sábado, 12 de dezembro de 2020

Concurso PM do Piauí 2020: Edital terá vagas anunciadas na segunda, 14 de dezembro


A Polícia Militar do Estado do Piauí vai abrir um novo edital de concurso público (Concurso PM PI) em breve. O certame deverá ser anunciado, oficialmente, já na próxima semana.

De acordo com informações da assessoria de imprensa da corporação, o Governador Wellington Dias vai divulgar o quantitativo de vagas e a autorização oficial do certame por meio de uma solenidade marcada para a próxima segunda-feira, 14 de dezembro.

O novo anúncio de concurso da PM-PI 2020/2021 vai contar durante o lançamento do “Natal e Ano Novo Seguros”. Durante a ocasião, está previsto o anúncio oficial de abertura do novo concurso. A partir de agora, a PM PI confirma que poderá fechar os detalhes para divulgar o edital.

No mês de novembro, o comandante da PM-PI, coronel Lindomar Castilho, revelou que foi feita a solicitação do concurso PM-PI para 1.050 vagas.

“Nós colocamos proposta de mil (vagas) para soldados e 50 no cargo de tenente, mas o governador ainda está tratando isso com a Secretaria de Fazenda e de Administração”, declarou.

O comandante acredita que o edital seja autorizado com 500 vagas e, depois, mais 500, totalizando assim 1.000 vagas, distribuídas entre os cargos de Praças e Oficiais,

“Pode ser que o governador anuncie 500 vagas pra esse edital e 500 para o edital seguinte, mas temos que aguardar a palavra final dele que é quem define tudo”, disse o coronel.

No dia 09 de dezembro, a Assembleia Legislativa do Piauí aprovou o Projeto de Lei (PL) que altera o Estatuto dos Policiais Militares do Piauí. O documento altera o limite de idade para ingresso na corporação, passando de 30 para 35 anos, tanto para o curso de formação de soldados quanto para o curso de formação de oficiais.

Além disso, de acordo com Lindomar Castilho, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe) seria o organizador.

“Vamos trabalhar para lançar este ano ainda pelo Nucepe. É um concurso demorando porque são seis etapas. São seis meses de formação para o praça. Para os oficiais são dois anos. Um concurso como esse, lançado agora, só teremos soldado pronto em 2022”, disse o comandante ao portal Cidade Verde.

No início de outubro, o Governador do Estado, Wellington Dias, disse que o novo edital da corporação seria publicado no mês de outubro, o que acabou não acontecendo.

“Anuncio que, ainda neste mês de outubro, devemos liberar o edital para o concurso”, disse o governador durante uma solenidade no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar do Piauí (QCG).

“Já posso afirmar que o objetivo é completar as regiões onde o número de profissionais é baixo. A meta é alcançar 1 policial para cada 100 mil habitantes e reforçar nossas fronteiras”, disse Wellington Dias.

A função de soldado da PM PI requer dos candidatos: ser brasileiro nato ou naturalizado; possuir altura mínima de 1,60 m (homem) e 1,55 (mulher); ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos no período da inscrição; estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (homem); possuir CNH categoria “AB”, entre outros requisitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário