domingo, 10 de abril de 2022

RN sedia mobilização popular e social em defesa da Educação

 


Reconhecida mundialmente, a inegável importância do Patrono da Educação do Brasil, Paulo Freire, será celebrada na Segunda Conferência Nacional Popular de Educação. Com realização autorizada pela governadora Fátima Bezerra, por meio do Decreto Nº 31.113, de 23 de novembro de 2021, o evento será sediado na capital potiguar entre os dias 15 e 17 de julho. As pautas e os compromissos da edição de 2022 foram reafirmados em reunião na tarde desta sexta-feira (08) com a chefe do Executivo do Rio Grande do Norte e as coordenações nacional e local da Conape.

“Importante a gente ver aqui as entidades que estão à frente da mobilização, todas empenhadas, e, ao mesmo tempo, o governo cumprindo com o seu papel para que tenhamos toda a logística e infraestrutura necessária para acolher essa importante mobilização do ponto de vista social e popular, em defesa da retomada da agenda em prol da educação”, afirmou a governadora Fátima Bezerra em audiência com as entidades organizadoras da Conape 2022 na sala de reuniões da Governadoria, em Natal.

Em harmonia com a plataforma da educação no Estado do Rio Grande do Norte, a Conape tem como tema a “Educação pública e popular se constrói com democracia e participação social: nenhum direito a menos e em defesa do legado de Paulo Freire” e se insere no esforço de prestigiar o Estado do Rio Grande do Norte ao longo do Centenário de Paulo Freire (2021-2022).

“Vamos cumprir com esse papel histórico. Que Natal a partir do dia 15 de julho possa ser transformada na capital da luta no Brasil em defesa da educação pública sob a inspiração de Paulo Freire”, ressaltou Fátima Bezerra.

Segundo a secretária adjunta da Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Seec), Márcia Gurgel, “está tudo sendo encaminhado e estamos na expectativa de ter uma Conferência realmente que renove as energias das discussões para que conquistemos a retomada do Plano da Educação, com a perspectiva de termos as metas projetadas para 10 anos. Em relação à essa lacuna que tivemos, de seis anos, que possamos fazer um novo diagnóstico e relançar os dados, reabrindo os debates que já estavam sendo acumulados.”

“A Conape 2022 tem a intenção de contribuir para a reconstrução do país”, afirmou o coordenador executivo da FNPE, Heleno Araújo, ao falar da centralidade da Conape 2022 que gira em torno da defesa do Plano Nacional de Educação (PNE), da agenda de instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE) e da defesa do Estado democrático de direito e dos direitos sociais.

A professora Ruth Regis, presidente do Fórum Estadual da Educação (FEE/RN), falou dos desafios “para articular a entidades ligadas ao campo da educação e os movimentos sociais na mobilização pela reconstrução do país frente aos retrocessos”.

Ela deu um panorama sobre a realização das conferências intermunicipais populares de Educação realizadas no RN - organizadas pelo FEE/RN, em 10 polos regionais que congregaram os 167 municípios, com participação total de mais de mil pessoas, entre elas delegados, convidados e observadores. A etapa estadual foi realizada nos dias 10 e 11 de março.

Acompanharam a governadora Fátima Bezerra durante a audiência o vice-governador Antenor Roberto, a secretária adjunta do Gabinete Civil, Socorro Batista, e equipe da Seec: Magnólia Margarida, Regina Pinheiro e Glauciane Pinheiro.

Participaram, ainda, o presidente do PROIFES-Federação, Nilton Brandão; o secretário executivo do FNPE, Walisson Araújo; representante da Anpae, Luis Dourado; o diretor do ADURN-Sindicato, Dárlio Texeira; os coordenadores-gerais do Sinte-RN, Bruno Vital e Ionaldo Tomaz.

Conape

A primeira edição da CONAPE ocorreu em 2018, em Minas Gerais/BH.

A Conferência Nacional Popular de Educação é um espaço de resistência e luta pela democracia, pela educação pública e popular, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social, com gestão pública, articulada pelas 40 entidades que formam o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

A etapa nacional ocorre sob coordenação do FNPE, articulação com o FEE/RN, e coordenação executiva da ANPAE,  Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROIFES), Confederação Nacional dos Trabalhadores em educação (CNTE), Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimento de Ensino (CONTEE), Central única dos Trabalhadores (CUT), Federação de sindicatos de trabalhadores técnico-administrativos em educação das instituições de ensino superior (FASUBRA), Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e União Nacional dos Estudantes (UNE).

Torcedores da Nota Potiguar decidem os craques das finais do campeonato estadual



A Nota Potiguar vai dar uma forcinha para aqueles torcedores que sempre sonharam em ter o poder de revelar o melhor jogador em campo. Durantes os dois jogos, que definem o time vencedor do Campeonato Estadual de Futebol Nota Potiguar, os apaixonados pelo esporte terão a oportunidade de votar e escolher o craque de cada uma das partidas, previstas para os dias 10 e 13 deste mês. 

O atleta mais votado em cada jogo receberá um troféu exclusivo e, como prêmio adicional, dez vouchers no valor de R$ 200 do Programa Turismo Cidadão para usufruir em restaurantes e outros serviços turísticos do Rio Grande do Norte. 

Essa é a chance de expressar o amor pelo time do coração e eleger o jogador favorito com melhor desempenho em campo. Para escolher é bem fácil. Após o início dos jogos, uma enquete será disponibilizada no site da Nota Potiguar (https://np.set.rn.gov.br/portal/) e cada torcedor fica com decisão de escolher o melhor da partida! Ao final, será revelado o vencedor de cada jogo escolhido pelo público para receber o troféu “Craque Nota Potiguar” e dez vouchers cada um. 

O primeiro jogo da final do Campeonato Estadual de Futebol Nota Potiguar ocorre no próximo domingo (10), entre América e ABC, na Arena das Dunas, a partir das 16h. O jogo também será transmitido pelo canal da Band RN no YouTube. O outro jogo entre os dois times será realizado na quarta-feira (13), no Estádio Frasqueirão, com início programado para as 20h30. E então torcedor, já está preparado para votar? Acesse o site https://np.set.rn.gov.br durante os jogos e não perca essa oportunidade!

IPVA de veículos com placas de final 3, 4 e 5 vence nesta segunda-feira (11)

 


Os proprietários de veículos de placas com final 3, 4 e 5 têm até a próxima segunda-feira (11) para quitar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deste ano. Quem optar por pagar o imposto de uma única vez poderá aproveitar o desconto de 5%. O prazo de vencimento é válido também para quem recorrer ao parcelamento, que pode ser feito em até sete parcelas, sem acréscimos.

Caso o proprietário do veículo participe da Campanha Nota Potiguar, pode contar também com um desconto de até 10% do valor integral do imposto, que já vem descontado no boleto de pagamento. Esse benefício deduzido do valor total independe da opção de pagamento em cota única ou parcelado. No entanto, se o contribuinte não quitar os débitos nos respectivos vencimentos, serão incididos automaticamente juros e multas, referentes a cada dia de atraso.

As guias para pagamento deverão ser obtidas na internet e, mesmo após o vencimento, o documento será atualizado automaticamente, com os acréscimos somados ao valor total. Os boletos para pagamento do imposto estão disponíveis no site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RN), através do link: https://www2.detran.rn.gov.br/externo/consultarveiculo.asp.

Para obter o boleto, o contribuinte precisa acessar o site do Detran e clicar na opção ‘consulta de veículos’, e em seguida, inserir a placa do veículo e o Renavam nos espaços determinados, sem pontos nem hifens, finalizando com a geração da guia.

O calendário de pagamentos do IPVA 2022 no Rio Grande do Norte segue normalmente até junho, com as datas de pagamento organizadas segundo o número final da placa dos veículos.  Os detalhes podem ser conferidos na página da Secretaria de Tributação (SET-RN), no menu superior, seção “IPVA”, ou através do link: http://www.set.rn.gov.br/contentProducao/aplicacao/set_v2/impostos/gerados/ipva_calendario.asp.

Governo do Estado amplia apoio aos clubes potiguares participantes do Brasileirão 2022

 


O Governo do Estado anunciou a ampliação da campanha Nota Potiguar Veste o Torcedor do RN, que adquire produtos esportivos – entre ingressos, camisas e outros itens - dos clubes de futebol potiguares, participantes do Campeonato Brasileiro de Futebol, para serem distribuídos entre os usuários do aplicativo Nota Potiguar. Serão aplicados R$ 2 milhões, que serão revertidos para os times. 

A ampliação se dá em função da participação de três clubes do Rio Grande do Norte na maior competição da modalidade no país, beneficiando o ABC, o América de Natal e o Globo de Ceará-Mirim.

A decisão foi comunicada pela governadora Fátima Bezerra durante solenidade, nesta sexta-feira (08) , que reuniu diretoria da Federação Norte-rio-grandense de Futebol (FNF) e dirigentes dos três clubes, que disputarão as séries C e D do Brasileirão, sendo o ABC na primeira e o América e o Globo na outra. No ano passado, o governo, através da Nota Potiguar, havia destinados equivalente  a 10 mil itens esportivos oficiais das lojas de ABC e América. Com a entrada do Globo no campeonato deste ano, o Programa Nota Potiguar vai contemplar também os torcedores da Águia de Ceará-Mirim que possuem o aplicativo e solicitam as notas fiscais no momento de compras, que é a base do Programa Estadual de Cidadania e Educação Fiscal. 

“A parceria da Nota Potiguar com os clubes já é um sucesso e foi fundamental para a sobrevivência do futebol profissional do nosso estado, principalmente nos momentos difíceis da pandemia. Suporte financeiro largamente reconhecido pelos clubes como decisivo para os resultados alcançados no ano passado. E, por isso, sensíveis aos apelos dos times e da federação, estamos ampliando o investimento para os clubes através da Nota Potiguar”, disse Fátima Bezerra. 

A governadora destacou a importância da Nota Potiguar como instrumento para conscientização da cidadania fiscal dos potiguares, ao estimulá-los a solicitar a nota fiscal como exercício de um direito do consumidor, e também o lado social da ação ao ajudar financeiramente as instituições filantrópicas, que prestam um serviço importante à população.

Entre os participantes da solenidade, estavam o presidente da FNF, José Vanildo, o presidente do ABC, Bira Marques, o presidente do América, José Ivanaldo de Souza, o vice-presidente do América, Vitor Nazareno Rocha, e o presidente do Globo, Marconi Barretto, entre outros integrantes dos conselhos deliberativos dos três clubes. 

“Realmente, podemos colocar que Fátima Bezerra é a governadora do futebol porque deu a ajuda na reta final. A Nota Potiguar chegou para favorecer ABC e América subirem de série. Infelizmente, o América não conseguiu, mas o ABC soube aproveitar e está hoje na série C. Com a renovação dessa parceria, é uma oportunidade de jogarmos nossos times para frente novamente”, ressaltou Bira Marques.

Marconi Barretto também reconheceu a relevância da parceria para o Globo e para que o futebol do Rio Grande do Norte se consolide gradativamente no cenário nacional, a exemplo do que ocorreu no Ceará e Alagoas. A visão do América é semelhante. “Esse projeto é fundamental para as nossas equipes consigam disputar de igual para igual, figurando nas melhores colocações do Campeonato Brasileiro”, resumiu o presidente o América de Natal. 

A campanha Nota Potiguar Veste o Torcedor do RN é uma iniciativa do Governo do Estado, que entra no terceiro ano, para fomentar o esporte no RN, através de uma parceria entre a Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), FNF e os clubes de futebol ABC, América e agora o Globo, que representam o futebol potiguar no Campeonato Brasileiro. Serão distribuídos vouchers para reservas de camisas oficiais, canecas, bonés ou ingressos para jogos dos clubes participantes. A quantidade e os itens ainda serão definidos, assim como as demais regras e datas de lançamento dos lotes.

“A Nota Potiguar tem sido muito sensível a estabelecer parcerias para ofertar o melhor para os usuários do aplicativo. E tem sido assim na área esportiva, não somente com o futebol, mas também com o vôlei, por exemplo. No futebol, nos dois últimos ano, a campanha foi um sucesso. Os vouchers das camisas foram esgotados em pouco tempo após a abertura. E o melhor os times tiveram desempenho satisfatório com esse apoio”, disse o secretário Estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier, que participou da solenidade ao lado do adjunto da SET-RN, Álvaro Bezerra, e do coordenador da Nota Potiguar, Adriano Almeida.



Justiça determina fim da exigência do passaporte vacinal na UFRN

 


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) determinou o fim da obrigatoriedade do passaporte vacinal contra covid-19 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Até então, o documento era exigido tanto para a circulação de pessoas quanto para a matrícula através da Internet. A UFRN informou que cumprirá a determinação, mas pretende recorrer da decisão.

A decisão judicial é do desembargador Paulo Roberto de Oliveira Lima, que acatou o pedido do advogado André Santana. Anteriormente, o advogado já havia acionado a Justiça Federal no RN com o objetivo de suspender a obrigatoriedade do passaporte vacinal. Na época, o juiz Janilson Bezerra de Siqueira negou o pedido. Com isso, o advogado acionou o TRF-5, que reverteu a decisão. Na mais recente decisão, o desembargador Paulo Roberto de Oliveira acatou os argumentos e determinou a suspensão da exigência. 

"A matéria já foi  resolvida em sede de  Suprema Corte, que  deixou assentado somente ser possível  a exigência de  passaporte sanitário  através de lei formal  que, no caso, inexiste", disse o magistrado na decisão. "Ninguém é  obrigado a fazer ou  deixar de fazer alguma  coisa senão em virtude de lei, daí que a exigência combatida é de ilegalidade manifesta", acrescentou.

Após a decisão, a UFRN se pronunciou oficialmente através de ofício, nesta sexta-feira (09), em cumprimento ao parecer da Advocacia Geral da União, comunicando a suspensão das medidas de controle do comprovante de vacina ou de testes a servidores ou alunos e do cumprimento da ordem judicial.

Em nota, a UFRN explicou que vai recorrer da decisão. "A UFRN foi comunicada da decisão judicial, dando cumprimento imediato, e solicitou da Procuradoria Federal que seja apresentado o recurso cabível". 



RN registra taxa de ocupação de leitos críticos para covid de 8% neste sábado

 


A taxa de ocupação de leitos críticos das unidades públicas de saúde no RN é de 8%, registrada no início da tarde deste sábado (9). Pacientes com Covid-19 internados em leitos clínicos e críticos somam 14.

Segundo a Sesap, a Região metropolitana apresenta 10% dos leitos críticos ocupados, a região Oeste tem 5,9% e a Região Seridó tem 0%.

Até o momento desta publicação são 63 leitos críticos (UTI) disponíveis e 7 ocupados, enquanto em relação aos leitos clínicos (enfermaria), são 82 disponíveis e 7 ocupados.

Outros 17 leitos de UTI estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’ e também 7 leitos clínicos também estão ocupados por pacientes ‘não Covid-19’, com outras síndromes gripais.

Governadora se reúne com embaixador da Palestina

 


A governadora Fátima Bezerra e o embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Mohamed Khalil Alzeben, discutiram potencialidades turísticas e econômicas do Rio Grande do Norte. 

O encontro ocorreu na tarde desta sexta-feira (08), no Centro Administrativo do Estado, em Natal, durante visita do diplomata ao estado.

Esta é a segunda vez que o embaixador visita o RN e também a governadora Fátima Bezerra. Em 2019, o Rio Grande do Norte foi escolhido como um dos estados a ser visitado pelos diplomatas árabes pelo potencial de negócios. Na época, o embaixador esteve em Natal acompanhado do prefeito de Bethlehem (Belém), Anton Salman numa agenda destinada a estreitar os laços de amizade entre o Rio Grande do Norte e a Palestina e entre Natal e Belém.

“É com grande alegria que recebo esta visita e reitero a importância de estreitar nossos laços. Nossa expectativa é de muita confiança, já que conseguimos reorganizar o Estado, tivemos êxito no objetivo de posicionar o RN para o desenvolvimento”, afirmou a governadora, que esteve acompanhada pelo vice-governador Antenor Roberto. Na ocasião, ela agradeceu as missões de generosidade e sociais do diplomata palestino.

Além dos já citados, também participaram do encontro: secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato; secretária adjunta de Turismo do RN, Danielly Rêgo; diretor da Fundação José Augusto, Fábio Dantas; assessor da Potigás, Emíle Safieh. A comunidade palestina esteve representada por Sami Elali, Muhamad Tawfic e Theo Elali.

 

CORONAVÍRUS: RN possui 63 leitos críticos e 82 leitos clínicos disponíveis neste sábado

 



O RN permanece com fila zerada de pacientes para UTI Covid conforme levantamento feito por volta das 13h50 deste sábado (9).

Neste período, não havia pacientes com perfil para leitos críticos na lista de regulação e um (01) estava aguardando avaliação. Foram registrados disponíveis 63 leitos críticos e outros 82, sendo clínicos.

Inmet alerta para chuvas intensas em 74 municípios potiguares


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas intensas para 74 cidades do Rio Grande do Norte. O aviso vale deste sábado (9) até 10h do domingo (10).

O alerta é de perigo potencial, o primeiro numa escala de três em relação à severidade das chuvas. De acordo com o órgão, as chuvas que podem atingir a cidade são entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há também a possibilidade de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h.

Assu
Afonso Bezerra
Água Nova
Alexandria
Almino Afonso
Alto do Rodrigues
Antônio Martins
Apodi
Areia Branca
Augusto Severo
Baraúna
Caiçara do Norte
Caicó
Caraúbas
Carnaubais
Coronel João Pessoa
Doutor Severiano
Encanto
Felipe Guerra
Francisco Dantas
Frutuoso Gomes
Galinhos
Governador Dix-Sept Rosado
Grossos
Guamaré
Ipanguaçu
Ipeira
Itaú
Janduís
Jardim de Piranhas
João Dias
José da Penha
Jucurutu
Lucrécia
Luís Gomes
Macau
Major Sales
Marcelino Vieira
Martins
Messias Targino
Mossoró
Olho D’Água do Borges
Paraná
Paraú
Patu
Pau dos Ferros
Pedra Grande
Pendências
Pilões
Portalegre
Porto do Mangue
Rafael Fernandes
Rafael Godeiro
Riacho da Cruz
Riacho de Santana
Rodolfo Fernandes
São Bento do Norte
São Fernando
São João do Sabugi
São Miguel do Gostoso
Serra do Mel
Serra Negra do Norte
Serrinha dos Pintos
Severiano Melo
Taboleiro Grande
Tenente Ananias
Tibau
Timbaúbados Batistas
Touros
Triunfo Potiguar
Umarizal
Upanema
Venha-Ver
Viçosa

g1-RN

Caixa inaugura nove unidades neste sábado



A Caixa Econômica Federal inaugura, neste sábado, nove unidades do banco. Serão quatro agências especializadas em agronegócio para os produtores rurais de Toledo (PR), Cascavel (PR), Uruguaiana (RS) e Canarana (MT) e outras cinco de atendimento, com instalações novas e mais modernas, que ficarão localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso.

A ação faz parte do plano de expansão da Caixa, que vai totalizar a entrega, nos próximos meses, de 268 novas unidades, sendo 100 delas exclusivas para atendimento do agronegócio. Este segmento tem sido priorizado pelo banco público, que ampliou sua carteira de crédito para R$ 40 bilhões em 2022. Até o meio do ano, a meta da Caixa é se tornar o segundo banco brasileiro em crédito agrícola, atrás apenas do Banco do Brasil, que é o principal operador do Plano Safra. Outra meta do banco é ter pelo menos uma unidade em municípios com mais de 40 mil habitantes.

As novas unidades agro estão localizadas nos endereços:
▪ Unidade agro Toledo (PR): com área de 100m², está localizada na Avenida Parigot de Souza, nº 2943, Centro;

▪ Unidade agro Cascavel (PR): com área de 100m², está localizada na Avenida Tancredo Neves, nº 1132, Centro;

▪ Unidade agro Uruguaiana (RS): com área de 148m², está situada na Rua Sete de Setembro, nº 2057, Centro;

▪ Unidade agro Canarana (MT): com área de 130m², está localizada na Rua Miraguai, nº 91B, Centro.

Segundo a Caixa, todas as novas unidades voltadas para o agronegócio funcionarão das 10h às 15h, em dias úteis. Será disponibilizado aos clientes atendimento completo do portfólio de produtos e serviços da instituição.

As agências também atendem a adequações de acessibilidade de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida. Ainda de acordo com a caixa, as unidades não são equipadas com numerário e não realizam operações com dinheiro em espécie.

As novas unidades de atendimento estão nos seguintes endereços:
▪ Agência SP Market: Av. Nações Unidas, 22.351, Jurubatuba, funciona de 10h às 16h, com 17 empregados, 5 terminais de autoatendimento e 4 guichês de caixa;

▪ Agência Descalvado (SP): Av. Guerino Osvaldo, 400, Centro, Descalvado, tem horário de atendimento de 10h às 15h, com 9 empregados, 7 terminais de autoatendimento e 2 guichês de caixa;

▪ Agência JT Rio de Janeiro: Rua Lavradio, 98, Centro, tem horário de atendimento de 10h às 16h, com 30 empregados, 3 terminais de autoatendimento e 7 guichês de caixa;

▪ Agência Goianápolis: Rua José Caetano Borges, 267, Av. João Maximiano de Souza, Centro, tem horário de atendimento de 11h às 16h, com 7 empregados, 5 terminais de autoatendimento e 2 guichês de caixa;

▪ Agência Mirassol D’oeste: localizada na Rua Antônio Martins da Costa, 426, Centro, funciona de 9h às 14h, com 9 empregados, 6 terminais de autoatendimento e 2 guichês de caixa.



Mega-Sena deste sábado deve pagar prêmio de R$ 45 milhões


O Concurso 2.470 da Mega-Sena, que será realizado neste sábado (9) em São Paulo, pagará o prêmio de R$ 45 milhões a quem acertar as seis dezenas. O sorteio será às 20h, no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário do Tietê.

O último concurso, na quarta-feira (6), não teve acertadores das seis dezenas e o prêmio ficou acumulado para hoje. 

As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília) do dia do sorteio, em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site da Caixa Econômica Federal.

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 4,50.

Pequenas empresas geram 220 mil empregos em fevereiro, aponta Sebrae

 


Levantamento feito pelo Sebrae, com base em dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostra que as micro e pequenas empresas (MPEs) apresentaram saldo positivo de geração de empregos em fevereiro.

Segundo a pesquisa divulgada hoje (7), os pequenos negócios foram responsáveis por 220.066 novos postos de trabalho no segundo mês de 2022, chegando a cerca de 67% do volume total, que inclui empreendimentos de todos os portes.

O setor de serviços foi o que mais contratou entre os micro e pequenos empreendimentos, somando 134.024 novos empregos. Na sequência, a construção civil registrou a abertura de 31.517 novos postos de trabalho.

Melhor desempenho

Entre as regiões brasileiras, as micro e pequenas empresas do Centro-Oeste foram as que obtiveram o melhor desempenho, abrindo 27 mil novos empregos a cada mil já existentes. A região Norte vem em seguida, com 20 mil contratações. Já a região Sul fechou o mês com 17 mil contratações. O Sudeste e o Nordeste, respectivamente, garantiram 14 mil e 12 mil novos postos de trabalho.

Segundo o Sebrae, no acumulado de 2022, as MPEs criaram 304.525 novas vagas, o que equivale a 63,5% de todo o volume de empregos gerados este ano.

Apesar do desempenho no mês, o Caged aponta que, no acumulado dos dois primeiros meses de 2021, os micro e pequenos negócios detinham 82,1% do volume de novas vagas. O resultado caiu em 2022, quando as MPEs registraram um índice de 68,7% no volume de novas vagas.

Policial baleado pelo filho em Patos recebe alta hospitalar sem sentir as pernas; veja detalhes


O policial militar aposentado, pai do adolescente de 13 anos que matou a tiros a mãe e o irmão mais novo, em Patos, no Sertão da Paraíba, recebeu alta médica e deixou o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande – onde estava internado desde o dia 19 de março – na manhã deste sábado (9).

De acordo com o cirurgião geral Caio Guimarães, o policial ainda se encontra com quadro de paraplegia. “Os membros inferiores ainda se encontram sem sensibilidade motora e sensitiva. Não movimenta e nem sente as pernas”, disse.

Ainda segundo o médico, o homem vai precisar passar por um tratamento multidisciplinar com acompanhamento de fisioterapia, enfermagem e neurologia. A evolução do quadro de saúde dele será avaliada a cada mês.

Relembre o caso

O sargento reformado da Polícia Militar foi baleado pelo próprio filho no último dia 19 de março, dentro de casa, em Patos. O adolescente, de 13 anos, também é apontado como responsável pela morte da mãe e do irmão, de 7 anos.

Em depoimento à Polícia Civil, o menino alegou como motivações do crime ter sido proibido pela família de usar o celular para jogar e para conversar com os amigos.

O suspeito foi encaminhado para o Centro Especializado de Reabilitação de Sousa, também no Sertão paraibano.

Governo firma cooperação com LAIS e Universidade de Harvard

 


A gestão do enfrentamento à covid-19 pelo Governo do Rio Grande do Norte atraiu o interesse da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, em realizar estudos na área de saúde pública. Neste sentido, e com o objetivo de melhorar o serviço público de saúde, a governadora Fátima Bezerra se reuniu nesta sexta-feira (08) com o coordenador do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor Ricardo Valentim, e com o professor de sistemas globais de saúde da Universidade de Harvard, Rifat Atun.

O interesse na realização dos estudos se deu com o resultado alcançado pelo Governo do RN, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Seap), no enfrentamento à pandemia da covid-19. O Rio Grande do Norte foi o Estado que menos recebeu recursos para o combate à pandemia, mas foi o que obteve os melhores resultados e menos óbitos. Este resultado foi confirmado por Ricardo Valentim que acrescentou: "O RN teve mais efetividade na utilização dos recursos públicos e na condução das medidas de enfrentamento à covid-19. Isso é extremamente importante. Na pandemia, o RN desenvolveu sistemas eficientes como o Regula RN e o RN + Vacina, que se tornaram referência nacional.”  

A governadora Fátima Bezerra disse que o Estado vai oficializar termo de cooperação com o LAIS e a Universidade de Harvard "para avançarmos ainda mais no enfrentamento à pandemia da covid e atender melhor a população. A cooperação é muito bem-vinda e fortalecerá ainda mais o sistema público de saúde para um SUS mais humanizado e eficiente.”

O professor Rifat Atun disse que o Rio Grande do Norte pode ser um farol para o Brasil. E demonstrou isso com a condução do enfrentamento à covid-19. Ele trabalha junto ao LAIS desde 2016 e há 20 anos atua no Brasil em programas para melhorar a saúde pública, inclusive junto aos programas Mais Médicos e Saúde da Família. "Temos a oportunidade de aperfeiçoar o ecossistema de saúde no Brasil e o estado do RN demonstra grande potencial para isso", afirmou Rifat. 

Secretário de Estado da Saúde Pública (Sesap), Cipriano Maia disse que "estamos dispostos a trabalhar juntos até por que esta iniciativa vem a somar ao que já vimos realizando. Temos dificuldades financeiras, mas vamos buscar alternativas para trazer ganhos importantes para saúde pública. O trabalho que realizamos se consolida como referência nacional e traz mais resolutividade para enfrentarmos os problemas dando melhores respostas à população. Vamos fortalecer laços de cooperação e desenvolver processos para dar mais robustez e resiliência ao atendimento à população", concluiu Cipriano. A secretaria adjunta da Sesap, Lyane Ramalho também acompanhou a audiência


Vasco decepciona torcida e empata com o Vila Nova na estreia na Série B



O Vasco estreou com empate na Série B. Jogou mal e ficou apenas no 1 a 1 com o Vila Nova, em São Januário. Desperdiçou a primeira partida de 19 que terá em casa na segunda divisão para garantir os três pontos. Jogou fora a ótima atmosfera criada pela torcida, que lotou o estádio, e deu a impressão de que os 20 dias entre o fim da participação no Campeonato Carioca e partida contra os goianos foi bem menos produtiva do que poderia.

O time chegou a cinco partidas sem conseguir vencer em São Januário pela segunda divisão, contando com a temporada passada.

O gol vascaíno foi marcado por Raniel, que aproveitou o rebote do goleiro Georgemy em uma cabeçada em cobrança de escanteio. Tirando as bolas paradas, foram poucas jogadas criadas, trabalhadas. Em uma delas, Edimar fez o gol, mas o lance foi anulado pelo VAR.

No mais, o Vasco errou passes em demasia, abusou dos lançamentos na direção de Gab riel Pec, sem que o garoto tivesse com quem jogar. A partida foi passando e a solução encontrada pelo técnico Zé Ricardo foi entulhar o time de atacantes na Colina: foram cinco em campo nos últimos 15 minutos, Gabriel Pec, Raniel, Getúlio, Figueiredo e Lucas Oliveira.

Um dos jogadores que saíram para o time tentar vencer a partida foi Nenê. O jogador, que teve atuação apagada, deixou o gramado na bronca com o técnico Zé Ricardo. O treinador, na véspera da partida, havia comentado em entrevista coletiva que o camisa 10, aos 40 anos, não poderia estar em campo o tempo inteiro.

A defesa do Vasco cochilou no gol de empate do Vila Nova, marcado por Arthur Resende apenas cinco minutos depois de o time da Colina abrir o placar. Em alguns momentos, entregou contra-ataques em demasia e fez com que o goleiro Thiago Rodrigues tivesse trabalho.

O próximo jogo do Vasco será contra o CRB, sábado que vem, em Maceió.

Enquanto Simone Tebet trabalha por apoio interno, senadores do MDB agendam jantar com Lula



No momento em que a senadora Simone Tebet (MDB) trabalha para se consolidar como a candidata à Presidência da República da chamada terceira via, senadores e ex-senadores do MDB organizam um jantar com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília. O encontro está previsto para acontecer na próxima segunda-feira (11), na casa do ex-presidente do Senado Eunício Oliveira (MDB-CE).

De acordo com relatos feitos à CNN, a expectativa é que o jantar reúna também nomes de outros partidos –do PSD e até do PP, este da base governista. Os integrantes do MDB que devem participar do encontro fazem parte do grupo da sigla que tem defendido que a candidatura de Tebet ao Palácio do Planalto só seja oficializada se, até a data limite estabelecida pela Justiça Eleitoral, a senadora consiga mostrar real viabilidade.

Um dos senadores convidados para o jantar disse à CNN, em caráter reservado, que a ideia, para além do aspecto simbólico, é levar a Lula análises críticas em relação aos últimos movimentos do petista. A avaliação desse parlamentar é a de que as declarações do ex-presidente nesta semana foram desastrosas e que, para evitá-las, Lula precisa expandir suas conversas para além do núcleo duro do PT. Entre elas, Lula defendeu o direito de mulheres fazerem o aborto, incentivou protestos contra congressistas e disse que, se eleito presidente, retiraria militares de cargos comissionados no Governo.

A agenda do ex-presidente Lula em Brasília também deve contar com uma visita ao Acampamento Terra Livre, organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).

A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.

Cruzeiro sofre dois gols de Jacaré e estreia com derrota para o Bahia na Série B



Não foi a estreia esperada do Cruzeiro. Com muitos erros na segunda etapa, o time celeste acabou sendo envolvido pelo Bahia e foi derrotado com dois gols de Victor Jacaré, que saiu do banco para fazer a festa do Tricolor de Aço. 

Uma vitória por 2 a 0 do time nordestino, que não vinha em grande momento neste início de temporada após eliminações nas primeiras fases do Campeonato Baiano e da Copa do Nordeste. Um jogo para a Raposa aprender com os erros apresentados e buscar também reforços para posições que mostraram certas dificuldades, como ter mais um lateral-direito para substituição de Rômulo e a chegada de mais um defensor. 

A próxima parada do Cruzeiro é no Mineirão. Joga na terça-feira (12), contra o Brusque, às 21h30 (de Brasília), pela segunda rodada da Série B. Oportunidade para o time, diante do seu torcedor, se recuperar do tropeço inicial. 

Seleção feminina fará amistoso com Suécia dias antes da Copa América



A CBF anunciou nesta sexta-feira (8) que a seleção brasileira feminina fará um último amistoso contra a Suécia, nove dias antes do início da Copa América de Futebol Feminino, programada para começar em 8 de julho. A equipe sueca é a segunda melhor do mundo no ranking da Fifa, atrás apenas dos Estados Unidos. O time também faturou a prata nos Jogos de Tóquio.

O duelo marcará o reencontro da sueca Pia Sundhage, técnica do Brasil, com a equipe do seu país. Pia comandava a equipe sueca que conquistou a prata na Olimpíada Rio 2016. O primeiro embate entre as duas seleções desde os Jogos pode ter um clima de revanche: nas semifinais da Rio 2016 foram exatamente as suecas que eliminaram as brasileiras nos pênaltis. A partida Brasil x Suécia está prevista para o dia 28 de junho, às 13h30 (horário de Brasília), em Estocolmo (Suécia). O compromisso faz parte da janela Fifa (entre os dias 20 a 28 de junho).

A seleção brasileira vem se preparando para a Copa América, que destinará três vagas diretas para o Mundial de 2023, na Nova Zelândia e Austrália. O vencedor também garante presença na Olimpíada de Paris 2024.

Ontem a seleção empatou em 1 a 1 em amistoso com a Espanha, na casa da adversária. Na próxima segunda-feira (11), a seleção mede forças com a Hungria, na cidade de San Pedro de Pinatar, na região de Múrcia (Espanha).

Reino Unido anuncia ajuda militar de 130 milhões de dólares para Ucrânia



O Reino Unido enviará à Ucrânia mais 100 milhões de libras — cerca de US$ 130 milhões — de apoio militar, disse o primeiro-ministro Boris Johnson na sexta-feira (8) após uma reunião com o chanceler alemão Olaf Scholz.

Johnson, que recebeu o novo chanceler alemão pela primeira vez em seu escritório em Downing Street, disse que as duas nações da Europa Ocidental também concordaram em cooperar mais estreitamente em assuntos de energia para reduzir a dependência da Europa em relação às importações russas.

O primeiro-ministro britânico também condenou um ataque russo a uma estação de trem no leste da Ucrânia, lotada de mulheres, crianças e idosos fugindo do conflito, que, segundo as autoridades ucranianas, matou pelo menos 50 pessoas.

“O ataque mostra as profundezas a que se afundou o exército-fantasma de Putin”, disse Johnson numa conferência de imprensa. “É um crime de guerra atacar indiscriminadamente civis, e os crimes da Rússia na Ucrânia não passarão despercebidos ou impunes”.

O Ministério da Defesa da Rússia disse que a estação foi usada apenas pelos militares da Ucrânia, e que suas forças armadas não tinham alvos designados na cidade onde o ataque ocorreu na sexta-feira.

A Reuters não pôde verificar o que aconteceu na estação.

Johnson disse que o Reino Unido enviaria equipamento militar de alta qualidade para as forças armadas da Ucrânia, incluindo mais mísseis antiaéreos Starstreak, um sistema britânico de defesa aérea de curto alcance.

Ele também prometeu 800 mísseis antitanque, bem como outras munições de precisão guiadas e mais capacetes, aparelhos de visão noturna e blindagem corporal.

No início da sexta-feira, o Reino Unido impôs sanções a duas filhas adultas do presidente russo Vladimir Putin, espelhando um movimento dos Estados Unidos.

Johnson também saudou os esforços da Alemanha para reduzir sua forte dependência do petróleo e gás russos e disse que seu país e a Alemanha compartilhariam sua experiência em energia renovável.

“Não podemos transformar nossos respectivos sistemas energéticos da noite para o dia, mas também sabemos que a guerra de Putin não terminará da noite para o dia”, disse Johnson.

Líderes europeus voltam a classificar ações russas em Bucha como “crimes de guerra”



As ações da Rússia em Bucha voltaram a ser chamadas de “crimes de guerra” por líderes europeus neste sábado (9). Declarações neste sentido foram feitas por Olaf Scholz, primeiro-ministro alemão, e por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia que estava em Kiev, capital ucraniana, nesta semana.

Desde que as tropas russas retiraram de Bucha na semana passada, oficiais ucranianos dizem que centenas de civis foram encontrados mortos. O vice-prefeito de Bucha disse que mais de 360 civis foram mortos e entre 260 e 280 foram enterrados em uma vala comum por outros residentes.

“Isto é algo que não podemos esquecer”, disse Scholz. “Estes são crimes de guerra que não aceitaremos. Aqueles que fizeram isto devem ser responsabilizados”, disse Scholz em um comício antes das eleições estaduais no estado do norte de Schleswig-Holstein.

Já Ursula von der Leyen disse que viu com seus próprios olhos, na sexta-feira, a destruição na cidade de Bucha, perto de Kiev. Uma equipe forense começou a exumar uma vala comum contendo os corpos de civis que, segundo autoridades locais, foram mortos enquanto os russos ocupavam a cidade.

“Meu instinto diz: se isso não é um crime de guerra, o que é um crime de guerra? Mas sou médica de formação e os advogados têm que investigar com cuidado”, disse a presidente da Comissão Europeia a bordo de um trem que deixava a Ucrânia neste sábado.

“Eu vi as fotos, (o primeiro-ministro ucraniano) Denys Shmyhal me mostrou: [estavam] matando pessoas enquanto elas passavam. Também pudemos ver com nossos próprios olhos, que a destruição na cidade é direcionada para as vidas dos civis. Edifícios residenciais não são alvo militar”, disse ela, referindo-se a Bucha.

A Rússia negou as alegações de que as forças russas executaram civis em Bucha enquanto ocupavam a cidade, chamando-as de “falsificação monstruosa” com o objetivo de difamar o exército russo.

Von der Leyen disse que a União Europeia está trabalhando com a Ucrânia em uma equipe de investigação conjunta para reunir evidências dos possíveis crimes de guerra para uso em futuros processos judiciais.

“É extremamente importante que seja bem documentado, para evitar derrotas no tribunal porque as evidências não são boas o suficiente”, disse von der Leyen.

O promotor-chefe do Tribunal Penal Internacional, Karim Khan, disse no mês passado que abriu uma investigação sobre possíveis crimes de guerra na Ucrânia.

*Com informações de Giovanna Galvani, da CNN

Motivadas pela guerra na Ucrânia, Finlândia e Suécia podem se juntar à Otan em breve



A Finlândia e a Suécia podem em breve se juntar à Otan, medidas que provavelmente enfureceriam Moscou e que, segundo autoridades, enfatizariam ainda mais o erro estratégico da Rússia ao invadir a Ucrânia.

Autoridades da Otan disseram à CNN que as discussões sobre a adesão da Suécia e da Finlândia ao bloco ficaram extremamente sérias desde a invasão russa à Ucrânia, e altos funcionários do Departamento de Estado dos EUA disseram que o assunto surgiu durante uma reunião ministerial das Relações Exteriores da Otan nesta semana, que contou com a presença dos ministros das Relações Exteriores de Estocolmo e Helsinque.

Autoridades disseram que as discussões sublinham até que ponto a invasão de Vladimir Putin serviu apenas para revigorar e unificar a aliança da Otan – exatamente o oposto dos objetivos declarados de Putin antes do início da guerra. O presidente russo exigiu que a Otan parasse com sua expansão para o leste e admissão de novos membros, acusando o bloco de ameaçar a segurança russa.

Em vez disso, a Otan aumentou seu apoio à Ucrânia e está se preparando para receber novos membros.

Mudanças significativas na opinião pública
A opinião pública em ambos os países sobre a adesão à aliança defensiva mudou significativamente à medida que a guerra da Rússia na Ucrânia continua, com um ex-primeiro-ministro finlandês dizendo à CNN que a decisão de aderir “era praticamente um acordo feito em 24 de fevereiro, quando a Rússia invadiu.”

“Se você olhar para a opinião pública na Finlândia e na Suécia, e como seus pontos de vista mudaram drasticamente nas últimas seis semanas, acho que é outro exemplo de como isso foi um fracasso estratégico”, disse um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA nesta semana.

A primeira-ministra finlandesa, Sanna Marin, disse nesta sexta-feira que o Parlamento de seu país deve discutir a possível adesão à Otan “nas próximas semanas”, acrescentando que espera que essas discussões terminem “antes do meio do verão”.

“Acho que teremos discussões muito cuidadosas, mas também não estamos demorando mais do que o necessário neste processo, porque a situação é, obviamente, muito grave”, disse ela.

A primeira-ministra sueca, Magdalena Andersson, não descartou a possibilidade de adesão em entrevista à SVT no final de março. A Suécia está realizando uma análise da política de segurança que deve ser concluída até o final de maio, e o governo deve anunciar sua posição após esse relatório, disse um funcionário sueco à CNN. Eles disseram que seu país poderia tornar sua posição pública mais cedo, dependendo de quando a vizinha Finlândia o fizer.

O embaixador da Finlândia nos EUA, Mikko Hautala, disse à CNN que as duas nações estão em estreita coordenação uma com a outra, mas que cada país tomará sua própria decisão independente.

“Repensar os fundamentos”
Uma autoridade finlandesa disse nesta sexta-feira que seu país não tentaria se juntar à Otan por “desespero” pela defesa da aliança de 30 membros. Em vez disso, as ações de Moscou na Ucrânia forçaram a Finlândia a “repensar os fundamentos”.

“E entendemos que nossas relações com esta Rússia que agora existe não podem ser as mesmas que costumavam ser devido a essas ações russas”, disse o funcionário.

Alexander Stubb, que serviu como primeiro-ministro da Finlândia de 2014 a 2015, ecoou esse sentimento, dizendo à CNN que há muito tempo existe uma tensão no país entre o idealismo – querer poder trabalhar com a Rússia, com quem compartilha uma fronteira – e realismo, que exigia que a Finlândia mantivesse um exército permanente forte no caso de a Rússia invadir.

Esse idealismo agora evaporou em grande parte após o ataque da Rússia.

“Os finlandeses acham que se Putin pode matar suas irmãs, irmãos e primos na Ucrânia, como está fazendo agora, então não há nada que o impeça de fazê-lo na Finlândia. Nós simplesmente não queremos ficar sozinhos novamente”, Stubb disse, lembrando a Guerra de Inverno soviético-finlandesa, que durou de novembro de 1939 a março de 1940.

Possibilidade de resposta do Kremlin
O Kremlin disse nesta quinta-feira que teria que “reequilibrar a situação” se a Suécia e a Finlândia se juntarem à Otan. “Teremos que tornar nosso flanco ocidental mais sofisticado em termos de garantir nossa segurança”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, à Sky News.

A Finlândia foi atingida por dois ataques cibernéticos e uma violação do espaço aéreo por um avião estatal russo nesta sexta. Tanto Stubb quanto a autoridade finlandesa disseram que Helsinque espera esse tipo de ataque e minimizaram o potencial de uma resposta severa de Moscou caso a Finlândia – que compartilha uma fronteira de mais de 1.300 quilômetros com a Rússia – se junte à Otan.

No entanto, alguns países da Otan estão analisando a possibilidade de a Rússia realizar um ataque antes que a Finlândia caia sob as proteções da aliança, de acordo com uma autoridade europeia.

“Estaremos muito atentos à possibilidade de que a Rússia tente fazer algo antes de [a Finlândia] ingressar na aliança”, disse o funcionário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário