segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Com presença do ministro da Infraestrutura, parte do viaduto do Gancho de Igapó é liberada em Natal


O tráfego de veículos na travessia superior do viaduto do Gancho do Igapó, na zona norte de Natal, foi liberado, nesta segunda-feira (11), em cerimônia oficial com a participação do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), general Santos Filho. Também participaram da liberação os ministros Rogério Marinho e Fábio Farias. 

Com essa liberação parcial do viaduto do Gancho do Igapó, não será mais necessário utilizar desvios para os fluxos de veículos que circulam nos sentidos: Ceará-Mirim – Centro de Natal, bem como no sentido Centro de Natal – Ceará-Mirim. As equipes do DNIT trabalham na conclusão do sistema de drenagem e pavimentação das vias marginais.

Com essa liberação parcial do viaduto do Gancho do Igapó, não será mais necessário utilizar desvios para os fluxos de veículos | Foto: Ministério de Infraestrutura

De acordo com o DNIT, posteriormente, para a segunda fase de serviços, estão previstas a conclusão da construção do sistema de drenagem complementar e a construção do Túnel Y, além de algumas obras complementares, incluindo passarelas, que vão proporcionar mais segurança aos pedestres. A conclusão dos serviços está prevista para 2022.

No evento, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas ressaltou a importância do trecho liberado para a região e para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante. “É uma alegria muito grande entregar essa obra, que não vai parar por aí. Estamos liberando hoje a travessia superior e, imediatamente, começamos o Túnel Y que também será importante para a região”, ressaltou. Gomes também citou que a obra do Complexo beneficiará o acesso ao Aeroporto de São Gonçalo, que deve ser leiloado em 2021, passando para uma nova concessionária. 

Ainda segundo o órgão, o conjunto de obras em execução no Complexo Viário do Gancho do Igapó pretende trazer melhorias na trafegabilidade e na segurança desse corredor urbano de Natal, por onde circulam cerca de 50 mil veículos/dia. Atualmente, o empreendimento cruza em nível com a BR-101/406/RN.

Complexo Viário de Igapó - As obras executadas pelo DNIT no Complexo Viário compreendem a adequação de capacidade da rodovia federal, com a construção do viaduto para o tráfego da BR-101/RN e de um túnel com dois ramos para o tráfego da zona norte. Também preveem a implantação de marginais de acesso ao comércio local e demais obras complementares, como as passarelas. Quando concluído, o Complexo Viário vai operar em três níveis distintos, o que possibilitará aos veículos realizar conversões sem a necessidade da implantação de semáforo.

O segmento que abrange a obra é um importante corredor urbano de deslocamento da zona norte de Natal, pois faz a ligação da capital potiguar com a BR-101/406/RN. A rodovia também possibilita a ligação da Região Metropolitana de Natal com o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, reduzindo o tempo de deslocamento de pessoas, de serviços e de turistas, fundamentais para o desenvolvimento do estado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário