domingo, 17 de janeiro de 2021

Ministro da Saúde diz que começa a distribuir vacinas às 7h de segunda-feira para todos os estados e prevê início da vacinação para quarta às 10h

 

 

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse neste domingo (17) em entrevista coletiva no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) no Rio de Janeiro que o governo federal começa nesta segunda, às 7h, a distribuição de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados. Ele também previu o início da campanha para quarta-feira, às 10h.

A distribuição, segundo o ministro, será feita pela FAB a "pontos focais" definidos por cada estado.

"Está dado o primeiro passo para o início da maior campanha de vacinação do mundo contra o coronavírus", afirmou, referindo-se à aprovação da Coronavac e a de Oxford/AstraZeneca pela Anvisa.

"Poderíamos num ato simbólico ou numa jogada de marketing iniciar a primeira dose em uma pessoa, mas em respeito a todos os governadores, prefeitos e todos os brasileiros, o Ministério da Saúde não fará isso", acrescentou o ministro. Ele afirmou que a aplicação da primeira dose da vacina em São Paulo é "uma questão jurídica".

"Todas as vacinas produzidas pelo Butantan estão contratadas de forma integral e de forma exclusiva para o Ministério da Saúde e para o PNI, todas, inclusive essa que foi aplicada agora. Isso é uma questão jurídica. Não vou responder agora, porque a Justiça que tem que definir. Como foi feita a entrega sem ter feito a liquidação nos nossos depósitos, para depois para a distribuição para o estado", afirmou Pazuello.

"Isso é uma questão que sai, vai para o lado do contrato efetuado.Tudo o que tem no Estado de São Paulo no Butantan é contratado pelo MS, pago pelo SUS, pago pelos senhores. E o contrato é claro, ele é de exclusividade, de 100% das doses", disse o general.

Pazuello disse que as 6 milhões de doses do Butantan serão distribuídas proporcionalmente aos estados. "Qualquer movimento fora desta linha está em desacordo com a lei".

O ministro disse que o "Ministério da Saúde vem trabalhando junto com o Butantan pelo desenvolvimento da vacina desde o início" e que "tudo o que foi comprado no Butantan", "todas as vacinas" foi com recursos do SUS: "Não foi com nenhum centavo de São Paulo".

Em São Paulo, onde concedia uma entrevista coletiva, o governador João Dória respondeu:

"Eu estou atônito com as declarações do ministro da saúde do Brasil. Diz o ministro Eduardo Pazuello: 'as vacinas foram compradas com dinheiro do SUS, do governo federal, e não com o dinheiro do governo de São Paulo'. Ministro, é inacreditável, como ministro do estado da saúde, sem o menor zelo com a saúde, sem ser médico, sem ter conhecimento nenhum da saúde, sem planejamento, um desastre completo na saúde, ainda mente ao dizer isso. A vacina do Butantan só está em São Paulo e no Brasil porque foi investimento do governo do Estado de São Paulo, ministro. Não há um centavo até agora, até agora, do governo federal, para a vacina, nem para o estudo, nem para a compra, nem para a pesquisa. Nada. Chega de mentira, ministro. Trabalhe pela saúde do seu povo, seja honesto", afirmou.

"Chega de mentira, ministro. Trabalhe pela saúde do seu povo, seja honesto, seja decente, aprenda aquilo que na escola militar o senhor aprendeu. Se o senhor não conhece medicina, não conhece programa de imunização, pelo menos o corpo técnico do seu ministério, e respeite a verdade", disse ainda Dória.

Vacina da Fiocruz

Pazuello disse ainda que "é muito provável" que Ministério consiga "coordenar a entrega" após início desta semana das 2 milhões de doses que foram adquiridas pelo Brasil da vacina de Oxford/AstraZeneca feitas pelo Instituto Serum, da Índia.

"Numa conversa ainda em nível diplomático ficou claro que a Índia ia começar sua vacinação no sábado (16) e que seria interessante que essa saída das doses da Índia após o início da vacinação, 1 dia, 2 dias. Hoje é o primeiro dia após o início da vacinação", afirmou.

Ministro diz que cuidados precisam continuar

O ministro afirmou ainda que os cuidados contra a transmissão da Covid-19 não devem ser interrompidos "em hipótese alguma", apesar do início da vacinação.

"Volto a dizer: não podemos em hipótese alguma relaxar as medidas preventivas. Uso de máscara, álcool em gel na mão, distanciamento social - situações como esta que estamos, por exemplo [entrevista coletiva]... [Evitar] aglomerações... As empresas e estabelecimentos que têm autorização para trabalhar e devem trabalhar, a economia não deve parar, elas devem ter as medidas de cuidados muito claras".

Aprovação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou neste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. A reunião que discutiu o tema durou cerca de 5 horas.

Os diretores acompanharam o voto de Meiruze Freitas, relatora dos pedidos. No caso da Coronavac, a diretora condicionou a aprovação à assinatura de termo de compromisso e publicação em "Diário Oficial".

Depois da aprovação, o governo de São Paulo aplicou a primeira dose da CoronaVac na tarde deste domingo (17).

A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, moradora de Itaquera, na Zona Leste da capital paulista, foi a primeira pessoa, fora dos estudos clínicos, a receber a vacina.


ENEM: Tema da redação é ‘O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’


O tema da redação do Enem 2020 é 
‘O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira’.

Os candidatos terão que fazer um texto dissertativo-argumentativo, apresentar opiniões e organizar a defesa de um ponto de vista.

As redações são avaliadas de acordo com cinco competências, segundo o Inep. A nota pode chegar a 1.000 pontos, mas há critérios que podem zerar a redação, como fuga ao tema, escrever menos de sete linhas, entre outros. Em 2019, o tema foi ‘Democratização do acesso ao cinema no Brasil’.

Anvisa autoriza por unanimidade uso emergencial das vacinas Coronovac e de Oxford contra a Covid-19


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou neste domingo (17), por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. A reunião que discutiu o tema durou cerca de 5 horas.

Os diretores acompanharam o voto de Meiruze Freitas, relatora dos pedidos. No caso da Coronavac, a diretora condicionou a aprovação à assinatura de termo de compromisso e publicação em “Diário Oficial”.

Segundo a Anvisa, somente o termo de compromisso assinado pelo Instituto Butantan precisa ser publicado no “Diário Oficial da União”, o que pode acontecer ainda neste domingo (17) em edição extra. De acordo com a agência, o termo já está pronto e será enviado ao instituto para ser assinado e publicado assim que assinado.

O termo de compromisso prevendo o envio, até o dia 28 de fevereiro, dos resultados sobre a imunogenicidade da CoronaVac foi uma das exigências da relatora do processo para o uso emergencial. A imunogenicidade é a capacidade que uma vacina tem de estimular o sistema imunológico a produzir anticorpos.

Ao proclamar o resultado, o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, afirmou: “A imunidade com a vacinação leva algum tempo para se estabelecer. Portanto, mesmo vacinado, use máscara, mantenha o distanciamento social e higienize suas mãos. Essas vacinas estão certificadas pela Anvisa, foram analisadas por nós brasileiros por um tempo, o melhor e menor tempo possível. Confie na Anvisa, confie nas vacinas que a Anvisa certificar e quando ela estiver ao seu alcance vá e se vacine.”

Série B: CSA cede empate e pode sair do G4


CSA e Avaí empataram em 1 a 1 na tarde deste sábado (16), no estádio Rei Pelé, em Maceió (AL). A partida foi disputada pela 35ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. Com este resultado, os alagoanos se mantiveram na quarta colocação da competição, com 53 pontos. 

O clube é o único representante nordestino na zona de classificação para a Série A de 2021, mas pode ser ultrapassado ainda hoje pelo Juventude, que enfrenta o Cruzeiro no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS), às 19h.

 Já os catarinenses, na 8ª colocação, não conseguiram diminuir a distância para o G4, que no momento é de quatro pontos. Agora, restam apenas três rodadas para o final da segunda divisão.

No primeiro lance de perigo do jogo, os donos da casa abriram o placar. Aos 13 minutos, o zagueiro Cleberson cabeceou e a bola bateu no braço de Betão, da equipe catarinense, dentro da grande área. Inicialmente, o árbitro Ronei Candido Alves (MG) não identificou o toque, mas o árbitro auxiliar Frederico Soares Vilarinho (MG) o informou sobre a penalidade, que foi marcada logo na sequência. A confirmação da punição gerou muita reclamação pelo lado dos visitantes, que alegaram que o braço de Betão estava junto ao corpo. O pênalti foi convertido pelo atacante Paulo Sérgio, que é o artilheiro da equipe na Série B, com dez gols marcados.

Após estar em inferioridade no placar, o Leão da Ilha buscou reagir, embora tenha levado pouco perigo ao adversário. Aos 35, o chute de Valdívia, de longa distância, foi a tentativa de maior relevância, que foi defendido pelo goleiro Matheus Mendes.

Na volta do intervalo, o Avaí mostrou precisão logo no primeiro minuto. No chute cruzado de João Lucas, o lateral-direito Renato empurrou, na pequena área, com liberdade, para o fundo da rede, igualando o marcador. 

Aos 10, o mesmo Renato quase conseguiu a virada, após limpar o goleiro Matheus Mendes e, na sequência, chutar por cima da baliza. Aos 37, a equipe catarinense voltou a arriscar com perigo. Pedro Castro cobrou falta com veneno, forçando difícil defesa de Matheus. 

Os avaianos, que foram dominados na segunda etapa, ainda tiveram o atacante Rone expulso por ter cometido falta dura em Edilson, porém não alterou no resultado final: CSA 1, Avaí 1.

Na próxima rodada, o Avaí receberá o Juventude na terça-feira (19). O confronto será realizado na Ressacada, em Florianópolis (SC), às 19h15. No mesmo dia e horário, o CSA visita o Botafogo-SP no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP).

Valdívia testa positivo para covid-19

O meio-campista Valdívia, do Avaí, entrou em campo neste sábado infectado pelo novo coronavírus. O jogador foi titular no confronto com os alagoanos e foi substituído no intervalo por Renato, após o clube catarinense receber o exame confirmando o resultado positivo.

Este exame foi referente ao próximo jogo do Leão da Ilha, contra o Juventude. Para o duelo com o CSA, o resultado liberou o atleta para jogar. Segundo o protocolo de segurança de prevenção ao novo coronavírus da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), os profissionais de cada equipe deverão ser testados com 72 horas de antecedência de cada partida. Por isso, hoje os atletas foram submetidos a testes por volta das 10h30, visando o jogo contra os gaúchos.

No intervalo, após o clube receber a notificação de que Valdívia testou positivo, o técnico Claudinei Oliveira promoveu a substituição do atleta, que se encontra assintomático.

Veja a classificação da Série B do Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário