O abastecimento de água já voltou ao normal nas cidades de Jardim de Piranhas, São Fernando e Caicó. Na noite desta terça-feira (28), o bombeamento de água para Jardim de Piranhas foi retomado a partir das 20h30. E na quarta-feira (29), o mesmo aconteceu para as cidades de São Fernando e Caicó.
Jardim de Piranhas e São Fernando estavam temporariamente sem abastecimento desde a última sexta-feira (24), por causa do baixo volume do rio Piranhas-Açú. No caso de Caicó, também por causa do colapso no rio Piranhas-Açú, a população contava com abastecimento sendo feito apenas pelo açude Itans, que corresponde a 50% da distribuição.
A Caern já havia solicitado à Agência Nacional de Águas (ANA), no último dia 21, uma providência para a situação, visto que é a agência a responsável pelo Sistema Curema-Mãe D’Água, que alimenta o rio Piranhas-Açu.
Porém, segundo a própria ANA, somente na quarta-feira (22) as comportas foram abertas, aumentando a vazão de 3,9 metros cúbicos/segundo para 5,0 metros cúbicos/segundo. Essa iniciativa leva alguns dias até que a água chegue ao manancial que abastece as cidades.
No município de Timbaúba dos Batistas, também na região Seridó, a Caern continua recorrendo a sistema precário, o açude Vida Nova. A orientação é para que a população mantenha as práticas de economia de água.
RECOMENDAÇÕES – Dentre as principais recomendações para economizar água, estão evitar lavar louça, cabelos ou escovar os dentes com a torneira ou o chuveiro aberto. Também não “varrer” a calçada com a água da mangueira e, ainda, verificar a ocorrência de vazamentos nas instalações internas do imóvel, como torneiras e caixa de descarga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário