segunda-feira, 16 de maio de 2022

Real Ariquemes encerra sequência de vices e leva título rondoniense

 


O Real Ariquemes é o 25º campeão estadual do futebol brasileiro em 2022. Neste domingo (15), o Furacão do Vale do Jamari garantiu o título rondoniense pela terceira vez na história ao empatar por 1 a 1 com o União Cacoalense no estádio Valerião, em Ariquemes (RO), na partida de volta da final. O Rubro-Negro se beneficiou da vitória por 1 a 0, no estádio Aglair Tonelli, em Cacoal (RO).

A conquista assegura ao Real Ariquemes as vagas de Rondônia nas Copas Verde e do Brasil do ano que vem. Além disso, tanto o Furacão como o União estão classificados à Série D do Campeonato Brasileiro de 2023.

Os gols da partida foram marcados por dois veteranos dos gramados. O atacante Léo Mineiro, de 38 anos, abriu o marcador para os anfitriões, de cabeça, aos sete minutos do segundo tempo. O empate do União saiu nove minutos depois, com o meia Fabrício (ex-Internacional, Vasco, Cruzeiro e Athletico-PR), de 35 anos, cobrando pênalti.

Fundado em 2011, o Real Ariquemes disputou a final estadual pela quinta vez. Vice nos dois últimos anos para o Porto Velho, o Furacão foi bicampeão em 2017 e 2018. Dono dos troféus de 2003 e 2004, o União não chegava a uma decisão rondoniense há justamente 18 anos.

Apenas dois estaduais estão em andamento em 2022. O próximo a terminar será o Paraibano, com Botafogo-PB e Campinense disputando o troféu. No último sábado (14), a Raposa venceu o primeiro jogo da final por 2 a 1 no Almeidão, em João Pessoa. A partida de volta será no próximo sábado (21), no Amigão, em Campina Grande (PB). A equipe da casa tem a vantagem do empate para levar a taça pela 22ª vez, sendo a segunda consecutiva. O Belo precisa reverter o placar para chegar ao 31º título.

O Campeonato Amapaense, por sua vez, ainda está na primeira fase. Disputado por sete clubes, o torneio tem o Trem como líder, com nove pontos nas três primeiras rodadas (de sete). Santos-AP e Independente-AP também estão com 100% de aproveitamento, mas com dois jogos realizados e aparecem logo atrás. Os quatro primeiros vão às semifinais. A competição vai até 30 de junho.

 

Botafogo vence lanterna Fortaleza no fim e entra no G6 do Brasileiro

 


O Botafogo fez a festa dos mais de 23 mil torcedores que estiveram no estádio Nilton Santos neste domingo (15) à noite. O Glorioso venceu o Fortaleza por 3 a 1, pela sexta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, entrando na zona de classificação à próxima Libertadores.

O Alvinegro carioca foi a 11 pontos, assumindo o quarto lugar de forma provisória, podendo encerrar a rodada, no máximo, na quinta posição, caso o Santos some pontos contra o Goiás também neste domingo, no estádio da Serrinha, em Goiânia. O Leão do Pici, com apenas um ponto em cinco jogos, permanece na lanterna do Brasileiro.

Os cearenses abriram o placar aos 13 minutos do primeiro tempo, com Moisés. O camisa 21 aproveitou a sobra de uma dividida do também atacante Silvio Romero com o goleiro Gatito Fernández e conferiu para as redes. Inicialmente, o gol foi anulado por impedimento, sendo validado na sequência, após intervenção do árbitro de vídeo (VAR).

A missão dos visitantes, porém, complicou-se aos 39 minutos, com a expulsão de Brayan Ceballos pelo segundo cartão amarelo. No lance seguinte, o também zagueiro Victor Cuesta ficou com o rebote de uma cobrança de falta na área e cruzou para o atacante Erison, de peixinho, empatar o jogo.

Mais agressivo e tentando fazer valer a superioridade numérica, o Botafogo teve um gol de Erison anulado aos dez minutos da etapa final por impedimento. A virada saiu aos 43, com Patrick de Paula. O volante bateu falta e a bola desviou no lateral Yago Pikachu, enganando o goleiro Marcelo Boeck. Nos acréscimos, aos 48, o lateral Daniel Borges definiu a vitória alvinegra.

Quem também está no G6 é o Coritiba, que levou a melhor sobre o América-MG em confronto direto por lugar na zona da Libertadores. Neste domingo, o Coxa derrotou o Coelho por 1 a 0 no estádio Couto Pereira, na capital paranaense. Os anfitriões foram a dez pontos, na sexta posição. Os mineiros, com nove pontos, iniciaram a rodada no terceiro lugar, mas encerram o fim de semana em oitavo.

O gol da vitória paranaense saiu nos acréscimos do primeiro tempo. Aos 47 minutos, o lateral Egídio cruzou da esquerda e o volante Andrey mandou de cabeça para as redes. Oito minutos antes, o América perdeu o zagueiro Iago Maidana, expulso pelo segundo cartão amarelo, após acertar o atacante Léo Gamalho.

O Coritiba ainda se beneficiou do tropeço do Avaí, que perdeu do Juventude por 2 a 1 na Ressacada, em Florianópolis. O Leão da Ilha soma os mesmos dez pontos dos paranaenses e do Santos, mas fica atrás pelo saldo de gols e aparece em sétimo. Os gaúchos conquistaram a primeira vitória no Brasileiro, mas continuam na zona de rebaixamento - agora em 17º. O Papo tem seis pontos, assim como Athletico-PR e Flamengo, sendo superado nos critérios de desempate.

Aos 24 minutos do primeiro tempo, Óscar Ruiz colocou o Juventude à frente. O empate saiu no lance seguinte, em voleio do também atacante Bissoli. Na etapa final, novamente aos 24, o zagueiro Vitor Mendes, de cabeça, garantiu a vitória alviverde. Os visitantes ainda tiveram o atacante Paulinho Moccelin expulso com auxílio do árbitro de vídeo (VAR), mas seguraram o resultado positivo.

Resultados dos campeonatos nacionais e internacionais neste domingo

 


No Placar FI você confere os resultados dos campeonatos nacionais e internacionais que rolaram nesse domingo (15).

O líder, Palmeiras, venceu o lanterna, Red Bull Bragantino, de virada no Brasileiro Feminino, a Penapolense venceu a primeira no Paulista Sub-23 com direito a goleada sobre o América-SP, e o Sassuolo bateu o Bologna fora de casa no Italiano.

BRASILEIRO FEMININO

Red Bull Bragantino 1 x 2 Palmeiras

SEGUNDONA

Inter de Bebedouro 2 x 0 Andradina

Penapolense 4 x 1 América-SP

VOCEM 0 x 0 Osvaldo Cruz

Santacruzense 0 x 0 Itararé

Batatais 1 x 2 Francana

São-carlense 2 x 0 Taquaritinga

União Mogi 1 x 0 Guarulhos

ECUS 1 X 7 SKA Brasil

Colorado Caieiras 2 x 2 Mauaense

SÉRIE D

Globo 0 x 2 America 

Pérolas Negra 0 x 1 Paraná 

Brasiliense 2 x 1 Ceilândia 

Iporá 0 x 0 Gremio Anapolis 

Fluminense 0 x 0 4 de julho

Ação 1 x 2 Operário

ASA 2 x 3 CSE 

Jacuipense 2 x 0 Santa Cruz 

Juazeirense 0 x 2 Atlético Alagoinhas

Caldense 1 x 2 URT 

Amazonas 2 x 2 São Raimundo 

Icasa 2 x 2 Lagarto 

Portuguesa 1 x 1 Nova Iguaçu 

Humaitá 2 x 1 São Raimundo 

Oeste 2 x 0 Santo André

Retro 1 x 1 Afogados 

SÉRIE C

São José 2 x 0 Paysandu 

Figueirense 2 x 1 Aparecidense

Remo 3 x 1 Mirassol

Volta Redonda 3 x 1 Brasil

SÉRIE B

Náutico 0 x 1 Cruzeiro

Vasco 1 x 0 Bahia

BRASILEIRÃO

São Paulo 2 x 1 Cuiabá

Coritiba 1 x 0 América-MG

Goiás 1 x 0 Santos

Avaí 1 x 2 Juventude

Botafogo 3 x 1 Fortaleza

BRASILEIRO FEMININO

Red Bull Bragantino 1 x 2 Palmeiras

Cresspom 0 x 3 Corinthians

Kindermann 1 x 0 Flamengo

ESTADUAIS

RONDONIENSE

Real Ariquemes 1 x 1 União Cacoalense

AMAPAENSE 

São Paulo 1 x 2 Santana

CAMPEONATO MINEIRO – Módulo II

Tupynambas 3 x 0 União Luziense

Tupi 0 x 0 Varginha

Democrata Sete Lagoas 2 x 0 Nacional de Muriaé

INTERNACIONAIS

ITALIANO

Bologna 1 x 3 Sassuolo

Napoli 3 x 0 Genoa

Milan 2 x 0 Atalanta

Cagliari 1 x 3 Inter de Milão

ESPANHOL

Athletic Bilbao 2 x 0 Osasuna

Atletico de Madrid 1 x 1 Sevilla

Real Betis 2 x 0 Granada

Cádiz 1 x 1 Real Madrid

Celta 1 x 0 Elche

Getafe 0 x 0 Barcelona

Levante 3 x 1 Alavés

Mallorca 2 x 1 Rayo Vallecano

Villarreal 1 x 2 Real Sociedad

INGLÊS

Tottenham 1 x 0 Burnley

Wolves 1 x 1 Norwich

West Ham 2 x 2 Manchester City

Watford 1 x 5 Leicester City

Leeds United 1 x 1 Brighton

Aston Villa 1 x 1 Crystal Palace

Everton 2 x 3 Brentford

PORTUGUÊS

Famalicão 3 x 2 Braga

Vitória de Guimarães 5 x 0 Gil Vicente


Saiba como evitar acidentes graves com uso de panela de pressão

 


Para muita gente que cozinha ou que quer cozinhar, a panela de pressão é um dos utensílios mais temidos. O receio não é pra menos. Se manuseada de forma inadequada, ela pode explodir e provocar acidentes graves, em algumas situações, até fatais. 

Foi o que aconteceu no último Dia das Mães (8), em Ceilândia, cidade a cerca de 30 quilômetros (km) do centro de Brasília. A cozinheira de um restaurante, Jade do Carmo Paz Gabriel, de 32 anos, morreu após a explosão de panela de pressão no restaurante em que trabalhava.

A mulher chegou a ser socorrida por unidades avançadas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e equipes de socorro do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal (CBMDF), mas ferida gravemente, sofreu parada cardiorespiratória e não resistiu. Outros dois funcionários do estabelecimento também foram atingidos, mas sem gravidade.

Orientações

Procurado pela Agência Brasil, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), destacou que a primeira dica de segurança para panela de pressão é a presença do selo de conformidade do Inmetro. “A certificação para panela de pressão é compulsória. Não identificando o selo, não compre. Ele é a indicação de que o produto foi testado nos requisitos de segurança, como a quantidade de água”, afirmou a autarquia.

Outra dica do instituto é nunca adquirir o utensílio no comércio ambulante. Pedir sempre a nota fiscal de uma loja é a garantia de troca em casos de defeito. O próximo cuidado é saber qual a capacidade da panela de pressão, ou seja, quantos litros ela comporta. Essa informação está descrita no manual do fabricante.

Durante a utilização da panela um item que também deve ser observado é a válvula com pino. Uma panela de pressão cheia demais pode entupir esse dispositivo de segurança e até causar uma explosão. Segundo especialistas, a válvula foi feita para liberar vapor, logo, se durante o uso a panela parar de fazer aquele chiado característico, pode indicar que foi obstruída. Nesse caso, a orientação é desligar o fogo imediatamente. Em seguida, com o auxílio de um garfo ou colher, deve ser feito um movimento para cima com a válvula para que o vapor dentro da panela escape. Essa última manobra nunca deve ser adotada se a panela estiver funcionando normalmente e se o objetivo for apenas acelerar a saída da pressão.

Outro sinal de problema é a liberação de vapor pela área circular onde fica localizada a borracha. Isso significa que a vedação está prejudicada e a borracha precisa ser substituída. “Caso haja necessidade de reposição de alguma peça, sempre procure por peças originais junto aos representantes autorizados pelo fabricante”, alerta o Inmetro.

Ao utilizar panelas desse tipo, assim que ela começar a soltar vapor, o fogo deve ser diminuído, pois se a água no seu interior já está fervendo, a chama alta não vai alterar a temperatura do seu interior.

O Capitão Paulo Jorge, oficial de informações públicas do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, acrescenta que essas panelas nunca devem ser abertas sem que toda a pressão tenha saído. O militar observa que esta prática comum entre cozinheiros não deve ser feita.

“Jamais coloque essas panelas sob a água da torneira para acelerar a retirada do vapor”, alerta. Paulo Jorge lembra que uma panela de pressão não pode ser preenchida totalmente: pelo menos 1/3 dela deve ficar vazia para acúmulo de pressão.

 

Exposição Agropecuária de Caicó será lançada na na terça-feira (17)

O lançamento da 49ª Exposição Agropecuária de Caicó, vai acontecer na próxima terça-feira (17), no auditório da Emater, localizado na zona leste da cidade. Estarão presentes, o secretário estadual de agricultura, Guilherme Saldanha, o prefeito Dr. Tadeu e seu vice, Toinho Santiago, além das instituições parceiras como IDIARN, EMATER, ANCOC, entre outros.

A exposição vai acontecer nos dias 27, 28 e 29 de maio no Parque Monsenhor Walfredo Gurgel. No dia 26, os animais serão recebidos.

Na sexta-feira, no final da tarde, ocorre a abertura do evento com a palavra da Governadora Fátima Bezerra e do Prefeito Dr. Tadeu. A partir das 20h, começa a festa com a dupla caicoense, Hugo e Heitor e, na sequência, a Banda Cavaleiros do Forró.

No sábado, sanfoneiros regionais se apresentam durante todo o dia na Exposição. À noite, haverá encontro de sanfoneiros no palco principal. Tudo com entrada franca. No mesmo dia, acontece o tradicional Leilão Seridó Terra do Leite, onde estarão disponíveis para arremate cerca de 40 lotes de animais de alta qualidade. O leilão é promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - EMPARN.

O Secretário de Agricultura de Caicó, Cledinaldo Oliveira, disse que serão disponibilizados 35 mil reais em prêmios no leilão. Ele ainda lembrou que “o Parque de Exposições Monsenhor Walfredo Gurgel, foi cedido pelo Governo do Estado para a Prefeitura de Caicó, e, que antes, o lugar era usado apenas uma vez a cada ano por ocasião da ExpoCaicó, mas agora, aos sábados, ocorre a Feira do Gado. Assim, durante todo o ano, acontecem eventos”.

Sobre as melhorias que já foram realizadas no lugar, Cleidinaldo disse que “a Prefeitura de Caicó já instalou 35 postes com luminárias. Com isso, não serão mais usadas as gambiarras colocadas no passado para iluminar o local. Ainda foram feitas melhorias no sistema de água, nas baias. Ainda foram feitos mais 30 currais”.

Durante o evento, também ocorre a exposição e comercialização de artesanato, máquinas agrícolas e carros.

Brasil garante bronze no Mundial de futebol de paralisados cerebrais

 


A seleção de futebol de paralisados cerebrais (PC) assegurou a medalha de bronze no Campeonato Mundial da modalidade, disputado em Salou (Espanha). O país garantiu o terceiro lugar no pódio neste domingo (15), após derrotar os Estados Unidos por 2 a 0, repetindo a campanha da edição anterior, há três anos.

Os brasileiros não se abateram com a derrota por 4 a 1 para o Irã na quinta-feira (12), pela semifinal. Aos 25 minutos da primeira etapa (cada tempo no futebol PC possui 30 minutos), Ângelo Matheus dividiu com o goleiro norte-americano na área e abriu o marcador, fazendo o quinto gol dele no Mundial. No último minuto, Evandro de Oliveira, de pênalti, garantiu o triunfo.

Foi a quinta vez que o Brasil finalizou o Mundial de futebol PC (que era conhecido como futebol de sete paralímpico) em terceiro lugar. Além de 2019, a seleção também foi bronze em 1998, 2001 e 2015. As melhores campanhas foram em 2003 e 2013, quando os brasileiros foram à final, mas ficaram com o vice-campeonato.

O Brasil encerrou o Mundial com cinco vitórias e apenas uma derrota, justamente para o Irã. Na primeira fase, a seleção bateu Tailândia (3 a 1), Alemanha (6 a 0) e Irlanda (3 a 0). Nas quartas, o triunfo foi sobre a rival Argentina (3 a 0).

Na final, também realizada neste domingo, a Ucrânia derrotou o Irã por 1 a 0 e levantou a taça pela sétima vez. O detalhe é que a participação ucraniana, maior campeã mundial, era incerta até dias antes do torneio iniciar, devido à tensão militar no país, por conta da invasão russa. A Federação Internacional de Futebol de Paralisados Cerebrais (IFCPF, sigla em inglês) organizou uma campanha de financiamento on-line para viabilizar a presença da equipe em Salou.

Modalidade

No futebol PC, os atletas são divididos nas classes FT1, FT2 e FT3. Na FT1 estão aqueles com maior comprometimento físico-motor. Cada equipe, obrigatoriamente, deve ter pelo menos um deles entre os titulares. Já a FT3 reúne jogadores com menor grau de paralisia e somente um pode estar no gramado em cada time.

A duração do jogo não é a única diferença para o futebol convencional. O número de atletas por equipe (sete) e os tamanhos de campo (70 metros por 50 metros) e da baliza (dois metros por cinco metros) são distintos. Além disso, não há impedimento no futebol PC e a cobrança de lateral pode ser feita com apenas uma das mãos.

 

Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas para mandato tampão

 


O estado de Alagoas tem novo governador. Foi eleito hoje (15) Paulo Dantas, em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativa de Alagoas. O mandato tampão de Dantas se encerra em 31 de dezembro. O vice-governador eleito é José Wanderley. Dantas é deputado estadual e Wanderley é médico. Ambos são do MDB, partido do último a ocupar o posto, Renan Filho. A chapa emedebista recebeu 21 votos dos 27 possíveis.

Dantas tem 43 anos, nasceu em Maceió, é formado em administração e está em seu primeiro mandato como deputado estadual. José Wanderley Neto é natural de Palmeira dos Índios, tem 72 anos, é médico cardiologista e já exerceu o cargo de vice-governador do Estado, no período de 2007 a 2011, na primeira gestão do ex-governador Teotônio Vilela Filho.

Eleição indireta

A eleição indireta para o governo estadual é necessária porque, em abril, o então governador Renan Filho cumpriu o prazo de desincompatibilização e deixou o cargo para disputar as eleições para o Senado, conforme determina a legislação eleitoral.

Com a saída, o vice-governador, Luciano Barbosa, eleito na chapa de Renan, deveria assumir, mas não estava mais no cargo, porque venceu as eleições de 2020 e se tornou prefeito de Arapiraca. O primeiro na linha sucessória seria o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Vitor (MDB). No entanto, ele preferiu não assumir o governo do estado, porque ficaria impedido de concorrer à reeleição, e convocou as eleições indiretas.

Com os impedimentos, coube ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Klever Loureiro, último na linha sucessória, assumir o posto interinamente. O edital de convocação da eleição foi contestado pelo PP e o caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF).

Após analisar um recurso do PP, o ministro Gilmar Mendes determinou que fossem formadas chapas únicas para a disputa e reabriu o prazo para o registro das candidaturas.

Edição: Maria Claudia- Agência Brasil


 

domingo, 15 de maio de 2022

Concurso INSS: minuta prevê estudo de vagas e mudanças na carreira

 


concurso INSS começa a ter sinais de que pode ser autorizado. Com uma mesa de negociação aberta com a categoria, os ministérios do Trabalho e Previdência (MTP) e da Economia (ME), assim como o próprio Instituto, têm feito movimentações importantes para a realização da seleção.

Nesta semana, por exemplo, uma minuta de decreto foi enviada ao MTP, com o objetivo de instituir e regulamentar as competências do Comitê Gestor da Carreira do Seguro Social. Entre as novas atribuições do grupo estão:

  • analisar as propostas de lotação necessária de pessoal do INSS, e sugerir medidas convenientes;
  • examinar os casos omissos referentes à carreira do seguro social e sugerir medidas convenientes; e
  • sugerir modificações na carreira do seguro social.

Em relação à mudança da carreira do seguro social, outro ofício que circula no MPT trata sobre um projeto de lei, a ser elaborado, visando à alteração no requisito de ingresso do cargo de técnico do seguro social.

Segundo o Instituto Nacional de Seguro Social e a categoria, as atribuições da carreira mudaram nos últimos anos, por conta disso, a exigência do nível superior seria o mais adequado, valorizando assim os profissionais que ocupam tal função.

Apesar da previsão de um projeto de lei, ainda não é certa a exigência de tal requisito no próximo concurso INSS. Em 2021, durante entrevista com o setor de Gestão de Pessoas do INSS, a autarquia afirmou que tal mudança não estaria prevista no próximo edital, mas sim em outros.

Além das mudanças nos requisitos e nas movimentações para o levantamento de vagas, a categoria ligada aos peritos médicos também apontou a sinalização para a inclusão da carreira no próximo concurso.

Com orçamento, concurso INSS é prioridade

Outro ponto que favorece a realização do concurso INSS é a recente aprovação do Projeto de Lei (PLN 1/22), que abre crédito suplementar de R$2,57 bilhões para a recomposição do Orçamento.

Aguardando a sanção ou veto presidencial, o PLN pode ser decisivo para a realização da seleção. Isso porque, segundo líderes sindicais, com o orçamento aprovado, o concurso estaria entre as prioridades do governo.

"O INSS é o órgão que encabeça a lista de prioridades para novas contratações. Quanto ao nível superior, isto ainda dependeria de alterações na lei da carreira do Seguro Social", diz ofício publicado pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Essa possibilidade já havia sido anunciada por líderes sindicais. No último dia 5, por exemplo, Tatiane Martins, que representa o Paraná no Comando Nacional de Greve, falou sobre o concurso, após uma mesa de negociação ser aberta entre os representantes dos ministérios e o INSS.

"Recomposição das equipes e concurso público são assuntos que estão sendo debatidos, não somente na nossa mesa, mas a gente solicita que essas equipes sejam compostas, principalmente na Reabilitação Profissional. Segundo o que foi passado para nós, vai sair um concurso público e há vagas para a reabilitação profissional", disse a representante.

O PLN 1/22 já foi encaminhado para a sanção ou veto presidencial. O prazo limite para que isso ocorra é o dia 24 deste mês.

Atual ministro aposta em edital ainda este ano

Ao tomar posse como ministro do Trabalho e Previdência, em março, José Carlos Oliveira falou sobre a possibilidade de um novo concurso INSS, autarquia que presidiu desde novembro de 2021 e pela qual foi servidor de carreira desde 1985.

Na ocasião, em resposta ao Correio Braziliense, o titular da pasta demonstrou otimismo pela autorização e realização do concurso ainda este ano.

No entanto, segundo ele, a oferta de vagas deverá ser menor do que a solicitada ao Ministério da Economia em 2021.

"Existe um diálogo para que haja concurso público, sim, neste ano. Talvez, não no número que a gente solicitou, de 7,5 mil", afirmou à época.

Novo pedido de concurso INSS foi enviado

Um novo pedido de concurso INSS foi enviado, este ano, ao Ministério da Economia. Desta vez, a autarquia deseja preencher 7.830 vagas, em cargos dos níveis médio e superior

O diferencial entre este pedido e o enviado em 2021 é o quantitativo de vagas, sendo 255 a mais do que a solicitação feita no ano passado.

Além disso, essas 255 vagas estão concentradas na área-meio, sendo 80 oportunidades para o cargo de técnico do seguro social, e 175 para o analista do seguro social.

A área meio do INSS costuma ser uma função generalista, que, nos últimos anos, inclusive, foi alvo de protestos das categorias após portarias que viabilizariam a terceirização de cargos nesse setor serem publicadas.

Desta forma, caso o concurso INSS seja autorizado pelo Ministério da Economia, tudo indica que a seleção contará com, pelo menos, 255 vagas generalistas, em que apenas a conclusão do nível médio ou superior será necessário, sem a exigência de cursos específicos.

Confira abaixo as demais vagas solicitadas pelo INSS

Técnico do seguro social - R$5.186,79

  • áreas: Análise Reconhecimento de Direito RGPS (2.938 vagas), Combate à Fraude (734), Serviço de Apoio ao Reconhecimento de Direito (216), Serviço de Atendimento de Demandas Judiciais (40), Serviço de Cobrança Administrativa (34), Análise Reconhecimento de Direito RPPS (46) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (1.996).

Analista do seguro social - R$7.659,87

  • áreas: Serviço Social (463 vagas), Reabilitação Profissional (702) e Recomposição do Quadro de Aposentados até 2023 (406).

Vale ressaltar que o novo pedido mantém a sugestão de mudança de escolaridade para o técnico do seguro social, ou seja, passando do nível médio para o superior.

No entanto, como já adiantado em conversas entre representantes da categoria e o Ministério da Economia, essa nota técnica ainda precisará passar por novos estudos. Desta forma, no próximo edital não haverá alteração de escolaridade.


Eslovênia 'barra' Natália em jantar e ex-BBB reage

 


Eslovênia e Natália não se aproximaram muito durante o "BBB 22". Ao responder perguntas ao lado do namorado, Lucas Bissoli, com Matheus Mazzafera, a miss falou sobre ex-colegas de confinamento que convidaria para jantar.

O casal, que compartilha momentos fofos nas redes sociais, contou que chamaria para o evento ex-colegas como Arthur Aguiar, P.A., Jade Picon, Linn da Quebrada, Douglas Silva e Naiara Azevedo. Mazzafera perguntou sobre Natália Deodato, que brilhou no Carnaval carioca, e teve uma resposta negativa.

Lucas, na verdade, respondeu "sim", e Eslovênia justificou: "Ele chama todo mundo porque é bonzinho. Até quem ele não gosta, ele chama".

Natália reage à fala de Eslovênia

A declaração gerou bastante repercussão nas redes sociais. Em um comentário deixado no perfil da página "Gossip do Dia", Natália rebateu a fala de Eslovênia.

"Uai gente, errada não está! É questão de afinidade e de verdade não há problema nenhum nisso. E isso não quer dizer que a pessoa queira o mal da outra, só que não tem afinidade o suficiente para um convite tão pessoal", escreveu.

"Nunca houve laços fortes entre ambas, apenas convivência na casa. O jogo acabou galera, eu faria o mesmo! Desejo todo sucesso do mundo e um incrível jantar", completou.

Natália analisa entrada de Jade Picon em novela

A escolha de Jade Picon para o elenco de "Travessia", próxima novela das 21h de Glória Perez, rendeu debates e controvérsias. No entanto, ela não é a única ex-"BBB 22" que visa construir uma carreira de atriz. Natália Deodato planeja se mudar para o Rio de Janeiro e estudar interpretação.

Em entrevista ao colunista Lucas Pasin, do UOL, Natália celebrou a conquista de Jade, mas disse que não se sente inspirada por ela. "Não é uma novidade ver uma Jade na televisão, né? Ela é o padrão. É bacana que esteja lá, é uma menina merecedora e guerreira, mas faz apenas parte do padrão", destacou.

Nathalia Duarte -  MSN 

Purepeople

Bolsonaro anda de moto por Brasília, vai a feira e ouve: ‘abaixa a gasolina, presidente’


Enquanto apoiadores preparam uma “lanchaciata” em Brasília neste domingo, 15, o presidente Jair Bolsonaro andou de moto pela cidade e foi à Feira do Guará, onde comeu pastel e tomou caldo de cana. Enquanto caminhava e tirava fotos com eleitores, o chefe do Executivo ouviu gritos de “já ganhou”, numa referência à eleição de outubro, e também um pedido: “Abaixa o preço da gasolina, Bolsonaro.”

Na feira, o presidente estava acompanhado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, e pelo ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto, cotado para concorrer como vice na chapa de Bolsonaro à reeleição. O aumento da inflação e, principalmente, do preço dos combustíveis, como diesel e gasolina, têm preocupado o comitê de campanha do presidente.

Na última quarta-feira, 11, Bolsonaro decidiu demitir o almirante Bento Albuquerque do comando do Ministério de Minas e Energia, após ter reclamado, durante sua tradicional live de quinta-feira nas redes sociais, do preço do diesel e dito que o lucro da Petrobras é um “estupro”. No lugar de Albuquerque, assumiu o economista Adolfo Sachsida, que fazia parte da equipe econômica e é apoiador ferrenho do presidente.

Bolsonaro saiu de moto neste domingo pouco depois das 10h. Conversou com apoiadores em uma banca, em frente ao Zoológico de Brasília, onde se vendiam frutas. Depois, foi à Feira do Guará, onde comeu pastel e tomou calda de cana. Foi lá que ouviu o pedido de apoiadores para abaixar o preço da gasolina. O presidente foi, ainda, em outra feira na cidade, onde também tirou fotos com admiradores.

Covid-19: em 24 horas, país teve 17.355 mil novos casos e 92 mortes

 


O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 664.872 mortes por de covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado ontem (14) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 30.682.094.

Em 24 horas, foram registrados 17.355 casos. No mesmo período, foram confirmadas 92 mortes de vítimas do vírus.

Ainda segundo o boletim, 29.718.402 pessoas se recuperaram da doença e 298.820 casos estão em acompanhamento.

Estados

Algumas unidades da federação, no entanto, não enviaram os dados relativos a sábado. São elas: Distrito Federal, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul (apenas óbitos), Mato Grosso, Rio de Janeiro, Roraima e Tocantins.

Considerando os dados mais recentes obtidos pelo Ministério da Saúde, São Paulo lidera o número de casos, com 5,44 milhões, seguido por Minas Gerais (3,37 milhões) e Paraná (2,48 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (124,9 mil). Em seguida, aparece Roraima (155,6 mil) e Amapá (160,4 mil).

Em relação às mortes, São Paulo apresenta o maior número (168.669), seguido de Rio de Janeiro (73.632) e Minas Gerais (61.410). O menor número de mortes está no Acre (2.002), Amapá (2.132) e Roraima (2.151).

Vacinação

Até ontem, haviam sido aplicadas 428,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 176,5 milhões com a primeira dose e 157,8 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,8 milhões de pessoas. Outras 82,7 milhões já receberam a dose de reforço.

 

HATERS: ‘Povo ridículo’, diz Jojo Todynho ao rebater críticas após dizer que quer perder 40 kg para engravidar

 


Jojo Todynho, casada desde janeiro com o oficial do Exército Lucas Souza, contou recentemente que quer engravidar e para isso planeja perder 40 kg. Pouco depois, a artista disse estar sofrendo ataques em suas redes por causa de seu relato e aproveitou a oportunidade para rebater os haters sobre sua decisão.

“Quando eu posso fazer alguma coisa para melhorar, eu vou fazer! Se tiver que fazer lipo, eu vou fazer. Se tiver que fazer uma abdominoplastia para eu me sentir mais gostosa, eu vou fazer! Mas não fico me torturando por causa disso!”, disse. “Pra mim são um bando de complexadas, depressivas que querem dar piti e falar besteira na internet, povo ridículo que quer falar besteira eu não tenho paciência!”, acrescentou.

Em seguida, a vencedora de A Fazenda 12 esclareceu os rumores de que estaria tomando remédios para emagrecer. “Eu não tomo remédio! ‘Ah, porque ela tem problema de pressão’, onde, gente? Só porque uma vez ou outra a pressão subiu ou desceu na Fazenda? Gente, A Fazenda já acabou há muito tempo, vira a página! Não precisa ser gordo ou magro para você ter problema de pressão não.”

 

Inmet prevê frio em todo o país a partir de domingo

 


Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontam uma queda acentuada na temperatura de todo o país, com “queda acentuada” na Região Sul. De acordo com o instituto, o frio começa no domingo (15), exatamente no sul do país. Em seguida, o frio se espalhará rapidamente até o norte do país.

Na segunda-feira (16), as baixas temperaturas devem atingir todas as regiões, podendo chegar até Rondônia e Acre até o fim do dia. O clima frio poderá derrubar as temperaturas até 10°, especialmente na Região Sul e no sul das regiões Centro-Oeste e Sudeste. No Acre e em Rondônia, o frio deve causar o segundo episódio de friagem do mês. O primeiro episódio ocorreu nos dias 4 e 5 de maio.

Geada

Segundo Inmet, há tendência de geada na Região Sul do país entre os dias 17 e 25. Há, inclusive, previsão de geada forte em praticamente todo o estado de Santa Catarina, com exceção da região litoral, no norte do Rio Grande do Sul e no centro do Paraná, estendendo-se até o sul, também com exceção do litoral.

Existe ainda, segundo o Inmet, uma pequena possibilidade de ocorrência de neve nas serras gaúcha e catarinense entre a noite do dia 16 e madrugada do dia 17.

“Do ponto de vista agrometeorológico, a geada é um fenômeno causado pela ocorrência de baixas temperaturas que promovem o congelamento dos tecidos vegetais, havendo ou não a formação de gelo, e provoca a morte das plantas ou de suas partes (folhas, ramos, frutos)”, explica o instituto. A Geada pode ser provocada tanto por entradas de massas de ar frio, quanto por um intenso resfriamento da superfície, durante noites de céu limpo e sem vento.

Edição: Maria Claudia

 

Pré-candidatos podem iniciar vaquinha virtual a partir de hoje

 


A partir de hoje (15), os pré-candidatos que vão disputar as eleições de outubro estão autorizados a realizar campanha prévia de financiamento coletivo, modalidade conhecida como vaquinha virtual ou crowdfunding.

Pelas regras eleitorais, a arrecadação será feita por empresas especializadas que foram cadastradas previamente na Justiça Eleitoral.

A liberação dos recursos está condicionada ao pedido de registro de candidatura, à obtenção de CNPJ e a abertura de conta bancária.

Durante a campanha de arrecadação, os pré-candidatos não poderão fazer pedidos de votos e propaganda eleitoral antecipada.

Quem pode doar

Somente pessoas físicas podem doar. Pelas regras do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não existe limite de valor a ser recebido pela modalidade de financiamento coletivo.

As doações de valores iguais ou superiores a R$ 1.064,10 somente podem ser recebidas mediante transferência eletrônica ou cheque cruzado e nominal. Essa regra deve ser observada, inclusive na hipótese de contribuições sucessivas realizadas por um mesmo doador em um mesmo dia.

Prestação de contas

A emissão de recibos é obrigatória em todo tipo de contribuição recebida, seja em dinheiro ou cartão. Isso é feito para possibilitar o controle pelo Ministério Público e Judiciário.

A empresa arrecadadora também deve disponibilizar em site a lista com a identificação dos doadores e das respectivas quantias doadas, a ser atualizada instantaneamente a cada nova contribuição, bem como informar os candidatos e os eleitores sobre as taxas administrativas a serem cobradas pela realização do serviço.

Todas as doações recebidas mediante financiamento coletivo deverão ser lançadas individualmente pelo valor bruto na prestação de contas de campanha eleitoral de candidatos e partidos políticos.

Regulamentação

A modalidade de arrecadação de recursos para campanhas eleitorais foi regulamentada pela reforma eleitoral de 2017 e utilizada nas Eleições Gerais de 2018 e nas Municipais de 2020. A reforma de 2017 também proibiu a doação de empresas para candidatos. A vaquinha, ganhou, então, força para aumentar o montante para as campanhas eleitorais, somada às doações de pessoas físicas e aos recursos públicos, procedentes do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, que neste ano tem previsão de R$ 4,9 bilhões.

Segundo dados do TSE, nas eleições de 2018, na primeira vez que as vaquinhas foram realizadas, foram arrecadados aproximadamente R$ 19,7 milhões por meio de financiamento coletivo. Nas eleições de 2020, foram arrecadados R$ 15,8 milhões.

O primeiro turno será realizado no dia 2 de outubro, quando os eleitores vão às urnas para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Um eventual segundo turno para a disputa presidencial e aos governos estaduais será em 30 de outubro.

 

LUTO NA CINEMATOGRAFIA: No Pernambuco: Morre, aos 58 anos, o cineasta Breno Silveira

 


Morreu neste sábado (14) o cineasta Breno Silveira, de 58 anos. Ele estava filmando no interior de Pernambuco quando teve um infarto fulminante no município de Vicência e não resistiu. A informação foi confirmada pela Conspiração Filmes, produtora da qual Breno era sócio.

Breno estava em Pernambuco para as gravações do filme “Dona Vitória”, com Fernanda Montenegro no papel-título. A trama conta a história de uma aposentada que desmontou uma quadrilha de traficantes e policiais, a partir de imagens gravadas da janela do seu prédio, em Copacabana.

O cineasta se formou pela École Louis Lumière, de Paris, e teve sua primeira experiência como diretor de fotografia no longa “Carlota Joaquina: Princesa do Brasil”, em 1995.

Em 2000, foi diretor de fotografia do filme “Eu Tu Eles”, que chegou a ser selecionado para participar da mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes.

Breno deixa a esposa, Paula Fiuza, e duas filhas, Olívia e Valentina.

 

Receita Federal alerta para golpe na restituição do Imposto de Renda; saiba como funciona

 


Com a proximidade do prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, a Receita Federal alerta os contribuintes sobre a prática de um novo golpe contra as pessoas em processo de declaração do imposto. Na mais nova tentativa de golpe, os criminosos estão se passando pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas ao Fisco.

O órgão lembra que é preciso ter cuidado com e-mails, usados para a prática do golpe. Os criminosos enviam e-mails tentando convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF. Para dar mais credibilidade, são utilizadas imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br.

Na mensagem, que contém um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix. Não há dados sobre o número de pessoas que receberam e-mail falso e sobre quem foi lesado.

A Receita lembra que não envia e-mails ou alerta para os contribuintes com mensagens que possuam algum tipo de link e que os contribuintes devem confirmar as informações nos canais oficiais.

“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”, afirmou o órgão.

O prazo para enviar a declaração do IR 2022 termina no 31 de maio. Pelo calendário de restituição, os pagamentos começam a ser feitos, em cinco lotes, começando também no próximo dia 31.

Quem não declarar o imposto até o fim do prazo fica sujeito ao recebimento de multa, cujo valor é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.

Até a última quinta-feira, a Receita Federal informou que já foram entregues 20.889.198 declarações do IRPF 2022, ano-calendário 2021. A expectativa é que 34.100.000 de declarações sejam enviadas até o final do prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário