Consultas de saúde gratuitas e de baixo custo são oferecidas em Natal
O Centro Integrado de Saúde (CIS) da Universidade Potiguar (UnP) está com atendimentos médicos de baixo custo em 16 especialidades, além de consultas em Nutrição. Os serviços são realizados na Unidade Salgado Filho, zona Sul de Natal, nas áreas adulto e pediátrica.
Para o público adulto, a estrutura dispõe de consultas em Gastroenterologia, Ginecologia, Urologia, Cardiologia, Otorrinolaringologia, Nefrologia, Infectologia, Pneumologia, Endocrinologia, Reumatologia, Dermatologia, Pequenas Cirurgias, Odontologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição.
Já para o público infantil, os serviços disponíveis no momento são nas especialidades de Pediatria, Gastroenterologia e Pneumologia. No caso das crianças, todos os primeiros atendimentos e procedimentos pediátricos são gratuitos.
Agendamentos
As consultas podem ser agendadas das 7h às 16h40, de forma presencial ou por troca de mensagens no WhatsApp (84) 3215-1267. Para realizar o agendamento, os interessados devem ter em mãos RG, Comprovante de Residência e, em caso de atendimentos pediátricos, os responsáveis também devem apresentar a Certidão de Nascimento.
O Centro Integrado de Saúde (CIS) está localizado na Rua General Francisco Monteiro, 371, em Lagoa Nova, zona sul da capital (entrada lateral da UnP da Salgado Filho).
Protocolos de biossegurança
Mesmo com a imunização em massa promovida pela vacinação e os últimos decretos com concessões no uso de máscaras na capital potiguar, o espaço segue com todos os protocolos de biossegurança, como o uso de máscaras e higienização das mãos.
Terezinha Maia participa de eventos em São Fernando e Acari
Na sexta-feira (8), a pré-candidata a deputada estadual, Terezinha Maia, esteve na cidade de São Fernando-RN, onde participou da abertura da Taça Futsal de São Fernando, que está reunindo 30 equipes esportivas e atletas do Rio Grande do Norte e Paraíba.
Pesquisa mostra que turismo e exportação geraram mais empregos no país
Idema e Jornada no Bosque lançam concurso de fotografia
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema, junto ao Programa Museal Jornada no Bosque, lançam, nesta segunda-feira (11), o Edital do “Concurso Jornada Fotográfica: A Natureza viva em você”. O concurso é aberto à comunidade, não sendo permitido vínculo com as instituições responsáveis. Os interessados têm até 01 de maio para se inscrever e encaminhar fotografia legendada, com a temática ambiental nas Unidades de Conservação Estaduais do Rio Grande do Norte.
O Concurso tem como objetivo captar olhares diversos sobre a natureza presente nas Unidades de Conservação, fomentar a aproximação e o fortalecimento de laços e memórias afetivas com o patrimônio natural do RN, além de incentivar a produção contemporânea da fotografia.
As inscrições acontecem de 11 de abril a 01 de maio. As fotografias poderão ser inscritas em duas categorias: “UCs em foco” e “EuNatureza”. A primeira delas contempla fotografias que apresentem a biodiversidade local ou a interação do ser humano com o ambiente nas Unidades de Conservação Estaduais; e a última, contempla obras de fotoperformance que apresentem a relação do artista com a natureza que compõe exclusivamente a biodiversidade das Unidades de Conservação Estaduais.
Para o coordenador do Núcleo de Gestão de Unidades de Conservação (NUC/Idema), Rafael Laia, além de serem espaços com belas paisagens e repletos de vida silvestre, as Áreas Protegidas, como o Parque das Dunas e a Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais, são uma das mais eficazes maneiras de se proteger ecossistemas naturais e, por consequência, a biodiversidade.
“O Concurso de fotografia será uma das atividades ofertadas durante a Semana do Meio Ambiente. Através das imagens, o concurso busca promover as Unidades de Conservação Estaduais do RN, ao mesmo tempo em que nos ajuda a relembrar da importância desses ambientes para a vida na Terra. Precisamos conhecer e valorizar mais nossa natureza e a biodiversidade potiguar”, comentou Laia.
Para o idealizador do Programa Jornada no Bosque, Maurício Panella, o Concurso presta um estímulo nesse sentido, ao aliar educação, arte e meio ambiente.
“Nesses quase quatro anos de ações do Jornada na Unidade de Conservação Parque das Dunas, nossa equipe fica feliz de perceber o engajamento das pessoas com nossas criações em espaços naturais. E agora, por meio do Edital Jornada Fotográfica - a natureza viva em você, criado em parceria com o Núcleo de Unidades de Conservação do Idema, teremos a oportunidade de apresentar e aproximar as pessoas com a biodiversidade de outras UCs, utilizando a fotografia como meio. Nos sentimos felizes em poder criar essa rede de parceria entre os órgãos públicos municipais e estaduais, construindo um maior diálogo entre as secretarias de Cultura, Educação e Meio Ambiente, e, também, com as empresas incentivadoras do Jornada, por meio das Leis de Incentivo Djalma Maranhão e Câmara Cascudo”, comentou Panella.
Seleção
As imagens serão avaliadas por uma Comissão Julgadora, formada por profissionais da fotografia e de meio ambiente, através dos critérios de impacto visual, originalidade e domínio. A premiação final ocorrerá em 05 de junho de 2022, no Dia Mundial do Meio Ambiente.
Premiação
As fotos podem ser profissionais ou amadoras, e passarão por duas votações; comissão avaliadora e voto popular. Serão premiadas as cinco melhores fotografias de cada categoria, cumprindo os requisitos estabelecidos. Os autores das melhores fotografias de cada categoria receberão as seguintes premiações:
1º lugar: Um final de semana (de sexta a domingo) com acompanhante na Pousada Toca da Coruja em Pipa (APA Bonfim-Guaraíra);
2º lugar: Um final de semana (de sexta a domingo) com acompanhante na pousada do Élio, em Guamaré, e trilha aquática no Rio Tubarão com direito a caiaque e a stand up paddle (RDS Estadual Ponta do Tubarão);
3º lugar: Um passeio com acompanhante nos Parrachos de Maracajaú (APA dos Recifes de Corais);
4º lugar: Um passeio com acompanhante nos Parrachos de Rio do Fogo (APA dos Recifes de Corais);
5º lugar: Um passeio de buggy com acompanhante nas dunas de Jenipabu (APA Jenipabu).
Ficou interessado em participar? Leia o Edital e faça sua inscrição no site do Idema (idema.rn.gov.br).
Governo Cidadão já realizou 71 capacitações com beneficiários
Após um alto investimento para levar água de qualidade a milhares de moradores das zonas rurais do Rio Grande do Norte, o Governo do Estado agora está capacitando os beneficiários para gerir os próprios sistemas de abastecimento. Desde agosto do ano passado que equipes dos núcleos Ambiental, Social e de Engenharia do Projeto Governo Cidadão estão rodando o estado para orientá-los sobre gestão ambiental e social, manutenção e operação dos sistemas, além dos cuidados sanitários com a água.
Até março, 71 capacitações foram realizadas em 43 municípios e outras 15 estão programadas para este mês de abril. No escopo, 117 associações estão contempladas e 700 beneficiários já receberam o certificado de participação. Entre os materiais utilizados, estão uma cartilha e vídeos educativos, além de dinâmicas de grupo e aulas expositivas. A capacitação tem carga horária de 6h e todos recebem certificado de participação ao final.
“Estudamos e chegamos a um formato de capacitação que atendesse a todos os beneficiários, trazendo experiências semelhantes às que podem ser vividas nas próprias comunidades rurais, sempre com fácil compreensão e visando a eficácia”, explicou Constância Silva, coordenadora do Núcleo Social do Projeto.
O objetivo das capacitações é garantir que os beneficiários tenham autonomia após a finalização da execução dos projetos e que seus sistemas possam seguir funcionando plenamente. “Por isso é necessário entender a importância e uso adequado da autogestão”, frisa a gerente executiva do Governo Cidadão, Ana Guedes.
Para a presidente da Associação de Agricultores Familiares Caboclos II, em Apodi, Adalgisa Nogueira, o sistema de abastecimento da comunidade é um sonho que se tornou realidade. “Hoje temos água boa em nossas casas e também esperança de uma vida melhor. Com esse curso estamos aprendendo a cuidar dessa benção que recebemos”, disse.
Japão congela bens de 398 russos, incluindo filhas de Putin
Advogado morto em Mossoró teria sido confundido com assaltante, diz polícia
Policiais civis da Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa de Mossoró (DHM) realizaram diligências com o objetivo de auxiliar nas investigações relativas a um homicídio ocorrido no último sábado (09), no bairro de Boa Vista, em Mossoró.
O crime, que aconteceu por volta das 22h, resultou na morte do advogado Eliel Ferreira Cavalcante Junior, 25 anos, e ferimento de uma testemunha. A principal suspeita da polícia é de que o autor do crime teria confundido a vítima com um bandido.
Segundo as investigações, o suspeito de cometer o crime localizou visualmente a vítima conversando com um amigo e inferiu que se tratava da ocorrência de um roubo. Ao se aproximar das vítimas, apresentava uma pistola .9mm, provavelmente, motivo pelo qual Eliel Ferreira correu, acreditando que poderia ser vítima de um roubo.
Ao fugir, foi impedido pela outra vítima. O suspeito então efetuou um disparo, atingindo a região da virilha da testemunha, que foi socorrida imediatamente. Logo após, ainda de acordo com as investigações, o suspeito teria desferido mais disparos, desta vez contra Eliel Ferreira, que, ainda no local, não resistiu aos ferimentos e foi a óbito.
Até o momento, o principal suspeito se encontra foragido da Justiça. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, que possam auxiliar na localização do suspeito.
Polícia divulga novas informações sobre investigação contra falso médico no RN
Policiais civis da Delegacia Municipal (DM) de Ielmo Marinho divulgaram, nesta segunda-feira (11), novas informações sobre o caso de um suspeito de praticar os crimes de exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e falsa identidade no município de Ielmo Marinho. O caso permanece em investigação, inclusive para chegar à identidade e à naturalidade do suspeito.
Segundo depoimentos, a suspeita de falsidade ideológica teria sido levantada após a compra de medicamentos de um paciente com assinatura de um registro médico cancelado. A partir disso, o caso foi levado para o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (CRM-RN), que realizou a fiscalização junto à gestão municipal de Ielmo Marinho.
Ao tomar conhecimento da situação, o Município informou que o serviço prestado por médicos plantonistas era terceirizado e a empresa contratante não possuía conhecimento acerca da posse do falso médico nos plantões.
A Polícia Civil informa que as diligências estão em andamento e solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, que possam auxiliar na identificação e, posterior, localização do suspeito.
Ucrânia: dezenas de milhares foram mortos em Mariupol em ataque russo
Prefeitura de São Miguel do Gostoso - RN divulga realização de novo Chamamento Público
Reservas hídricas estaduais somam 42% da sua capacidade
O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Gestão das Águas do RN (Igarn), monitora 47 reservatórios, com capacidades superiores a 5 milhões de metros cúbicos, responsáveis pelo abastecimento das cidades potiguares. O Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, divulgado nesta segunda-feira (11), indica, que as reservas hídricas superficiais totais do RN somam 1.856.039.937 m³, percentualmente, 42,40% da sua capacidade total, que é de 4.376.444.842 m³. No relatório divulgado no dia 04 de abril, as reservas hídricas acumulavam 1.822.928.995 m³, equivalentes a 41,65% da sua capacidade total.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do RN, acumula 1.215.250.684 m³, correspondentes a 51,21% da sua capacidade total, que é de 2.373.066.510 m³. Na última segunda-feira, o manancial estava com 1.193.807.767 m³, equivalentes a 50,31% da sua capacidade total.
O segundo maior manancial do RN, a barragem Santa Cruz do Apodi acumula 217.694.160 m³, percentualmente, 36,3% da sua capacidade total, que é de 599.712.000 m³. No dia 04 de abril, o reservatório estava com 215.955.460 m³, correspondentes a 36,01% da sua capacidade.
A barragem Umari, localizada em Upanema, recebeu águas das últimas chuvas e acumula 173.876.156 m³, equivalentes a 59,38% da sua capacidade total, que é de 292.813.650 m³. No último relatório divulgado, o manancial estava com 169.433.405 m³, percentualmente, 57,86% da sua capacidade total.
O açude Pataxó, localizado em Ipanguaçu, foi o reservatório que teve maior aumento percentual de volume nos últimos dias, acumula 5.942.897 m³, correspondentes a 39,57% da sua capacidade total, que é de 15.017.379 m³. No dia 04 de abril, ele estava com 4.650.837 m³, equivalentes a 30,97% da sua capacidade total.
Outro manancial que vem recebendo bom aporte hídrico é o açude Morcego, localizado em Campo Grande. O reservatório acumula 3.161.358 m³, percentualmente, 47,13% da sua capacidade total, que é de 6.708.331 m³. Na última segunda-feira, ele estava com 2.580.026 m³, equivalentes a 38,46% da sua capacidade.
Atualmente, dois reservatórios monitorados pelo Igarn permanecem com 100% da sua capacidade, são eles: o açude público de Encanto e o açude Beldroega, localizado em Paraú.
Os mananciais monitorados que estão com mais de 80% da sua capacidade, são: Passagem, localizado em Rodolfo Fernandes, com 87,33%; Santana, localizado em Rafael Fernandes, com 86%; Flechas, localizado em José da Penha, com 92,09%; e o açude público de Marcelino Vieira, com 96,36%.
Os açudes que continuam com volumes abaixo dos 10% da sua capacidade, são: Esguicho, localizado em Ouro Branco, com 0,43%; Zangarelhas, localizado em Jardim do Seridó, com 1,9%; Itans, localizado em Caicó, com 2,44%; Santa Cruz do Trairi, localizado em Santa Cruz, com 3,73%; Dourado, localizado em Currais Novos, com 4,36%; Caldeirão de Parelhas, com 6,69%; Japi II, localizado em São José do Campestre, com 7,01%; Brejo, localizado em Olho-d'Água do Borges, com 8,73%; e Marechal Dutra (Gargalheiras), localizado em Acari, com 9,52%.
Para saber sobre os volumes de outras barragens do RN acesse: http://sistemas.searh.rn.gov.br/monitoramentovolumetrico
Situação das lagoas
A lagoa de Extremoz, responsável por parte do abastecimento da zona norte da capital, acumula 9.599.799 m³, correspondentes a 87,12% da sua capacidade total, que é de 11.019.525 m³. No último relatório divulgado, a lagoa estava com 9.344.977 m³, equivalentes a 84,80% da capacidade total do manancial.
Já a lagoa do Bonfim, responsável pelo abastecimento da adutora Monsenhor Expedito, acumula 38.331.941 m³, percentualmente, 45,49% da sua capacidade total, que é de 84.268.200 m³. No dia 04 de abril, a lagoa estava com 38.232.420 m³, equivalentes a 45,37% da sua capacidade.
A lagoa do Boqueirão, localizada em Touros, acumula 10.268.555 m³, correspondentes a 92,72% da sua capacidade total, que é de 11.074.800 m³. No relatório anterior, o manancial estava com 10.116.022 m³, equivalentes a 91,34% da sua capacidade.
Governo investe em infraestrutura no município de São Fernando
O Governo do Rio Grande do Norte investe para melhorar a infraestrutura do município de São Fernando, na região Seridó, distante 292 quilômetros de Natal. Em parceria com a prefeitura, o Estado vai realizar pavimentação e drenagem em 2.683 metros quadrados em várias ruas. O maior trecho é o da Francisco Pacífico, com 1.786 m².
O valor do convênio é de R$ 235.961,98, sendo R$ 200 mil em recursos do Estado e o restante contrapartida da prefeitura.
A governadora Fátima Bezerra disse que o convênio assinado com a prefeitura é resultado do amplo diálogo com a sociedade e com os poderes que a gestão estabeleceu desde seu início em 2019. "Encontramos o Estado em situação precária, com quatro folhas de pagamento aos servidores em atraso, fornecedores em atraso, profundo desequilíbrio financeiro e fiscal. Mas não nos intimidamos, trabalhamos duro, com planejamento, e uma equipe competente. Reequilibramos o Estado e valorizamos o servidor, pagamos os débitos e alcançamos o equilíbrio financeiro e fiscal", afirmou no ato realizado na sede da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (11).
Ela acrescentou: "tenho muita fé, esperança e confiança de que estas parcerias vão atender as demandas da população e trazer emprego, renda e oportunidades para melhorar a vida da população. Assim estamos fazendo em todo o Estado".
De acordo com relatório da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN), o município conta com infraestrutura precária de pavimentação e drenagem que agora será minimizada com a parceria entre o Governo e o município. O convênio vai permitir obras nas seguintes áreas: trecho da rua Francisco Pacífico; rua Francisco Paulo de Araújo; Travessa José Macedo; rua José Abdias; trecho da rua Luiz Câmara Cascudo.
O prefeito Genilson Medeiros agradeceu a parceria para a pavimentação e drenagem e outras que estão em curso. "Com o apoio do Governo do Estado e parcerias vamos buscar formas de viabilizar esta demanda, gerar empregos e renda para o povo e fortalecer a economia local e regional", afirmou.
O Governo do Estado também trabalha para a construção de uma passagem molhada, instalação de agrovila para atender 23 núcleos de agricultura familiar e na ampliação da rede de abastecimento de água que hoje está saturada.
Outro estudo busca viabilizar a construção de um abatedouro. Obra com esta finalidade foi iniciada em 2009, mas foi abandonada e o trabalho inicial está sem condições de recuperação. É preciso um novo projeto, em nova área que tem valor previsto de R$ 1,5 milhão.
Ainda em parceria, o Governo do Estado e a prefeitura de São Fernando atuam para estimular o retorno das famílias ao campo para morar e produzir.
Diretor-geral da Emater, César Oliveira lembrou que em 2009 o Estado assinou convênio para construir o abatedouro e em 2010 iniciou as obras em terreno doado pela prefeitura. Mas foi paralisada por falta de dotação orçamentária e encerramento do convênio pelo Governo Federal. O local hoje está inviabilizado por ter sido construído um açude muito próximo.
O atual governo fez levantamento e constatou necessidade de R$ 1,5 milhão para concluir as obras. "Agora vamos discutir com a prefeitura formas de parceria para executar a construção", informou César Oliveira.
COMENDA
Em São Fernando, a governadora também recebeu a comenda Mãe Quininha, concedida pela Câmara Municipal de Caicó em reconhecimento aos serviços prestados ao município. Ela esteve acompanhada dos secretários de Comunicação, Daniel Cabral, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti.
A senadora Zenaide Maia e o deputado estadual Francisco Medeiros também participaram do ato, assim como o vice-prefeito de São Fernando, Isaac Alexandre dos Santos, a presidente da Câmara de Vereadores, Fernanda Lins, vereadores, secretários municipais, representantes dos movimentos sindicais e sociais.
Zelenskiy alerta que Rússia pode usar armas químicas e pede sanções
Bancos não abrem na Sexta-feira Santa e nem no feriado de Tiradentes
Censo 2022: gabaritos preliminares de prova são divulgados
Entenda o significado de cada dia da Semana Santa
O Domingo de Ramos, abre a Semana Santa, e para aprofundar e melhor viver cada dia da “Semana Maior”, confira o significado das celebrações:
Domingo de Ramos
O Domingo de Ramos abre, por excelência, a Semana Santa, pois celebra a entrada triunfal de Jesus Cristo, em Jerusalém, poucos dias antes de sofrer a Paixão, a Morte e a Ressurreição.
Este domingo é chamado assim, porque o povo cortou ramos de árvores, ramagens e folhas de palmeiras para cobrir o chão por onde o Senhor passaria montado num jumento. Com isso, Ele despertou, nos sacerdotes da época e mestres da Lei, inveja, desconfiança e medo de perder o poder. Começa, então, uma trama para condená-Lo à morte.
A liturgia dos ramos não é uma repetição apenas da cena evangélica, mas um sacramento da nossa fé, na vitória do Cristo na história, marcada por tantos conflitos e desigualdades.
Segunda-feira Santa
Neste dia, proclama-se, durante a Missa, o Evangelho segundo São João. Seis dias antes da Páscoa, Jesus chega a Betânia para fazer a última visita aos amigos de toda a vida. Está cada vez mais próximo o desenlace da crise. “Ela guardava este perfume para a minha sepultura” (cf. João 12,7); Jesus já havia anunciado que Sua hora havia chegado.
A primeira leitura é a do servo sofredor: “Olha o meu servo, sobre quem pus o meu Espírito”, disse Deus por meio de Isaías. A Igreja vê um paralelismo total entre o servo de Javé cantado pelo profeta Isaías e Cristo. O Salmo é o 26: “Um canto de confiança”.
Terça-feira Santa
A mensagem central deste dia passa pela Última Ceia. Estamos na hora crucial de Jesus. Cristo sente, na entrega, que faz a “glorificação de Deus”, ainda que encontre, no caminho, a covardia e o desamor. No Evangelho, há uma antecipação da Quinta-feira Santa. Jesus anuncia a traição de Judas e as fraquezas de Pedro. “Jesus insiste: ‘Agora é glorificado o Filho do homem e Deus é glorificado nele’”.
A primeira leitura é o segundo canto do servo de Javé; nesse canto, descreve-se a missão de Jesus. Deus o destinou a ser “luz das nações, para que, a salvação alcance até os confins da terra”. O Salmo é o 70: “Minha boca cantará Teu auxílio.” É a oração de um abandonado, que mostra grande confiança no Senhor.
Quarta-feira Santa
Em muitas paróquias, especialmente no interior do país, realiza-se a famosa “Procissão do Encontro” na Quarta-feira Santa.
Os homens saem, de uma igreja ou local determinado, com a imagem de Nosso Senhor dos Passos; as mulheres saem de outro ponto com Nossa Senhora das Dores. Acontece, então, o doloroso encontro entre a Mãe e o Filho. O padre proclama o célebre “Sermão das Sete Palavras”, fazendo uma reflexão, que chama os fiéis à conversão e à penitência.
Quinta-feira Santa
Santos óleos
Uma das cerimônias litúrgicas da Quinta-feira Santa é a bênção dos santos óleos usados durante todo o ano pelas paróquias. São três os óleos abençoados nesta celebração: o do Crisma, dos Catecúmenos e dos Enfermos.
Ela conta com a presença de bispos e sacerdotes de toda a diocese. É um momento de reafirmar o compromisso de servir a Jesus Cristo.
Lava-pés
O Lava-pés é um ritual litúrgico realizado, durante a celebração da Quinta-feira Santa, quando recorda a última ceia do Senhor.
Jesus, ao lavar os pés dos discípulos, quer demonstrar Seu amor por cada um e mostrar a todos que a humildade e o serviço são o centro de Sua mensagem; portanto, esta celebração é a maior explicação para o grande gesto de Jesus, que é a Eucaristia.
O rito do lava-pés não é uma encenação dentro da Missa, mas um gesto litúrgico que repete o mesmo gesto de Jesus. O bispo ou o padre, que lava os pés de algumas pessoas da comunidade, está imitando Jesus no gesto; não como uma peça de teatro, mas como compromisso de estar a serviço da comunidade, para que todos tenham a salvação, como fez Jesus.
Instituição da Eucaristia
Com a Santa Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde ou na noite da Quinta-feira Santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e faz memória da Última Ceia, quando Jesus, na noite em que foi traído, ofereceu ao Pai o Seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou aos apóstolos para que os tomassem, mandando-os também oferecer aos seus sucessores.
A palavra “Eucaristia” provém de duas palavras gregas “eu-cháris”, que significa “ação de graças”, e designa a presença real e substancial de Jesus Cristo sob as aparências de Pão e Vinho.
Instituição do sacerdócio
A Santa Missa é, então, a celebração da Ceia do Senhor, quando Jesus, num dia como hoje, véspera de Sua Paixão, “durante a refeição, tomou o pão, benzeu-o, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Tomai e comei, isto é meu corpo’.” (cf. Mt 26,26).
Ele quis, assim como fez na última ceia, que Seus discípulos se reunissem e se recordassem d’Ele abençoando o pão e o vinho: “Fazei isto em memória de mim”. Com essas palavras, o Senhor instituiu o sacerdócio católico e deu-lhes poder para celebrar a Eucaristia.
Sexta-feira Santa
A tarde da Sexta-feira Santa apresenta o drama incomensurável da morte de Cristo no Calvário. A cruz, erguida sobre o mundo, segue de pé como sinal de salvação e esperança. Com a Paixão de Jesus, segundo o Evangelho de João, contemplamos o mistério do Crucificado, com o coração do discípulo Amado, da Mãe, do soldado que o transpassou o lado. Há um ato simbólico muito expressivo e próprio deste dia: a veneração da santa cruz, momento em que esta é apresentada solenemente à comunidade.
Via-sacra
Ao longo da Quaresma, muitos fiéis realizam a Via-Sacra como uma forma de meditar o caminho doloroso que Jesus percorreu até a crucifixão e morte na cruz.
A Igreja nos propõe esta meditação para nos ajudar a rezar e a mergulhar na doação e na misericórdia de Jesus que se doou por nós. Em muitas paróquias e comunidades, são realizadas a encenação da Paixão, da Morte e da Ressurreição de Jesus Cristo por meio da meditação das 14 estações da Via-Crucis.
Sábado Santo
O Sábado Santo não é um dia vazio, em que “nada acontece”. Nem uma duplicação da Sexta-feira Santa. A grande lição é esta: Cristo está no sepulcro, desceu à mansão dos mortos, ao mais profundo que pode ir uma pessoa. O próprio Jesus está calado. Ele, que é Verbo, a Palavra, está calado. Depois de Seu último grito na cruz – “Por que me abandonaste?” –, Ele cala no sepulcro agora. Descanse: “tudo está consumado!”.
Vigília Pascal
Durante o Sábado Santo, a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando Sua Paixão e Morte, Sua descida à mansão dos mortos, esperando, na oração e no jejum, Sua Ressurreição. Todos os elementos especiais da vigília querem ressaltar o conteúdo fundamental da noite: a Páscoa do Senhor, Sua passagem da morte para a vida.
A celebração acontece no sábado à noite. É uma vigília em honra ao Senhor, de maneira que os fiéis, seguindo a exortação do Evangelho (cf. Lc 12,35-36), tenham acesas as lâmpadas, como os que aguardam seu senhor chegar, para que, os encontre em vigília e os convide a sentar à sua mesa.
Bênção do fogo
Fora da Igreja, prepara-se a fogueira. Estando o povo reunido em volta dela, o sacerdote abençoa o fogo novo. Em seguida, o Círio Pascal é apresentado ao sacerdote. Com um estilete, o padre faz nele uma cruz, dizendo palavras sobre a eternidade de Cristo.
Assim, ele expressa, com gestos e palavras, toda a doutrina do império de Cristo sobre o cosmos, exposta em São Paulo. Nada escapa da Redenção do Senhor, e tudo – homens, coisas e tempo – estão sob Sua potestade.
Procissão do Círio Pascal
As luzes da igreja devem permanecer apagadas. O diácono toma o Círio e o ergue, por algum tempo, proclamando: “Eis a luz de Cristo!”. Todos respondem: “Demos graças a Deus!”.
Os fiéis acendem suas velas no fogo do Círio Pascal e entram na igreja. O Círio, que representa o Cristo Ressuscitado, a coluna de fogo e de luz que nos guia pelas trevas e nos indica o caminho à terra prometida, avança em procissão.
Proclamação da Páscoa
O povo permanece em pé com as velas acesas. O presidente da celebração incensa o Círio Pascal. Em seguida, a Páscoa é proclamada.
Esse hino de louvor, em primeiro lugar, anuncia a todos a alegria da Páscoa, a alegria do Céu, da Terra, da Igreja, da assembleia dos cristãos. Essa alegria procede da vitória de Cristo sobre as trevas. Terminada a proclamação, apagam-se as velas.
Liturgia da Palavra
Nesta noite, a comunidade cristã se detém mais que o usual na proclamação da Palavra.
As leituras da vigília têm uma coerência e um ritmo entre elas. A melhor chave é a que nos deu o próprio Cristo: “E começando por Moisés, percorrendo todos os profetas, explicava-lhes (aos discípulos de Emaús) o que dele se achava dito em todas as Escrituras” (Lc 24, 27).
Domingo da Ressurreição
É o dia santo mais importante da religião cristã. Depois de morrer crucificado, o corpo de Jesus foi sepultado, ali permaneceu até a ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. Do hebreu “Peseach”, Páscoa significa a passagem da escravidão para a liberdade.
A presença de Jesus ressuscitado não é uma alucinação dos Apóstolos. Quando dizemos “Cristo vive” não estamos usando um modo de falar, como pensam alguns, para dizer que vive somente em nossa lembrança.
Fonte: Jovens Conectados – com Portal Canção Nova
Nenhum comentário:
Postar um comentário