sexta-feira, 18 de julho de 2014

Vai começar edição 2014 do Sonora Brasil Sesc


Projeto, que pretende formar ouvintes musicais, leva 1º grupo deste ano no RN, o Duo Cancionâncias (RJ), a Natal, Mossoró e Caicó. Entrada é gratuita

Vai começar a temporada 2014 no Rio Grande do Norte do Sonora Brasil, projeto do Sesc que pretende estimular o gosto pela música acústica. Em sua 16ª edição, o Sonora traz ao estado, nos meses de julho e agosto, o tema “Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea”, com uma novidade: desta vez, o projeto circulará pelo interior. 

O primeiro de três grupos a se apresentar aqui é o Duo Cancionâncias (RJ), que passará por Natal (21/07), Mossoró (22/07) e Caicó (23/07), com sessões às 20h. A entrada é gratuita.
Natal, Mossoró, Caicó, Macaíba e a praia de Pipa receberão as apresentações em julho e agosto. Em solo potiguar, além do Duo Cancionâncias, apresentam-se o Quarteto Belmonte (RJ) e o Quinteto Brasília.

O tema Edino Krieger e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea traz à tona a força deste compositor, crítico e produtor musical, criador do mais importante evento da música contemporânea no país, as Bienais de Música Brasileira Contemporânea. Os programas apresentam, além da música de Edino, obras de compositores diversos que foram apresentadas nas Bienais.

Em 2013, a 16ª edição do projeto trouxe o tema “Tambores e Batuques” ao Centro-Oeste e Nordeste Brasileiros, onde grupos apresentaram as manifestações da tradição oral presentes em comunidades quilombolas que têm o tambor como um elemento fundamental, sagrado. Este ano, é a vez do outro tema desta edição vir à região. Para saber mais sobre o projeto, acesse www.sesc.com.br/sonorabrasil.

Sobre o Sonora Brasil

O projeto busca despertar no público um olhar crítico sobre a produção e os mecanismos de difusão da música no Brasil. Além disso, quer incentivar novas práticas e novos hábitos de apreciação musical e promover apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes.

O Sonora Brasil promove a diversidade da música brasileira e contribui para o conjunto de ações desenvolvidas pelo Sesc visando à formação de plateia. Para os músicos, propicia a circulação de seu trabalho para além de sua região de origem, e coloca-os em contato com outros grupos musicais.

Sobre o Duo Cancionâncias

O Duo Cancionâncias tem se dedicado à difusão do repertório de música brasileira e latinoamericana do século 20, com especial atenção aos compositores contemporâneos. Formado pela soprano Manuelai Camargo e pelo violonista Cyro Delvizio (ambos mestres em música pela UFRJ).

Entre suas apresentações, destacam-se séries que abarcam diversos gêneros da canção brasileira, além de recitais em programas de rádios pelo Brasil e México. A dupla se dedica intensamente à interpretação da obra de Edino Krieger, que tem acompanhado de perto essa produção e as transcrições de obras originalmente escritas para canto e piano.

Serviço:
O quê? Vai começar temporada 2014 do projeto Sonora Brasil Sesc
Atração? Duo Cancionâncias (RJ)
Quando e onde?
NATAL
21/07, às 20h, no auditório do Sesc Centro (Rua Cel. Bezerra, 33, Cidade Alta)
MOSSORÓ
22/07, às 20h, no auditório Sesc Mossoró (Rua Dr. João Marcelino, S/N, Nova Betânia)
CAICÓ
23/07, às 20h, na Casa de Cultura
ENTRADA GRATUITA
Site do projeto: www.sesc.com.br/sonorabrasil 

Por Lorena Gurgel 
e Kelly Maia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário