quarta-feira, 6 de abril de 2022

Libertadores: Flamengo supera Sporting Cristal por 2 a 0

 



O Flamengo iniciou a sua caminhada na Copa Libertadores derrotando o Sporting Cristal (Peru) por 2 a 0, na noite desta terça-feira (5) no Estádio Nacional de Lima. Com o resultado o Rubro-Negro assumiu a liderança do Grupo H com três pontos conquistados.

Indefinição antes do jogo
Apesar de ter uma estreia positiva na competição continental, resultado que serve para afastar a frustração após perder o título carioca para o Fluminense, o Rubro-Negro viveu momentos de indefinição antes de a bola rolar.

A incerteza foi causada pelo estado de emergência decretado pelo Governo peruano na última segunda (4) para conter protestos violentos por conta do aumento nos preços de combustíveis e fertilizantes.

Assim, horas antes da partida o Instituto Peruano do Esporte chegou a divulgar nota anunciando que o confronto estava adiado, informação confirmada pela Conmebol. Porém, minutos depois a mesma Confederação Sul-Americana de Futebol se pronunciou novamente informando que o jogo aconteceria, mas em horário diferente (a partir das 22h) e sem a presença da torcida, após o Governo local encerrar o toque de recolher que estava em vigor no país andino desde o primeiro minuto desta terça.

Estreia tranquila
Com a bola rolando o Flamengo não teve dificuldades para se impor diante de um adversário claramente inferior tecnicamente. E o placar foi aberto ainda no primeiro tempo, aos 21 minutos. Matheuzinho recebeu na direita, avançou até a linha de fundo e cruzou para Bruno Henrique, que escorou de primeira.

O segundo saiu apenas aos 41 minutos da etapa final, quando Lázaro enfiou para Matheuzinho na direita, que avançou em velocidade e bateu cruzado.

O Rubro-Negro volta a entrar em campo pela competição na terça-feira (12) da próxima semana, quando recebe o Talleres (Argentina) no estádio do Maracanã.

O Maior São João do Mundo: programação vai contar com vasta agenda cultural para a edição 2022

 


Em continuidade às tratativas que antecedem O Maior São João do Mundo, a secretária de Cultura de Campina Grande, Giseli Sampaio, se reuniu com o diretor-presidente da Medow Entretenimento, Jomário Souto, no intuito de pautar todo o aspecto cultural dos festejos juninos da Rainha da Borborema. Uma das principais pautas da reunião foi a realização do Casamento Coletivo, e contou com a presença da Juíza Ivna Mozart.

Na ocasião, Giseli Sampaio apresentou todo o projeto cultural idealizado para o calendário d’O Maior São João do Mundo, que versa sobre a valorização da cultura popular munida de toda a versatilidade que a temática possui. Dentro das atividades apresentadas está o “Zabumba Lá”, que chega à sua segunda edição e homenageará grandes artistas, a exemplo de Biliu de Campina, Marinês, Diomedes e Parafuso, do Três do Nordeste.

“A reunião aconteceu no intuito de já definir toda a programação cultural, dentro do contexto da dança, música, assim como voltada aos folguedos dos festejos juninos. Será uma programação robusta dentro das tradições culturais da nossa região, que proporcionará às pessoas toda uma agenda cultural de valorização ao que temos de mais genuíno dentro das nossas raízes”, ressaltou Giseli Sampaio.

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), idealiza para esta edição uma vasta agenda cultural munida de muita identidade cultural. Além do já tradicional Casamento Coletivo, outras ações têm sido arquitetadas para compor o calendário dos festejos campinenses.

“Essa reunião foi de suma importância para os preparativos das ações em parceria com a Prefeitura. Vamos fazer tudo dentro da medida possível, não queremos deixar nada a desejar em relação ao ano de 2019. Com certeza faremos uma festa bonita, grande e a altura d’O Maior São João do Mundo”, afirmou Jomário Souto.

Casamento Coletivo 2022

Uma das pautas abordadas na reunião foi o Casamento Coletivo 2022, que acontecerá em 12 de junho, Dia dos Namorados, diretamente da Pirâmide do Parque do Povo. Foram dialogadas sobre novidades para a edição deste ano, que acontecerá em um formato especial e contará com diversas surpresas para os noivos.

A ação integra a programação do São João de Campina Grande, e se trata de uma cerimônia oficial perante a justiça, realizada pela Juíza Ivna Mozart. O casamento é realizado dentro de todas as prerrogativas jurídicas, entretanto repleto de muita identidade cultural e enaltecimento às histórias de amor.

“Apesar de todo esse viés artístico que o casamento traz, temos que ter todo o cuidado na realização da cerimônia, no sentido de preservar toda a seriedade que o momento pede. É um ato solene, e nós seguimos diversas questões que versam sobre isso”, destacou a juíza Ivna Mozart.


Anitta é acusada por revista de promover turismo íntimo no Brasil; entenda

 


Após ser acusada de promover o turismo íntimo no Brasil por causa de uma entrevista concedida a revista norte-americana Nylon, Anitta rebateu as críticas e afirmou que sua fala foi retirada de contexto. Nesta segunda-feira (4), a cantora se revoltou com a publicação e classificou a reportagem como um “desrespeito”.

“Meu Deus, tira o ódio de dentro de mim porque a vontade é de m a t a r. Esse tipo de polêmica aí eu não usaria jamais nem se fosse para ficar mais famosa que o papa. Isso é um desrespeito com muita gente e muita coisa na vida”, desabafou Anitta no Twitter.

Na rede social, a poderosa afirmou que não consegue colocar sua assessoria de imprensa para resolver estes conflitos fora do país. “Se eu conseguisse, meu amor, sabe quando que iam fazer sensacionalismo comigo? Nunca. Mano, eu tô soltando fogo pelo nariz. Meu Deus, tira de mim todo o ódio, pelo amor”, prosseguiu.

“Acabei de sair do avião e ver isso só porque minha amiga postou no Instagram dela. Nenhum de nós estava sabendo nem que ia sair revista nenhuma agora, nem foto, nem nada. Muito menos essa manchete de programa de quinta categoria. Não teve aprovação, não nos enviaram nada”, reclamou ela.

“Essas palavras saíram da sua boca? Saíram. Mas qual foi a pergunta? Qual foi o tom da sua resposta? Você falou rindo? Gritando? O que veio depois dessa fala? Essa é a questão. Vai do profissionalismo e bom senso do jornalista de transcrever a situação e não só as palavras”, opinou.

Nesta segunda, a c a p a da revista Nylon foi divulgada e revoltou os internautas brasileiros. A publicação destaca uma frase na qual Anitta disse: “No Brasil, todos querem se divertir e ter relações íntimas, e eu quero trazer essa energia para cá”. O conteúdo impresso será distribuído no festival norte-americano Coachella, que começa em 15 de abril e terá a participação da artista.

Brasileiros invadem comentários de revista dos EUA por críticas à capa com Anitta: ‘Brasil merece respeito’

 


    Não foi só Anitta que ficou insatisfeita com a chamada de capa da Nylon Magazine. Fãs da artista foram até a página do Instagram da publicação para protestar e pedir respeito. A revista estadunidense deu destaque a uma frase da cantora que se refere ao Brasil como local para se divertir e transar. Anitta alega que foi vítima de uma descontextualização.

    “Respeite Anitta”, disse um fã, em inglês. “O Brasil merece respeito”, comentou outro seguidor, também no idioma estrangeiro. “Anitta merece respeito”, disseram vários outros, criando uma hashtag.

    A revista seria uma edição especial feita exclusivamente para ser distribuída no Coachella, o festival que tem Anitta no line up. Nas redes sociais, a cantora se mostrou revoltada com a publicação. “Eu estou perplexa com essa manchete real. Estou vendo essa capa pelo Instagram e estou desacreditada nessa manchete completamente fora de contexto de tudo“, observou a cantora.

    Um internauta criticou a aspa e recebeu uma resposta da carioca. “Vou te colocar para fazer essa entrevista de duas horas com uma pessoa falando de todos os assuntos possíveis e impossíveis e, se a pessoa não conseguir pegar uma frase sua que fora do assunto pode parecer péssima e jogar numa capa assim, solta, eu te contrato para dar entrevistas no meu lugar“.

    Primeiro trimestre do ano supera metas no licenciamento

     


    Entre os meses de janeiro e março de 2022, o órgão ambiental emitiu cerca de 1.200 licenças. 

    O Licenciamento Ambiental continua a crescer consideravelmente no Rio Grande do Norte. Os resultados do primeiro trimestre de 2022, no âmbito do trabalho do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema são positivos e representam o empenho das equipes que compõem o órgão. Além disso, reflete o comprometimento de continuar com qualidade e otimização dos processos em análise.

    De acordo com dados do Cerberus, sistema de gerenciamento de processos, 1.234 licenças ambientais foram emitidas entre os meses de janeiro e março deste ano. Somente no último mês, 460 foram entregues, atendendo a demanda de várias atividades econômicas do Estado. Setores de Extração Mineral, Postos, Eólica e Obras Públicas estiveram em destaque nesse período.

    Entre os inúmeros empreendimentos que foram licenciados nesse período e que representam um feito importante para o RN, estão os Institutos Estaduais de Educação, que receberam a Licença Prévia; o parque eólico em Serra do Mel; uma mina de calcário, da MIZU Cimentos, em Baraúna; a licença ambiental para mineradora, em Jucurutu, destinada à extração de ferro; casas de farinhas que funcionavam de maneira artesanal, em Vera Cruz, e agora possuem seus empreendimentos regularizados ambientalmente.

    Segundo o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o órgão tem passado por avanços de ordem estrutural e em recursos humanos, o que contribui, junto a outros fatores, com o desenvolvimento e eficiência nas análises processuais. “Nossa tendência sempre foi ascendente com o amadurecimento profissional e técnico dos nossos colaboradores. Investimos em tecnologia e em pessoal. O sucesso das emissões e produtividade, nesses primeiros três meses do ano, representa a retomada da economia e dos serviços públicos”, disse.

    Com a implantação dos institutos, da regularização das casas de farinha, de viabilidade ambiental de grandes empreendimentos, diversos municípios do interior do RN recebem mais visibilidade e apoio. “O licenciamento contribui com o desenvolvimento das regiões, atraindo cidades vizinhas e fortalecendo a economia das localidades”, destacou o diretor técnico do Idema, Werner Farkatt.

    Outros feitos importantes durante os primeiros três meses do ano e que não estão traduzidos em número, estiveram o lançamento da primeira edição da revista digital do Idema, intitulada “Ponto Comum”; do Passaporte das Unidades de Conservação Estaduais; a inauguração do Museu dos Corais, na Área de Proteção Ambiental dos Recifes de Corais (APARC); a articulação com outros estados brasileiros no tocante à gestão de resíduos sólidos; formações de Educação Ambiental para gestores municipais e sociedade civil, além de cursos de licenciamento ambiental.

    O diretor-geral comentou, ainda, o compromisso coletivo com a coisa pública, que só traz benefícios. “É momento também de agradecer a cada integrante do Idema pelos esforços feitos dia a dia. Vejo que estamos no caminho certo e percebo o empenho de nossas equipes para cumprirmos nossas obrigações, metas estabelecidas e responsabilidades, da melhor maneira possível. O trabalho é feito por muitas mãos, passa pela área técnica, jurídica e administrativa do Idema. É esse conjunto e a união de esforços que traz resultados positivos para o órgão e para a população”, reiterou Leon Aguiar.

    Fiscalização

    Nesse primeiro trimestre de 2022, o setor de Fiscalização do Idema participou da Operação Verão, realizada durante os meses de janeiro e fevereiro. Os fiscais do Idema, junto aos policiais do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) estiveram em diversos pontos do litoral potiguar, onde puderam conversar com turistas, condutores e empresários sobre a importância da conservação do meio ambiente e do uso correto das áreas protegidas.

    Um exemplo disso foi a atuação na área do campo dunar de Búzios, situada na Área de Proteção Ambiental Bonfim-Guaraíra, abordando condutores que ainda não possuíam ticket, autorizando a circulação na área. "Durante as vistorias, foram abordados veículos particulares, de turismo e de empresas de passeios de quadriciclo. Mais uma vez tivemos todo o apoio do Batalhão de Policiamento Ambiental, que atua em parceria com o Idema para coibir infrações ambientais", disse a coordenadora de Fiscalização, Kelly Dantas.

    Durante os últimos três meses, o setor apurou 152 denúncias contra infrações ambientais. Denúncias podem ser feitas por meio do Plantão Ambiental Alô Idema. É só ligar para o (84) 998146-6243 ou enviar um e-mail para: aloidema@gmail.com. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

    Assessoria Jurídica

    As análises jurídicas também apresentaram um resultado expressivo no Idema. De acordo com a Assessora Jurídica do Idema, Janaína Carvalho, comparando os números do setor nos anos de 2021 e 2022, verifica-se a redução do passivo de processos em 65%, atendendo não apenas às demandas relacionadas ao licenciamento ambiental, como também aquelas referentes a licitação e contratos, unidades de conservação, recursos humanos e autos de infração.

    "A consequência desse trabalho auxilia nos bons resultados do órgão, contribuindo para a valorização do servidor, o desenvolvimento sustentável do estado, a preservação e a promoção do meio ambiente equilibrado", comentou Janaína.

    Licenças emitidas em 2022

    Janeiro 373

    Fevereiro 401

    Março 460

     

    Governo do RN assina acordo de cooperação para asfaltar Estrada do Melão

     


    A governadora Fátima Bezerra assinou nesta terça-feira (05) o acordo de cooperação técnica com a Codevasf - Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - para as obras de pavimentação de 15 quilômetros da "Estrada do Melão", de fundamental importância para o escoamento da fruticultura e da produção da agricultura familiar praticada nos vários assentamentos de trabalhadores rurais da região de Mossoró e Baraúna.

    A Estrada do Melão tem 31 quilômetros e está subdividida em três trechos. O primeiro, com extensão de nove quilômetros, será asfaltado pela Codevasf, conforme ficou acertado em reunião realizada no dia 11 de março; o segundo, de seis quilômetros, será construído pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte (DER/RN). O terceiro foi pavimentado em 2020, com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, através do Governo Cidadão. 

    "Estamos falando de uma estrada muito importante para a região porque significa desenvolvimento pela função que ela terá no escoamento da produção da fruticultura, uma luta de muito tempo da região Oeste. Compromisso assumido, compromisso cumprido!", comemorou a governadora, destacando a luta das cooperativas, das associações, do setor empresarial e das lideranças políticas da região ao longo dos anos. 

    "Alegria nossa porque eu tinha dito que até 10 de abril o governo iria fazer a sua parte no acordo e aqui está. Sigamos em frente para que a obra tenha início o mais rápido possível", reforçou Fátima, que estava acompanhada da diretora técnica do DER, Natércia Nunes, do secretário do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, e da secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista. 

    Esta é a segunda grande obra viária que o governo fará em 2022 para facilitar o escoamento da produção agrícola e industrial na mesorregião Oeste. A outra é a RN-233, que interliga a BR-304, na altura de Assu, até a BR-426 em Triunfo Potiguar, totalizando 40,9 quilômetros. A estrada será totalmente reconstruída para comportar o tráfego pesado de caminhões que por lá passam diariamente, inclusive transportando equipamentos para os parques de energia eólica. 

    De acordo com o projeto de reconstrução licitado, a pista de rolamento da RN-233 terá sete metros de largura - 3,5 metros em cada faixa - e área de recuo de um metro de um lado e de outro, padrão próximo das rodovias federais. Ficará mais larga, sinalizada e segura.

    O plano de recuperação de estradas do Governo do RN prevê investimentos de R$ 47,8 milhões em 2022, recursos próprios. Esse valor não inclui a RN-233, obra de R$ 73,9 milhões, financiada pelo Banco Mundial. No ano passado o DER recuperou rodovias estaduais em todas as regiões do Estado, como a da comunidade Boi Selado, em Jucurutu. Essa estrada foi construída entre 1995 e 1996 e nunca tinha recebido manutenção adequada


    SEAP e FIERN firmam parceria que possibilita avanço no trabalho prisional

     


    O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração Penitenciária (SEAP), assinou com a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL), um Termo de Cooperação Técnica para reinserção de pessoas oriundas do sistema prisional ao mercado de trabalho. 

    A parceria facilita o encaminhamento de privados de liberdade dos regimes aberto e semiaberto ao trabalho e a utilização de mão de obra qualificada de presos do regime fechado pelas empresas. No RN, apenados já trabalham em reformas de prédios e espaços públicos. 

    A assinatura do termo ocorreu na tarde de segunda-feira (4), na Casa da Indústria, em Natal, com a presença do vice-governador, Antenor Roberto; do secretário da SEAP, Pedro Florêncio; do presidente da FIERN, Amaro Sales; do superintendente regional do IEL, Juan Saavedra; além de servidores do sistema penitenciário. 

    Para o vice-governador, as ações adotadas pela SEAP estão em consonância com o Plano de Governo. “Você abre para a indústria essa interface com o sistema prisional e permite encontrar profissionais qualificados. A remição da pena pelo estudo e trabalho sempre fez parte das orientações dadas pela governadora Fátima Bezerra e levada a cabo pelo secretário Pedro Florêncio. Inovamos com a criação da SEAP, especializada em gestão penitenciária, e ao dar pleno cumprimento a Lei de Execuções Penais”, disse Antenor Roberto. 

    O secretário Pedro Florêncio destacou que a SEAP qualificou mais de mil internos em cursos de qualificação técnica e que a pasta já deu os primeiros passos com presos trabalhando para empresas privadas, prefeituras e outras secretarias de Estado. “Essa é a forma mais efetiva de ressocialização. Temos dentro dos presídios privados de liberdade capacitados e aptos ao trabalho de eletricista, pedreiro, soldador, costureiro, pintor, entre tantas aptidões. Esses presos já reformaram hospitais, escolas e prédios públicos”, destacou.
      
    Para o presidente da FIERN, Amaro Sales, a indústria avançará nesse tema com “retorno positivo social e produtivo”.  "Esta é mais uma ação da FIERN alinhada com os interesses da classe produtiva e do Estado", afirmou. Juan Saavedra destacou que a parceria “é um novo serviço do IEL. Estamos dando este pontapé e vamos buscar atender os anseios de das partes”.

    A reunião contou com a presença da secretaria adjunta da SEAP, Ivanilma Carla; dos servidores do Departamento de Promoção à Cidadania, Vilma Paixão e Thiago Gaião; além do superintendente regional do SESI, Juliano Martins; e do diretor regional do SENAI, Emerson Batista.


    Governo flexibiliza uso de máscaras no RN

     


    O Governo do Rio Grande do Norte irá publicar novo decreto que flexibilizará o uso de máscaras em locais abertos e fechados no estado, conforme recomendação do Comitê Científico de Especialistas da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) que discutiu, na noite desta terça-feira (5), o quadro epidemiológico e assistencial que aponta para um baixo patamar de casos, óbitos e internações. 

    Previsto para ser publicado em edição extra do Diário Oficial do RN (DOE-RN) desta quarta-feira (6), o novo documento irá suspender o decreto que estaria em vigor até o dia 8 para colocar em vigência as novas medidas, que incluirão ainda a orientação do uso contínuo de máscara para todas as pessoas que estejam com sintomas gripais e grupos mais vulneráveis à Covid-19, como idosos e imunossuprimidos. 

    “A ciência sempre vai pautar nossas decisões no que diz respeito à pandemia. Então, continuaremos avançando com a vacinação, quem ainda não tomou as doses recomendadas, complete o seu esquema vacinal!”, lembrou a governadora Fátima Bezerra. 

    O Comitê discutiu também questões como a manutenção do reforço à campanha de vacinação contra a Covid-19, vigilância de casos e outros pontos. As recomendações completas estão previstas para serem publicadas amanhã.

    terça-feira, 5 de abril de 2022

    Promulgada Emenda que garante recursos para candidaturas femininas

    Foi promulgada nesta terça-feira (5), em sessão solene do Congresso Nacional, a Emenda Constitucional 117/2022, que inclui na Constituição regras para candidaturas femininas. A emenda é resultante da PEC 18/2021, do senador Carlos Fávaro (PSD-MT), aprovada pelo Senado em 2021 e pela Câmara em março deste ano. Uma das principais determinações é a aplicação de percentuais mínimos de recursos do fundo partidário nas campanhas de mulheres e em programas voltados à participação delas na política. 

    — A emenda constitucional que promulgamos hoje tem vital importância para incentivar e promover a participação feminina na representação popular do Poder Legislativo e do Poder Executivo, tanto no âmbito da União quanto dos estados, do Distrito Federal e dos municípios — disse o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, que destacou a atuação das bancadas femininas do Senado e da Câmara para a aprovação da proposta.

    O autor da PEC, senador Carlos Fávaro, comemorou a promulgação e disse esperar que o Congresso continue avançando pela igualdade.

    — Esse processo deve ter continuidade, avançar, gradativamente, para que nós tenhamos certeza de que as mulheres, além de todas as outras jornadas, são e vão continuar sendo, cada vez mais, políticas que representam o povo brasileiro, as mulheres brasileiras, os homens brasileiros, as crianças, os velhos, aqueles que não têm a participação efetiva neste Congresso Nacional.

    Regras

    Com a promulgação, a Constituição brasileira passará a ter um parágrafo que determina que "o montante do fundo de financiamento de campanha e da parcela do fundo partidário destinada a campanhas eleitorais, bem como o tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão a ser distribuído pelos partidos às respectivas candidatas, deverão ser de no mínimo 30%, proporcional ao número de candidatas, e a distribuição deverá ser realizada conforme critérios definidos pelos respectivos órgãos de direção e pelas normas estatutárias, considerados a autonomia e o interesse partidário”.

    — A matéria, na prática, vai destinar 30% da participação feminina nos pleitos daqui para a frente. Penso que o autor deve estar orgulhoso da sua contribuição no sentido de garantir às mulheres a participação efetiva nos pleitos eleitorais. Outrora se comemorava o direito do voto feminino e hoje comemoramos a efetiva participação feminina nos processos eleitorais vindouros — disse o relator da PEC no Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS).

    Os limites mínimos seguem decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que já determina a proporcionalidade ao número de candidatas. Para a deputada federal Margarete Coelho (PP-PI), que relatou o texto na Câmara, o Parlamento cumpre seu papel ao garantir a perenidade das regras.

    — Nós vivíamos numa condição incerta, numa condição precária, que decorria da decisão judicial. Os 30% dos recursos para candidaturas femininas eram garantidos não por esse Parlamento, não pela política, mas pelo poder contramajoritário do Judiciário, conquistado pela militância das mulheres que bateram às portas da Justiça. Agora, ao reconhecer e constitucionalizar as regras, o Parlamento brasileiro deu provas do seu compromisso com a promoção de mulheres na política — declarou a deputada. 

    Tempo de rádio e TV

    Com a regra da proporcionalidade, se o partido lançar mais que 30% de candidaturas femininas, o tempo de rádio e TV e os recursos devem aumentar na mesma proporção. A distribuição dos recursos deverá ser feita conforme critérios definidos pelos respectivos órgãos de direção e pelas normas estatutárias, considerados a autonomia e o interesse partidário.

    A senadora Leila Barros (PDT-DF), procuradora especial da Mulher do Senado, ressaltou o trabalho das bancadas femininas e afirmou que as deputadas e senadoras estão conseguindo avanços em direção à igualdade.

    —  Quero registrar o trabalho e o empenho das duas bancadas femininas no Congresso Nacional. Com muita luta e esforço estamos cumprindo, sim, a nossa missão de avançar cada vez mais na busca de igualdade, principalmente no universo da política. Essa luta é nossa, essa luta é de todos nós.

    Anistia

    O texto também concede anistia aos partidos políticos que não preencheram a cota mínima de recursos ou que não destinaram os valores de repasses por gênero e etnia em eleições ocorridas antes da promulgação da futura emenda constitucional. Essa anistia envolve sanções de qualquer natureza, inclusive de devolução de valores, multa ou suspensão de repasses do fundo partidário.

    Ainda de acordo com o texto, os partidos poderão usar em eleições subsequentes os recursos não aplicados em programas de promoção e difusão da participação política das mulheres.

    Fonte: Agência Senado

    PM apreende 150 mil carteiras de cigarros contrabandeados no interior do RN

     


    A Polícia Militar, em conjunto com fiscais de tributação, apreenderam uma van com 150 mil carteiras de cigarros contrabandeados. A apreensão aconteceu na manhã desta terça-feira (05), no município de Florânia.

    De acordo com a corporação, os policiais militares foram acionados pelas equipes de tributação, após os suspeitos terem abandonado o veículo com os cigarros. Eles conseguiram fugir.

    A PM informou ainda que fez buscas pelos suspeitos, mas ninguém foi localizado. No interior da van, os policiais contabilizaram 150 caixas. A carga foi avaliada em R$ 375 mil. O material apreendido foi levado para Delegacia de Polícia Civil para as medidas cabíveis.



    Homem é encontrado morto com fio enrolado no pescoço dentro de casa; polícia investiga homicídio

     


    O corpo de um homem foi encontrado morto dentro de uma casa, no bairro Barrocas, em Mossoró, na manhã desta terça-feira (05). A vítima foi identificada como Bruno Alysson do Nascimento Alves, de 32 anos.

    De acordo com a Polícia Civil, o homem estava com fios enrolados no pescoço e na boca. A perícia inicial apontou que o caso se trata de um homicídio. Na casa, o cenário era de bagunça, o que reforça a hipótese de homicídio.

    O delegado Rafael Arraes, da Divisão de Homicídios, deu detalhes sobre o crime. "O caso é de homicídio, praticamente a perícia fez o trabalho para distinguir. Inicialmente estava a dúvida se tinha sido homicídio ou suicídio, porque ele estava com o fio enrolado no pescoço e na boca. A perícia técnica no local já descartou a hipótese. A casa estava bastante bagunçada, com roupas espalhadas pelo chão", relatou.

    Outras informações colhidas pela polícia no local do crime é de que o homem estaria reformando a casa e que possivelmente guardaria dinheiro no imóvel. O corpo de Bruno foi recolhido e encaminhado para o Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep-RN).

    Esse foi o primeiro homicídio do mês de abril em Mossoró e o 40º do ano.



    Reforço com Pfizer aumenta proteção em quem recebeu doses da CoronaVac

     


    Receber uma dose de reforço da vacina da Pfizer após duas doses de CoronaVac produz uma proteção mais efetiva contra a variante Ômicron do que uma terceira aplicação da CoronaVac, indica um estudo divulgado nesta terça-feira (05) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

    O trabalho avaliou dados do e-SUS, do Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os dados abrangem de 6 de setembro de 2021 a 10 de março de 2022, e foram divididos em dois períodos, de 6 de setembro de 2021 a 14 de dezembro de 2021, quando a variante Delta era a dominante no Brasil; e de 25 de dezembro de 2021 a 10 de março de 2022, quando havia maior circulação da variante Ômicron.

    Para avaliar a efetividade da dose de reforço em pessoas vacinadas com duas doses de CoronaVac foram desenhados três cenários. No primeiro, foram analisadas pessoas que receberam as duas doses da vacina produzida no Instituto Butantan e não reforçaram a imunização nos seis meses seguintes. Os pesquisadores calcularam que a efetividade de apenas doses contra infecções sintomáticas durante o período de maior circulação da variante Ômicron foi de 8,1%, enquanto a proteção contra desfechos graves da doença chegou a 57%.

    No segundo cenário, foram avaliados casos em que as pessoas receberam uma dose de reforço também de CoronaVac, o que produziu uma proteção adicional considerada limitada pelos pesquisadores. A efetividade contra infecções sintomáticas foi de 15%, e contra casos graves, de 71,3%.

    O terceiro cenário, em que a dose de reforço foi com a vacina da Pfizer, apresentou os maiores percentuais de efetividade: de 56,8% contra infecções sintomáticas e de 85,5% contra casos graves. Além disso, o estudo mostrou que, 90 dias após a dose de reforço, a proteção contra casos graves não caiu, o que foi observado na vacinação com três doses da CoronaVac.

    Os pesquisadores afirmam que as conclusões reforçam a orientação do Ministério da Saúde de que a dose de reforço deve ser prioritariamente com vacinas com a tecnologia de RNA mensageiro. A recomendação foi publicada em nota técnica de novembro de 2021 LINK 1. No Brasil, o imunizante da Pfizer é o único com essa plataforma tecnológica.

    As vacinas contra a covid-19 usadas no Brasil são de três plataformas tecnológicas diferentes. Além da vacina de RNA mensageiro (Pfizer), que contêm RNA sintético do SARS-CoV-2, há ainda as vacinas de vetor viral (AstraZeneca e Janssen), em que outro vírus é usado como vetor para transportar informações genéticas do coronavírus, e a de vírus inativado (CoronaVac), que contém o vírus "morto", incapaz de se replicar.


    Brasil chega a 56,5% das crianças vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19

     


    O Brasil tem 56,5% das crianças entre cinco e 11 anos receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19, segundo um levantamento da Agência CNN.

    Nesta faixa etária, a população é de 20.707.411 pessoas no Brasil, e os imunizados com a primeira dose são 11.702.344.

    O estado com maior percentual de vacinados com a primeira dose é São Paulo (90.3%), seguido por Piauí (79,9%) e Ceará (68,4%).

    Já os menores percentuais são de Roraima (17,7%), seguido do Amapá (19,3%) e Rondônia (22,5%).

    A atualização do Vacinômetro foi feita por 16 estados e o Distrito Federal: Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais,  Distrito Federal, Pará, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Tocantins, Goiás, Espírito Santo e São Paulo.

    10 estados seguem sem atualização: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Sergipe.

    Com relação à dose de reforço, os estados andam em passos lentos. São 4.154.209 crianças vacinadas com a segunda dose — 20,1% do total.

    São Paulo foi a região que mais aplicou o segundo imunizante nas crianças (50,1%).

    De acordo com o levantamento, 14 estados estão com vacinação da dose de reforço abaixo de 10%, além do Acre e de Rondônia, que tem os piores percentuais da dose nesta população, 1,9% e 1,6% respectivamente.

    Importante destacar que o Localiza SUS, plataforma de dados do Ministério da Saúde, está instável, os estados que dependem desse sistema estão sem atualização.

    Rede atacadista promete 1.000 vagas de emprego em abertura de novas lojas na Grande Natal

     


    O Assaí Atacadista anuncia o início do processo de conversão de dois pontos comerciais do Extra Hiper no Rio Grande do Norte, cujos direitos de exploração passaram à Companhia após a conclusão das negociações pendentes.  O Assaí executará a reforma das unidades para se transformarem em novas lojas do formato de atacarejo, em linha com a atual geração de unidades da Companhia. As lojas estão localizadas uma na capital, Natal e outra em Parnamirim.

    No total, serão até 70 lojas Extra Hiper e o processo de conversão se dará em dois blocos: o primeiro (com até 40 unidades) em 2022 e as demais em 2023. A divisão acontecerá nos próximos meses e, tão logo, for definida, a Companhia comunicará as datas de inaugurações ao público. Com isso, o Assaí dá continuidade à sua sólida estratégia de expansão, com a meta de alcançar 300 lojas em 2023. Atualmente, a empresa conta com 216 unidades e já realizou a inauguração de quatro novas lojas orgânicas (quando o projeto é construído totalmente do zero) somente neste primeiro trimestre.

    Novos empregos

    O acordo também trará benefícios para as economias de cada região com a geração de empregos e renda. Isso porque uma loja Assaí demanda 50% mais postos do que uma unidade do Extra Hiper. Além disso, milhares de trabalhos também serão gerados com as contratações em construção civil para o processo de reforma das 70 lojas – em cada uma são necessários, em média, 350 profissionais. Cada loja gera, entre diretos e indiretos, cerca de 500 novas vagas de trabalho.  

    E para que o processo de transição inclua os antigos colaboradores do Extra Hiper, todos aqueles que manifestaram interesse em trabalhar no Assaí terão prioridade nos processos seletivos das futuras lojas assim que iniciados. A seleção ainda não foi iniciada e será comunicada, cidade a cidade, tão logo isso ocorra.

    Entenda o processo de compra

    O processo de conversão faz parte do acordo, anunciado em outubro, para a aquisição de até 70 pontos comerciais do Extra Hiper. “Estamos falando de alguns dos melhores pontos comerciais dentro dos principais centros urbanos do Brasil, e que seriam irreplicáveis nos dias de hoje em razão da densidade imobiliária nessas regiões”, explica Belmiro Gomes, Presidente do Assaí. Além de estarem em polos econômicos e cidades referência em todo o Brasil, os pontos estão presentes principalmente em regiões centrais, com grande adensamento populacional e amplamente conhecidos pelo público consumidor.

    “Este movimento representa um marco fundamental na trajetória de crescimento do Assaí. E a partir deste ano, vão nos permitir alcançar cada vez mais pessoas para entregarmos o nosso modelo de negócios com preços baixos e uma experiência superior em atacarejo. Também geraremos novos empregos, o que beneficiará positivamente milhares de famílias brasileiras”, complementa o executivo. 

    Nos últimos cinco anos, outras 25 lojas do Extra Hiper já haviam sido convertidas em Assaí. O histórico mostra que uma unidade convertida, além de apresentar maturação acelerada, proporciona faturamento três vezes superior ao obtido no formato hipermercado.

    Relação de lojas

    Loja

    UF

    Município

    Endereço

    Área de Vendas (m²)

    Extra Maria Lacerda

    RN

    Parnamirim

    Av. Maria Lacerda Montenegro 

    4.475

    Extra Natal Ponta Negra

    RN

    Natal

    Av Eng Roberto Freire S/N Parte 1

    6.287


    Natal inicia vacinação com unidade móvel do Sesc nesta quinta-feira


    A Prefeitura do Natal vai ampliar a vacinação contra a Covid-19 na capital. Uma parceria foi firmada com o Serviço Social do Comércio (SESC) para disponibilizar os imunobiológicos através de uma unidade móvel itinerante, em horário diferenciado, para qualquer pessoa a partir de 12 anos, apta a se vacinar no município. Nesta quinta-feira (07) inicia o serviço, às 10h30, em frente ao Praia Shopping (área próxima ao Moviecom). 

    A vacinação itinerante vai acontecer de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h, com aplicação da primeira, segunda, terceira ou quarta dose dos imunizantes.

    O objetivo é aplicar até 150 vacinas por dia na unidade, ampliando a cobertura vacinal e atendendo especialmente localidades com demanda reprimida na capital. Até 06 de maio o ponto extra permanece no Praia Shopping, sendo divulgado posteriormente o novo local de estacionamento do carro da vacinação. A estrutura móvel foi adequada pelo SESC especialmente para atender às demandas de vacinação e conta com uma sala de vacina e recepção de espera, além de enfermeira e técnico de enfermagem na equipe.

    "Estamos muito felizes com essa parceria, pois ela representa a ampliação da cobertura vacinal em nossa cidade, mais oportunidade para as pessoas poderem receber o imunizante. Reforçamos o chamamento para as doses de reforço, é muito importante completar o esquema vacinal de acordo com os prazos corretos", afirma o secretário de Saúde de Natal, George Antunes.

    Para conferir os públicos em vacinação, documentação necessária, perguntas frequentes e informações oficiais sobre a vacinação basta acessar a plataforma Vacina Natal: vacina.natal.rn.gov.br .

    Uso de máscara é flexibilizado em 24 estados e no DF



    O uso de máscara como medida de prevenção à Covid-19 se tornou facultativo em 24 estados e no Distrito Federal, segundo um levantamento feito pela CNN.

    Os dados atualizados nesta terça-feira (5) incluem o estado de Roraima, que liberou o uso da proteção facial em ambientes fechados e abertos.

    De acordo com o levantamento, 12 estados e o Distrito Federal flexibilizaram o uso da proteção facial em lugares abertos e fechados: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Rondônia, Alagoas, Maranhão, São Paulo, Amazonas, Sergipe, Paraná, Roraima e o Distrito Federal.

    Outros 13 estados desobrigaram o uso de máscaras apenas em locais abertos: Mato Grosso do Sul, Goiás, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Acre, Rio Grande do Sul, Ceará, Tocantins, Piauí, Pernambuco, Bahia, Amapá e Minas Gerais. No estado mineiro, está prevista a liberação também em lugares fechados para o dia 1º de maio.

    As medidas de prevenção contra a Covid-19 incluem a utilização de máscaras em casos de aglomerações, além de medidas como:

    higienização das mãos com água e sabão
    uso de álcool em gel
    manter os ambientes ventilados
    não tocar os olhos e a boca constantemente
    evitar aglomerações e locais fechados
    aderir à vacinação contra a Covid-19

    Forças russas mataram civis por “prazer”, diz Zelensky à ONU; países expulsam diplomatas russos após Bucha



    O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu urgência e firmeza contra a invasão russa ao seu país ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), nesta terça-feira (5). “Se vocês não souberem como tomar essa decisão podem fazer o seguinte, retirar a Rússia (do Conselho) para que não eles não possam bloquear decisões sobre sua própria agressão e guerra.”

    Discursando em formato virtual, Zelensky citou a morte de civis, chegando a acusar as forças de Vladimir Putin de torturar às vítimas. “Membros foram cortados, gargantas foram cortadas, mulheres foram estupradas e mortas na frente de crianças. Isso não é diferente do que terroristas fizeram em outros territórios, mas está sendo feito por soldados de um membro do Conselho de Segurança da ONU.”

    A repercussão das imagens da cidade ucraniana de Bucha, onde foram encontrados corpos de civis no meio das ruas, em valas comuns e em um porão após a saída das tropas russas, fez com que países europeus anunciassem hoje a expulsão de diplomatas russos — apesar do país de Vladimir Putin negar veementemente as acusações e acusar a Ucrânia de montar uma “encenação” com as vítimas.

    A Itália anunciou a expulsão de 30 diplomatas russos, movimento também feito pela Dinamarca, que expulsou 15, e pela Suécia, que anunciou a deportação de três oficiais do país.

    A Rússia prometeu retaliações e “uma resposta apropriada” às expulsões, segundo informou a agência de notícias Tass, citando a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova.

    Na segunda, a União Europeia anunciou uma equipe de investigação conjunta com a Ucrânia para apurar supostos crimes de guerra russos e crimes contra a humanidade.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário