domingo, 13 de dezembro de 2020

Filarmônica da UFRN lança video em homenagem aos 250 anos de Beethoven


Na sexta-feira (11), às 18h, no canal do Auditório Onofre Lopes no Youtube, a Filarmônica da UFRN lança o concerto em homenagem aos 250 anos de nascimento do compositor alemão Ludwig van Beethoven.

Além dos músicos e do maestro André Muniz, editores de áudio e video estiveram envolvidos no trabalho, que durou cerca de cinco meses.

Embora a orquestra já tenha lançado outros vídeos ao longo deste ano – como o sucesso “The fool on the hill”, gravado com a banda Mad Dogs – a apresentação alusiva a Beethoven já vinha sendo produzida.

“Esse foi o primeiro video feito nessa estética de mosaico e com cada um em casa. Mas como ele era muito mais complexo pra juntar todos os músicos, então ele saiu depois. Nós começamos a gravar ainda no mês de junho. O “The fool on the hill” a gente começou a gravar no começo de agosto”, explicou o maestro sobre o video lançado em setembro, o mais visto do canal, com 3,4 mil visualizações. 

A pandemia interferiu somente na forma da apresentação, mas influenciou também a escolha do repertório “Num momento tão desafiador para o mundo, pra falar de Beethoven, a gente foi atrás de mostrar não a sombra, não o enigmático, mas a certeza, o canto da vitória, todos os metais anunciando a vitória de um exército. É uma coisa muito poderosa”, conta o maestro.

Este ainda não é o último lançamento da Filarmônica em 2020. Nas próximas semanas, será publicado o video da Missa Pastoral, de Mozart, que foi gravado com a orquestra e quatro cantores solistas, na Matriz de Nossa Senhora da Apresentação – segundo o maestro André Muniz, a melhor acústica da cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário