segunda-feira, 19 de abril de 2021

4º Curta Caicó recebe 797 filmes e estabelece novo recorde do festival

 


Com um número expressivo de filmes de todas as regiões do país, o Curta Caicó encerrou, neste domingo (18), as inscrições para a quarta edição do festival, programado para o final de agosto. Ao todo, 797 filmes se inscreveram na convocatória, contabilizando o novo recorde de inscritos para uma edição do evento.

O resultado coloca o Curta Caicó entre os festivais que mais recebem inscrições no país, números ratificados pelo Panorama dos Festivais/Mostras Audiovisuais Brasileiros, publicado anualmente pelo Guia Kinoforum. De acordo com a edição 2020 do guia de festivais, apenas cerca de 20% dos festivais brasileiros superam a marca das 500 inscrições por ano.

Nesta convocatória para o 4º Curta Caicó, a região Sudeste lidera o número de inscrições com 325 filmes, seguido pelo Nordeste com 324. As regiões Sul (79), Centro-Oeste (46) e Norte (23) completam o número de filmes inscritos no 4° Curta Caicó.

Com o encerramento dessa fase, os filmes agora serão avaliados pela curadoria que definirá os selecionados para as mostras competitivas e paralelas do festival.

RN se destaca e recebe 133 inscrições

Um dos objetivos do Curta Caicó é promover a interiorização do audiovisual do Rio Grande do Norte e fomentar a produção de filmes na região do Seridó. Para esta edição, o RN assumiu a ponta de inscrições no Nordeste com 133 inscritos de 19 municípios diferentes. No geral, o Estado ficou atrás apenas de São Paulo, que contou com 159 curtas-metragens inscritos.

Localizada no semiárido do RN, a região Seridó obteve 27 inscrições dos seguintes municípios: Caicó, Carnaúba dos Dantas, Currais Novos, Florânia, Ipueira, Jardim do Seridó, Lagoa Nova, Parelhas, São João do Sabugi e Serra Negra do Norte. Os selecionados irão compor a Mostra Seridó.

O 4º Curta Caicó está agendado para final de agosto. O evento é uma realização da Referência Comunicação, agência de publicidade e produção cultural que em 2021 comemora dez anos de sua criação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário