O Brasil, campeão dos últimos três Mundiais de Vôlei, se classificou para a final da atual edição da competição ao superar por 3 sets a 2 a França (18-25, 25-23, 23-25, 25-22, 12-15), neste sábado na semifinal, disputada em Katowice.
Os brasileiros enfrentarão na final de domingo a anfitriã Polônia, que venceu a Alemanha na outra semifinal por 3 sets a 1 (26-24, 28-26, 23-25 e 25-21).
Com a vitória, o Brasil poderá buscar um histórico quarto título mundial consecutivo, feito inédito no esporte. O recorde atual é compartilhado pela Itália, campeã em 1990, 1994 e 1998, e pelos próprios brasileiros, vencedores em 2002, 2006 e 2010.
Neste Mundial, o Brasil não busca apenas o tetracampeonato, mas também retomar a hegemonia no vôlei.
Para isto, a equipe do técnico Bernardinho quer evitar uma nova derrota em uma grande final, como a sofrida nos últimos Jogos Olímpicos de Londres-2012, quando perdeu para a Rússia, ou na última Liga Mundial, perdida em julho para os Estados Unidos.
Neste sábado, o Brasil precisou de muito sangue frio para vencer a França, que fez jogo duro, lutou por cada ponto e levou a partida ao tie-break decisivo, no qual a experiência brasileira acabou fazendo a diferença.
Os brasileiros venceram todas as partias disputadas neste Mundial, com exceção do duelo com a Polônia, na última terça-feira (3-2). A derrota deixou o Brasil perto da eliminação, mas a vitória de 3 a 0 sobre os russos permitiu a Murilo, Lucão, Bruninho e companhia chegarem às semifinais.
"Estamos pertos de conquistar o título pela quarta vez consecutiva, mas vamos manter a concentração até o jogo de amanhã (domingo), deixando a vitória sobre a França de lado. Todos sonhamos com a final, e agora temos a oportunidade de vencê-la", explicou o levantador Bruninho.
Já a França pôs fim à aventura no Mundial, no qual se transformou numa das revelações da competição. Os franceses não chegavam tão longe no torneio desde 2002, quando também foram eliminados nas semifinais.
Brasileiros e poloneses se enfretaram uma vez numa final de Mundial de Vôlei, na edição disputada no Japão-2006, com vitória do time de Bernardinho por 3 sets a 0.
Nenhum comentário:
Postar um comentário