terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Jornalista Orlando Duarte morre aos 88 anos, vítima da covid


Faleceu, nesta terça-feira (15), o jornalista esportivo Orlando Duarte, aos 88 anos, vítima da covid-19. Ele estava internado, há três semanas, em um hospital de São Paulo, e teve complicações com a doença. Orlando foi diagnosticado com mal de Alzheimer, em 2019. Ele estava afastado da profissão desde 2012 em decorrência de problemas de saúde.

Por décadas, Duarte foi considerado um dos maiores críticos da imprensa esportiva. Atuou, ainda, como repórter, locutor, cronista, escritor e executivo de emissoras de TV. Natural de Rancharia, no interior de São Paulo, é autor de 34 livros sobre o esporte brasileiro e mundial, sendo um dos mais produtivos escritores da crônica esportiva do país. Foi apelidado de “pai da memória esportiva do Brasil” e “o eclético”.

Orlando Duarte escreveu enciclopédias sobre Copas do Mundo e Jogos Olímpicos, eventos que cobriu às dezenas, além de livros sobre grandes clubes, como o São Paulo, e a biografia “Pelé: o Supercampeão”. 

Foi também diretor de esportes da TV Cultura a partir de 1960, ano em que a emissora foi inaugurada, e passou por Bandeirantes, Record, SBT e Globo. Como torcedor, foi apaixonado pela Portuguesa de Desportos e pelo Vasco da Gama. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário