídeo que levanta a hipótese de a descoberta ser um dinossauro.

“Isto parece mostrar possíveis restos de um monstro pré-histórico”, diz o vídeo do canal “Paranormal Crucible” no YouTube. “Se olharmos mais de perto, podemos ver um crânio grande. Nós também podemos ver uma espinha grande e curva”.

“Se nós reconstruirmos o artefato usando técnicas aprimoradas, podemos começar a ver que lembra uma grande criatura marciana morta”, acrescenta.

O vídeo ainda traz a pergunta: “É possível que espécies híbridas de dragão uma vez caminharam na superfície de Marte?”.

Segundo o portal de notícias britânico Sunday Express, a imagem lembra uma versão marciana do dragão-de-komodo.

A Nasa não acha que esta foi uma grande descoberta e nem que a rocha seja uma criatura marciana fossilizada.

A agência espacial explicou que são apenas rochas corroídas e que os “caçadores” de alienígenas são vítimas de pareidolia, uma ilusão de ótica em que o cérebro vê objetos familiares em formas que o olho capta.

Luto! Morre campeão paulista pela Inter e que jogou em grandes clubes do Brasil

Batizado João Leithard Neto, Kita nasceu no dia seis de janeiro de 1958 e foi revelado pelo Gaúcho, de Passo Fundo, então equipe forte do interior do Rio Grande do Sul. Seus gols chamaram a atenção de vários clubes e em 1983 foi artilheiro do Campeonato Gaúcho pelo Juventude, tendo sido contratado pelo Inter-RS.
Kita também jogou no Grêmio-RS, Flamengo-RJ, Criciúma-SC, Portuguesa e Atlético Paranaense, mas seu melhor momento foi em 1986 quando surpreendeu o Brasil ao levar a Inter de Limeira ao inédito titulo de campeão paulista. Kita também jogou em outras equipes como 14 de Julho-RS, Esportivo de Bento Gonçalves, Brasil de Garibaldi e Brasil de Pelotas, todos do interior gaúcho.

CAMPEÃO PAULISTA
Na Inter de Limeira, campeão de 1986, na equipe comandada pelo treinador Pepe, Kita formou em um time histórico que tinha Silas; João Luiz, Juarez, Bolivar e Pecos; Gilberto Costa, Manguinha e João Batista; Tato, Kita e Gilcimar. Destes, Juarez e Pecos, também são falecidos, ambos em acidentes de trânsito. Além da conquista do título paulista de 1986, Kita foi artilheiro deste Canpeonato Paulista com 23 gols.
Em 1984, quando estava no Inter de Porto Alegre, Kita participou da Seleção Olímpica que foi medalha de prata nas olimpíadas de Los Angeles, nos Estados Unidos, jogando em time que tinha a base do Colorado Gaúcho e Jair Picerni como treinador.
Kita era uma centro-avante de estilo clássico, com ótima presença de área e pouca técnica. Após encerrar a carreira, Kita fixou-se residência em Passo Fundo e até tentou ser treinador mas não decolou na carreira, passando a ter uma vida simples e modesta. Após ter seu quadro de saúde agravado, passou a ser ajudado financeiramente por ex-companheiros com jogos de exibição e por ex-equipes, como a Inter de Limeira que chegou a lançar uma camisa comemorativa para arrecadar dinheiro para pagar os tratamentos médicos de Kita.
Kita será enterrado na manhã deste domingo em Passo Fundo. 
por Agência Futebol Interior

sábado, 3 de outubro de 2015

INSS define organizadora do Concurso de 2015

A quarta-feira, 30, traz novidades aos Concurseiros que aguardam o Concurso do INSS. Foi divulgado um boletim de serviço internamente, onde já está definida a banca organizadora do Concurso.
Cabe ao Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e de Promoção de Eventos (Cebraspe), mais conhecido como Cespe/UnB realizar o certame que objetiva o preenchimento de 950 vagas, sendo 800 para Técnico do Seguro Social, e 150 para Analista do Seguro Social, com formação em serviço social.
A definição da banca, foi autorizada por meio de dispensa de licitação, após analisar as propostas encaminhadas pelo Cespe e pela Fundação Getúlio Vargas - FGV.
Em breve o documento deve ser publicado no Diário Oficial da União (DOU). Este Concurso do INSS deve ser lançado até o dia 29 de dezembro de 2015, que é quando acaba o prazo determinado na portaria de autorização.
Agora é hora de intensificar os estudos e aguardar o edital. Em nosso site é possível conferir o boletim.

Reforma ministerial acende o alerta vermelho no SUS

Marcelo Castro e Arthur Chioro
O ex-ministro, Arthur Chioro (PT-SP), entrega ao novo ministro, Marcelo Castro (PMDB-PI), o relatório de transição de ministério, onde se lê "defender o SUS"


O novo ministro da Saúde, Marcelo Castro(PMDB-PI), que assumiu o cargo em substituição a Arthur Chioro, nunca foi um defensor da saúde pública e, pelo seu histórico pessoal e de seu partido, pode trazer retrocessos ao setor. 
No Legislativo o deputado foi favorável a medidas como a emenda constitucional que tratou do chamado Orçamento Impositivo e afetou negativamente o financiamento da saúde ao diminuir a contribuição da União ao SUS. 

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Felipe Maia homenageia Sociedade dos Cegos do RN

O deputado federal Felipe Maia (DEM) apresentou à Câmara dos Deputados requerimento de moção de congratulação à Sociedade dos Cegos do Rio Grande do Norte (Socern). A iniciativa do parlamentar ocorreu em virtude de a entidade atuar, há 20 anos, na defesa dos direitos e interesses das pessoas cegas e de baixa visão como forma de garantir a construção da cidadania.

“Registro meu reconhecimento à instituição por sua luta pela inclusão social e pela igualdade de oportunidades. A Socern realiza importante trabalho de reflexão e na divulgação das pautas dos portadores de deficiência visual. Parabéns à entidade que faz a diferença no nosso estado”, destacou o parlamentar.

Presidida pelo radialista Ronaldo Tavares, a SOCERN foi fundada em 1º de agosto de 1996. Atualmente, possui 80 associados e diversas parcerias institucionais com órgãos da sociedade civil.

Assessoria de Comunicação:
Suelen Lobato 
Andreza Figueiredo 

1º Festival Gastronômico e Cultural é atração do final de semana, em Caicó

Nata, Jerimum e caju. Quais receitas poderão surgir da junção desses ingredientes inusitados? Essa resposta você vai descobrir na Cozinha-Show, uma das atrações mais aguardadas do 1º Festival Gastronômico e Cultural de Caicó, onde chefes regionais farão a preparação de pratos com avaliação de júri técnico, na disputa do prêmio “Chefe Arretado”, que será disputado no sábado e no domingo.
Neste final de semana a agenda será intensa. Hoje, será realizado o Fórum de Turismo de Caicó, no auditório da Casa do Empresário. O evento vai promover um amplo debate sobre o desenvolvimento econômico sustentável e o potencial turístico do município.  
O fórum terá palestras ministradas pelos professores da UFRN Marcelo Taveira e Francisco Fransualdo. A seguir, acontecerá o debate “ Turismo: um bom negócio para Caicó”, com presença de Temilson Costa (SENAC), José Rangel (SEBRAE), Eliana da Nóbrega (secretária de turismo de Caicó) e Kaio Santos (consultor do projeto Empreender).
Com saída às 08h da Casa de Pedra, a atração da manhã do sábado (03) é o Tour Histórico e Cultural de Caicó. O roteiro irá contemplar o centro histórico e cultural da cidade com passagens por vários pontos turísticos, entre os quais: Sobrado Padre Guerra, Museu do Seridó, Arco do Triunfo e Catedral de Sant´Ana.
A programação noturna acontecerá na Praça Monsenhor Walfredo Gurgel, no sábado e no domingo. Max e Banda, Rodolfo Lopes e o Encontro de Filarmônicas do Seridó animam o Palco Cultural. 
Um auditório na praça coordenado pelo SENAC oferecerá oficinas gratuitas para a população, enquanto os tradicionais bordados do Seridó terão espaço no Exposição de Artesanato, organizado pelo Projeto Empreender. Além, é claro, da Cozinha-Show com a disputa mais saborosa do final de semana. 
Uma promoção da ACISC, CDL e Sindcomércio, o evento integra o Movimento Compre do Pequeno Negócio e conta com o apoio do Sebrae, SENAI, SENAC, SESC, Prefeitura de Caicó, Slup e Disbecol.

Deputados concordam com Vivaldo e apoiam pedido para que governo se instale no interior

O deputado Vivaldo Costa (PROS), voltou a usar a tribuna do legislativo para sugerir medidas mais objetivas em relação a seca que afeta o estado. O parlamentar indicou ao governador Robinson Faria (PSD) que juntamente com sua equipe técnica se instale no interior do Rio Grande do Norte para resolver os problemas causados pela falta de água. 

O presidente da Assembleia, deputado Ezequiel Ferreira (PMDB), concordou com Vivaldo e endossou o pedido do parlamentar dizendo que o estado chegou ao abismo. “Precisamos de soluções imediatas”, disse Ezequiel.

O discurso de Vivaldo foi aparteado por vários deputados que demonstraram concordar com a sugestão. Veículos de comunicação da capital e do interior repercutiram o apelo do Papa Jerimum. “O governador é um homem íntegro, que tem vontade de fazer e sugiro que ele, em vez de ficar no Palácio do Governo, se instale em Caicó para priorizar ações de emergência para resolver o problema da população que precisa de água para consumo humano e animal”.

Robinson apresentou um projeto ao Governo Federal que exige apenas R$ 61 milhões, e mesmo assim não estão garantidos. Currais Novos, Acari, Carnaúba dos Dantas, entre outros municípios aguardam recursos para a adutora”, disse Vivaldo.

Chico César apresenta turnê do álbum Estado de Poesia no TCA

Chico César apresenta em Salvador o show Estado de Poesia, inspirado em disco homônimo (Marcos Hermes/divulgação)
Negritude, racismo e agronegócios são alguns dos temas explorados por Chico César no álbum Estado de Poesia, que quebra um hiato de sete anos sem composições inéditas. Rodando o Brasil com a turnê, o paraibano finalmente chega a Salvador para mostrar as novas músicas (e os sucessos, claro) em show, hoje, no Teatro Castro Alves.
 “Gosto muito de tocar na Bahia e sei que a Bahia gosta muito de mim. Muita gente acha que sou baiano e já fui até confundido no aeroporto de Salvador. Alguém me cumprimentou: ‘Chico! Voltando pra casa, hein?’. De certa forma, algo meu é da Bahia: essa cultura de autoafirmação do povo negro, essa alegria com que os baianos abordam o lance regional. Essa autoestima que o baiano tem”, revela Chico César.
A afinidade é tanta que chamou Lazzo Matumbi para cantar junto o reggae Negão no disco. “Negão trata dessa questão do preconceito e de uma certa desfaçatez de que o racismo não existe. Achei muito apropriado cantar essa música com Lazzo, que considero um dos melhores cantores do Brasil”, completa. Tomara que se encontrem também, ao vivo, logo mais. Laura Fernandes.

Grama alta e tamanho do Amigão devem ser armas da Raposa para classificação na Série D

Reprodução/Voz da Torcida
Jogadores treinaram na quarta-feira
Grama pesada e estádio com dimensões ‘gigantes’. Essa é uma das apostas da comissão técnica do Campinense para a conquista da classificação diante do Operário-PR, pela partida de volta das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro, no domingo (4), às 16h, no Amigão.

Para o técnico Francisco Diá, no jogo do domingo passado, quando o Operário venceu a Raposa por 1x0, o time paranaense sentiu cansaço durante o segundo tempo e isso pode voltar a acontecer em Campina Grande, já que as dimensões do Amigão são maiores que o estádio da primeira partida, o Germano Krüger.

“Eles sentiram no segundo tempo e isso nos deixa ainda mais confiantes no nosso time, que é acostumado com o Amigão, onde não perdemos desde abril” afirmou Diá.

Para o jogo, Diá pode ter problemas. O volante Negretti não treinou na quarta-feira (30) por conta de dores musculares.

Anatel mantém ligações interurbanas gratuitas a partir de orelhões da Paraíba


Divulgação
Orelhões da Oi passam a fazer ligações gratuitas

Os orelhões da Paraíba e de outros 13 estados continuam realizando, desde essa quinta-feira (1º), ligações interurbanas gratuitas para telefones fixos. A medida foi continuada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), após a Oi não cumprir determinações exigidas pela Agência.

Segundo a Anatel, a Oi, responsável pelo serviço de telefonia na Paraíba, já era obrigada a oferecer o serviço de ligações gratuitas via orelhões para chamadas na mesma cidade desde abril deste ano. A ampliação da medida ocorreu após o número de orelhões da Oi disponíveis se manter insuficiente.

Segundo o Portal Correio, além da Paraíba, a medida também atinge os estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Dos estados onde a gratuidade das chamadas locais foi estabelecida pela Anatel em abril, apenas Sergipe alcançou o patamar mínimo de disponibilidade de orelhões em operação, razão pela qual deixou a condição de gratuidade para as chamadas.

De acordo com a Anatel, as chamadas permanecerão gratuitas até que os patamares satisfatórios de disponibilidade sejam alcançados.

Lancha afunda no mar de JP e cinco pessoas ficam na água à espera dos bombeiros

Reprodução/Instagram/Emerson Machado
Vítimas já estão bem
Uma lancha com cinco pessoas afundou no início da tarde desta quinta-feira (1º) em João Pessoa, próximo a praia do Bessa. As pessoas ficaram à deriva no mar por cerca de duas horas e meia. 

O Corpo de Bombeiros, a Capitania dos Portos e o helicóptero Acauã, da Secretaria de Segurança do Estado, foram acionados e se dirigiram ao local para resgatar as vítimas.

De acordo com o capitão Farias, do Corpo de Bombeiros, a embarcação afundou a quatro quilômetros da praia do Bessa, próximo ao naufrágio do barco Alice, que é um ponto de mergulho.

Segundo o Portal Correio, os ocupantes da lancha conseguiram ligar para os familiares e avisar que a embarcação estava afundando. Um dos ocupantes disse que todos estavam bem, mas boiando no mar à espera de socorro. 
A lancha afundou por volta das 12h45 e o resgate das vítimas foi confirmado por volta das 14h30. Durante o tempo em que estiveram à deriva, os ocupantes da embarcação contaram com auxílio de apenas um colete salva-vidas e um tanque de combustíveis. 
A Capitania dos Portos informou que vai apurar o que aconteceu e o resultado das investigações deverá ser divulgado em até 90 dias. 

Mãe e filha são mortas a facadas em casa de JP; padrasto suspeito seria obcecado pela menina

Reprodução/Instagram/Emerson Machado
Crime ocorreu no Grotão
Mãe e filha foram encontradas mortas dentro de um quarto de uma casa no bairro do Grotão, na manhã desta quinta-feira (1º). O companheiro da mulher, que tinha 44 anos, e padrasto da garota é o principal suspeito dos crimes. Ele ainda não foi localizado pela polícia.
Conforme indicou a perícia, as vítimas foram mortas com golpes de faca de cozinha. De acordo com a delegada Adriana Guedes, o suspeito tinha interesse sexual na enteada, uma adolescente de 15 anos. Ainda segundo a autoridade policial, o crime pode ter sido planejado.
"Ontem ele ligou para a filha e deixou com ela um cartão de crédito e disse que ela poderia usar como quisesse. Por volta da meia-noite, voltou a ligar para ela e informou que tinha dinheiro no banco e que ela poderia pegar. A 1h ele fez a última ligação, onde revelou ter matado a companheira e a enteada. Tudo leva a crer que foi um crime premeditado porque ele também esteve na casa de uma irmã, na semana passada, e pegou todos os documentos pessoais dele que estavam com ela", informou a delegada.
Segundo o Portal Correio, a hipótese de o crime ter sido passional foi confirmada pela enteada mais velha do suspeito. Ela não estava na casa no momento do ataque e soube da morte da mãe e da irmã através cunhado. “Meu padrasto era doente de ciúme da minha irmã. Ele dizia que minha irmã estava namorando e minha mãe brigava muito com ele. Minha mãe o mandava ir embora, mas ele não ia”, contou.
“A minha vizinha disse que escutou os gritos de madrugada e um barulho de como se tivesse uma pessoa correndo. E depois o portão batendo duas vezes. Ele ligou pra filha dele e disse que tinha matado as duas. Aí quando foi de manhã meu cunhado foi na minha casa e me contou. Eu fui na igreja e minha mãe não estava lá. Fomos para a casa e eu pedi pra que ele arrombasse a porta. Quando ele arrombou a porta tava a sala cheia de sangue e as duas estavam no quarto”, completou a moça.

Termina hoje inscrição para 3,6 mil vagas em cursos técnicos gratuitos do IFPB

Divulgação
Campus do IFPB em João Pessoa
Termina nesta sexta-feira (2) o prazo de inscrições para as 3.660 vagas oferecidas no Processo Seletivo para os Cursos Técnicos Presenciais do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). As vagas são para o Ensino Médio Integrado ao Técnico e cursos técnicos subsequentes, para pessoas que já concluíram o ensino médio. Não há mensalidades e o interessado paga somente a taxa de inscrição.

Para o Ensino Médio Integrado ao Técnico a taxa de inscrição cobrada é no valor de R$ 50 e para cursos técnicos subsequentes a taxa é de R$ 40.

Os cursos ofertados são: Experimental em Náutica, Automação Industrial, Segurança do Trabalho, Cuidados de Idosos, Meio Ambiente, Recursos Pesqueiros, Transporte Aquaviário, Pesca, Edificações, Eletromecânica, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Mineração, Petróleo e Gás, Contabilidade, Eletrônica, Eletrotécnica, Equipamentos Biomédicos, Mecânica, Secretariado, Instrumento Musical (cerca de 10 instrumentos), Controle Ambiental, Geologia, Agropecuária e Agroindústria.

Metade das vagas é destinada para Egressos de Escolas Públicas. O IFPB reserva 5% das vagas para pessoas com deficiência. O PSCT 2016 tem suas vagas divididas também conforme cotas que levam em conta a identidade étnica e a condição econômica familiar. Em Sousa, há reserva de 20% das vagas para quem vive em assentamentos da reforma agrária.

Os estudantes aprovados no processo, caso comprovem carência, contam com assistência moradia, alimentação e transporte durante o período de aulas.

As provas do processo de seleção vão acontecer no dia 8 de novembro. O resultado final está previsto para ser divulgado até o dia 21 de dezembro. 
As vagas são ofertadas para o IFPB em Cabedelo; Campus Avançado Cabedelo Centro; Cajazeiras; Campina Grande; Guarabira; João Pessoa; Monteiro; Patos; Picuí; Princesa Isabel; e Sousa, além dos novos campi de Catolé do Rocha; Esperança; Itabaiana; Itaporanga; Santa Rita e o campus de Mangabeira, na Capital.

'Cinquentinhas' têm até 28 de março de 2016 para regularização

Os proprietários de ciclomotores, conhecidos popularmente por “cinquentinhas”, adquiridos antes do dia 31 de julho deste ano, têm o prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias para procederem ao devido registro e licenciamento de seus veículos no Detran-RN. O prazo, que termina em 28 de março de 2016, é contado a partir de hoje, quinta-feira 1º, data da publicação no Diário Oficial do Estado, da Portaria nº 1.907/2015-GADIR, assinada pelo diretor Geral do Detran, Júlio César Câmara.
A concessão do prazo tem a finalidade exclusiva de proporcionar aos proprietários dos ciclomotores as condições necessárias para a efetivação do registro e licenciamento. Durante os 180 (cento e oitenta) dias concedidos, os condutores desses veículos, quando em circulação nas vias terrestres, nos termos do Código de Trânsito Brasileiro(CTB), deverão portar obrigatoriamente a Nota Fiscal de aquisição dos mesmos.
Os proprietários/condutores dos ciclomotores, durante o prazo concedido, deverão cumprir a legislação de trânsito em relação às demais exigências quando das ações de fiscalização dos órgãos de trânsito do Sistema Nacional de Trânsito (SNT). O seu descumprimento o ensejará a adoção das medidas administrativas e aplicação das penalidades correspondentes, desde que não sejam relacionadas ao registro e licenciamento do ciclomotor.
Após o prazo estabelecido, os ciclomotores que não estiverem devidamente registrados e licenciados incorrerão no descumprimento do Art. 230, inciso V do CTB.

STJ aceita habeas corpus e manda soltar Fernando Freire

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aceitou um pedido de habeas corpus e concedeu a liberdade ao ex-governador do Rio Grande do Norte Fernando Freire. A votação da Quinta Turma do STJ terminou em 3 a 2. O ex-governador está internado no Hospital São Lucas, em Natal, desde que passou mal em 25 de setembro, dia em que seria transferido para a Penitenciária Estadual de Alcaçuz, o maior presídio do estado, em Nísia Floresta.

Segundo o G1, o advogado Fábio Hollanda, que defende Fernando Freire, informou que a soltura de Freire foi justificada pelo fato do ex-governador não ter atrapalhado o andamento dos processos na Justiça do Rio Grande do Norte. "A mudança de endereço dele não é justificativa para a manutenção da prisão. Nenhum ato processual deixou de ser feito", explica. Os ministros Luiz Alberto Gurgel de Faria, Reynaldo Fonseca e Leopoldo Raposo votaram a favor do habeas corpus enquanto Felix Fischer e Newton Trisotto foram contra o pedido.
De acordo com Fábio Hollanda, o ex-governador passará por um exame nesta sexta-feira (2) e pode receber alta do Hospital São Lucas. "Se sair do hospital já pode ir para a casa", afirma. Fernando Freire terá de permanecer em Natal e só poderá viajar para outra cidade brasileira com autorização judicial. As viagens ao exterior estão proibidas, conforme o advogado.

Internado desde o dia 25 de setembro, Freire estava com a transferência definida para a Penitenciária de Alcaçuz. A ida do ex-governador para o presídio foi autorizada pelo juiz Ricardo Arbex, titular da Comarca de Nísia Floresta. Como Alcaçuz está interditada desde maio deste ano, a entrada de novos presos só pode acontecer mediante autorização judicial. A Coordenadoria de Administração Penitenciária chegou a informar que o ex-governador teria direito a uma cela especial com cama, ventilador e televisão.
O ex-governador foi detido no dia 25 de julho na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Freire morava havia três meses na capital carioca e residia no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste da cidade. Fernando Freire possuía quatro mandados de prisão em aberto de processos em que foi condenado. As penas somadas chegam a 39 anos de prisão.

Bancários decidem entrar em greve a partir do dia 6

Bancários de Curitiba também vão entrar em greve / Joka Madruga/Futura Press/Folhapress
Os bancários decidiram, em assembleias realizadas na noite ontem, entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 6 de outubro. Até às 21h de ontem, os sindicatos de Brasília, São Paulo, Campinas, Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Vitória e Curitiba haviam anunciado a paralisação das atividades. 

Os bancos propõem um reajuste nos salários de 5,5% com mais R$ 2.500 de abono fixo. A categoria pede aumento salarial de 16%, sendo 5,6% de ganhos real e 9,88% referentes à perda da inflação. 

Segundo os sindicatos, a proposta dos bancos representa uma perda real de 4% para os salários e demais verbas da categoria. “Também reivindicamos fim das demissões nos bancos para melhorar as condições de trabalho da categoria e melhor atendimento para a população”, afirma Juvandia Moreira, presidente do Sindicato dos bancários de São Paulo, Osasco e região. 

O Brasil tem mais de 500 mil bancários. Cerca de 142 mil são representados pelo sindicato em São Paulo, Osasco e região. 

Mesmo com a greve, o consumidor continua com a obrigação de pagar faturas, boletos bancários e demais cobranças, orienta o Procon-SP. As empresas, porém, são obrigadas a oferecer outro meio de pagamento. 

Para evitar a cobrança e o envio do nome a servi- ços de proteção ao crédito, o consumidor deve entrar em contato com a empresa e pedir opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa e casas lotéricas. A orientação é que esse pedido seja documentado para que o consumidor possa reclamar ao Procon-SP se o fornecedor não o atender.


quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Aprovado projeto que regulamenta profissão de designer

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (30) o projeto que regulamenta a profissão de designer. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 24/2013, do ex-deputado Penna (PV-SP), determina que somente os titulares de curso superior, ou pessoas com experiência mínima de três anos até a data de publicação da lei, possam exercer a profissão de designer. O projeto agora segue para sanção presidencial.
Segundo a Agência Senado, pela proposta, fica vedada a entrada no mercado de trabalho de pessoas sem a adequada qualificação para realizar atividades envolvendo desenhos industriais, pesquisa, magistério, consultoria e assessoria, conexas aos desenhos. Além disso, o fruto do trabalho do designer passa a ser protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/1998).
Pela proposta, fica vedada a entrada no mercado de trabalho de pessoas sem a adequada qualificação para realizar atividades envolvendo desenhos industriais, pesquisa, magistério, consultoria e assessoria, conexas aos desenhos. Além disso, o fruto do trabalho do designer passa a ser protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei 9.610/1998).

Apesar da crise, organização da FENEPAR aguarda superação no volume de negócios, em 2015

Há menos de um mês de sua abertura, os organizadores da 5ª FENEPAR esperam que, apesar da crise financeira, o evento atinja o volume de negócios esperados e planejados, algo em torno dos 25 milhões de reais.
O evento será realizado no período de 28 de outubro e 01 de novembro, simultâneo à 35ª Festa dos Caminhoneiros de Parelhas, no Clube Acampar.
Para este ano, a FENEPAR adotou o tema “Novas Ideias, Novos Mercados” que, segundo Rejane Assis, coordenadora do evento, faz menção à necessidade dos empreendedores trabalharem a inovação nos seus negócios para superarem esse momento de instabilidade financeira por qual passa o país.
Rejane destaca que tanto a Festa dos Caminhoneiros e a FENEPAR são eventos consolidados no interior do Rio Grande do Norte e que contam com reconhecimento estadual e nacional.
“Já conseguimos fechar 98% dos estandes e esperamos superar as negociações das edições anteriores. Grandes empresas como Wolkswagen, Fiat e Scania já confirmaram presença na FENEPAR. Esperamos que nesse evento a nossa mensagem de que é importante adotar uma atitude positiva seja bem assimilada”, relatou Rejane Assis. 
Ela lembra os interessados nos estandes e áreas restantes podem entrar em contato com o Clube Acampar pelos telefones: (84) 99905-7700 e 99965-1640.

Evento na ONU aborda maior crise migratória e de refugiados em 70 anos

Secretário-geral da ONU afirmou ser preciso prevenir guerras e perseguição; reunião contou com a participação de representantes dos governos de países como Alemanha, Áustria, Grécia e Turquia.
Crianças, mulheres e homens que fugiram de suas casas em meio à crise de refugiados e migrantes em curso ao lado de tendas em Belgrado, capital da Sérvia. Foto: Unicef/ Shubuckl
Laura Gelbert, da Rádio ONU em Nova York.

Uma reunião de alto nível na sede da ONU abordou a maior crise migratória e de refugiados desde a Segunda Guerra Mundial.

No encontro, o secretário-geral da ONU afirmou ser preciso prevenir guerras e perseguição. No entanto, Ban Ki-moon declarou que conflitos não desaparecem na noite para o dia, que mais pessoas vão fugir de crises e continuar se movendo em busca de melhores oportunidades . Para ele, o mundo precisa estar melhor preparado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário