sexta-feira, 13 de março de 2015

Roberto Cabrini pode ganhar novo programa no SBT

Roberto Cabrini comanda o "Conexão Repórter"
Roberto Cabrini comanda o “Conexão Repórter”
Realocado para as noites de domingo do SBT, Roberto Cabrini já foi inúmeras vezes elogiado publicamente por Silvio Santos e pode alçar voos ainda maiores do que o “Conexão Repórter”.
De acordo com o colunista Flávio Ricco, o jornalista pode ganhar um segundo programa este ano, embora maiores detalhes acerca do projeto ainda não tenham sido revelados pela emissora.
No SBT desde 2009, Cabrini acumula diversos prêmios e costuma assegurar a vice-liderança de audiência nos horários em que vai ao ar. Em alta, o apresentador já havia sido presenteado pela Casa com um novo cenário para o “Conexão Repórter”, que passou a ser transmitido em HD.

Record deve deixar programa de Xuxa para o segundo semestre

Xuxa deve demorar para estrear na Record
Xuxa deve demorar para estrear na Record
Considerada por muitos como a maior contratação da história da Record, Xuxa ainda deve demorar alguns meses para ver seu novo programa estrear na tela da emissora.
De acordo com a colunista Keila Jimenez, embora afirme trabalhar na concepção da atração da loira a todo o vapor, a Record não está com muita pressa de colocar Xuxa no ar por considerar melhor esperar o fim dos Jogos Pan-Americanos e também da atual temporada do “Programa do Gugu”.
Com isso, a loira só deverá estrear no segundo semestre deste ano, possivelmente em agosto, completando quase seis meses – o que equivale a 1/6 do tempo total de seu contrato – em casa.

MEC informa que todas as renovações de contratos do Fies estão asseguradas

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na tarde desta quinta-feira, 12, uma nota para tranquilizar os estudantes que ainda não conseguiram renovar o contrato do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo a pasta, todos que firmaram os contratos até 2014 têm assegurado o aditamento. Ao todo, foram renovados mais de 830 mil contratos de um total de 1,9 milhão. O sistema ficará aberto até o dia 30 de abril.
“Todos têm assegurado o aditamento de seus contratos”, destaca a nota. A pasta esclarece que a qualquer momento que fizer o aditamento, ele vale desde o início do semestre. A lentidão no sistema, enfrentada por alunos, está sendo corrigida, segundo o MEC. O MEC informa ainda que, além das renovações, há vagas para novos contratos, mas não menciona quantas.

Álvaro Dias cobra explicações da Cosern sobre apagão em Caicó

ÁLVARO DISCURSO
O deputado estadual Álvaro Dias cobrou, em pronunciamento na sessão da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (12), explicações da Cosern sobre o apagão registrado no município de Caicó na última terça-feira (10). Ele pediu providências para a companhia, sobretudo para que fatos dessa natureza não possam voltar a acontecer.
“Foi bastante constrangedor para toda população de Caicó. Quase 20 horas sem energia elétrica. Essa situação trouxe prejuízo aos consumidores, aos comerciantes, as pessoas que necessitam da energia para conservar alimentos e para outras questões”, disse Álvaro Dias.

Pobres não podem pagar por crise econômica, dizem trabalhadores em audiência

Na audiência presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), os debatedores foram unanimemente contrários às mudanças
Na audiência presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS), os debatedores foram unanimemente contrários às mudanças
Os representantes dos sindicatos, dos trabalhadores e dos aposentados disseram terem ficado surpresos com a edição das medidas provisórias que alteram as regras do seguro-desemprego e da pensão por morte. Em audiência pública nesta quinta-feira (12) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), os debatedores foram unanimemente contra as medidas porque, segundo eles, fazem a classe mais pobre pagar a conta da crise econômica brasileira.
De acordo com a Agência Senado, já no segundo debate sobre o tema, a CDH tratou das MPs 664 e 665, editadas em 30 de dezembro de 2014. A MP 664 estabeleceu, entre as novas regras, um prazo de carência de 24 meses de contribuição para a concessão da pensão por morte. Já a MP 665 mudou as regras do seguro-desemprego. Antes, o trabalhador tinha direito ao benefício após seis meses de trabalho. Agora, a primeira solicitação só pode ser feita após 18 meses.
Para o presidente da comissão, senador Paulo Paim (PT-RS), a crise atual do país provém da crise internacional de 2008 e, agora, o desemprego avança no Brasil. O senador gaúcho pensa que o bom senso levaria o governo a tributar grandes fortunas e não suprimir direitos dos trabalhadores e aposentados.

Congresso mantém veto à redução da contribuição previdenciária de empregados domésticos

O Congresso decidiu pela manutenção do Veto 34/2014, que foi aposto pela presidente Dilma Rousseff ao Projeto de Lei do Senado (PLS) 161/2009, que reduzia a contribuição previdenciária para patrões e empregados domésticos.
Dos atuais 12%, os patrões passariam a pagar para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) 6% do valor do salário. Os empregados, que hoje pagam entre 8% e 11%, também passariam a pagar 6%. A proposta ainda criaria uma guia exclusiva para o recolhimento da contribuição previdenciária. Com a manutenção do veto, a contribuição de patrões e empregados domésticos continua como é atualmente.

Congresso limpa pauta e deve votar Orçamento terça-feira, diz Renan

RENAN HOJE NO SENADO 2
Ao chegar ao Senado na manhã desta quinta-feira (12), o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL) destacou a deliberação, pelo Congresso, sobre mais de 300 vetos presidenciais que trancavam a pauta de votações. Com isso, senadores e deputados poderão votar o Orçamento de 2015 na próxima sessão conjunta, marcada para terça-feira (17).
– Ontem nós limpamos a pauta de vetos, não há nenhum veto trancando a pauta e o Congresso, através das duas Casas, deliberou conforme a vontade da maioria. Qualquer matéria que tramite no Congresso Nacional, se for vetada, a última palavra é do Congresso. Essa foi uma conquista que precisamos preservar e fizemos isso ontem – frisou.
Segundo a Agência Senado, na sessão conjunta da Câmara e do Senado desta quarta-feira (11), que durou mais de 12 horas, foram mantidos todos os vetos que constavam da agenda do Congresso. Cinco projetos de lei vetados integralmente e quatro parcialmente, totalizando 306 dispositivos, foram analisados pelos parlamentares.

Resolução federal permite que travestis e transgêneros usem banheiros de mulheres

TRAVESTIS 2
Foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (12), duas resoluções que garantem mais diretos a comunidade LGBT em todo o país. Uma delas trata da utilização do nome social de travestis e transgêneros em documentos relacionados a ocorrências de segurança pública. A outra abrange a educação nas escolas e universidades, garantindo a utilização do nome social, a escolha dos uniformes e a utilização de banheiros baseados na identidade de gênero de cada pessoa.
A primeira resolução feita em 18 de dezembro de 2014, pela Secretaria de Direitos Humanos do governo federal, estabelece parâmetros para a inclusão dos itens “orientação sexual”, “identidade de gênero” e “nome social” nos boletins de ocorrência emitidos pelas autoridades policiais.
A resolução tende a facilitar a identificação de crimes sofridos, ou que tenham participação, por pessoas transexuais. Com isso, as fichas de identificação de suspeitos ou de vítimas devem constar com as opções “orientação sexual”, “identidade de gênero” e “nome social”.

Estudante de Campina Grande morre ao bater carro em poste em Natal e ‘previu’ caso no WhatsApp

ESTUDANTE DE CAMPINA GRANDE 2
A estudante de Direito Najla Charara, de 21 anos, natural de Campina Grande, morreu na madrugada desta quinta-feira (12) em um acidente em Natal (RN). Pouco antes da ocorrência, ela conversou com amigos e “previu” a própria morte no WhatsApp.
“Liiiiipe, pode morrer beba?” (sic), escreveu ela no WhatsApp, trocando “beba” por “bêbada”, pouco antes de bater com o carro em um poste no prolongamento da avenida Prudente de Morais, na capital potiguar.  A suspeita é de que a estudante tenha frequentado um bar e consumido bebidas alcoólicas antes do acidente. O carro ficou completamente destruído e nele, a polícia encontrou uma garrafa de vinho vazia. O caso é investigado pela polícia do Rio Grande do Norte.
A informação de que ela Najla era natural de Campina Grande foi confirmada pelo Instituto Técnico-Científico de Polícia do Rio Grande do Norte. O Portal Correio informou que o velório foi à tarde e o sepultamento ocorreu no começo da noite desta quinta (12), no cemitério Morada da Paz, em Natal.

MME: dados sugerem que País superará período seco sem racionamento de energia

RACIONAMENTO DE ENERGIA 2
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura, indicou nesta quinta-feira, 12, que os dados analisados pelo governo federal neste momento sugerem que o Brasil conseguirá superar o período seco sem a necessidade de um racionamento de energia. Para tanto, o governo aposta em um volume mínimo de chuvas e em iniciativas de aumento da oferta e redução de consumo.
A aproximadamente 45 dias do fim do período chuvoso, em abril, os níveis dos reservatórios em todo o País, principalmente na região Sudeste, apresentam trajetória de elevação. Segundo Ventura informou ao Jornal Estadão, se os níveis alcançarem um patamar equivalente a 30% da capacidade de armazenamento em abril, haveria condição suficiente para assegurar o fornecimento no período até outubro. Em novembro, com a volta do período chuvoso, o nível dos reservatórios precisaria estar em no mínimo 10% da capacidade.

Boqueirão e Coremas sobem só 4 cm com chuvas, mas Aesa tem previsão otimista

Boqueirão, em CG, está com reserva baixa
Boqueirão, em CG, está com reserva baixa
As primeiras chuvas registradas na Paraíba ainda não proporcionaram aumento significativo no volume dos grandes mananciais que abastecem as principais cidades do estado, mas a perspectiva da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) é de que com a continuidade das chuvas próprias para o período, esses açudes consigam aumentar os níveis de armazenamento.
O gerente de Meteorologia da Aesa, Alexandre Magno, informou que, até esta quinta-feira (12), foi notificado aumento de quatro centímetros nos açudes Epitácio Pessoa, o Boqueirão, que abastece a região de Campina Grande, e Coremas, que abastece cidades do Sertão do estado. No entanto ele acredita que esses níveis vão melhorar à medida em que as previsões de chuvas venham se concretizando.
Ele informou que no Sertão e Cariri as chuvas devem continuar na segunda quinzena de março e durante o mês de abril. Já no Agreste, Brejo e Litoral, a perspectiva é de que elas permaneçam durante abril e prossigam até julho. “A temporada típica de chuvas está começando; portanto, com a continuidade das chuvas, a esperança é de que os mananciais registrem aumentos mais significativos”, avaliou em entrevista ao Portal Correio. Ele garantiu que no Litoral a situação dos principais mananciais é considerada satisfatória, pois registram níveis acima dos 70% da capacidade.

Câmara aprova regulamentação à PEC das Domésticas, mas texto ainda volta ao Senado

Em uma manobra para postergar a entrada em vigor das novas regras para pagamento de benefícios a trabalhadores domésticos, o governo rompeu acordo com o Senado e conseguiu aprovar, nesta quinta-feira, o relatório da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) de regulamentação à PEC das Domésticas. Com o rompimento do acordo para aprovar o relatório do senador Romero Jucá (PMDB-RR), agora o texto volta ao Senado. Jucá deve derrubar as alterações feitas na Câmara.
Segundo a repórter Júnia Gama, entre as principais diferenças nos dois relatórios está a manutenção em 12% da contribuição dos empregadores para a Previdência Social. O texto aprovado pelo Senado havia reduzido a alíquota para 8%, como uma forma de compensar os patrões pelo aumento de custo com o recolhimento obrigatório do FGTS. O texto de Benedita mantém a multa de 40% sobre o saldo do FGTS nas demissões sem justa causa, mas prevê o pagamento dessa multa no ato do desligamento do empregado. Já o de Jucá, possibilitava a diluição desse pagamento.
“Infelizmente os empregados domésticos terão que esperar mais tempo para terem seus direitos trabalhistas alcançados” disse Jucá hoje pelo Twitter.

Conta de luz deve aumentar 38,3% em 2015, diz Banco Central

A tarifa da energia elétrica vai sofrer um reajuste de 38,8% este ano, de acordo com estimativa divulgada pelo Banco Central na ata da ultima reunião do Comitê de Politica Monetária (Copom), nesta quinta-feira (12). O documento detalha o cenário que foi usado como parâmetro para elevação da taxa básica de juros (Selic) de 12,25% para 12,75% ao ano.  A expectativa de aumento anteriormente era de 27,6%.
Para o gás de bujão é esperado um aumento de 3,2%. Em compensação para a telefonia Fixa, a previsão do Banco Central é de queda de 4,1% em 2015. Diferente da expectativa anterior divulgada em janeiro, que era de elevação de 0,6%.  Nas análises do BC, o conjunto de preços administrados, aqueles controlados pelo governo, deve subir 10,7% este ano. A estimativa anterior apontava para alta de 9,3%.

Governo planeja assentar 120 mil famílias nos próximos quatro anos

 Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias
Ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias
O governo federal planeja assentar cerca de 120 mil famílias nos próximos quatro anos, disse hoje (12) o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias. “Não podemos aceitar que as pessoas fiquem morando debaixo de lona. A nossa prioridade é assentar as famílias acampadas. Já temos o levantamento de 60 mil famílias que foram cadastradas pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome e vamos agora cadastrar aproximadamente outras 60 mil famílias”, disse o ministro, na primeira reunião do ano do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável.
Segundo o ministro, a meta é assentar as famílias nos próximos quatro anos. “Vamos levantar as terras públicas disponíveis, mas também vamos trabalhar com as terras privadas que possam ser, nos termos da lei, desapropriadas ou compradas”, acrescentou.
De acordo com o ministério, no ano passado, 22,3 mil famílias foram beneficiadas com a reforma agrária, e, desde 2011, foram assentadas aproximadamente 101 mil famílias. O ministro informou que outro desafio do ministério é melhorar a infraestrutura dos assentamentos, dotando-os de condições para a melhoria de vida dos assentados. “A prioridade também é transformar os assentamentos em espaços autossuficientes, com efetiva produção agrícola, e com acesso à educação, cultura, inclusão digital, atividades esportivas, água, saneamento e estradas.”

Movimento pelo impeachment de Dilma deve reunir 10 mil em Natal

PESSOAS NAS RUAS 2
O governo Dilma Roussef enfrenta sua pior crise política e no Brasil, milhares de pessoas em várias cidades do país estarão mobilizadas no próximo domingo, 15 de março e expectativa é que os protestos contra o governo mobilizem cerca de 10 mil pessoas em Natal. A principal bandeira dos manifestantes é o impeachment da presidente.
O foco das manifestações é um só: mudança do cenário político atual. Com o resultado das eleições presidenciais do ano passado, que deu a Dilma mais quatro anos no governo brasileiro, diversos grupos e mobilizações foram se formando para questionar os casos de corrupção no país, impunidade, má gestão de recursos públicos e aumento dos impostos.

Presos fazem motins em cadeias da Grande Natal

Situação controlada também no Presídio Provisório Professor Raimundo NonatoSituação controlada também no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato
Situação controlada também no Presídio Provisório Professor Raimundo NonatoSituação controlada também no Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato
Detentos de três presídios da Grande Natal realizaram motins, na tarde desta quinta-feira (12). A Penitenciária de Alcaçuz, em Nísia Floresta, o Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato, na Zona Norte de  Natal, e a Penitenciaria Estadual de Parnamirim (PEP) enfrentaram príncipios de rebelião.
De acordo com o responsável pela Coordenadoria de Administração Penitenciária (Coape), Tenente Leonardo de Oliveira Freire, a situação foi controlada em Alcaçuz com a ajuda de representantes dos direitos humanos. “Estamos administrando crises. Já contornamos a situação em Alcaçuz e os detentos de outras duas unidades solicitam a minha presença. Estou me dirigindo para a PEP para que eles me apresentem a situação. Nessas horas, tem que haver bom senso e eu não admito quebra quebra”, destacou o coordenador em entrevista ao Jornal Tribuna do Norte.
O Grupo de Operações Especiais (GOE), da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, foi ao Presídio Provisório Professor Raimundo Nonato para controlar a situação. Várias celas tiveram suas grades quebradas e as visitas estão suspensas na unidade. O diretor do Presídio Provisório, Eider Pereira de Brito, informou que o dia estava tranquilo e que os agentes foram surpreendidos pela movimentação. “Acredito que um dos detentos recebeu telefonema de Alcaçuz”, disse, consciente de que há celulares no presídio. “Estamos fazendo vistoria em todas as celas. Já encontramos aparelhos [celulares] e drogas em pouca quantidade”, comentou.

Globo é derrotado pelo Campinense e está eliminado da Copa do Nordeste

Na noite desta quinta-feira (12), o Globo recebeu o Campinense-PB no estádio Barretão, em Ceará-Mirim, com a esperança de conquistar a primeira vitória na Copa do Nordeste, mas não conseguiu. A Águia foi derrotada por 1 a 0. O único gol da partida foi marcado pelo atacante Alvinho, aos 33 minutos da etapa complementar.
Segundo informou o Portal no Ar, o confronto foi válido pela quinta rodada da competição. Com o resultado, o time potiguar segura a lanterna do grupo E com apenas dois pontos. O clube paraibano chegou aos sete pontos e assumiu a vice-liderança e segue com chances de classificação às quartas-de-final. O Bahia é o líder com 11 pontos e o CRB-AL é o terceiro com seis.

Papa enfrenta resistências internas dois anos após eleição

Francisco discursa no Vaticano
Francisco discursa no Vaticano
Dois anos após a sua eleição, o primeiro Papa latino-americano, Francisco, tornou-se um fenômeno de massas por seus gestos e abertura, mas seu projeto de reformas gera resistências internas crescentes.Eleito no dia 13 de março de 2013 após a surpreendente renúncia de Bento XVI, perseguido pos escândalos e intrigas, Francisco assumiu a direção espiritual de mais de 1,2 bilhão de católicos com um estilo novo, fresco e simples, o que lhe valeu o título de uma das personalidades mais carismáticas do mundo.
Em um prazo recorde conseguiu fazer com que os católicos voltassem a apreciar a Igreja num momento de crise econômica em todo o mundo, valorizando seu compromisso com os pobres, os idosos, e disposta a dar alívio aos divorciados que voltam a se casar e aos casais gays. O líder que prometeu mudar o sistema operacional da Igreja, que considera fundamental descentralizar, dar espaço às igrejas periféricas, e que quis renovar a poderosa Cúria Romana, o governo central, acusada de acumular poder, riqueza e privilégios, não parece dispor de muito tempo para realizar as mudanças.
“Muitos esperam olhando para o relógio o fim do pontificado”, advertiu à AFP o veterano vaticanista Marco Politi, autor do livro “Francisco entre os lobos”. A vontade do Papa argentino de mudar a Igreja vai além de uma operação de maquiagem e começa a irritar diferentes setores.Por isso o ano de 2015 se apresenta chave para seu pontificado, já que deverá começar a apresentar resultados. Duas frentes figuram entre as mais difíceis e complexas: a reforma da Cúria, um projeto lançado em 2013, e a resposta aos desafios da família moderna e sua evolução, com o Sínodo que será realizado em outubro.

Empresas lucram alto com a seca no Interior

Cresceu muito a demanda por carros-pipa, mas não se fala em lucro
Cresceu muito a demanda por carros-pipa, mas não se fala em lucro
Três anos seguidos de chuva abaixo da média com risco de prolongamento na atual quadra invernosa, no sertão cearense, traz prejuízos enormes para a economia agrícola, gerando empobrecimento no campo. Entretanto, a seca também traz bons lucros para empresas de perfuração de poços profundos e proprietários de caminhões-pipa. A demanda por esses serviços vêm crescendo de forma intensa e deve permanecer ascendente ao longo do ano.
Historicamente, sempre houve quem ganhasse com a estiagem no sertão cearense. Durante décadas, era comum o uso da expressão “a indústria da seca”. No passado, fornecedores de grãos de péssima qualidade, apontadores de grupos de trabalhadores, alistamentos fantasmas de agricultores, líderes políticos locais obtinham ganhos eleitorais e materiais. As ações de enfrentamento à seca mudaram a partir do fim dos anos de 1980, eliminando as tradicionais frentes de serviço.
Segundo o Diário do Nordeste, no contexto atual, empresas de construção civil e prestadoras de serviços para o Estado e para particulares lucram com o aumento da demanda por instalação de sistemas simplificados de abastecimento de água, perfuração de poços, instalação de rede de energia elétrica, venda de materiais elétricos, e hidráulicos.

Morre aos 90 anos, mãe do prefeito Vilton Cunha

D.Margarida e Vilton
Morreu na madrugada desta sexta-feira (13) em Natal, aos 90 anos, a Senhora Margarida Cunha, mãe do prefeito de Currais Novos, Vilton Cunha. 
O velório acontece na casa de D.Margarida na Rua Tomaz Silveira, 102 (rua da Feira Livre) a partir das 10h, às 16h missa na Matriz de Sant’Ana e logo após sepultamento no cemitério Nossa Senhora de Fátima.

Domésticas ganham FGTS e indenização por demissão

Lei das Domésticas já tinha garantindo jornada de 44 horas semanais Foto:  Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
Lei das Domésticas já tinha garantindo jornada de 44 horas semanais
Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia
A Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei complementar que regulamenta os direitos e os deveres do empregado doméstico. Entre eles, seguro-desemprego, indenização por demissão sem justa causa, conta no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), pagamento de horas extras, adicional noturno e seguro contra acidente de trabalho. Com a garantia do FGTS, o patrão passa a ter um custo adicional obrigatório de 8%, relativos ao recolhimento do benefício.
Foi ainda colocada em votação, e aprovada, a emenda substitutiva da deputada Benedita da Silva (PT-RJ) que mantém em 12% a contribuição previdenciária do empregador. Ela tinha sido reduzida para 8% no texto aprovado pelo Senado. A emenda gerou polêmica, com alguns deputados alegando que o aumento no custo para o empregador poderia reduzir a quantidade de contratações. Um acordo entre as lideranças partidárias e o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), adiou para a próxima semana a votação das emendas e dos destaques que visam a modificar o texto aprovado.

Governo deve ir a Justiça contra Petrobras

O Porto do Pecém foi um dos equipamentos que recebeu investimentos para servir à Refinaria Premium II
O Porto do Pecém foi um dos equipamentos que recebeu investimentos para servir à Refinaria Premium II
Para o promotor de Defesa do Patrimônio Público do Ceará e assessor da Procuradoria dos Crimes Contra a Administração Pública, Ricardo Rocha, o Governo do Ceará deve acionar judicialmente a Petrobras para que o Estado seja ressarcido pelos investimentos feitos para implantação da Refinaria Premium II.
A estimativa é de gastos da ordem de R$ 657 milhões. Ele explica que, como se trata de dinheiro público, o Estado tem a obrigação de entrar com processo para reaver o que foi perdido e que o governador Camilo Santana já determinou isso à Procuradoria Geral do Estado (PGE), apesar de estar tentando reverter, politicamente, a decisão sobre o fim do projeto.

Partidos divergem sobre fim das alianças para eleições proporcionais

Partidos políticos divergem sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 40/2011), aprovada em primeiro turno no Senado Federal, que proíbe as coligações partidárias para as eleições proporcionais legislativas. No entanto, mantém a possibilidade de coligação nas disputas majoritárias.
PRB, PTC e PEN defendem que a PEC poderá fortalecer a identidade dos partidos políticos, independente se é grande ou pequeno. Já PT, Psol e PC do B acreditam que a medida prejudica agremiações de menor expressão econômica e política.
Segundo a Agência Senado, o texto da proposta, de autoria do ex-senador José Sarney (PMDB-AP), vai ao encontro do que acredita o presidente municipal do PTC de Fortaleza, Roberto Lima. Para ele, a aprovação em primeiro turno no Senado é um avanço. “O partido tem que mostrar sua força. Em 2012 saímos sozinhos e fizemos três vereadores em Fortaleza. Eu acho que a questão é do programa partidário, é botar em campo o seu time”.

Dilma cancela agenda em BH por problemas de saúde da mãe

DILMA BH 2
A presidenta Dilma Rousseff cancelou a viagem que faria amanhã (13) a Belo Horizonte por causa da saúde de sua mãe, informou há pouco a Secretaria de Imprensa da Presidência da República. Dilma Jane Rousseff, de 91 anos, mora com a filha em Brasília, no Palácio da Alvorada.
O Palácio do Planalto não deu mais detalhes sobre o estado de saúde de Dilma Jane. Apenas informou que a presidenta deve permanecer no Alvorada durante toda a manhã, motivo que levou a cancelar a presença, na capital mineira, no balanço da campanha Justiça pela Paz em Casa.
A campanha é coordenada pela ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal, e tem o objetivo de acelerar os processos e julgamentos de acusados de violência contra a mulher. O vice-presidente Michel Temer deve comparecer no evento substituindo Dilma.

Eduardo Cunha quer proibir a recondução de procurador-geral

Entrevista com dep. Eduardo Cunha - Royalties
Após criticar o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por ter incluído seu nome na lista de políticos envolvidos no esquema de propina e lavagem de dinheiro investigado na operação Lava Jato, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), defendeu mudança na lei para proibir a recondução de procuradores-gerais.
“Caberia a nós até mudarmos a legislação e vedar a recondução para dar isenção no exercício da sua função, para não ter que agradar seja quem quer que seja; seja quem vai conduzi-lo, ou seja quem vai aprová-lo na Casa competente”, disse.
Segundo a Agência Brasil, em seu depoimento, Cunha criticou a petição apresentada por Rodrigo Janot, a quem acusou de ter motivação política para incluí-lo na lista dos políticos envolvidos na Lava Jato  encaminhada ao Supremo Tribunal Federal. O presidente da Câmara sugeriu que a ação seria para agradar o Executivo.

Morre o paraibano Severo, último sanfoneiro de Jackson do Pandeiro

Radicado no Rio de Janeiro desde o começo dos anos 1960, o paraibano de Sapé acompanhava o 'Rei do Ritmo' desde 1969
Radicado no Rio de Janeiro desde o começo dos anos 1960, o paraibano de Sapé acompanhava o ‘Rei do Ritmo’ desde 1969
“Ele foi o único baluarte vivo depois de Dominguinhos”, aponta o músico pernambucano Jadiel Guerra sobre o amigo João Severo da Silva, mais conhecido como Severo do Acordeon, paraibano de Sapé, Zona da Mata, que foi encontrado morto na sua casa no Rio de Janeiro na última quarta-feira, aos 64 anos.
Até o fechamento da edição do Jornal da Paraíba, o laudo médico ainda não havia sido emitido. “Segundo o legista, ele teve um mal súbito”, antecipou Guerra, extraoficialmente. Ainda de acordo com o amigo, Severo estava muito abalado com a morte da esposa, Maria Andrade, em novembro do ano passado. O corpo será enterrado no Rio de Janeiro, mas também não tinha sido definido local e hora.
Dentre os grandes nomes da música popular brasileira, o fole da sanfona de Severo chorou nos palcos e estúdios com Jackson do Pandeiro, Alceu Valença, Elba Ramalho, Fagner, Fafá de Belém, Chico Buarque, Zé Ramalho e Luiz Gonzaga, dentre outros. Com mais de 180 composições, o paraibano teve músicas gravadas pelos conterrâneos Zé Ramalho (‘Esse coração é meu’), Elba (‘Do jeito que a gente gosta’, que foi título de disco e show) e Roberta Miranda (‘Mexe mexe funga funga’). Sua sanfona também está em The Rhythm of the Saints (1990), do norte-americano Paul Simon.

Fluminense vence o Bonsucesso e Vasco é o novo líder do Campeonato Carioca

FLUMINENSE 2
O Fluminense aproveitou o apoio da torcida e goleou o Bonsucesso por 3 a 0 no Maracanã nesta quinta-feira (12). Em um primeiro tempo arrasador, o Flu fez todos os três gols nos 15 minutos iniciais. Com o resultado, o tricolor continua na terceira posição, com dois pontos a menos que o líder Vasco. Já o Bonsucesso permanece próximo à zona de rebaixamento, na antepenúltima colocação com apenas quatro pontos.
Já o Vasco venceu o Resende em São Januário por 1 a 0 e voltou à liderança do Campeonato Carioca, com 23 pontos. Foi a quarta vitória seguida do time cruzmaltino, que no domingo enfrenta o Nova Iguaçu, em casa. O próximo jogo do Resende é contra o Botafogo, no Engenhão.

Inscrições para a Olimpíada Brasileira de Matemática se encerram neste mês

Alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio poderão se inscrever na 11ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas. As inscrições poderão ser feitas até as 23h59 do dia 31 de março por meio do endereço: www.obmep.org.br. A Obmep é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e federais.
A prova é composta de duas séries de testes. A primeira será realizada no dia 2 de junho deste ano. O desafio é resolver 20 questões de múltipla escolha. A partir do desempenho desta fase, a olimpíada seleciona por escola cerca de 5% dos estudantes com melhor pontuação, que vão para a segunda etapa, no dia 12 de setembro.

Brasil fará dois amistosos antes da Copa América

Brasil enfrentará México e Honduras na preparação para a Copa América Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Brasil enfrentará México e Honduras na preparação para a Copa América
Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Além dos amistosos deste mês de março contra França e Chile, a seleção brasileira anunciou nesta quinta-feira que realizará outras duas partidas antes do início da Copa América, que acontece no dia 14 de junho, contra o Peru.
As partidas serão contra México, no dia 7 de junho, e Honduras, no dia 10. A CBF ainda não anunciou onde as partidas serão realizadas, mas segundo informações do repórter Wellington Campos, da Bradesco Esportes RJ, os jogos devem ser na Arena Palmeiras e no Beira-Rio.
De acordo com a tabela prévia do Campeonato Brasileiro de 2015, divulgada pela CBF, nestas datas dos estádios estarão livres, já que no final de semana do dia 7 de junho o Palmeiras visitará o Figueirense e no meio da semana, o Inter jogará contra o Corinthians também fora de casa.

Diocese de Caicó realiza hoje a Campanha 24 horas de Oração para o Senhor

santissimo2
A Diocese de Caicó realizará nesta sexta-feira (13) a Campanha 24 horas para o Senhor. Às 24 horas de intercessão pela Paz do Mundo foi um pedido do Papa Francisco. 
Em entrevista ao Panorama 95 (Rural FM) desta sexta-feira, uma das organizadoras da campanha, Dalva Dantas explicou que a campanha terá início ao meio-dia desta sexta no Santuário do Rosário, com uma celebração penitencial, seguindo até as 19 horas com adoração ao Santíssimo Sacramento.
O bispo Dom Antônio Carlos celebra a missa das 19 horas, e depois a adoração segue até o meio-dia do sábado (14). Em vários momentos das 24 horas, jovens estarão nas ruas de Caicó evangelizando. “O tema da orientação do Papa Francisco é Deus Rico de Misericórdia, e o ideal é que cada paróquia realize esse dia dedicado a oração”, destacou Dalva.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Americana de 34 anos vira inspiração na internet após emagrecer 360kg; veja antes e depois

Uma americana se tornou fonte de inspiração após perder cerca de 360kg e usar seu perfil no Facebook para narrar a luta contra a balança. Mayra Rosales, 34 anos, chegou a pesar quase 500kg.
Em 2008, a mulher se tornou conhecida nacionalmente ao dizer que havia matado o sobrinho de dois anos sufocado após rolar sobre ele. De acordo com informações do jornal 'The New York Daily News', na época, Rosales ganhou o apelido de "a assassina de meia tonelada".
(Foto: Reprodução)
Durante as investigações, a polícia descobriu que a criança morreu por ter sido agredida pela mãe e Rosales havia mentido para proteger a irmã. Muito acima do peso, as acusações contra ela foram retiradas. Em liberdade, a mulher aproveitou para fazer uma cirurgia bariátrica e emagrecer.
"Eu estava morrendo", disse Mayra à rede de televisão americana 'KTRK'. "Você podia ver no meu rosto que eu tinha desistido da vida. Antes eu vivia para comer". Atualmente, Rosales tem uma vida mais saudável e, sete anos após a cirurgia, já emagreceu mais de 300kg. Ela também foi submetida a 11 procedimentos para remover o excesso de pele.
Americana de 34 anos vira inspiração na internet após emagrecer 360kg.
(Foto: Reprodução/TLC/Facebook)
Toda a jornada de Mayra Rosales foi publicada no Facebook, onde ela faz questão de falar sobre os altos e baixos do processo. Sua página tem mais de 32 mil seguidores. "Eu me sinto renascida. Viva. Não perca a esperança e continue lutando. Só temos uma vida e vale a pena lutar por ela", aconselha.
Aos 100kg, Rosales ainda deseja emagrecer um pouco mais e chegar aos 70kg. Além disso, a americana luta na justiça para conseguir adotar os sobrinhos, filhos da irmã dela, Jaime Lee Rosales, que está presa pelo assassinato do filho de dois anos.

'Musa do tráfico' é transferida para o Complexo de Gericinó, em Bangu

Nathacha Marques Veras, de 25 anos, preferia não beber para não 'matar polícia'
Foto:  Divulgação
Rio - Presa nesta quarta-feira na Rocinha por participação com o tráfico de drogas e apontada como responsável pela distribuição de entorpecentes para os traficantes, Natacha Marques Veras foi transferida, ainda na tarde desta quarta-feira, para a Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, de acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

Natacha foi presa por policiais da 11ª DP (Rocinha), com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), por tráfico de drogas e associação ao tráfico de drogas. Segundo a polícia, Natacha participava da compra de drogas nas comunidades do Complexo da Pedreira — área dominada pelo traficante Playboy, o mais procurado do Rio — e revendia, inclusive para presídios.
Escutas telefônicas foram decisivas para que a polícia chegasse a Natacha. Também conhecida como 'musa do tráfico', ela chega a dizer, a um interlocutor não identificado, em uma das gravações: "Se eu beber hoje, vou matar polícia".
Contra Natacha Marques Veras, foi cumprido um mandado de prisão preventiva, expedido pela 35ª Vara Criminal da Capital. Segundo a polícia, ela foi identificada durante as investigações que resultaram na operação Gênesis, desencadeada em setembro de 2014 e que contou com a expedição de 51 mandados de prisão.
As investigações também revelam que ela tinha livre trânsito junto a liderança do tráfico, e comprava eletrodomésticos e eletrônicos para os traficantes.
Durante a operação em que a mulher foi presa, policiais entraram em confronto com alguns bandidos e um homem foi morto. Ele foi levado para o hospital e não resistiu. O homem, ainda não identificado, carregava uma pistola Glock 9mm.

CASA DO ESTUDANTE RECEBE DOAÇÃO DO IDESA

Na tarde desta quinta-feira (12), membros do IDESA (Instituto do Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Seridó) realizaram a entrega de uma doação de produtos alimentícios e de limpeza para a Casa do Estudante de Caicó. 
A iniciativa, de acordo com Marcos José, presidente do Instituto, “se deu a partir de quando se tomou conhecimento, através da internet, da realidade enfrentada pelos estudantes, que sem repasse do Governo estão convivendo com a falta de alimentação”. 
O IDESA, que teve a sua diretoria empossada no último dia 03 de março, é um Instituto que nasceu a partir do desejo da sociedade de ver a cidade de Caicó e a região do Seridó promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de maneira sustentável. 

“Ações como esta na Casa do Estudante somente reforçam o nosso interesse em contribuir com o desenvolvimento social, dando apoio sobretudo àqueles que colaboram com a educação de crianças e jovens”, completou o presidente do Instituto. 
A Casa do Estudante foi aberta em Caicó no ano de 1960, e desde então abriga estudantes oriundos de todo o interior do estado, e já há alguns anos enfrenta diversas dificuldades estruturais, acentuadas desde o último mês de janeiro, quando o repasse do Governo do Estado foi suspenso, de acordo com os residentes do local. 

Para eles, que vivem distantes de suas famílias em busca de um futuro melhor, toda ajuda recebida é bem-vinda.

Bené & Filhos animam festa neste sábado no Municipal Clube de Acari

SÁBADO, DIA 14 DE MARÇO TEM BENÉ & FILHOS, NO CLUBE MUNICIPAL EM ACARI - Tocando o autêntico forró pé-de-serra e o forró da atualidade

MELL FOSTER - TOCANDO TODOS OS ESTILOS MUSICAIS


Repertório de acordo com o estilo da sua festa – você escolhe.

Agora cantando os estilos musicais: MPB, samba de raiz, forró pé-de-serra, Pop Rock, Internacional, Anos 60 e muito mais.

Aniversários, casamentos e festas em geral.


Contato: 9604-4297

Francielle Lopes se reúne com Subcoordenadora Hospitalar da Coordenação de Hospitais e Unidades de Referência

FRANCIELLE 2A diretora da IV URSAP, a Fisioterapeuta Francielle Lopes, esteve reunida com a subcoordenadora hospitalar da COHUR (Coordenação de Hospitais e Unidades de Referência), Adriana Pontes.
“Durante esses primeiros dias de nossa gestão, nas entrevistas eu fui sempre questionada sobre os hospitais. E eu sempre respondia que primeiramente deveríamos sentar com a COHUR, uma decisão ética, mas também fundamental para conhecer o papel da regional com relação aos hospitais. Trabalharemos em parceria, a IV URSAP será o ponto de apoio da COHUR na região do Seridó, consequentemente, fortalecendo a parceria com as unidades hospitalares. Solicitei para que aconteça o mais breve possível uma visita às 3 unidades hospitalares(Caicó, Acari, Currais Novos), que já deverá ser realizada em conjunto (COHUR + IV URSAP)”, disse Francielle.
Ela destaca que já fez já fez a solicitação do material para que o centro cirúrgico volte a funcionar e as cirurgias em traumatologia voltem a ser realizadas o mais rápido possível. A subcoordenadora achou de relevância os propósitos abordados no momento da reunião e se comprometeu em tratar o caso com celeridade. Francielle reconhece que a SESAP tem limitações, principalmente orçamentárias, mas há uma equipe unindo forças por completo para dar as respostas o mais breve possível. “A URSAP se soma a essa equipe, e o Seridó só tem a ganhar com isso”, concluiu Francielle.

Dilma está ‘sitiada’ e ‘não pode mais andar pelas ruas do Brasil’, diz Aécio

Aécio e DILMA 222
O senador Aécio Neves (MG), presidente nacional do PSDB, afirmou nesta quarta-feira (11), em entrevista no Congresso Nacional, que os protestos contra o governo e as vaias recentes à presidente Dilma Rousseff revelam que a petista está “sitiada” e não pode mais “andar pelas ruas” do país. Na terça (10), Dilma foi hostilizada ao visitar estandes da 21ª Edição do Salão Internacional da Construção, em São Paulo.
“Uma presidente que participa de uma inauguração sem público e é vaiada é como se fosse convidada para um jantar na casa de alguém correndo o risco de os garçons vaiarem. Temos hoje uma presidente sitiada, que não pode andar pelas ruas do Brasil”, declarou o tucano, que foi derrotado por Dilma na eleição presidencial do ano passado.
Para Aécio, a presidente “paga o preço pela mentira e pela arrogância”. “Quantas vezes durante a campanha eleitoral eu disse à presidente Dilma: ‘peça desculpas ao Brasil pelo descalabro na Petrobras’. E ela dizia: ‘nada acontece na Petrobras’. Quantas vezes eu disse: ‘admita que a inflação não está sob controle’ e ela dizia que estava sob controle”, exemplificou.

Operação “Charada” prende grupo suspeito de tráfico, roubos e homicídios em quatro cidades do Agreste

Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (12) deve cumprir 19 mandados de busca, apreensão e prisão em quatro cidades do Agreste paraibano. Intitulada “Charada”, a operação investiga uma quadrilha especializada em tráfico de drogas, assaltos e homicídios. Cerca de 100 policiais, entre civis e militares, participam da operação. As ações acontecem nas cidades de Pirpirituba, Sertãozinho, Duas Estradas e Serra da Raiz. Até as 7h, três pessoas já haviam sido detidas. As investigações foram feitas pelo delegado de Polícia Civil Fábio Facciolo, sob a coordenação do delegado seccional Wallber Virgolino.
O grupo investigado também é suspeito de aliciar menores. De acordo com a polícia, os bandidos viciavam os adolescentes em drogas, para que eles atuassem no comércio de substâncias ilícitas em troca de alguma quantidade de entorpecentes. Motos roubadas também eram oferecidas aos menores. Uma coletiva de imprensa será realizada na manhã desta quinta-feira (12) na Central de Polícia de Guarabira para apresentar os suspeitos e dar detalhes da operação.

Congresso mantém veto ao reajuste de 6,5% na tabela do Imposto de Renda

Votação da proposta orçamentária foi adiada
Votação da proposta orçamentária foi adiada
O Congresso Nacional manteve nesta quarta-feira (11) todos os vetos presidenciais, durante a apreciação dos dispositivos vetados pela presidente Dilma Rousseff em diversos projetos de lei. Deputados e senadores não conseguiram derrubar nenhum dos vetos presidenciais colocados na pauta e apreciados durante todo o dia e parte da noite.
O mais polêmico de todos, o que trata do reajuste de 6,5% na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) foi mantido na votação da Câmara. A Agência Brasil informou que foram 239 votos contra o veto e 208 a favor. Com esse resultado, o veto não foi levado à apreciação do Senado. Para derrubar um veto são necessários os votos favoráveis de, no mínimo, 257 deputados e 41 de senadores também pela derrubada.
Como já estava tarde da noite, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), acertou com as lideranças partidárias concluir a votação dos vetos e transferir para terça-feira (17) da próxima semana a votação da proposta orçamentária para este ano.

Prêmio da Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 26 milhões no sábado

Nenhuma aposta acertou as seis dezenas do concurso 1.685 da Mega-Sena, realizado nesta quarta-feira (11) na cidade de Osasco, na Grande São Paulo, pela Caixa Econômica Federal.  Assim, o prêmio acumulou e a estimativa é que pague R$ 26 milhões para o sortudo que acertar as seis dezenas em apostas realizadas até sábado (14).
Os números sorteados foram: 03- 18 – 31- 39- 46 -51
Segundo a Caixa, 134 apostas acertaram cinco dezenas e vão receber R$ 21.565,46. Outras 7584 apostas vão receber R$ 544,33 por terem acertado quatro dezenas.  As apostas simples custam a partir de R$ 2,50 e podem ser feitas em qualquer uma das lotéricas do País até uma hora antes do sorteio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário