sábado, 26 de julho de 2014

Sonora Brasil apresenta Duo Cancionâncias (RJ)

Depois de Natal, projeto do Sesc leva grupo a Mossoró (22/07) e a Caicó (23/07). Entrada é gratuita

Foi a voz suave da soprano Manuela Camargo e o dedilhar do violinista Cyro Delvizio, do Duo Cancionâncias (RJ), que deram início ao Sonora Brasil 2014 no Rio Grande do Norte. O projeto do Sesc, que pretende formar ouvintes musicais, traz este ano duas novidades ao RN: o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” e a circulação pelo interior do estado. A apresentação aconteceu nesta segunda-feira (21/07), no auditório do Sesc Centro, em Natal. A próxima parada do Duo – primeiro de quatro grupos a vir pelo projeto – será Mossoró (22/07), seguida por Caicó (23/07). As entradas são gratuitas, e as sessões começam às 20h.


Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba, Cruzeta e a praia de Pipa receberão as apresentações do Sonora Brasil nos meses de julho e agosto. Em solo potiguar, além do Duo Cancionâncias, apresentam-se o Quarteto Belmonte (RJ), o Quinteto Brasília e o Octeto Polyphonia Khoros (SC).

O tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea” traz à tona a força deste compositor, crítico, produtor musical e criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. As apresentações levam ao público, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram apresentadas nas Bienais.

“É uma honra representar uma obra da magnitude da do Edino Krieger e ir do Oiapoque ao Chuí levando a música erudita. Nunca vi um projeto dessa magnitude, que realiza 128 concertos em todos os estados, nem no Brasil nem no mundo”, conta Manuela, do Duo Cancionâncias, referindo-se à capilaridade das apresentações do Sonora Brasil.
Além de mostrar seus talentos, os grupos que se apresentam pelo projeto também explicam à plateia, nos intervalos entre as músicas, como foram concebidas as obras, a particularidade de um instrumento e outros detalhes que fazem a diferença na percepção de quem ouve. “Às vezes, uma pequena palavra antes da obra abre um mundo de compreensão pra quem está ouvindo”, ressalta.

Sobre o Sonora Brasil

Em 2013, a 16ª edição do projeto trouxe o tema “Tambores e Batuques” ao Centro-Oeste e Nordeste Brasileiros, onde grupos apresentaram as manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental, sagrado. Este ano, é a vez do outro tema desta edição vir à região. Para saber mais sobre o projeto, acesse www.sesc.com.br/sonorabrasil.

O Sonora busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no Brasil. Além disso, quer incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

Sobre o Duo Cancionâncias

O Duo Cancionâncias tem se dedicado à difusão do repertório de música brasileira e latinoamericana do século 20, com especial atenção aos compositores contemporâneos. Formado pela soprano Manuela Camargo e pelo violonista Cyro Delvizio (ambos mestres em música pela UFRJ).

Entre suas apresentações, destacam-se séries que abarcam diversos gêneros da canção brasileira, além de recitais em programas de rádios pelo Brasil e México. A dupla se dedica intensamente à interpretação da obra de Edino Krieger, que tem acompanhado de perto essa produção e as transcrições de obras originalmente escritas para canto e piano.

Serviço:
O quê? Sonora Brasil Sesc apresenta Duo Cancionâncias (RJ)
Quando e onde?
MOSSORÓ
22/07, às 20h, no auditório Sesc Mossoró (Rua Dr. João Marcelino, S/N, Nova Betânia)
CAICÓ
23/07, às 20h, na Casa de Cultura
ENTRADA GRATUITA
Site do projeto: 
www.sesc.com.br/sonorabrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário