quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Deputado eleito Souza consegue vitória no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou, nesta terça-feira (18), o registro de candidatura do deputado estadual eleito Manoel Cunha Neto, mais conhecido como Souza (PHS). Ele teve o registro de candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com base na Lei da Ficha Limpa, mas disputou a eleição por força de uma decisão monocrática do TSE. Agora, o pleno do Tribunal Superior julgou o mérito da questão. 

Souza foi considerado inelegível pela Corte Eleitoral do RN por atos de abuso de poder econômico, captação ilícita de votos e abuso de meios de comunicação no pleito municipal de Areia Branca. 

Ele tenta no TSE reverter essa decisão para ser diplomado deputado estadual, cargo para o qual foi eleito com cerca de 20 mil votos, na eleição deste ano. E pelo menos, neste primeiro julgamento, o deputado eleito Souza saiu vencedor. Após ter tido o registro de sua candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral, o ex-prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto (Souza do PHS) conseguiu vitória nesta terça-feira (18) no TSE e teve seu registro de candidatura do deputado estadual eleito deferido. 

Há uma informação de que outros processos serão julgados contra Souza. 

A primeira suplente da coligação de Souza é Laura Helena (PPS), que teve 18 mil votos. No entanto, em caso de indeferimento do registro do deputado eleito, o que não ocorreu, ela não assumiria a vaga, pois a coligação não atingiria o coeficiente eleitoral, devido ao fato de os votos do eleito serem contabilizados como nulos. A cadeira, se Souza perdesse no TSE, ficaria com a coligação “União pela Mudança II”, que tem o deputado estadual Vivaldo Costa (PROS) como primeiro suplente.

Chuvas trazem esperança de bom inverno no Seridó

O sertanejo seridoense está animado com as boas chuvas registradas em algumas comunidades rurais e zona urbana.

Em Serra Negra do Norte, a maior chuva foi de 90 milímetros no Sítio Rancho de Pedregulho. Também choveu nos sítios Barra do Caimbra e Barro Vermelho com índices pluviométricos de 78 milímetros. Já no Sítio Entre Serras choveu 32 mm e no Alecrim 10 mm. 

Em Currais Novos também foram registradas chuvas na noite de ontem, de aproximadamente 30 milímetros, durante meia-hora o suficiente para alagar ruas, como a Presidente Kennedy.

No município de Carnaúba dos Dantas em uma comunidade rural choveu 80 mm. 

Autoridades encontram corpo da Miss Honduras

A jovem de apenas 19 anos, à direita, deveria viajar a Londres para participar do concurso Miss MundoSTR/AFP 

Os corpos da Miss Honduras, Maria José Alvarado, de 19 anos, e de sua irmã, Sofía Trinidad Hernandez, foram encontrados nas margens de um rio no oeste do país e o autor do crime foi preso, informou o chefe da polícia local, Leandro Osorio. "Podemos confirmar que são os corpos das duas jovens", indicou o oficial, acrescentando que o assassino é Plutarco Ruiz, namorado de Sofia Trinidad. 

O crime teria sido cometido na noite do sequestro, na quinta-feira da semana passada. Maria José e sua irmã desapareceram à noite depois de participarem de uma festa de aniversário em um balneário perto da cidade de Santa Barbara, 200 quilômetros ao noroeste da capital.

A jovem deveria viajar a Londres para o concurso Miss Mundo, mas seu desaparecimento impediu a participação de Honduras no evento. No sábado, a mãe das jovens, Teresa Muñoz, apresentou uma queixa pelo desaparecimento de suas filhas à polícia de Santa Barbara.

Osorio explicou que os corpos foram encontrados na área da aldeia de Cablotal, no município de Arada, Santa Barbara, às margens do rio Aguagual. "Temos o autor deste crime hediondo, o Sr. Plutarco Ruiz. 

Com ele encontramos a arma do crime e o veículo utilizado para transportar os corpos", ressaltou. Osorio acredita ainda que há mais pessoas envolvidas no crime, que teriam tentado limpar a cena e que estão sendo investigados. 

Ele declarou que "as unidades de investigação do Estado criaram uma frente comum para lidar com o crime abominável, que causou comoção em todo o país" e que os corpos ainda não haviam sido removidos. Honduras tem a maior taxa de homicídios do mundo, 79 para cada 100 mil pessoas, segundo o Observatório da Violência da Universidade Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário