terça-feira, 12 de abril de 2022

RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 10,1% nesta terça

 


A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 10,1%, registrada na manhã desta terça-feira (12). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 11.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 10% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 11,8% e a Região Seridó tem 0%.

Até o momento desta publicação são 59 leitos críticos (UTI) disponíveis e 8 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 76 disponíveis e 3 ocupados.

Outros 12 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 7 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

RN registra 1 óbito por Covid nas últimas 24hs


A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) atualizou os números do coronavírus nesta terça-feira (12). São 500.970 casos totalizados. Na segunda-feira (11) eram contabilizados 500.503, ou seja, 467 novos casos em comparação com o dia anterior, destes, 260 confirmados nas últimas 24 horas.

Com relação aos óbitos no Rio Grande do Norte, são 8.157. Um óbito registrado nas últimas 24h (Natal). A Sesap não registrou óbitos após resultados de exames laboratoriais de dias ou semanas anteriores. Óbitos em investigação são 1.492

Recuperados são 488.907. Casos suspeitos somam 462 e descartados são 940.323. Estimativa de casos em acompanhamento: 3.907. 

Calcinha Preta se defende de gafe com pombo em show: "Surpresa de um fã"



A banda Calcinha Preta veio a público se justificar após receber críticas por soltar uma pomba durante um show e a ave cair no público. A apresentação aconteceu em Salvador, na Bahia, e o animal foi solto em homenagem à cantora Paulinha Abelha, que faleceu em fevereiro deste ano, após ser internada com problemas renais.

O registro do momento repercutiu nas redes sociais, porém a banda afirma que a iniciativa não partiu dos membros da equipe e que o animal não se feriu e foi socorrido por um espectador.

"Esclarecemos que houve uma surpresa por parte de um fã. Os fatos ocorreram sem o prévio conhecimento dos integrantes e da produção da banda", diz o texto, compartilhado nos Stories do perfil oficial da banda no Instagram.

"Há um momento de homenagem, em que fãs são convidados para subir ao palco e dançar a música 'Babydoll'. Embora saibamos que a atitude do fã tenha sido bem-intencionada, com intuito de homenagear a cantora Paulinha Abelha, enfatizamos que tal iniciativa não partiu da equipe e que não compactuamos com maus tratos dos animais", explica ainda a nota.

Luísa Mell, 43, ativista pelos direitos dos animais, criticou a atitude da banda. "Inacreditável. Inaceitável. Deixem os animais em paz. Um completo absurdo. Pombos são animais de hábitos diurnos. Pombos também se machucam. Pombos sentem dor. Pombos não têm que participar destas palhaçadas que humanos inventam. E o povo está achando engraçado", escreveu em seu Instagram.

PAULINHA ABELHA

A vocalista da banda faleceu aos 43 anos em fevereiro de 2021 e deixou o marido Clebinho Santos. Ela se tornou vocalista do Calcinha Preta em 1998. Ela deixou o grupo duas vezes para tentar voos solos, mas sempre retornou. Desde 2018 que ela estava de forma fixa no comando do Calcinha Preta, onde atualmente também cantam Daniel Diau, Silvânia Aquino e Bell Oliver.

Natural do município de Simão Dias, no interior de Sergipe, ela estreou profissionalmente na banda Panela de Barro, onde cantava com Diau. Ela passou pela G.D.Ó. do Forró, ao lado de Marlus Viana (por sua vez também ex-Calcinha Preta), com quem foi casada, e também já formou uma dupla com Silvânia.

Com o Calcinha Preta, a cantora teve seu maior reconhecimento. Ela participou de diversas gravações da banda, que lançou a música "Paulinha" em sua homenagem.

O último trabalhou foi o DVD em comemoração aos 25 anos do Calcinha Preta, em fevereiro de 2020. A banda vinha retomando as apresentações após a pausa imposta pela pandemia. No último dia 8 de fevereiro, pouco antes de sua internação, a cantora deu entrevista ao podcast Podpah, em São Paulo. Por FolhaPress

Prefeitura lança “Mossoró Cidade Junina 2022”; confira programação

 


A Prefeitura de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Cultura, lançou, nesta terça-feira (12), o “Mossoró Cidade Junina (MCJ) 2022”. O evento de lançamento aconteceu no Hotel Thermas e contou com a participação de autoridades, artistas locais, servidores do município e personalidades da cidade.

O MCJ foi aberto com a participação especial do poeta mossoroense Antônio Francisco, que apresentou poema em homenagem a Mossoró e à cultura popular.

“’O Mossoró Cidade Junina’ é o maior evento cultural de Mossoró e conta a nossa história, levando o nome da nossa cidade para todo o mundo. Teremos nesse MCJ grandes artistas se apresentando: cantores, atores, quadrilheiros. O MCJ é um grande investimento. Investimento nas pessoas. Pessoas que vão dançar, tocar, se apresentar. É um investimento que fica aqui. Estamos investindo no nosso povo, e todos nós temos que defender esse evento, que tem a cara de Mossoró”, afirmou o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.

O secretário municipal de Cultura, Etevaldo Almeida, destacou os 25 anos do “Mossoró Cidade Junina”. “Este ano, a gente está celebrando 25 anos do MCJ, ano em que nós estamos tendo a felicidade de retornar com o evento presencial. É um momento em que podemos evidenciar toda a cadeia de arte e cultura de Mossoró. Estamos potencializando o que há de melhor no município de Mossoró, que é a nossa cultura”, declarou.

O titular da Secretaria de Cultura também ressaltou a temática do MCJ 2022. “Este ano, trabalhamos com o tema ‘Tradição e Liberdade’. Assumimos, durante todo esse tempo, um compromisso com a nossa classe artística mossoroense. Estamos com vários editais abertos para credenciamento de artistas, empresas, para somar conosco e realizar esse MCJ com muita eficiência”, disse.

O “Mossoró Cidade Junina 2022” acontecerá de 4 a 25 de junho e tem início com o tradicional "Pingo da Mei Dia", que leva multidão ao Corredor Cultural, na Avenida Rio Branco. No encerramento, a festa fica por conta do evento "Boca da Noite".

No período junino, Mossoró receberá shows de grandes artistas. Em todos os dias do evento, haverá apresentação de artistas locais na Estação das Artes, Cidadela e Polo Cultura Popular.

Confira programação abaixo:

HOMENAGEM

O ator, bailarino e produtor cultural Heverton Cândido de Assis, que faleceu em 25 de novembro de 2021, foi homenageado durante a abertura do “Mossoró Cidade Junina 2022”.

O artista foi destaque em edições do espetáculo “Chuva de Bala no País de Mossoró” e atuou como apresentador no “Mossoró Cidade Junina Virtual 2021”.

O prefeito Allyson Bezerra assinou o decreto municipal nº 6.477, dando nome Heverton Cândido ao troféu do Festival Independente de Quadrilhas Juninas do MCJ.

Brasil registra 166 óbitos e 22.724 casos de casos de covid-19 em 24h

 


O Brasil registrou, entre ontem e hoje, 166 mortes causadas pela covid-19, de acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) divulgados nesta terça-feira, 12. Com os registros, o País atingiu 661.493 vidas perdidas para a doença.

A média móvel de óbitos em sete dias foi de 138, ante 145 ontem e 184 de média em 5 de abril, há uma semana.

O levantamento do Conass, que compila dados de secretarias de Saúde dos 26 Estados e do Distrito Federal apontou, ainda, 22.724 casos de covid-19 em 24 horas. Com os números, o total de registros conhecidos e oficiais atingiu 30.183.929 casos desde o início da pandemia.

A média móvel de casos ficou em 20.543, ante 22.533 casos de média há uma semana.

Zezé di Camargo e Luciano, João Gomes, Xand Avião e Raí Saia Rodada estão entre as atrações do São João de Assú 2022

 


A Prefeitura Municipal do Assú divulgou nesta terça-feira (12) a programação oficial do São João 2022. Após dois anos suspensas em seu formato tradicional, devido à pandemia do coronavírus, as festividades culturais e religiosas serão retomadas este ano, no período de 21 de maio a 29 de junho, e com shows gratuitos, na Praça São João Batista, dos dias 14 a 25 de junho, na Terra da Poesia.

Com o tema “Fé, tradição e alegria, típicas da gente!”, a gestão municipal está trazendo muitas novidades para marcar na história mais uma edição do São João mais antigo do mundo, em seus 296 anos. Serão atrações locais e nacionais animando os palcos dos festejos que devem reunir em torno de 50 mil pessoas por noite.

Entre as atrações confirmadas estão os shows dos cantores João Gomes, Xand Avião, Raí Saia Rodada, Núzio Medeiros, Zé Vaqueiro, Litto Lins, Taty Girl, Circuito Musical, Zezé di Camargo e Luciano, Zé Neto e Cristiano, Zé cantor, show religioso com Thiago Brado e muito mais. Ao longo dos meses de abril e maio, a Prefeitura Municipal deve anunciar novas atrações.

O prefeito Gustavo Soares, durante a cerimônia de apresentação da programação, enfatizou: Quando falamos do São João de Assú estamos falando de um resgate que faz parte da história cultural de um povo. Os filhos da terra são representados e apresentados, para todo o Brasil através da nossa cultura junina. E com a graça de Deus, a nossa gestão faz parte do resgate grandioso dessa festa que só nos orgulha e será um verdadeiro sucesso.

Além disso, na ocasião, o prefeito também lembrou que com as festividades, a cidade e região são beneficiadas com o grande número de visitantes e turistas que geram um volume de negócios muito maior que o investido, fortalecendo a economia, a cultura e a arte local.

ATRAÇÕES:

14 de junho
João Gomes, Xand Avião e Artoni Gleiyson.

15 de junho
Raí Saia Rodada, Núzio Medeiros e Lucas Santos.

16 de junho
Tarcísio do Acordeon, Henry Freitas e Forró Emoções.

17 de junho
Zé Vaqueiro, Fádja Lorena e Alinne Reis.

18 de junho
Taty Girl, Circuito Musical e Xodó Nordestino.

19 de junho
Zezé di Camargo e Luciano, Litto Lins e Forró da Tradição.

22 de junho
Zé Neto e Cristiano, Priscyla Arrazo e Werick Mendes.

23 de junho
Atração Principal (SURPRESA), Art do Samba e Pode Balançar.

24 de junho
Thiago Brado (show religioso)
Bonde do Brasil, Chrys e Elly e Bruno Martins.

25 de junho
Zé Cantor, Babado Novo e Rafinha no Comando.

Boletim do Hospital Regional do Seridó registra 100% de ocupação de leitos de UTI nesta terça


Boletim Covid-19 

Hospital Regional Telecila Freitas Fontes 

12/04/22

▪️

Esse boletim é referente a pacientes internados nas últimas 24 horas no Hospital Regional do Seridó.


TOTAL de leitos COVID-19 no HRS:

03 leitos (01 intensivo e 02 clínicos)

▪️

#vacinasalvavidas

#higienizeasmãos

▪️

@hrserido

Decreto define ponto facultativo na quinta-feira santa no Município de São Fernando


O Município de São Fernando decretou ponto facultativo no dia 14 de abril (quinta-feira santa) do corrente ano, para todos os servidores públicos municipais lotados nas repartições públicas sob jurisdição do Município de São Fernando/RN, exceto aqueles que exercerem atividades essenciais ou que não possam ser suspensas;

O Decreto Municipal Nº 162/2022.foi publicado nesta terça-feira, 12 de abril de 2022 e o prefeito de São Fernando, Genilson Medeiros Maia, no uso de suas Atribuições Constitucionais e em conformidade com a Lei Orgânica Municipal, considerou o Decreto Nº 31.372, de 08 de abril de 2022, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, para confirmar o ponto facultativo na quinta-feira.



Governo Municipal vai realizar Audiência Pública de apresentação do projeto da LDO para 2023 em São Fernando

 


Em São Fernando, o Governo Municipal convida toda população para participar da Audiência Pública de apresentação do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2023, com previsão de início às 14 horas do dia 19 de abril de 2022, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
A LDO é um instrumento normativo de planejamento governamental de curto prazo, instituído pela Constituição Federal. Ela prevê as metas e prioridades da gestão pública para o ano seguinte. A partir dela, é elaborada a Lei Orçamentária Anual (LOA), que delimita as fontes de recursos e os gastos da gestão pública para o próximo ano.

Procuradoria Geral da Justiça - RN abre novo Processo Seletivo

 


No estado do Rio Grande do Norte, a Procuradoria Geral de Justiça anunciou a abertura de um novo Processo Seletivo, o qual com objetivo de contratar nove profissionais com nível superior em caráter temporário.

Segundo o edital, a oportunidade é para o cargo de Analista de Contabilidade (9), que deverá realizar atividades de análise técnica, com emissão de laudo, parecer e relatórios para atender as necessidades da Central de Apoio Técnico Especializado, além de outras previstas no edital.

Caso contratado, o profissional deverá exercer suas funções em jornadas de 40 horas semanais, referente a remuneração mensal no valor de R$4.801,57.

Para participar

Os interessados podem realizar suas inscrições exclusivamente no site que consta no edital, no período das 8h do dia 18 de abril de 2022 até as 18h do dia 29 de abril de 2022, respeitando o horário de Brasília. As inscrições serão gratuitas.

Como forma de classificação, os candidatos serão avaliados mediante análise de títulos e da experiência profissional. Serão aceitos como documentos os títulos que forem representados por diplomas e certificados definitivos, devidamente autorizados pelos órgãos competentes.

Vigência

O prazo de validade do Processo Seletivo Simplificado é de um ano, contado a partir da data de assinatura do primeiro contrato, prorrogável uma única vez por igual período.


Após polêmica em sala de aula, UFRN flexibiliza uso de máscaras

 


O uso de máscaras de proteção facial passa a ser facultativo a partir desta terça-feira (12), exclusivamente nos ambientes abertos das dependências da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

A decisão foi tomada após consulta ao Comitê Covid-19 da instituição de ensino, que opinou pela flexibilização. Nesse sentido, de forma gradativa, a partir de 25 de abril, também fica facultada a utilização de máscara em ambiente fechado.

As Pró-Reitorias de Gestão de Pessoas (Progesp), de Graduação (Prograd) e de Pós-Graduação (PPG), além da Secretaria de Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico (SEBTT), publicaram a Instrução Normativa (IN) 001/2022 – Progesp, no sentido de orientar sobre a flexibilização do uso da proteção facial.

O documento recomenda a continuidade da utilização das máscaras por todos, especialmente para pessoas dos grupos de risco; a qualquer tempo por pessoas que apresentem sintomas de doenças gripais e semelhantes; e durante a permanência em ambientes fechados, como a exemplo de salas de aulas, laboratórios, auditórios e salas de utilização coletiva.

A normativa ressalta também a importância do cumprimento do esquema vacinal por toda a comunidade universitária, como medida para conter a transmissão da covid-19 dentro e fora dos ambientes da Universidade. Até esta terça-feira, 12 de abril, 95,3% dos servidores (docentes e técnicos) efetuaram a comprovação vacinal, sendo que apenas 0,9% não efetuaram o cadastro e o restante está afastado ou em atuação em outras unidades. Em relação aos estudantes que estão matriculados em turmas do período letivo de 2022.1, em todos os níveis de ensino (técnico, graduação e pós-graduação), 95,8% comprovaram o esquema vacinal. Outra importante medida citada na IN é a higiene frequente das mãos e dos ambientes.

Polêmica em aula de jornalismo

A medida foi publicada pela UFRN, após uma aula do curso de jornalismo ter sido suspensa, na semana passada. Na ocasião, um estudante se recusou a utilizar a máscara, conforme determinava a instituição, e o professor Daniel Dantas Lemos optou por encerrar a aula.



Economia Solidária ganha aplicativo para divulgação e comercialização

 


A governadora Fátima Bezerra assinou nesta terça-feira (12) decreto que institui o Sistema de informação e Cadastro da Economia Solidária no RN - o Ecosol Digital. Desenvolvido pela Secretária de Estado do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas), o aplicativo está disponível nas plataformas digitais do Google Play e App Store. 

A iniciativa promove a visibilidade e divulgação das ações da política estadual de Economia Solidária no RN e será espaço de consulta e interação entre empreendedores, controle social e gestão da política estadual para o setor.  Acessível a todos os cidadãos, o aplicativo divulga informações sobre economia solidária e tem uma vitrine para compra e venda de produtos através de plataforma digital denominada Feira Virtual da Economia Solidária.

Fátima Bezerra disse que o aplicativo incentiva o empreendedorismo no segmento e traz plataforma ousada de ações de fomento e valorização ao empreendedorismo. “É uma ferramenta para integrar as ações da economia solidária. Ressalto que o Rio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste a ter o aplicativo." 

Secretária da Sethas, Íris Oliveira lembrou os esforços que o Governo do Estado tem para efetivar a política estadual de economia solidária. “O estado precisava deste instrumento, agora damos mais um passo para instituir a economia solidária como política de estado, unindo as duas pontas: quem produz e quem quer comprar, e ainda ofertar um mecanismo de registros para acesso a este segmento”, acrescentou. 

De acordo com a coordenadora do Ecosol Digital na Sethas,  Lidiane Freire, a política pública da Economia Solidária vem ganhando apoio e espaço na atual gestão estadual: "É uma política nova, bem articulada, o que proporciona mais visibilidade para o segmento. Agora com o aplicativo temos um instrumento tecnológico de fácil acesso, objetivo e autoexplicativo que mapeia o potencial econômico e de organização dos diferentes segmentos produtivos da Economia Solidária como associações, cooperativas, grupos de troca, finanças solidárias e redes de cooperação junto aos produtores de Artesanato, Agricultura Familiar, Pesca, Confecções, Serviços, Reciclagem e Cultura".

O Ecosol Digital também disponibiliza um banco de dados com as EES (Empreendimentos de Economia Solidária) existentes e ativos no RN, a atividade econômica desenvolvida, os municípios e a territorialização da ação, participação de homens e mulheres, característica rural, urbana ou litorânea, participação em espaço de Políticas Públicas, acesso a crédito, tudo como previsto nos critérios definidos pela Lei Estadual nº 8.798, de 22 de fevereiro de 2006.

Luci Souto, artesã e representante do Fórum Potiguar Ecosol avaliou o aplicativo como "um projeto que chega para somar. Principalmente quando enfrentamos a desaceleração da política para o setor no âmbito federal e o impacto da pandemia. Parabenizo o Governo do Estado e a Sethas por este trabalho que divulga e dá sustentabilidade às nossas atividades". 



RN registra 5,5 mil novos negócios no primeiro trimestre deste ano

 


O volume de abertura de empresas na categoria de Microempreendedor Individual (MEI) no Rio Grande do Norte chegou a 1.816 novos negócios no mês de março. A quantidade foi 8,9% menor que no mesmo mês do ano passado, quando o estado criou 1.994 empresas nesse mesmo segmento. Com isso, já são 5.519 CNPJs criados no RN no primeiro trimestre de 2022. Porém, esse quantitativo é 19% a menos do que aquele formalizado em igual intervalo do ano passado segundo dados divulgados pela Receita Federal. 

De acordo com o estudo feito pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, o estado possuía até o mês passado 212,5 mil negócios, dos quais 185,3 mil eram optantes do Simples Nacional. Desse quantitativo, pelo menos 130,4 mil estavam formalizados na condição de microempreendedor individual. Isso significa que ainda esta modalidade de empresa é a principal porta de entrada para o mundo empresarial no Rio Grande do Norte. 

A facilidade de registro pela internet e rapidez com que o empreendedor constituir um negócio formal têm atraído cada vez mais um maior volume de pessoas que sonham em deixar de ter patrão e ter o próprio negócio.   

Segundo o gerente da Agência Sebrae Grande Natal, Thales Medeiros, é necessário considerar que as formalizações de MEI em 2020 e 2021 são atípicos em virtude de uma resposta dada pela sociedade e trabalhadores, diante das contingências mais duras impostas pela pandemia. "Contudo, o ritmo de formalização e crescimento, cresce de forma favorável, mesmo quando comparado com a quantidade de baixas de empresas", ressalva. 

Criada com o objetivo de incentivar a formalização de profissionais autônomos, a categoria do Microempreendedor Individual (MEI) é considerada o meio mais desburocratizado e menos oneroso de começar uma atividade, sobretudo pela baixa carga tributária em comparação com outras categorias de empresas optantes pelo Simples Nacional, o regime simplificado de arrecadação de impostos. Tudo o que o microempreendedor tem de pagar é uma contribuição mensal que equivale a apenas 5% do salário mínimo. Esse compromisso precisa ser quitado até o dia 20 de cada mês.

Para ser considerado MEI, o faturamento anual do negócio não pode ultrapassar o valor de R$ 81 mil. Ao se formalizar e passar a contar com um CNPJ, o empreendedor pode emitir notas fiscais, contratar até um funcionário e acessar uma série de benefícios previdenciários, como aposentadoria por idade, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, auxílio-maternidade e pensão por morte.

PM realiza simulação de resposta a assaltos em instituições financeiras e agências de valores

 


A Polícia Militar do Rio Grande do Norte realiza, nesta terça-feira (12), um evento simulado de resposta a assalto em instituições financeiras e agências de valores, observando o planejamento do Comando de Policiamento da Capital (CPC). A ação ocorre no bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste de Natal.

Na ocasião, são empregados os recursos ordinários, como as viaturas que operam no patrulhamento ostensivo convencional, bem como, recursos especializados, como o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), Batalhão de Policiamento de Choque (BPCHOQUE), Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), entre outras unidades.

A Operação se dá em caráter integrado, e conta com a participação da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESED), através da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAR), além do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (CBMRN). Também participam do evento, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) e representantes da empresa PROSEGUR.


Pesquisa da Emparn identifica 25.306 espelhos d'água no RN

 


O Rio Grande do Norte possui 25.306 espelhos d´água- entre açudes, aterro barragens e lagoas (corpos hídricos). Esse dado é fruto da pesquisa realizada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn) no período de 2019 a 2022. 

A quantidade de espelhos d´água identificados pela EMPARN é 11 (onze) vezes mais do que o último levantamento realizado pela Secretaria Estadual de Recursos Hídricos (SERHID) em 1998, que foi de 2.254 corpos hídricos. Em termos de área ocupada pelos espelhos d´água (bacia hidráulica), 93,47% dos corpos hídricos tem área (bacia hidráulica) menor que cinco hectares.

“A pesquisa visa contribuir com a atualização dos corpos hídricos no sentido de subsidiar a construção de uma política estadual de recursos hídricos como também nas atividades de planejamento dos instrumentos da política estadual de recursos hídricos, onde a unidade de planejamento são as bacias hidrográficas”, disse o pesquisador da Emparn que coordenou os trabalhos, Nelson Césio Fernandes Santos.

O levantamento utilizou imagens do satélite Sentinel-2a/2b e as bandas 2, 3, 4 e 8 do ano de 2019, que permitem maior definição quanto a diferenciação das superfícies de água e os demais elementos da superfície terrestre.

“Diversos fatores como a resolução e gratuidade das imagens de satélites; a frequência com que passa pelo mesmo local; os softwares de geoprocessamento; a tecnologia da informação e a velocidade de processamento de dados e imagens, contribuíram para uma melhor precisão na identificação dos corpos hídricos”, disse Nelson.

Resultados

Entre os principais resultados obtidos, a pesquisa mostrou que a bacia Piancó-Piranhas-Açu é a que tem a maior quantidade de corpos hídricos com 10.446 espelhos d´água, equivalente a 41,28% do total identificado, seguido da bacia Apodi-Mossoró com 8.546 espelhos d´água, o que equivale a 33,77% do total. “Apesar da bacia hidrográfica Piancó-Piranhas-Açu ter a maior quantidade de açudes, a mesma não tem o maior percentual com área alagada que é de 1,96%, ficando em primeiro lugar a bacia hidrográfica Faixa Litorânea Leste de Escoamento Difusa 16-2, com 7,42% e na média o Estado tem 1,18% de área alagada”, analisou o pesquisador.

De acordo com a pesquisa, o município de Caicó, é o que tem a maior quantidade de espelhos d´água com 1.018 seguido pelos municípios de Santana do Matos, Currais Novos, Jucurutu, Caraúbas e Mossoró, com 944, 823, 706, 636 e 596, respectivamente.

Já com relação ao percentual de área territorial ocupada com recursos hídricos, o município de Assu com 7,28% é o primeiro lugar, seguido por Maxaranguape (4,76%), Tibau (4,36%), São João do Sabugi (4,18%) e Campo Grande (4,14%). “Os municípios de Parazinho e Senador Georgino Avelino no ano de 2019 não apresentaram nenhum corpo hídrico”, comentou Nelson.

Os dados dos corpos hídricos levantados neste estudo mostram a importância da atualização dos corpos hídricos para a política estadual de recursos hídricos como também nas atividades de planejamento dos Instrumentos da política estadual de recursos hídricos, ainda na área de recursos hídricos essa pesquisa se aplica no planejamento da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB).

Outra demanda importante que essa pesquisa identificou é no planejamento das ações municipais quanto ao uso do solo e dos recursos hídricos. Até o final do primeiro semestre a Emparn irá publicar o detalhamento dos resultados em um novo boletim de pesquisa.


EAJ vai oferecer 700 vagas em curso profissionalizante gratuito; saiba quem pode participar

 


A Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ/UFRN), em parceria com a Prefeitura Municipal de Natal e instituições de assistência à pessoas em vulnerabilidade social, vão ofertar 700 vagas para o curso de Microempreendedor Individual (MEI), de formação inicial continuada. 

O curso faz parte do Programa Qualifica Mais Progredir, iniciativa do Ministério da Educação e Ministério da Cidadania, e é destinado para pessoas acima de 18 anos de idade que possuam ensino fundamental completo e sejam beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Para participar do curso, os interessados devem procurar a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) ou o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de seus respectivos bairros ou cidades. A partir dos dados coletados, será feita a triagem e seleção. 

O curso é oferecido pela EAJ/UFRN, mas será realizado nas instituições parceiras, localizadas na grande Natal. Essas instituições já atuam com famílias em vulnerabilidade social e econômica da capital potiguar. O intuito de promover a ação nas localidades dessas famílias é facilitar a participação dos moradores no curso profissionalizante. 

Márcio Dias, diretor adjunto da EAJ/UFRN, comenta sobre a importância do desenvolvimento dessas ações. “A gente acredita fortemente que a situação de extrema disparidade social que existe no país pode ser modificada por meio da educação. Nosso papel como Universidade é se esforçar para levar formação e educação para além das nossas ‘cercas’”, comenta. 

O curso vai focar em áreas mais específicas de acordo com cada localidade onde será ministrado. “O curso vai ser adaptado para o tipo de serviço mais comum naquela região. Se é uma área de pescadores, então o curso se voltará para o microempreendedor individual ligado à área de pescado. Se é o turismo, naquela região vamos trabalhar mais a questão do turismo”, explica Márcio Dias, que esteve com a equipe da SEMTAS de Natal realizando visita às Instituições que serão sedes do curso para conhecer as instalações e acertando detalhes da parceria.

As aulas das primeiras turmas terão início no mês de maio. Ainda neste mês de abril, a EAJ/UFRN divulgará o Edital que vai selecionar os docentes do curso. O documento será disponibilizado nas redes sociais e no site da escola.



Várias pessoas são baleadas em estação de metrô de Nova York



Várias pessoas foram baleadas nesta terça-feira (12), em uma estação de metrô de Nova York.

Artefatos explosivos foram encontrados na área, informam os veículos de comunicação locais, citando fontes do Corpo de Bombeiros.

O incidente ocorreu durante o horário de fluxo matinal de pessoas na estação de metrô da Rua 36, no bairro de Sunset Park, no Brooklyn.

Um porta-voz da polícia de Nova York disse à Reuters que policiais estavam atendendo a um incidente no local, mas não tinha detalhes sobre o número de indivíduos baleados.

Polícia Federal investiga grupo suspeito de fraudar auxílio emergencial

 


A Polícia Federal (PF) cumpre hoje (12) mandados de busca e apreensão contra suspeitos de integrar uma organização criminosa que recebeu ilegalmente R$ 6 milhões em benefícios do auxílio emergencial. O recebimento dos valores, pagos pelo governo a parte da população em razão da pandemia de covid-19, foi conseguido por meio de fraudes.

A Operação Contágios também cumpre determinação judicial da 6ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, de sequestro dos bens dos investigados.

A ação é parte da Estratégia Integrada de Atuação contra as Fraudes ao Auxílio Emergencial (Eiafae), da qual participam a PF, o Ministério Público Federal (MPF), a Receita Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Caixa, a Controladoria-Geral da União (CGU) e o Ministério da Cidadania.

Segundo a PF, os objetivos da Estratégia são identificar fraudes massivas, desarticular organizações criminosas e recuperar aos cofres públicos os valores pagos indevidamente.

Libertadores: Flamengo encara o Talleres da Argentina no Maracanã



O Flamengo entra em campo, nesta terça-feira (13) contra o Talleres (Argentina) no Maracanã, segunda rodada da Copa Libertadores da América. Tanto o Rubro-Negro carioca, quanto o clube argentino da cidade de Córdoba venceram seus respectivos jogos de estreia pelo Grupo H. O duelo, a partir das 21h30, será transmitida ao vivo na Rádio Nacional, com narração de  André Luiz Mendes, comentários de Waldir Luiz e plantão de notícias de Bruno Mendes.

O Flamengo vem de empate em 1 a 1 contra o Atlético-GO na estreia do Brasileirão no último sábado (9) e no primeiro jogo pela Libertadores derrotou fora de casa o Sporting Cristal (Peru) por 2 a 0. Mesmo assim, Paulo Sousa segue contestado pela torcida, que comprou antecipadamente 35 mil ingressos para o embate desta noite. 

O Mais Querido pode finalmente ter a estreia do goleiro Santos, além do retorno de Filipe Luís. 

 “É um jogo pra decidir quem assume a liderança do grupo, além de ser um passo importante para a sequência”, analisou o jogador recém-contratado junto ao Athlético-PR e que ficou na reserva de Hugo nas últimas duas partidas.

O provável Flamengo desta noite é Santos no gol. A trinca da defesa tem Filipe Luís, David Luis e Wilian Arão. No meio de campo: Tiago Maia, João Gomes, Arrascaeta e Lázaro; no ataque: Bruno Henrique, Mateuzinho e Gabriel Barbosa.

Os argentinos do Talleres também são treinados por um técnico português, Pedro Caixinha. É a terceira participação do Talleres na história da Libertadores, que estreou na edição deste ano vencendo a Universidad Católica (Chile) por 1 a 0.

Setor de serviços recua 0,2% de janeiro para fevereiro, diz IBGE

 


O volume de serviços no Brasil caiu 0,2% em fevereiro deste ano na comparação com o mês anterior. O setor já havia tido uma queda de 1,8% em janeiro. Com isso, o segmento acumula perda de 2% nos dois primeiros meses do ano, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada hoje (12) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor se encontra 5,4% acima do nível de fevereiro de 2020, ou seja, do período pré-pandemia de covid-19, mas 7% abaixo de novembro de 2014, o ponto mais alto da série histórica da pesquisa, iniciada em 2012.

O volume de serviços cresceu 7,4% na comparação com fevereiro de 2021, 8,4% no primeiro bimestre (em comparação com o mesmo período do ano passado) e 13% no acumulado de 12 meses.

Na passagem de janeiro para fevereiro, a queda foi puxada por duas atividades: serviços de informação e comunicação (-1,2%) e outros serviços (-0,9%).

Por outro lado, três atividades tiveram alta de janeiro para fevereiro: transportes (2%), serviços profissionais, administrativos e complementares (1,4%) e os prestados às famílias (0,1%).

O agregado de atividades turísticas, também analisado pela pesquisa, teve um recuo de 1% no período.

Em relação à receita nominal, os serviços tiveram queda de 1,5% na comparação com janeiro, mas cresceram 13,1% em relação a fevereiro do ano passado, 14,1% no primeiro bimestre e 17,2% no acumulado de 12 meses.

Pesquisador da UFRN é único brasileiro em estudo que identificou novos genes relacionados ao Alzheimer

 


O estudo New insights into the genetic etiology of Alzheimer’s disease and related dementias (“Novas descobertas sobre a etiologia genética da doença de Alzheimer e demências relacionadas”, em tradução livre), publicado na revista científica britânica Nature Genetics, anunciou uma importante descoberta: o estudo identificou 75 genes que estão ligados a um risco aumentado para o desenvolvimento da doença de Alzheimer, 33 dos quais já eram conhecidos. A pesquisa envolveu cerca de 20 países, mais de 120 instituições – entre centros de pesquisa, hospitais e universidades – e 386 pesquisadores. Entre eles, o professor Marcos Costa, do Instituto do Cérebro da UFRN (ICe), único brasileiro a contribuir com o trabalho. 

A pesquisa é coordenada pelo professor doutor Jean-Charles Lambert, do Instituto Pasteur de Lille, na França – instituição onde o professor Marcos Costa trabalha desde dezembro de 2018, numa colaboração científica. O estudo é financiado pelo consórcio European DNA bank for deciphering the missing heritability of Alzheimer’s disease (EADB), estabelecido em 2016, e que é responsável por gerar e compartilhar os dados genéticos e clínico-demográficos dos participantes.

“O trabalho é o maior estudo de risco genético para a doença de Alzheimer até hoje. Nele, identificamos 75 genes ligados ao desenvolvimento da doença de Alzheimer, incluindo 42 novos genes – dentre os quais, muitos são expressos de forma preferencial na microglia, células imunes no cérebro que são encarregadas de “tirar o lixo” – limpando os neurônios danificados, por exemplo – e desempenham um papel fundamental em pessoas com doença de Alzheimer”, explica Costa. 

O estudo global analisou os genomas de milhares de pessoas com diagnóstico clínico de Alzheimer e comparou com genes de indivíduos cognitivamente saudáveis. Os genomas foram fornecidos por clínicas em mais de 15 países membros da União Europeia, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Islândia, Nigéria, Nova Zelândia, Reino Unido e Estados Unidos. Utilizando estes genes, os pesquisadores criaram um “score de risco genético” que poderá contribuir no futuro para identificar indivíduos com maior susceptibilidade de desenvolver a doença.

“A doença de Alzheimer é a principal causa de demência e tem um grande impacto na sociedade. A descoberta de genes associados com o aumento do risco de desenvolver a doença é um primeiro passo no sentido de entendermos a fisiopatologia da doença. O meu trabalho principal é estudar os processos biológicos regulados por estes genes em células neuronais e gliais humanas geradas a partir de células-tronco pluripotentes (iPSC), com o objetivo de elucidar os mecanismos patológicos da doença de Alzheimer e desenvolver novas abordagens terapêuticas”, detalha Costa.



PRF reforçará efetivo durante Operação Semana Santa 2022

 


A Operação Semana Santa 2022, da Polícia Rodoviária Federal, terá início na quinta-feira (14) e se encerra no domingo (17) de Páscoa. Os horários da operação podem variar, adaptando-se às características de movimentação rodoviária de cada unidade federativa.

A exemplo de todos os anos, a operação tem por objetivo “promover a segurança viária nos deslocamentos pelas rodovias federais”, informou a PRF. Entre as ações previstas está o reforço do efetivo em serviço, de forma a aumentar a visibilidade do policiamento ostensivo.

Serão também implementadas ações direcionadas a “locais e horários nos quais as estatísticas demonstram haver maior incidência de acidentes graves e maior fluxo de veículos”.

Em algumas localidades, o horário de maior fluxo projetado para a movimentação dos viajantes é a manhã do dia 14 e a tarde do dia 15, para a ida; e a manhã do dia 17 e do dia 18, para a volta.

Um dos principais focos da PRF é combater a mistura de álcool e direção, motivo que, segundo o órgão, está entre as principais causas de acidentes de trânsito com vítimas gravemente feridas.

“Quem bebe e dirige coloca em risco não só sua própria segurança, mas também a dos passageiros e a de terceiros", alerta a PRF.

As equipes da PRF terão bafômetros à disposição. “Dirigir sob o efeito do álcool reduz a capacidade de reação do motorista, colocando em risco a segurança de todos os usuários das rodovias. É preciso que toda a sociedade se conscientize de que beber e dirigir são atividades incompatíveis”, complementa.

Os policiais estarão atentos também com relação ao uso do cinto de segurança e demais dispositivos de retenção obrigatórios. O uso do celular ao volante também é alvo da operação.

“A PRF também intensificará sua atuação no combate ao crime, em especial realizando abordagens focadas nas informações do serviço de inteligência e a utilização de ferramentas de comunicação, para prender criminosos, recuperar veículos roubados e retirar armas ilegais, drogas e produtos contrabandeados de circulação”, informou.

Motoristas de transporte de cargas deverão ficar atentos porque o trânsito “de veículos especiais” ficará restrito a algumas localidades para aliviar o trânsito.

Dicas de segurança
A PRF preparou algumas dicas para os motoristas que pegarão estrada neste feriado. Atenção às regras de trânsito e cuidados com o automóvel são fundamentais para uma viagem segura.

“É importante que se faça a conferência dos itens de segurança do veículo, calibrando os pneus e observando os sulcos dos pneus, checando o bom funcionamento dos limpadores de para-brisas e testando o funcionamento da iluminação como faróis, lanternas traseiras, setas, luzes de freio e ré”.

O uso do cinto de segurança é obrigatório a todos no carro: motoristas e passageiros. É também sugerido que os viajantes fiquem atentos para as regras d uso da cadeirinha para as crianças. "É fundamental planejar a viagem, buscando evitar, na medida do possível, os horários de pico".

A PRF também alerta para a importância de descanso do motorista: "A cada três ou quatro horas de viagem, é recomendável uma pausa para descanso ou revezar a direção do veículo. Eventuais paradas no acostamento devem ser feitas apenas em caso de emergência, com pisca-alerta ligado e triângulo a pelo menos 30 metros do veículo”.

Segundo a PRF, as ultrapassagens proibidas são as grandes responsáveis pelos acidentes graves nos trechos de pista simples. “Somente ultrapasse quando a sinalização permitir e quando tiver certeza de que a manobra é segura”.

No caso de motociclistas, a PRF destaca a obrigatoriedade para o uso de capacetes, tanto para o motoristas como para quem esteja na garupa. “Sempre com a viseira baixa”, acrescenta ao lembrar que a viseira evita que insetos, fumaça e poeira afetem a visão do condutor. São indicadas roupas como capa ou macacão impermeáveis, para o caso de chuvas, durante o percurso.

Chuvas
Como há previsão de chuvas em algumas regiões do país, a PRF apresentou algumas dicas para motoristas que trafegam em locais com visibilidade reduzida ou pistas molhada: ultrapassar apenas com segurança, evitar locais alagados e usar sempre o farol baixo.

É também indicado que se mantenha distância segura entre veículos em movimento e redobrar o cuidado em curvas e durante frenagens bruscas. Checar os pneus e limpadores de para-brisas é ainda mais importante nessas situações, bem como manter os vidros sempre desembaçados.

Como a visibilidade fica prejudicada em situações de chuva, a PRF alerta para a necessidade de redobrar a atenção em locais de travessia de pedestres. “Em caso de chuva forte, estacione seu veículo em local seguro”, complementa.

Com informações da Agência Brasil


Nenhum comentário:

Postar um comentário